Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

E-Sports é esporte?

Kuzzanagi
 Compartilhar

Posts Recomendados

Estava lendo sobre e-sports na bbc sobre pessoas que ganham dinheiro com e-sports, em vários tipos de torneios e patrocínio.

Então me veio a cabeça, e-sports pode ser considerado um esporte mesmo? Oque vocês acham sobre isso?

Premiações e torneios eu particularmente vejo como um meio de promover o jogo em questão e dizer que e-sports é um esporte é só desculpa pra ficar sentado jogando games. Eu ligo diretamente esportes com exercícios e atividades física, isso não acontece no caso do e-sports, ficar sentado sem fazer nada além de jogar, engordando ou perdendo totalmente o condicionamento físico para mim é totalmente o oposto.

• Curtir 1

Não atendo pedidos por mp ou mensagens de perfil, não adianta pedir <3

TEPGXFZ.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá mas então vamos lá.. você acha que E-Sports não é esporte por que você fica sentado jogando.. mas então o que você acha de xadrez ? Por que é considerado um esporte também.. que da mesma forma você fica sentado usando apenas a mente.

• Curtir 1

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário

esporte é esporte

e-sport é e-sport

Como assim é desculpa pra ficar jogando video game???

Em jogos como Dota existem campeonatos com premiação de até 6 milhões de dólares, vc acha que isso é realmente brincadeira??

Os cara passam horas e horas por dia jogando, aprimorando suas habilidades, estudando estratégias de jogo, afinal tem mto dinheiro envolvido nisso.

E claro que isso ajuda a promover os jogos, e isso é bom, pois é uma forma de entreterimento como qualquer outra como copa do mundo, olimpíadas, etc..

não confunda e-sport com esporte apesar do nome parecido ..

• Curtir 2
nQ3rEGL.png

Link para o comentário

@♣ Kyu Como eu disse antes para mim esportes estão ligados a atividades físicas "esportes mentais" não os considero, vamos dizer por exemplo eu teria qie colocar o jogo de poker junto ao xadrez sendo que poker para mim é apenas um jogo de cartas. @RenatooO999 Ao menos o mesmo sentido de esportes quiseram dar ao colocar "Sports" no nome ou qual seria o sentido de tê-lo? Poderiam simplesmente ser "E-Games" vendo que games seria um modo universal de se referir a jogos tanto eletrônicos ou não, com torneios e premiações ou não. Já nos torneios eu conheço várias pessoas com o mesmo tipo de argumentos, porém vamos colocar em uma balança oque disse sobre os mobas realmente costumam ter grandes premiações, mas quantas pessoas realmente conseguem viver disso? Então vendo por esse lado isso para mim continua sendo uma desculpa.
  • Curtir 1

TEPGXFZ.gif

Link para o comentário

@Kuzzanagi Aqui no Brasil? Nenhuma. Ainda. Mas isso pq é muito recente, as pessoas não conhecem direito sobre, Mas com o passar do tempo isso tá crescendo cada vez mais Tanto faz o nome, e-sport deve se referir à esporte online ou algo do tipo... E como é online não tem como vc exigir que as pessoas se exercitem ou algo do tipo kkkk é um tipo diferente de esporte, online
nQ3rEGL.png

Link para o comentário

[quote name='Kuzzanagi']@♣ Kyu Como eu disse antes para mim esportes estão ligados a atividades físicas "esportes mentais" não os considero, vamos dizer por exemplo eu teria qie colocar o jogo de poker junto ao xadrez sendo que poker para mim é apenas um jogo de cartas.[/QUOTE] [FONT=Trebuchet MS][B]Acredito que todo esporte que está ligado a atividades físicas exige de você planejamento e estratégia.[/B] [B]Na minha opinião, se o xadrez que é um "esporte mental" é considerado um esporte, esses jogos virtuais que também exigem estratégias, devem sim ser considerados um E-Sport (E-Sport pelo fato de ser eletrônico).[/B] [B]Acho isso interessante, pois mostra a evolução da tecnologia e na forma que a vemos.[/B][/FONT]
  • Curtir 1

"Call me King, call me Demon. The Water forget the Names of the drowned."

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Não,ficar só jogando vai deixar você gordo e nenhum esporte te deixa gordo.

