Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Veganos! Quem são? O que comem?

♑ Luq
 Compartilhar

Posts Recomendados

ze9LAzb.gif

Você já deve ter ouvido falar do veganismo.

Nos últimos anos, o movimento tem crescido bastante em todo o mundo, e aqui no Brasil a história não é diferente. Uma grande quantidade de pessoas tem abolido a utilização de produtos de origem animal e se tornado veganas. Mas afinal de contas... O que é um vegano?

"Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade; e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.

Na dieta, significa a prática de dispensar todos os produtos derivados em parte ou totalmente de animais."

(livre tradução de "

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
", grupo que criou o termo "Veganismo", fundado em 1944 no Reino Unido)

Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

Vegetarianismo-620x330.jpg

Benefícios e Dicas

Se até alguns anos atrás ser vegetariano era sinônimo de ser “diferente” e significava ter que fazer malabarismos para comer fora de casa, atualmente o termo se popularizou e a cada dia aumenta o número de pessoas que decidem eliminar o consumo de carne da dieta.

Maior conscientização sobre o peso e a saúde, preocupação com os animais e até mesmo o cuidado com o meio ambiente são alguns dos principais motivos citados por quem resolveu priorizar o consumo de alimentos de origem vegetal.

Para quem está pensando sobre o assunto e quer saber quais são as vantagens de ser vegetariano, a boa notícia é que de fato existem muitas delas. Ao eliminar (ou restringir) o consumo de gordura saturada de origem animal e passar a consumir mais verduras, frutas e legumes, você estará trazendo inúmeros benefícios para a sua boa forma e saúde.

Antes de saber quais são as vantagens de ser vegetariano, entenda um pouco mais sobre os principais tipos de vegetarianismo e conheça também alguns dos benefícios de eliminar a carne do seu cardápio.

Tipos de Vegetarianismo

Apesar do termo vegetariano ser popularmente aplicado a todos aqueles que deixam de comer carne, vale lembrar que existem diferentes tipos de vegetarianismo. São eles:

– Ovolactovegetarianos

Podemos dizer que este é o tipo de vegetarianismo clássico e o mais comum nos dias atuais. Como o nome já sugere, os ovolactovegetarianos não consomem nenhum tipo de carne (seja frango, peixes ou frutos do mar) mas ainda sim incluem ovos e laticínios na dieta.

Como o leite, queijo, iogurte e ovo estão liberados, a dieta ovolactovegetariana é considerada a menos restritiva (e também a mais fácil de ser seguida) de todas as dietas vegetarianas, pois inclui boas fontes de vitamina B12 e de cálcio, excluindo assim a necessidade de suplementação desses nutrientes.

– Lactovegetarianos

Assim como os ovolactovegetarianos, os lacto vegetarianos não consomem nenhum tipo de carne, mas ao contrário deles, os lactovegetarianos também excluem os ovos da dieta, consumindo somente laticínios e demais produtos de origem vegetal.

– Vegetarianos

Os vegetarianos (também conhecidos como vegetarianos estritos) não consomem carne, ovos e nenhum tipo de laticínio.

– Veganos

Além de não consumir qualquer alimento de origem animal (incluindo o mel e a gelatina), os veganos também evitam utilizar produtos cuja fabricação inclua produtos originados de animais, como é o caso do couro e da lã. Os veganos também não consomem produtos que tenham sido testados em animais, como é o caso de alguns cosméticos.

Benefícios de possuir uma alimentação Vegan.

1. Maior facilidade para controlar o peso

2. Melhor funcionamento do intestino

3. Redução do risco de doenças do coração

4. Níveis menores de Colesterol Ruim

5. Pressão arterial sob controle

6. Menor risco de diabetes

7. Pele, cabelos e unhas mais saudáveis

8. Maior Longevidade

o8Nxn8d.jpg

Qual é a diferença entre veganismo e vegetarianismo?

