Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conversas difíceis

Oragah
 Compartilhar

Posts Recomendados

CONVERSAS_DIFICEIS_1231287793P.jpg

CONVERSAS DIFÍCEIS (Douglas Stone, Bruce Patton & Sheila Heen)

Marco Barcellos

Você já pensou o que torna uma conversa difícil? Por mais seguros e sensatos que sejamos sempre enfrentamos situações em que temos que conversar com outra pessoa e, de fato, não desejamos fazê-lo. Tanto em negociações quanto no dia a dia. Mas por quê?

Este é o tema central de "Conversas Difíceis", um livro extremamente necessário sobre um assunto que evitamos ao máximo. Esta obra trata exatamente o que torna uma conversa difícil, por que a evitamos e por que geralmente a conduzimos mal.

O livro é baseado em quinze anos de trabalho no Harvard Negotiation Project, em que os autores –Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen, utilizam o chamado "método Harvard" para responderem àquela pergunta clássica: o que fazer quando temos de enfrentar a conversa que mais tememos?

Um diálogo difícil é tudo aquilo que você acha delicado de ser abordado e daí surge o primeiro dilema: evitar ou enfrentar o problema? Segundo os autores, parece não haver um bom caminho definido, por isso o livro mostra técnicas passo a passo, numa abordagem de resultados comprovados, diversos exemplos e situações práticas do cotidiano, que permitem compreender e conduzir com segurança as conversas mais difíceis.

Incluem-se também algumas dicas sobre como se preparar, como iniciar uma conversa de forma que o outro não fique na defensiva e como manter um diálogo construtivo, independente da reação do interlocutor. Dentre as principais dicas apresentadas no livro, destaco duas em especial:

• A escolha dos três diálogos: o que aconteceu, o dos sentimentos e o da identidade;
  • A identificação do que podemos e o que não podemos modificar. Desta forma, é possível decodificar a estrutura de uma conversa difícil e parar de questionar quem está certo.

Assim, exploramos as histórias de cada um e utilizamos um recurso que os autores chamam de "postura do E", que é incluir uma nova possibilidade ao invés de excluir.

A metodologia proposta pelos autores pode ser resumida em cinco passos básicos:

1. Prepare-se passando pelos três diálogos.
  2. Verifique seus propósitos e decida se deve levantar a questão.
  3. Comece pela "terceira história" (inclua os dois pontos de vista).
  4. Explore a história deles e a sua (passe da culpa para a contribuição).
  5. A resolução do problema (mantenha a comunicação aberta).

A vida é uma sucessão de acontecimentos e, seguindo esses passos simples, você ganhará novas habilidades para lidar de forma mais fácil e leve. São pequenas manobras de condicionamento, para encontrar as melhores alternativas para os dilemas da comunicação na vida profissional e pessoal.

E no fundo, servirá para contornar os problemas de negociação com maior eficácia e menos ansiedade. Precisamos procurar em lugares novos afinal, conversas difíceis fazem parte da vida, não é mesmo?

CONVERSAS DIFÍCEIS

The Harvard Negotiation Project

Douglas Stone, Bruce Patton & Sheila Heen

Editora Campus, 11ª Edição, 2004

231 páginas

Qual tipo de conversa você costuma evitar para não perder amizades?

Você já perdeu amizade por expor sua opinião?

• Curtir 1

DuX0cBM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não evito nenhum papo, só evito me expressar se eu vejo que não há como debater um assunto, se a pessoa está apegada demais à opinião/ideologia dela.

quem se apega a opinião cede à ignorância, porque não percebe que cada realidade é uma e cada um tem sua visão sobre as coisas. Daí conflita com quem tem outra ideologia e isso não agrega em nada.

já vi muita gente falando: "se não gosta da dilma/bolsonaro/marina/feminista/machista/fodasi, nem fala mais comigo". E essas mesmas pessoas dizem que a sociedade está segregada e todos estão muito distantes, mas sem enxergar as próprias ações.

não é preciso evitar as conversas, mas sim saber ouvir e entender a outra pessoa, mesmo que você não concorde. Tirar o melhor de cada pessoa é essencial.

as pessoas não são suas opiniões ou suas ideologias! A visão de que isso as definem é apenas uma ilusão.

fresh-bois22250.gif

banisch depositofotos sama

DvRnurf.png

///

banisch/carniça/andré/renato/hagaro

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Nenhuma.

Quem não quiser ser meu amigo que se mande,não faz falta nenhuma.

Nunca,sempre me respeitaram.

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

Link para o comentário

Fofoca. Esse é o tipo de papo que tento evitar.

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" - Albert Einstein

01101000 01110100 01110100 01110000 01110011 00111010 00101111 00101111 01100111 01101111 01101111 00101110 01100111 01101100 00101111 01100100 00111000 01110010 01100101 01100011 00111001

Link para o comentário

Fofoca²

Eu realmente não gosto de parar pra conversar sobre alguém com intuito de julgar sua vida, da até um certo nojo quando você se depara com sei lá, 4 pessoas numa rodinha falando mal de alguém. E olha que os ''defeitos'' apontados sempre são os mais ridículos.

E até hoje nunca perdi amizade de ninguém por falar o que penso.

Bang!

Link para o comentário

No meu antigo trabalho, já vi vários colegas falarem mal de mendigos e pessoas com vestimentas simples, pobres. Isso me deixava puto pra caralhw, eu expressava levemente minha opinião pois achava difícil ficar quieto, mas eu sabia que se eu me aprofundasse no assunto, perderia a amizade. Então evito assuntos de problemas sociais assim, também religião e política.

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Quando a menina namora e defende o namorado com unhas e dentes, sendo que ele não presta, eu morro de avisar pra ela, aconselhar. Mas as vezes paro porque não adianta e espero ela quebrar a cara.

Sim.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário

Quando tenho uma opinião sobre um assunto, ai vem outra pessoa e não aceita minha opinião e tenta impor a dela sobre mim..

ai eu pistolo msm, mas geralmente paro de discutir e """aceito""" kkkk só pra não perder a amizade msm

nQ3rEGL.png

Link para o comentário

Evito fofocas. Sou uma pessoa extremamente realista e de cara a bater. Quando alguém faz uma merda que não me agrade eu falo na cara dessa pessoa, mas não suporto ver os outros comentando nas costas da pessoa. Quando tem buchicho costumo ficar quieto e não opino. Não me desgasto, deixo as pessoas torcerem o nariz sozinhas.

A tratar de assunto que diverge conceitos, tento ao máximo dissertar meu ponto de vista e forçar a pessoa expor a totalidade dela, assim minha resposta final terá ou não uma mistura dos conceitos com base em fatos. O que tiro proveito disso é o conhecimento, terei a visão ampla. Assuntos dos quais eu achar fúteis, normalmente ignoro.

~~

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.