Flw

• Curtir 2

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

Link para o comentário

O e-sport no Brasil ainda é um bebê, apesar de estar crescendo bem rápido, comparando com outras regiões que ja tem esse tipo de competição consolidada, como Estados Unidos(que ainda nem é tanto) e Koreia (que respira isso), o Brasil ainda está bem atrás.

La fora empresas de grande porte, como Samsung, LG, e por ai vai.

Não acho que você pode colocar no mesmo patamar o Esporte e o E-sport, pois apesar dos dois serem competitivos, são completamente diferentes.

Acho que Futebol, Basquete, Atletismo e Natação são uma coisa e Poker, Xadrês, E-sports são algo quase que completamente diferente.

--------------------------------------------------------------------------------

O que não tira a importancia de nenhum, são pra publicos diferentes, acho que o E-sport merece tanto reconhecimento quanto o Esporte.

e pra mim não é uma desculpa pra ficar jogando o dia inteiro, eu acho que ainda se pensa assim, porque de fato é algo diferente e novo.

senão podemos dizer que uma criança que quer ser jogadora de Futebol, usa como argumento a carreira no meio, como desculpa pra passar o dia na rua jogando bola.

é só questão de uma coisa ser completamente comúm e outra ainda longe disso.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

E sim da pra se viver disso. mas você tem que conseguir seguir uma carreira.

Assim como no futebol, pra você viver de jogar bola, tem que conseguir entrar no mínimo em algum clube que lhe pague um salário descente.

Fora que no E-sport tem a alternativa das Streams que hoje em dia é uma grande fonte de dinheiro pra quem trabalha no meio.

Não sei se me expressei bem, mas é isso que penso.

• Curtir 3

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário

@RenatooO999 @marciogt Esquecendo um pouco os esportes vamos fazer uma analogia, da vida de uma pessoa que se dedica a campeonatos e essas coisas para sobreviver: Eu me fecho do mundo para treinar e estudar sobre o jogo, começo a competir e ganhar dinheiro com torneios e etc, consigo me manter apenas com oque ganho com o jogo, porém a curto prazo. Nada é para sempre passam alguns anos e o jogo começa a perder players em total queda, e como só fazia aquilo para sobreviver vou virar mendigo por não saber fazer outra coisa. (fora possíveis problemas que possa ocorrer, psicológicos por exemplo) Não dizendo que os games possam acabar logo, pode bem durar 5 como também pode durar 50 anos, como também pode ser questão de modismo torneios com prêmios altos.
  • Curtir 1

TEPGXFZ.gif

Link para o comentário

[quote name='Kuzzanagi']@RenatooO999 @marciogt Esquecendo um pouco os esportes vamos fazer uma analogia, da vida de uma pessoa que se dedica a campeonatos e essas coisas para sobreviver: Eu me fecho do mundo para treinar e estudar sobre o jogo, começo a competir e ganhar dinheiro com torneios e etc, consigo me manter apenas com oque ganho com o jogo, porém a curto prazo. Nada é para sempre passam alguns anos e o jogo começa a perder players em total queda, e como só fazia aquilo para sobreviver vou virar mendigo por não saber fazer outra coisa. (fora possíveis problemas que possa ocorrer, psicológicos por exemplo) Não dizendo que os games possam acabar logo, pode bem durar 5 como também pode durar 50 anos, como também pode ser questão de modismo torneios com prêmios altos.[/QUOTE] Eu não saberia te responder ao certo, teria que dar uma pesquisada, mas vou responder com base no que eu sei e conheco sobre o assunto... O Dota existe desde meados de 2003/2004 e desde aquela época se tem campeonatos, O league of legends existe desde 2009/2010 e desde essa época ja se tem campeonatos. mas veja bem... Os jogadores, não tiram sua renda através de campeonatos, pelo contrário a menor parte da renda dos jogadores vem de premiações porque veja bem... Os jogadores passam meses treinando pra um capeonato, e ainda se tem a chance deles ganharem ou não aquele torneio, então não da pra você querer ser um jogador profissional de algum game de E-sports se baseando em premiações. Uma pessoa inserida no meio do E-sports pode trabalhar com muitas coisas... Jogador profissional tem salário fixo dado pela empresa na qual ele joga, tem patrocinio para os times, e patrocinio individual. Também tem as Streams que eu ja falei. Você também pode ser um analista ou narrador. São muitas as possibilidades de se ganhar viver nesse meio. Hoje em dia jogadores são contratados por empresas sérias, com patrocinadores grandes, nas maiores empresas se tem as Gaming Houses que são os lugares onde os jogadores ficam e treinam juntos. ------------------------------------------------------------ E sobre a questão da fama do jogo diminuir ou do jogo acabar... Bom, Jogadores profissionais geralmente nesses casos migram de um jogo para outro, ou se aposentam mesmo. mas esses casos do jogo acabar ou perder fama, são rarissimos, veja só o Dota, ta ai até hoje, são mais de 10 anos de game e o jogo ainda vive sem problemas. Também vai do jogador não ser doido, e escolher um jogo que tem o potencial e que ja tem uma tradição no meio. Muitos jogos tentam entrar no mundo do E-sport, poucos conseguem, e dos que conseguem poucos duram no meio. ------------------------------ Então antes de alguem pensar e entrar no meio, tem que pensar bem, muito bem e analisar tudo.. mas se é um sonho de alguem, vale a pena tentar. --------------------- E caso um jogador viva nesse meio e depois saia dele, se o cara for esperto vai ter um bom dinheiro guardado para pagar uma faculdade ou começar um negócio quem sabe, porque o dinheiro que um jogador profissional pode conseguir se for experto não é pouco, muito pelo contrário. De novo não sei se conseguir dizer tudo certinho, é que to meio ocupado e to no fórum tbm kkk.
  • Curtir 1