Há muitas pessoas que confundem os termos e acreditam que o “veganismo” é apenas uma dieta. Como já dissemos anteriormente, ele é um movimento de libertação animal. A dieta seguida pelos veganos é o “vegetarianismo estrito” — que também é seguida por outras pessoas que não são veganas. Pode parecer confuso no começo, mas é bem fácil entender. Confira a tabela abaixo:

HuB3T4P.jpg

Por mais que a palavra “estrito” seja deixada de lado em muitos casos, ela é necessária para diferenciar os vegetarianos dos “ovolactovegetarianos”, “lactovegetarianos” ou “ovovegetarianos”. Esses três grupos não consomem carne, mas ainda assim consomem produtos que contribuem para a exploração dos animais — falaremos mais sobre isso em seguida.

Ressaltando o que dissemos anteriormente, todo vegano é vegetariano estrito. Porém, nem todo vegetariano estrito é vegano. Isso acontece porque há pessoas que não consomem nada de origem animal na alimentação, mas acabam consumindo couro, lã, seda ou vão a circo com animais e outros eventos com exploração (incluindo rodeios, zoológicos e parques).

E as proteínas?

Costuma-se pensar que carnes são a única fonte de proteína, mas isso não é verdade. O próprio

como uma forma saudável e completa de se alimentar. Isso porque todos os aminoácidos essenciais para a produção de proteínas dentro do seu corpo podem ser conseguidos por meio dos vegetais.

Existe apenas um nutriente que não podemos encontrar em abundância na dieta vegetariana: a vitamina B12. Ela é produzida por bactérias e cianobactérias, com as quais a humanidade tem pouco ou nenhum contato atualmente. Isso significa que uma boa parcela da população — vegetariana ou não — pode apresentar deficiência ou insuficiência de B12. Felizmente, existem diversas suplementações sintéticas da vitamina.

XmTWBPu.jpg

É caro ser vegano?

Outro mito que pode ser facilmente derrubado. Apesar de existirem muitos estabelecimentos veganos em que a alimentação é cara, a dieta vegetariana pode ser muito barata. Comprando apenas vegetais e preparando os próprios alimentos, torna-se bem acessível ser vegano — podendo até mesmo ser mais barato do que se alimentar comendo carne e derivados.

Receitas:

Bolo vegano de chocolate com coco no copinho

Ingredientes

Para a massa:

• ½ xícara (chá) de farinha de amêndoas

• ½ xícara (chá) de farinha de arroz integral

• ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo ou açúcar de coco

• ¼ xícara (chá) de cacau

• 1 colher (chá) de bicarbonato

• 1 colher (chá) de fermento

• Sal (a gosto)

• ½ xícara (chá) de leite de arroz ou de amêndoas

• ½ xícara (chá) de melado

• ¼ xícara (chá) de azeite

• ¼ xícara (chá) de água

• 1 colher (chá) de vinagre de maçã

Para a calda de cacau:

• 2 xícaras (chá) de leite de amêndoas

• ¼ xícara (chá) de cacau

• 2 colheres (sopa) de melado

Para o beijinho de coco:

• 1 xícara (chá) de coco fresco

• ¼ xícara (chá) de castanha

• ¼ xícara (chá) de tâmara

• ½ xícara (chá) de óleo de coco

• ½ xícara (chá) de água

• 2 colheres (sopa) de melado

• Pitada de sal

Modo de preparo

Como preparar a massa:

• Peneire os ingredientes secos e misture.

• Misture os ingredientes líquidos.

• Junte tudo e asse por 25 minutos.

Como fazer a calda de cacau:

• Coloque todos os ingredientes na frigideira e deixe reduzir.

Como preparar o beijinho de coco:

• Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Montagem:

• Monte o bolo no copinho em camadas: massa, beijinho, massa e calda.

