Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Inveja

Caffrey?
 Compartilhar

Posts Recomendados

Ptua inveja do carahlo

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

- O que é inveja?

- Você acredita que é possível viver sem inveja?

- Inveja é algo ruim na sua opinião? Por que?

- Você tem inveja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inveja, do latim recalque, problema diagnosticado pela medicina como insatisfação (com a própria vida) aguda. É uma doença muito comum no filo das Falsianes, que afeta no seu comportamento, causando sentimentos de raiva por frustração, e em casos mais extremos, atrapalham a vida de pessoas normais a sua volta.

Sim é, a inveja por mais que estimule algum tipo de vontade de superação para alcançar algum objetivo já alcançado por outra pessoa, sempre em acompanhada pelo desejo de ''tomar para si'' aquilo que pertence a outro, e isso não é nada saudável.

Não, já tive, confesso. Hoje em dia eu tenho mais um sentimento de admiração pelas coisas.

• Curtir 2

Bang!

Link para o comentário

Inveja, do latim recalque, problema diagnosticado pela medicina como insatisfação (com a própria vida) aguda.

Ficar insatisfeito pode ser indicador motivacional para perseguir a satisfação, se você é um gay no armário e está insatisfeito com a falta de macho, e ao mesmo tempo tem inveja do seu amiguinho gay que saiu do armário e tá namorado com um barbudão, é óbvio que ficará insatisfeito com sua vida, mas isso o OBRIGARÁ a questionar o quê você está fazendo e a pensar em maneiras de sair da frustração que a situação atual lhe apresenta. Não há nada de errado em estar insatisfeito com as condições atuais de sua vida, independente se você persiga ou não meios de muda-las.

É uma doença muito comum no filo das Falsianes, que afeta no seu comportamento, causando sentimentos de raiva por frustração, e em casos mais extremos, atrapalham a vida de pessoas normais a sua volta.

Doença? Por que?

Por quê estamos tão doutrinados a assimilar inveja com algo maligno? Já parou para considerar isso?

A questão da inveja atrapalhar ou não é uma outra questão, inveja é um sentimento, as ações que você toma para lidar com esse sentimento, não definem o sentimento como "bom" ou "ruim". O "amor" e o "gostar" também são sentimentos e, tem gente que vai lá e mata a pessoa que ama, talvez porque ela não correspondia ou por qualquer outra razão. "Felicidade" e "alegria" também são sentimentos, em um momento de euforia, você pode escolher ir mais rápido na sua bike ou tentar algo novo no skate e quebrar uma perna, ou dar all-in numa mesa de poker e perder tudo, ou gritar muito alto em um bar e ser expulso dele, ou chegar numa mina comprometida e tomar uma surra.

As ações que procedem o sentimento, não definem o sentimento.

Sim é, a inveja por mais que estimule algum tipo de vontade de superação para alcançar algum objetivo já alcançado por outra pessoa,

Como eu disse acima, nem sempre a inveja vai motivar superação, a inveja é um sentimento que abre portas para ações tanto boas como ruins, assim como qualquer outro sentimento. Motivado pela inveja, você pode perseguir a superação, ou pode perseguir o ódio e roubar ou destruir o que é do outro, ou também manter-se inerte e contentar-se com a frustração. As ações que procedem o sentimento, não definem o sentimento.

sempre em acompanhada pelo desejo de ''tomar para si'' aquilo que pertence a outro, e isso não é nada saudável.

Invejar algo e desejar também ter para si, não implica necessariamente tirar esse algo daquele outro, posso olhar para o Justin Bieber, fez centenas de milhões de dólares mais novo que eu, e já comeu modelos super gostosas e milhionárias e poderosas como a

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
,

tem uma legião de fãs adolescentes, muitas, super lindas e gostosas e virgens, que dariam a ppk pra ele em 1 segundo, dentre várias outras regalias inacreditáveis e maravilhosas que uma vida como a dele proporciona, eu gostaria de ter uma vida como a dele, mas eu não sinto nem um pingo de vontade de roubar o que ele tem pra mim. Eu posso sentir vontade de ter o que ele tem, sem sentir vontade de fazer com que ele pare de ter o que ele tem, e isso não é admiração, também é inveja. Inveja não implica em tirar o "algo" do outro.

Não, já tive, confesso.

Você tem inveja, eu tenho inveja, todos humanos sentem inveja. Você já teve inveja no passado e talvez atualmente não tenha, pelos mesmos motivos que já esteve apaixonado por alguém no passado e em algum momento não esteve mais apaixonado. A inveja, assim como qualquer outro sentimento, não é uma constante em nossas vidas, não estamos eufóricos todos os dias, nem tristes todas as semanas, não passamos a vida sentindo apenas um sentimento, mas isso não exclui de eventualmente sentirmos remorso, paixão, inveja ou qualquer outro sentimento.

Hoje em dia eu tenho mais um sentimento de admiração pelas coisas.

Admiração sem cobiça ocorre por diversos motivos, mas significa apenas uma coisa.

Olhar algo e apenas admirar, sem cobiça-lo para si, é compreender que aquele algo não lhe pertence, seja este algo, admiração por exemplo de uma landscape nos Alpes franceses, você não vai querer os Alpes dentro da sua casa, pois compreende que aquilo é impossível e que você nunca conseguirá ter uma casa tão grande para caber os Alpes lá, nunca conseguirá mover os Alpes de lugar, e nunca conseguirá permissão legal para fazer tal, e nunca conseguirá matar todos que se opuserem a você tornar os Alpes só de seu patrimônio particular, e talvez você sinta-se moralmente regido a não privar outros humanos de também experienciarem algo tão lindo como os Alpes, você compreende que o ecossistema dos Alpes não sobreviveria fora daquele local, logo, aceita o fato de que é impossível possuir os Alpes e abre mão da cobiça de tê-lo, logo, apenas o admira.