uw9xeXA.gif

Link para o comentário

@Kuzzanagi Assim como uma empresa de negócios pode falir, o que os funcionários vão fazer? procurar outra empresa, de preferência no mesmo ramo O que os profissionais de e-sport vão fazer? procurar um outro jogo do mesmo estilo e se dedicar.. Além de que existem muitas outras profissões que o cara pode seguir nesse meio, como streamer, narrador, organizador de eventos, etc Até pq quando a pessoa passa dos 30 anos de idade já começa a perder um pouco dos reflexos, e isso interfere diretamente no jogo, então realmente essa não é uma profissão que dura pra sempre.. O jogador tem que ter consciência disso e se preparar.. ------------- Obs: O dota ta aí faz 10 anos e sem nenhum tipo de incentivo ou publicidade por parte da valve, a própria comunidade faz com que o jogo cresça off https://www.youtube.com/watch?v=DPhIwx6E4Wo
  • Curtir 1
nQ3rEGL.png

Link para o comentário

To com preguiça de ler oque o pessoal ta dizendo, escrevam menos rs.

Na minha humildade opinião, e-Sport ou Esporte Eletrônico, como preferirem, é sim um Esporte !!! Basta ver toda rotina de um profissional, além do fator externo (patrocínios,transmissões,investimentos,organizações,mídia especializada,etc..) É igual, ou caminha para os moldes de um esporte como o futebol ou relacionados.

É uma rede expansível. Porque? No e-Sport, temos diversas e diversas categorias. Cada jogo, que se tem algo profissional, está dentro do e-Sport. Jogador profissional de League of Legends = CyberAtleta , Jogador profissional de Counter Strike = CyberAtleta. Assim como um Jogador de Futebol é um atleta e um Jogador de Vôlei também é um atleta.

Enfim, a discussão é interessante, é algo novo, que surge com as devidas proporções então fica com essa dúvida no ar. Mas já existem projetos para legalização do e-sport (No Brasil, em outros países, já é visto de uma outra forma totalmente diferente), projetos para ser incrementado em Olimpíadas, dentre vários outros...