ThuFPPR.jpg

Receita de linguiça vegana caseira

Ingredientes

2 xícaras de proteína de soja miúda e hidratada (carne de soja)

100 gramas de polvilho doce

100 gramas de polvilho azedo

Ervas desidratadas a gosto

Alho desidratado a gosto

Páprica picante a gosto

Pimenta calabresa desidratada a gosto

Colorau a gosto

Orégano a gosto

Fumaça em pó ou líquida a gosto (opcional)

Papel filme* para moldar e cozinhar (leia abaixo sobre o papel filme)

Modo de preparo

Basta amassar muito bem tudo ou ainda triturar com um mixer. Se achar necessário, adicione um pouco de azeite para dar liga à massa que vai se formar. Daí é só fazer rolinhos, enrolar em papel filme* (leia abaixo sobre o papel filme) e cozinhar em água fervente por 15 minutos. Depois é só congelar. Antes de usar, é preciso tirar o papel filme. É possível fazer as linguiças fritas em rodelas com anéis de cebola ou de qualquer outro jeito que se faz uma linguiça convencional, inclusive em churrascos veganos.

*Sobre o papel filme

Não é recomendado que se use papel filme comum para fazer a receita ou qualquer outra que demande aquecimento do produto junto ao alimento. Isso é um aviso sério. Alguns nutricionistas alertaram, após ver a receita dessa linguiça no Facebook, que o papel filme é feito de PVC, um plástico derivado de petróleo que libera toxinas muito perigosas quando aquecido junto ao alimento. Essas substâncias são altamente cancerígenas.

A solução seria usar um papel filme muito específico que é feito 100% de celulose, obtido de plantas. Estamos trabalhando para ter esse produto na Loja Vista-se para venda, mas você pode procurar em casas especializadas em embalagens. Precisa ser o “plástico” 100% celulose.

Outra solução seria cozinhar as linguiças em folhas de bananeiras, o que certamente não é uma opção fácil para pessoas que vivem em cidades grandes. Há ainda a opção de utilizar folhas de couve ou de repolho para moldar e cozinhar as linguiças. Se achar viável, faça assim, é uma forma bastante saudável.

Alguns internautas fizeram as linguiças cozinhando-as em vapor ao invés de colocá-las dentro da água fervente. De qualquer forma, evite ao máximo usar filmes plásticos comuns. Vamos acompanhar qualquer aperfeiçoamento dessa receita e publicar novamente, se for o caso. De tão versátil e útil, essa receita merece atenção especial.

xPtRQux.jpg

É fácil ser vegan!

Fazer escolhas é a afirmação definitiva da nossa humanidade, enquanto nessa condição devemos utilizá-la, lembrando que para os animais só importam as coisas que fazemos.

Pode levar algum tempo para se acostumar com as mudanças da dieta vegan, explorar novos alimentos e desenvolver sua rotina. Felizmente, hoje em dia há abundância de opções vegans prontas no mercado: várias marcas de leite vegetal fortificado, pratos prontos congelados ou enlatados, hamburgers, salsichas, linguiças, almôndegas, margarinas, queijos, patês, maioneses, salgadinhos de pacote, irresistíveis sobremesas como chocolates, sorvetes, chantilis, creme de leite de soja, doce de leite, iogurtes, biscoitos, você escolhe!

Com as substituições adequadas, você descobre que ainda pode desfrutar de suas refeições favoritas: adaptar receitas de família torna-se fácil com a proteína de soja e o glúten, feitos em casa ou comprados prontos. Explore sites de receitas veganas na internet, utilize essa preciosa ferramenta e aproveite para fazer novas amizades e abrir seus horizontes.

Há muitas coisas que podemos fazer para tornar o mundo um lugar melhor, e com certeza o veganismo é a maneira mais maravilhosa para contribuir várias vezes ao dia. Não se trata de perfeição ou tentar ser melhor do que os outros, e sim o melhor que podemos ser em nós mesmos, reduzindo ao máximo possível o sofrimento animal. O boicote às indústrias ou a qualquer comércio que explore o sofrimento animal é uma escolha inteligente, associado ao ato de levar essa informação adiante.

Caso isso não baste:

QhaweSZ.png

[spoiler=Fonte]

Fonte:

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Velha Guarda Ex-Staffer

Os cara morre de fome lal \z.

• Curtir 2

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário

[QUOTE="'Felipe, post: 9493851, member: 3428753"]Os cara morre de fome lal \z.[/QUOTE] Tu que pensa, comem mais que os "Carnívoros" .. Experiência Própria :v @Topic: Já sabia, sou adepto o/ Legal você compartilhar isso, é bom pro pessoal ter uma noção e ver os benefícios !
  • Curtir 1

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário

Tenho uma amiga Vegana e nossa...

