Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Qual sua opinião sobre as escolas militares? Você é a favor?


Oragah
 Compartilhar

Posts Recomendados

Com boa colocação no Enem por Escola, colégio militar funciona como quartel

 

 

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

 

alunos-perfilados-durante-atividade-escolar-disciplina-e-o-carro-chefe-do-ensino-na-escola-militar-tiradentes-em-maceio-1439589227565_956x500.jpg

Colégio Militar Tiradentes é a melhor instituição estadual de Alagoas

Alunos perfilados durante atividade escolar; disciplina é o carro-chefe do ensino na Escola Militar Tiradentes, em Maceió Beto Macário/UOL

No Colégio Militar Tiradentes, em Maceió (Alagoas), os alunos vivem uma rotina militar. Lá se respira a palavra disciplina. Localizado no Trapiche da Barra, zona sul da cidade, há cinco anos se destaca no Enem por Escola com base em uma "didática" baseada no rigor.

 

O estabelecimento tem a maior nota de uma escola da rede estadual no Estado, com média 521,17 entre as provas objetivas. Para se ter uma ideia, a maior nota de uma escola da rede estadual é 657,59 e há 650 escolas de rede estadual com nota maior que a do estabelecimento alagoano.

 

Para estudar no Tiradentes, o visual do aluno também tem que estar alinhado: ele tem de estar com cabelos cortados e arrumados no padrão militar, uniforme limpo e passado a ferro com vinco e, ainda, bater continência para professores, coordenadores e direção.

 

O ritual dos alunos começa com vistoria nos cabelos e nos uniformes, que são cinco ao todo – sendo dois uniformes de gala usado para desfiles e solenidades. Durante a semana, outras obrigações militares são atribuídas aos estudantes, que às terças-feiras, fazem uma solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e do colégio.

 

A diretora do Colégio Tiradentes, coronel da PM (Polícia Militar) Fátima Escaliante, destaca que a disciplina do aluno conta até na permanência dele na escola. Diferentemente dos demais colégios, o regimento do Tiradentes permite que o aluno indisciplinado seja expulso da unidade. No ano passado foram 14 alunos expulsos. Entre especialistas da área, a seleção de alunos é vista como um ponto negativo no processo educacional.

 

"Todo aluno entra com dez pontos, à medida que ele vai deixando de cumprir obrigações, como chegar atrasado, não estar com o uniforme de acordo com o dia ou estar com o cabelo desalinhado, ele vai perdendo pontos. Ao atingir 3.9 ele vai para o conselho para ser avaliado se permanece ou não", explica Escaliante. O aluno que se envolver em agressões ou desrespeitar o professor comete falta grave e é imediatamente expulso.

 

Patentes

Como na PM, há um sistema de patentes e hierarquia: tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. A escala vai de acordo com a turma que está cursando, as notas e os pontos que acumularam por estarem cumprindo as atividades em sala de aula e extraclasse e, também as obrigações. No terceiro ano, o aluno destaque ocupa a "patente" de coronel.

 

A nova coronel da turma do terceiro ano B, Susana Glória dos Santos, 17, estuda no Tiradentes há oito anos e diz que o segredo é a disciplina, motivação e dedicação nos estudos. Filha de militar, ela conta que não tem dificuldades em cumprir as regras da escola e o foco é nos estudos.

 

"Estudo pela manhã e faço cursinho a tarde, mas à noite ainda dou uma estudada, por uma, duas horas para fazer as atividades de casa. Temos também ter autocontrole para não se desesperar nas provas para conseguimos notas boas e também se sair bem no Enem", disse a garota.

 

Segundo o professor de português e literatura, Paulo César dos Santos, a disciplina e o treino são fatores de sucesso dos alunos nos exames como o Enem. "O aluno escreve e nós corrigimos até o texto sair perfeito para entendimento de todos", disse.

 

Especialistas criticam

Especialistas discordam da aplicação da militarização em sala de aula para obter resultados satisfatórios.

 

A professora de história, especialista em gestão de sistemas educacionais, Pilar Lacerda, diz que o modelo abre mão da pedagogia ao apelar para a rigidez e a disciplina militar.

 

"A escola de educação básica é o lugar da formação de valores, de conhecer e respeitar o outro. Do diálogo e da construção de normas comuns. Que cidadão está sendo formado neste modelo militar? A não ser que o jovem queira seguir carreira militar", argumenta Lacerda, que é presidente da Fundação SM.