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário

hehe, conheço o dota tem um tempo e confesso que de um tempo pra cá jogos do tipo vem ganhando espaço no mercado. Porém como toda empresa preza os lucros a partir do momento que for inviável esse tipo de coisa, tudo se acabará. Lembro em 98 até 2002 mais ou menos eu participava muito de torneios de counter-strike, inclusive patrocinado. Porém com a facilidade de se adquirir um PC, as lan houses foram desaparecendo e consecutivamente torneios diminuindo. Após isso entrou a época dos mmorpg muita gente migrou para esse tipo de jogo apesar de não ter torneios rentáveis na maioria sempre se conseguia uma forma de ganhar dinheiro, seja venda itens, personagens e coisas do tipo, após isso veio a vez dos mobas que mais uma vez muda totalmente o tipo de jogo. Isso atrapalha e muito, por exemplo quando você está muito acostumado a algo, e a adaptação a outra coisa que de certa forma é "semelhante" e ao mesmo tempo totalmente diferente pode ser muito difícil. Dei três coisa que aconteceram comigo como exemplo apesar de eu nunca ter sido profissional, da para se ter uma noção de como funcionou o mercado de games em 18 anos. Após tudo isso (voltado ao tópico) como vou poder assumir uma coisa como isso que não se pode ter certeza alguma sobre seu futuro como um esporte. Jogos vão surgir sempre, plataformas vão sempre melhorar, sempre vai ter competições pois ninguém quer ser pior que próximo. Mas a certeza e confiabilidade que uma pessoa que trabalha com qualquer esporte por mais que o esporte seja ignorado por investidores o atleta ainda consegue viver disso. Sempre houve alguém chutando um bola para o futebol ser futebol, sempre teve alguém correndo para se ter uma maratona e assim por diante. com outros esportes além de se ter em comum a atividade fisíca e nunca o sedentarismo. Bom tá difícil de expor minha de pensamento hehe acredito que não tenha ficado muito claro. @'Moriarty patrocínios, transmissões, investimentos, organizações, mídia especializada. Isso é o alvo de quase tudo que uma empresa preza, um exemplo bem famoso e na minha área de trabalho é o rock'n rio, tomorrow land ou qualquer outro evento. A maioria tem patrocínio, os grandes tem transmissões, absolutamente todos tem investidores, sempre tem organizações, e mídia especializada para o público alvo. Mas isso não faz de um DJ, uma Banda ou um Cantor um atleta. hehe Dei um exemplo só da minha área de trabalho. @Edit Achei uma forma de resumir em uma frase oque to tentando dizer desde o começo. [I]"Como considerar o E-Sport, já que é uma área que está em constante modificação?"[/I] Acho que assim ficou mais fácil de entender.

TEPGXFZ.gif

Link para o comentário

o nome e diferente por um motivo

e-sports =/= esportes

são coisas diferentes com nomes diferentes

os unicos jogos que dão realmente premios significativos são jogos que vc tem q ser um viado virgem pra jogar então nem vale a pena

ionísio' date=' post: 9481752, member: 4648551"']Não,ficar só jogando vai deixar você gordo e nenhum esporte te deixa gordo.

Flw

to pesando 56kg e fico o dia inteiro jogando e resolvendo coisas do forum

fora que so como biscoito, hambuguer e outras porcarias que so engordam

e pra quem ta falando de questão de dinheiro em e-sports saiba que tanto esporte quanto e-sport nao sustenta ninguem so os poucos que se destacam falo isso com certeza por ter atletas profissionais na familia

UVe8MJd.pngkjHJVbM.png
Link para o comentário

Eu acho completamente desnecessária essa luta por querer que e-sports seja realmente visto como esportes. É algo completamente legal, que movimenta dinheiro, que possui profissionais mesmo sem ser esporte. Pra quê?

Toda pessoa que gosta de campeonatos do tipo defendem que xadrez é esporte também. Já li isso várias vezes. Tecnicamente, pelo dicionário, e-sports é esporte e xadrez também. Só que quem se importa? Sério. Não adianta, o mundo nunca vai levar a sério o nome e-"sports", não tem necessidade. Boceta é uma caixinha para guardar pequenos objetos. Alguém liga para o significado técnico da palavra? Não.

E-sports é esporte? Pelo dicionário sim, mas dicionário não pensa. Jamais será aceito como esporte por outras pessoas fora da comunidade "gamer" e isso não tira a graça dos campeonatos e a dedicação dos profissionais. Profissionais, não esportistas.