Fico impressionado com o que ela come.. as vezes penso em ser vegano :T

• Curtir 2
iK4WyEh.gif

NITRO GAMING | MÉTODOS | VALORANT NFA & FA | SERVIÇOS | APPS PREMIUM

Link para o comentário

Tenho uma amiga Vegana e nossa...

Fico impressionado com o que ela come.. as vezes penso em ser vegano :T

Ta perdendo tempo não sendo. Depois de um tempo seu corpo passa a rejeitar a carne em si. E você vai sentir orgulho de dizer "Sou vegan" além de ter a consciencia limpa quando ver aqueles videos de animais fofos sendo torturados pelo bem da "alimentação" alheia no fb.

Link para o comentário

Os benefícios são evidentes, mas não consigo me imaginar não comendo carne um dia sequer

Ah, e nunca comi carne de cachorro e nem de gato.. não que eu saiba kkkk.. imagem um pouco apelativa

E por mais que tentem substituir a carne por alimentos de soja, o gosto nem se compara..

nQ3rEGL.png

Link para o comentário

Os benefícios são evidentes, mas não consigo me imaginar não comendo carne um dia sequer

Ah, e nunca comi carne de cachorro e nem de gato.. não que eu saiba kkkk.. imagem um pouco apelativa

E por mais que tentem substituir a carne por alimentos de soja, o gosto nem se compara..

Renatinho, mas a imagem não ta lá para julgar quem como carne de gato ou cachorro. E sim lembrar que o porco e vaca também são animais assim como os gatos e cães.

Hey migs, nada contra você não se imaginar sem carne... Mas né, se um dia vir a fortaleza... Te convido para vir até minha casa e te provar que a comida vegana é magnifica :3

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu tentei virar vegetariano. Fiquei 3 meses sem comer comer nada de carne (somente ovo e peixe).

Me senti bem mais leve, não passei fome, mas chegou um determinado momento que só tinha carne pra comer e foi inevitavel. Moro sozinho e não tem destreza na cozinha rs. Então o que tiver to comendo, dai ficou complicado.

Hoje tento comer carne somente alguns dias na semana (no máximo 3). Parar de uma vez é muito dificil

• Curtir 2

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário

Imagina que loco você jogando o salzinho no Alface e ele relembrando cada momento da vida dele? desde que ele era apenas um brotinho.

MORTE AOS VEGANOS QUE DESTROEM MINHAS FLORESTAS!!!!!!!!

Brincadeiras a parte, como o cara disse acima eu também não consigo viver sem comer carne.

Porém já vi varias pesquisas sobre os benefícios de ser vegano.

Só tenho que dar meus parabéns para quem consegue trocar um bifão por uma salada.

Link para o comentário

Acho massa essa ideia e tal, mas tem um pequeno probleminha em ser vegano:

Você terá que consumir suplementos para suprir a falta de alguns nutrientes.

Conheço gente que é vegano e faz o uso de suplementos (indicado por nutricionista).

"Call me King, call me Demon. The Water forget the Names of the drowned."

Link para o comentário

Acho massa essa ideia e tal, mas tem um pequeno probleminha em ser vegano:

Você terá que consumir suplementos para suprir a falta de alguns nutrientes.

Conheço gente que é vegano e faz o uso de suplementos (indicado por nutricionista).

Q? KKK não cara, tá enganado, existem diversos alimentos que suprem a falta de nutrientes animais.. é só procurar. Castanha do Pará é um deles. Toda minha família é vegana, e todos vamos constantemente ao nutricionista, então eu posso te garantir que isso não é necessário.

• Curtir 1

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário

Q? KKK não cara, tá enganado, existem diversos alimentos que suprem a falta de nutrientes animais.. é só procurar. Castanha do Pará é um deles. Toda minha família é vegana, e todos vamos constantemente ao nutricionista, então eu posso te garantir que isso não é necessário.

LOL.