 

Ela explica que para estudantes se manterem focados nos estudos, a escola deve tornar a sala de aula mais atrativa e menos burocrática.

 

"Que pense no projeto pedagógico que seja construído para o estudante entender o mundo e entender-se no mundo. Atiçar a curiosidade e incentivar a criatividade. Nada feito a força funciona", explica a professora.

 

Filhos de militares e filhos de civis

No estatuto da escola, a oferta de vagas se destina, prioritariamente, a filhos de militares. Mas a seleção é feita pelo rendimento em uma prova -- se o filho do militar não obtiver nota para ingressar, sua vaga fica disponível para os filhos de civis que, atualmente, são maioria (53%).

 

Para entrar no Colégio Tiradentes, o aluno se submete a um concurso com provas de português e matemática. O colégio tem 700 alunos distribuídos em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

 

As aulas ocorrem de segunda-feira a sábado, ou no período da manhã ou da tarde. Os alunos do terceiro ano recebem reforço de disciplinas isoladas de cursinho pré-vestibular que foi contratado pelo próprio colégio.

 

fonte:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

DuX0cBM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu até ia estudar em uma mas achei q tinha até regras de mais mas o ensino e um dos melhores eu até apoio,mas não obrigatório para o aluno ir estudar.

Você vale aquilo o que você tem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super apoio, meu irmão estuda em um, e eu estudei em um tão rígido quanto, é extremamente eficaz, disciplina e respeito é o que tá faltando hoje em dia.

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A favor.

Já foi comprovado que as escolas mais bem preparadas do Brasil são as militares.

Meio evidente.eu já estudei em uma,e claro é uma responsabilidade ...

 

La você aprende não somente as matérias,você aprende sobre a vida a fora,além de tudo é ensinado que o mais importante de tudo é a DISCIPLINA.

 

A escola ensina principalmente a ser tornar um Homem de verdade,foi uma das melhores experiências que eu tive na minha vida, uma turma é uma equipe,todo mundo precisa de todo mundo,e foi assim que vivi os melhores momentos da minha vida.

 

 

____________________________________________

Para todos que ficam pensando que é uma escola que vai te ensinar a plantar granadas,parem de viajar kkkj.

  • Curtir 1
kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é obrigatório estudar em colégios militares, vai quem quer, então, não há o que discordar ou concordar, vai de gosto pessoal.

Qual sua opinião sobre* .-. cada um tem uma opinião.. sobre tudo na vida, aqui o Hagaro quis que cada um exposse a sua .-.

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis a minha... Qual a dificuldade de entender?

Eu estudava em um colégio adventista e, um dia, comentei com o pastor do colégio que eles forçavam a filosofia religiosa em todos os alunos, mesmo os ateus ou simplesmente não-adventista, ele rebateu e disse-me que eu não tinha o direito de discordar da filosofia da escola, eis que cuja dita não era obrigatória e eu estava lá por opção, portanto, a permissa segue-se aqui, e essa é minha opinião. Entendeu agora? @♣ Kyu

 

O colégio militar tem uma filosofia, e você não tem o direito de concordar ou discordar, se você estuda lá, é por opção e, como disse o Cap. Nascimento: "Os senhores estão aqui, porque os senhores quiseram estar aqui; ninguém, absolutamente ninguém, os convidou". Fim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contra. Qualquer pessoa que tenha estudado o mínimo de psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento sabe que escolas militares são o cúmulo para qualquer um que quer uma educação de qualidade. Podem ter disciplina, mas escola é pra aprender a obedecer ou descobrir o mundo, através da sua construção de significados e socialização?

 

Quer lamber bota de superior? Faça 18 anos, aliste-se e torça para ser chamado.

  • Curtir 1

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contra. Qualquer pessoa que tenha estudado o mínimo de psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento sabe que escolas militares são o cúmulo para qualquer um que quer uma educação de qualidade. Podem ter disciplina, mas escola é pra aprender a obedecer ou descobrir o mundo, através da sua construção de significados e socialização?

 

Quer lamber bota de superior? Faça 18 anos, aliste-se e torça para ser chamado.

QUE ? "sabe que escolas militares são o cúmulo para qualquer um que quer uma educação de qualidade" . Eu já estudei, e comassim cumulo no quesito qualidade ? Qual o sentido do rank do enem deles ser alto se a qualidade de ensino é ruim ?

1hQ2hHc.jpg

E se tem uma coisa que o colégio militar ensina é socialização .-. a diferença é que com respeito e disciplina.