• Curtir 3
Link para o comentário

@Kuzzanagi Eu entendo, mas no caso, estamos numa comparação entre esporte e e-sport, esse fatores que citei, é só pra demonstrar que e-sport não está diferente. Se quisermos ser mais específicos podemos. Um time de futebol tem uma rotina de treinos, assim como um time de e-sport. Um time de algum esporte geralmente tem uma alimentação especifica, time de e-sport também (pelo menos em organizações sérias). Direito de imagem, contrato, multa rescisória, entre outros exemplos estão no esporte, como no e-sport. [QUOTE]e pra quem ta falando de questão de dinheiro em e-sports saiba que tanto esporte quanto e-sport nao sustenta ninguem so os poucos que se destacam falo isso com certeza por ter atletas profissionais na familia[/QUOTE] Nos jogos que acompanho, League of Legends, CS:GO, Hearthstone, um jogador profissional, que está em uma boa organização consegue muito bem se auto sustentar, a Riot paga super bem. Eu já joguei, nível amador e consegui tirar um dinheiro '-'. Nós vemos, não só jogadores, mas streamers, youtubers, pessoas que participam de eventos, que usam do e-sports para tirar seu ganha pão. Óbvio, não são todos, principalmente no começo não da pra sobreviver disso, mas é como qualquer emprego. Começa lá embaixo, ganhando uma mixaria, até chegar no topo, já ganhando muito dinheiro. Futebol é um esporte, vôlei é um esporte, hipismo é um esporte, e-sport é um esporte '-'. Tão confundindo as coisas. A palavra não tem que ser igual ué, é um segmento. [QUOTE]os unicos jogos que dão realmente premios significativos são jogos que vc tem q ser um viado virgem pra jogar então nem vale a pena[/QUOTE] Nem vou comentar rs. Cada coisa que eu tenho que ler.
  • Curtir 2

bXbEjwF.png

Quem vai dizer de amor?

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário

3683t9q.png

Acho que já esclareci meu ponto de vista..

Esporte é isso aí que ta nas img.

nós

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

Link para o comentário

Bom, só pra deixar os pontos claros.

pra mim Esporte e E-sport são coisas diferentes.

Mas uma merece tanto reconhecimento quanto o outro.

e acho que isso é só questão de tempo, e de novas gerações que estão por vir.

uw9xeXA.gif

Link para o comentário

Não entendo o debate. A resposta é não, não tem essa de eu acho, minha opinião é...

Achar é uma coisa, fatos são outras. Esporte é qualquer atividade que requer exercício físico. Ficar parado em um computador jogando não é considerado exercício físico, lamento.

• Curtir 2

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário

Definição de esporte:

prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição; desporte, desporto.

bXbEjwF.png

Quem vai dizer de amor?

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário

Definição de esporte:

prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição; desporte, desporto.

Ter competitividade de um jogo online não o torna um esporte, nando.

Como eu disse, esporte= Atividade física.

Não adianta querer bater na mesma tecla, e-sports não é esporte, pois não há pratica de exercício físico, que define esporte.

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário

Se xadrez, um jogo de tabuleiro é considerado um esporte, por que não um jogo de plataforma online?

O termo "esporte" se refere somente a um jogo com atividade física? Pois bem. As coisas podem mudar - repito o que comentei acima. E por que será que nunca se questionaram sobre isso até agora? ehaueuahehauh

Por que não? Um esporte = jogo contêm competitividade. E-Sports contêm isso. Ainda não consigo compreender o motivo de terem criado um novo termo para se referir sendo que é a mesma coisa. Os que dizem o contrário são só presos a tradições, ou que supervalorizam demais os "verdadeiros" esportes que praticam.

• Curtir 1

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário

PRATICA METÓDICA, individual ou coletiva, de jogo, OU qualquer atividade fisica.

ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde.

E/OU COMPETIÇÃO.

uw9xeXA.gif

Link para o comentário

Cara não adianta insistir,ficar sentando jogando não faz de você um esportista,é mais facil pegar uma bola e sair chutando do que tentar convencer com esse papo de competitividade zZzZzZ

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

Link para o comentário

“Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”, ou seja, uma atividade relacionada com a física newtoniana.

Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um “piscar dos olhos”, um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva.

@[D]ionísio

Seus comentários são a mesma coisa que nada, sem argumentação nenhuma, e pelo que vi na Tag isso aqui é um debate... Se não nada a acrescentar não fica floodando ;D

bXbEjwF.png

Quem vai dizer de amor?

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.