Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Blender] Tutorais básicos

Ishiyoto
 Compartilhar

Posts Recomendados

Então, achei uns tutoriais antigos que eu tinha feito de blender e decidi reunir tudo nesse tópico =3

Começando com Blender:

Bem, primeiramente é lógico que primeiramente você deve baixar o blender. Blender é um software gratuito então você pode fazer o download dele normalmente no site oficial.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Ok, agora vamos para o básico do básico. Quando você iniciar o blender ele irá começar com um cubo, uma lampada e uma câmera, mas por enquanto nós iremos nos preocupar apenas com o cubo, se quiser pode até deletar a câmera e a lampada usando o "X"

8aSj90T.png

Ok , vamos começar com os atalhos também básicos que vocês irão usar sempre (ou não, mas é melhor usar atalhos na minha opinião).

Tecla G - Grab - Você move o objeto ou a parte selecionada para qualquer posição, pode-se apertar "G" e depois apertar "X" para mover no eixo "X", o mesmo para o "Y" e "Z".

Tecla R - Rotation - Você rotaciona o objeto ou a parte selecionada, e funciona do mesmo jeito do Grab.

Tecla S - Scale - Você pode aumentar ou diminuir o objeto ou a parte selecionada, funciona do mesmo jeito do grab.

Tecla F12 - Renderiza.

TAB - Muda para o modo de Edição / Objeto.

Apertar e segurar a bola do mouse - Move a câmera.

Esse é o básico do básico, apenas os atalhos para começarem a fazer algo.

A - (des)Seleciona todo o objeto

Modelando uma cama:

blender-plain.png

Vamos começar aumentando a escala do eixo "x"e "y" e diminuindo a do eixo "z"

LBC72VI.png

Agora usando TAB para ir para o modo de edição vamos fazer a mesma coisa que fizemos com a cadeira, subdividindo a face de cima e de baixo em quartas partes vocês quiserem, e vamos fazendo as pernas da cama, na parte de cima vocês devem usar a sua criatividade para fazer talvez um cobertor ou travesseiro.

ltOI8t7.png

Lembrando que a gente usa o "E" para fazer a "puxar" objeto em um determinado eixo, é algo bem simples, você seleciona a parte que você queira que seja o cobertor por exemplo e aperta "E" para alevantar um pouco aquela parte, ou a parte que você queira que seja o travesseiro.

-print com erro-

Colocando mais de uma textura em um objeto

blender-plain.png

Bem, aplicar várias texturas em um objeto é algo simples, depois de você ter posicionado tudo com o UV/Image Editor você vai ter que criar a quantidade de materiais desejados, e neles coloque as texturas desejadas.

tlLt257.png

Ao fazer isso selecione as partes que você quer que fique com aquele material, por exemplo, esse "Material.002" seria o cobertor, então eu seleciono as faces do cobertor no objeto, clico no material do cobertor e depois vou em "Assign" (essa opção aparece apenas se você estiver no modo de edição).

O9uqv3p.png

pronto, faça isso em todas as áreas que você quiser e depois renderize.

sdrnPgs.png

Renderizando com textura

blender-plain.png

Bem, se alguém que viu o tutorial anterior e tentou renderizar o objeto, viu que ele não renderiza com a textura que colocamos no UV / Image Editor, mas isso é algo bem simples de fazer.

Na janela da direita nós vamos na aba do Material e clicamos em New

Feito isso vamos na aba da textura que é a aba ao lado (direito) e também clicamos em New.

Nela voce verá que o "type" está em clouds, clique nele e selecione "Image or Movie", após ter feito isso clique no símbolo da foto e depois no nome da imagem que voce usou como textura do objeto.

34dl1i0.png

Agora na parte onde tem Mapping, em coordinate está em generated, clique nele e mude para UV

hbfmSGo.png

Embaixo irá aparecer a parte "map", clique e selecione UvMap

Agora apertamos F12 para ele renderizar e pronto.

r5jUXw2.png

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas atrás...

Bom tutorial Ishi, mas ficou confuso por exemplo a modelagem da cama, que não explica como divide a cama em partes e já começa meio que do meio .-. ... é bom que estimula o pessoal a sair do ps e explorar novas áreas no design ! Vlw

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário

Bom tutorial Ishi, mas ficou confuso por exemplo a modelagem da cama, que não explica como divide a cama em partes e já começa meio que do meio .-. ... é bom que estimula o pessoal a sair do ps e explorar novas áreas no design ! Vlw

É que os tutoriais são antigos, ai tenho que ficar procurando partes ue

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.