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

 

Avaliar o ensino apenas por uma nota de uma prova é o que faz o Ensino ser assim. O Ensino chamado propedêutico (visando apenas o próximo degrau, no caso, o vestibular) exclui outras formas de ensino-aprendizagem que poderiam ser aplicadas na sala de aula e em espaços não-formais (museus, por exemplo) para tomar o tempo e encher os alunos de conteúdo. O conteúdo é sim importante, mas as estratégias pedagógicas adotadas são a chave para um ensino com mais sucesso.

 

Impor disciplina de maneira tão rigorosa assim é discutível e é criticada negativamente por vários estudiosos da área. É gozado termos que andar na contra mão de um ensino que preza a liberdade individual num ambiente altamente hierarquizado e conservador.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a disciplina imposta é bem superior a de um colégio público ou privado comum.

 

Bonitinha aquela menina que está na frente da fileira à direita..

o6L4gAm.gif

Do Fórum: Priston Tale, Combat Arms, Grand Chase e Info Zone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bonitinha aquela menina que está na frente da fileira à direita..

 

Concordo, pena que deve ser fresca pra caramba devido o rigor da disciplina. Que desperdício... Essa aí está reservada para um escravoceta.

 

Sou contra, também já estudei em um colégio adventista utilizando a disciplina como exemplo e por ser religioso me encheram de besteiras. Pega mal para as crianças pois são inocentes e não conseguem ver o problema, pensam estar agindo certo quando na verdade estão totalmente fechadas à metodologia simples e rigorosa.

 

Esses colégios são para formar novos militares, bom, como eu não possuo uma mente fechada e não me calo diante de apenas uma opinião ou ordem da qual eu tenho o direito de discordar... Acho totalmente inválido um ensino assim. Há outras formas de ensinar respeito e disciplina e não é viciando os alunos desta maneira a fugir de sua liberdade emocional e mental.

 

Apoio a opinião do Bart.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra, faço das palavras dessa professora, as minhas.

 

"A escola de educação básica é o lugar da formação de valores, de conhecer e respeitar o outro. Do diálogo e da construção de normas comuns. Que cidadão está sendo formado neste modelo militar? A não ser que o jovem queira seguir carreira militar"

 

"Que pense no projeto pedagógico que seja construído para o estudante entender o mundo e entender-se no mundo. Atiçar a curiosidade e incentivar a criatividade. Nada feito a força funciona"

 

Nessas escolas militares os alunos não são incentivados a questionar.. é tudo tão rigído e tão regrado que qualquer ordem que eles receberem vão realizar na hora sem nem pensar..

nQ3rEGL.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Favor.

Já estudei em escola militar, hoje em dia sou mt bem empregado e vejo que respeito e espirito de corpo é o que mais se tem carência na sociedade e nas escolas, sejam elas privadas ou publicas, por isso as militares são mais recomendadas. E também são as que mais preparam pro mercado de trabalho por que nos ensina a trabalhar sobre pressão sem se incomodar e executando com cautela e rapidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou a favor. Quem quiser estar lá, que fique à vontade, vai ter um ensino de ótima qualidade.

 

Todavia, eu JAMAIS iria pra uma escola dessas, e muito menos indicaria pra alguém a não ser que a pessoa realmente queira. Eu sou do tipo muito largado e desleixado pra tudo, faço as coisas (coisas minhas, que não afetem a ninguém) na hora que quero, se tenho algum trabalho pra entregar por exemplo e na data da entrega ele não está pronto, eu ligo o foda-se, não entrego e depois tento ir atrás do prejuízo, isso claro se na hora eu tiver com ânimo.

 

Não vejo nada que contradiga que a escola militar é um ambiente saudável no qual os alunos podem ter um bom rendimento acadêmico que é o que se espera de quem está no colegial. Existem outros espaços onde esses alunos podem se expressar, questionar e etc, não é uma escola de meio período que vai tapar o senso de questionamento de alguém.

  • Curtir 1

Bang!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não optaria por estudar em uma, todavia não concordo que essas escolas tiram o senso crítico dos alunos, a verdade é que em toda escola que você for estudar você vai ser empurrado para a ideologia do professor, já tive vários tipos de professores e todos os cursos de humanas costumam ser assim, e isso não tira o senso crítico, acho que quando você começa a forçar uma pessoa para seguir determinada ideologia é que ela começa a se questionar.

Anyway, isso também só deve valer pra humanas, pois em exatas 1+1=2 e ponto final.

DuX0cBM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.