Falei isso baseado na vida de uma pessoa que conheço que é vegana e faz uso de suplementos.

Nesse caso, talvez o uso de suplementos tenha sido escolha dela...

Sendo assim, eu só não me torno vegano porque comer um churrasco é muito bom. (opinião particular)

• Curtir 2

"Call me King, call me Demon. The Water forget the Names of the drowned."

Link para o comentário

Carnívoros > all

Creio que não conseguiria parar de comer carne, até por que um Churrasquinho é irresistível de comer.

• Curtir 1

"Se arrependimento matasse, eu taria vivão

E se carácter matasse, morreria toda nação"

- Costa Gold.

Link para o comentário

Tenho uma ex professora que agora é minha amiga, e ela é vegana. Cara, eu sinceramente admiro muito quem segue esse estilo de vida, não deve ser fácil no começo... mas depois acostuma. É tudo questão de costume.

Eu não conseguiria... não pela carne, mas pelos derivados de leite.

• Curtir 2

Zq2E5uT.png

4DrsOnu.png

Quer me conhecer melhor? Clique aqui

Link para o comentário

Legal...

Eu particularmente acho desnecessário, sou meio foda-se ( não totalmente ). É uma forma de viver mais saudável... Mas nem tudo escapa. O pensamento é um pouco ignorante, se for pensado na preservação da vida, os vegetais também são seres vivos e também sentem dores. Por mais que exista em maior abundância, eles sofrem com desmatamento e outras funções que você e todos nós utilizamos e em consequência os animais também sofrem.

Se o método for pensado na sua longevidade e saúde, é válido... Mas é totalmente inválido o argumento de proteção aos animais, sem fundamento. De um jeito ou de outro, a verdadeira praga somos nós mesmos.

• Curtir 1

~~

Link para o comentário

Legal...

Eu particularmente acho desnecessário, sou meio foda-se ( não totalmente ). É uma forma de viver mais saudável... Mas nem tudo escapa. O pensamento é um pouco ignorante, se for pensado na preservação da vida, os vegetais também são seres vivos e também sentem dores. Por mais que exista em maior abundância, eles sofrem com desmatamento e outras funções que você e todos nós utilizamos e em consequência os animais também sofrem.

Se o método for pensado na sua longevidade e saúde, é válido... Mas é totalmente inválido o argumento de proteção aos animais, sem fundamento. De um jeito ou de outro, a verdadeira praga somos nós mesmos.

Então, só é válido ser vegan, desde que o motivo seja egoísta e não por repudiar os maus tratos sofridos em cativeiro? Tudo bem, entendo e respeito seu ponto de vista. Porém, devo discordar

:3

Link para o comentário

Então, só é válido ser vegan, desde que o motivo seja egoísta e não por repudiar os maus tratos sofridos em cativeiro? Tudo bem, entendo e respeito seu ponto de vista. Porém, devo discordar

:3

Vegan por prezar a saúde não é um motivo egoísta.

Maus tratos em cativeiro é realmente algo triste mas... Somos carnívoros em maioria, mudar este conceito é provavelmente impossível, já está dominado.

Ponha o conceito em pé com os vegetais, também sentem. Logo é meio irônico, não? xD

admiro pessoas que conseguem seguir esta dieta, eu particularmente não consigo.

~~

Link para o comentário

Comer desus ninguém quer...ops

Comer un desu, nadie quiere. Pero respeto porque mi hermana (cunhada en portugays) es vegana.

"Well over there there's friends of mine

What can I say? I've known 'em for a long, long time

And they might overstep the line, but I just cannot get angry in the same way.."

Link para o comentário

Frescos.

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Oh mana!

Sabe o que é frescura? Frescura é não comer Jiló por ser ruim... Frescura é tirar a salada do x-salada...

Ser Vegan, é um ato de coragem por uma causa comum. Ninguem disse que vegans não gostam de carne. Pelo contrário muitos devem gostar. Mas Abrimos mão de nossos gostos por uma causa.

Se isso é ser fresco. Bem, terei orgulho de ser. ^^

Obrigado, por expor sua opnião.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.