Olhar um relógio de ouro, bonito, caro e elegante e admira-lo sem cobiça, é acovardar-se por trás da duvida se você é capaz ou não de tê-lo e então, desistir de sequer tentar, então abres mão da cobiça pois conforma-se com o fato de que nunca terá-e-lo, ou apenas não o acha interessante o suficiente para perseguir tê-lo, mas o fato é que, admirar sem cobiça, seja o motivo qual for, significa apenas estar conformado com o fato de que você não terá aquilo.

• Curtir 1
Link para o comentário

Ficar insatisfeito pode ser indicador ...

Fico satisfeito em saber que captou todos os detalhes (dentre a ironia).

Sobre assimilar inveja como algo maligno, talvez tenha cunho religioso, inveja é um pecado, talvez seja resquício disso.

Sobre o restante, concordo com você, vou ler um tantinho mais sobre isso porque grande parte do que você falou eu ainda não havia parado pra pensar.

• Curtir 1

Bang!

Link para o comentário

Fico satisfeito em saber que captou todos os detalhes (dentre a ironia).

Fico satisfeito que tocou em todos os pontos que eu gostaria de debater, duas vezes, inclusive nesse segundo post :eek:

Sobre assimilar inveja como algo maligno, talvez tenha cunho religioso, inveja é um pecado, talvez seja resquício disso.

A inveja e cobiça são sentimentos naturais do ser humano(inclusive há estudos que mostram que animais não racionais também experienciam o sentimento de inveja). O cristianismo foi quem doutrinou a sociedade a nos envergonharmos de sentirmos tais sentimentos NATURAIS, pense bem, mandamentos e passagens bíblicas, pregações de pastores em canais públicos e privados na TV, missas católicas, retiros espirituais para nos purificarmos da inveja pois "D"eus odeia e condena a inveja, tudo o que envolve o cristianismo doutrinou-nos por séculos que inveja era errado, quando inveja, nada mais é que olhar algo e acreditar que você também tem o potencial para ter ou fazer ou ser aquilo, ou questionar se um dia você terá aquilo, ou motivar-se para ir atrás daquilo. O cristianismo foi além, tornou a omissão da inveja, em uma virtude, a fraqueza ou covardismo de ir atrás de seus desejos e cobiçar suas vontades, passou a ser tido como pureza, bondade. Talvez em ordem para manter-sem no controle, doutrinaram seus seguidores a não querer cobiçar o cargo de bispos, não querer que reis abrissem mão da sua monarquia ou que donos de escravos e terras abrissem mão de suas propriedades, por exemplo.

Sobre o restante, concordo com você, vou ler um tantinho mais sobre isso porque grande parte do que você falou eu ainda não havia parado pra pensar.

Legal, pensar é divertido e faz bem ^^

Quer ler mais sobre o assunto? Nietzsche tá mais que recomendado.

O cristianismo é o principal culpado do porquê percebemos a "inveja" como algo ruim, e o porquê tal assunto é um taboo, e o porquê mentimos e fazemos de tudo para esconder dos outros o fato de que sentimentos inveja. É um grande constrangimento para qualquer um admitir que tem inveja, e se você analisar bem, por motivo nenhum.

• Curtir 1
Link para o comentário

Não vejo inveja como algo ruim ou uma doença, é algo natural do ser humano. Imaginando um mundo sem inveja eu só consigo imaginar um grupo de animaizinhos conformados. Será que sem a inveja o homem teria evoluído tanto? Eu acredito que não. Pois é a inveja uma das responsáveis por esse desejo que as pessoas têm de se destacar e ser importante em um determinado grupo social. Viver sem inveja seria como viver sem objetivo algum.

É claro que tem gente que não sabe lidar com isso. Mas aí também não é doença é problema de caráter mesmo ou de extrema fraqueza emocional.

• Curtir 1

DuX0cBM.png

Link para o comentário

- O que é inveja? É ripar tudo que ver pela frente. Querer o que o outro tem, mas AQUELE, não um igual.

- Você acredita que é possível viver sem inveja? Talvez, pois isso é mais natural que ficar com raiva.

- Inveja é algo ruim na sua opinião? Por que? Sim e não. Sim pois viveríamos em harmonia. E não pois se tiver inveja em alguém, ele é certamente um humano.

- Você tem inveja? Todos tem inveja.

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" - Albert Einstein

01101000 01110100 01110100 01110000 01110011 00111010 00101111 00101111 01100111 01101111 01101111 00101110 01100111 01101100 00101111 01100100 00111000 01110010 01100101 01100011 00111001

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

- O que é inveja?

É desejar possuir algo que já pertence a outra pessoa.

- Você acredita que é possível viver sem inveja?

Creio que ter inveja tudo bem, todo mundo ou a grande maioria já teve, tem, o problema é como dizem: Tudo em excesso faz mal.

- Inveja é algo ruim na sua opinião? Por que?

Depende do excesso da inveja.

- Você tem inveja?

Talvez, ah eu vejo algo interessante de outra pessoa e as vezes da vontade de ter também, ai eu vou e compro \z.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.