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Genialidades desperdiçadas


-Fight-
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Sabe aquele seu amigo, ou até você mesmo, que num computador, o conhece mais do que qualquer coisa? Sabe fazer tudo, simplesmente tudo?

Ou até mesmo aquela pessoa que desenha ou constrói algo como ninguém;

Mas que ambos, as vezes vão mal na escola, no vestibular...

 

Pois é, geralmente gênios são desperdiçados e deixados de lado, por serem feitos acreditar que só existe um meio de chegar ao topo.

 

Olhe essa imagem, reflita, exponha sua opinião.

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  • Velha Guarda Ex-Staffer

Vejo muitos talentos serem desperdiçados, muitos por falta de incentivo, estrutura e outros por idiotices mesmo.

Aqui na minha cidade um cara que pinta e desenha divinamente, só que tá se acabando nas drogas, outros dois jogam muita bola aposto que poderiam estar em times hoje em dia, só que não tem boa estrutura familiar, acabou caindo nas drogas também.

Na escola mesmo vejo pessoas muito inteligentes, só que por terem preguiça acabam se dando mal.

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Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

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Genialidades desperidaçadas acontecem por vários motivos.

Falta de estrutura

Falta de incentivo

Falta de vontade e entre outros.

 

 

A gente se depara com alguns na vida.

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Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

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Não podemos confundir as coisas. As pessoas podem ter Talento e Inteligencia, ou apenas um!

 

Se uma pessoa é um gênio, vê o mundo de uma forma construtiva, claramente ela deve ter conhecimento, contudo inteligencia, isso

não cabe a ele ser um desqualificado na vida, ou seja, a ponto de ser tratado como ******s, burros. Mesmo algumas vezes não conseguindo oque quer, como um

vestibular, tirar notas boas e etc; ela consequentemente é capaz de fazer aquilo porque ele é bom e consegue, ou seja, não porque o mundo obriga ele a ser daquele jeito.

 

Já o talento que é generalizado por falta de estrutura, incentivo. Porem ambos, juntamento com a Inteligencia, necessitam de boas condições, de boa estrutura, incentivo e etc.

Mesmo a imagem fazendo sentido, creio eu que a pessoa é inteligente em todos modos de agir, tanto prática, quando na teoria.

D a r k s w a m p/ D a r k s w a m p / D a r k s w a m p

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Bom para mim, não existe tal fator inteligência de nascença a não ser pelo mero rotulo, eu acredito que com esforço e persistência você consegue se aperfeiçoar e fazer muito mais do que acredita,(não sou meritocrata). Já que o dom de aprender é o que concretiza a inteligência... aprendemos a falar, criamos línguas, aprendemos a pensar, criamos ideias e por ai em diante..

Contudo, existe o fator do não ter oportunidade nem um ambiente para fazer isso, o que é triste de fato e acredito que isso sim se encaixaria seu tema 'Genialidades desperdiçadas' .

 

Não me considero um gênio ou algo do tipo, mas eu estou escrevendo 2 livros, sobre uma história envolvendo política e outro de poesias/poemas e pensamentos.

Gosto de filosofia e psicologia, mas sempre puxei para o lado filosófico. Faço pinturas virtuais e acredito ter um bom 'nivel' de inglês, estou embusca de aprender Alemão e aperfeiçoar mais ainda o inglês que nunca deixei de aprender, trabalho como consultor e suporte de uma Editora da familia, faço uma universidade de Analise e desenvolvimento de sistemas e estava estudando para tentar medicina, quem sabe :] ? Não me considero rico, não sei nem se eu chego em classe média baixa ou algo do tipo, o que eu tenho é capital intelectual, que ao meu ver é algo extremamente importante e muito mais proveitoso.

 

Eu era ruim em matemática na escola (8 série), então decidi dar aulas de matemática para um pessoal na internet e me esforçava para aprender e poder ensinar, isso deu certo, hoje não tenho mais dificuldades como antes.

Momentos desmotivacionais acontece com frequência, todas notas baixas que tirei, todas as vezes que senti/passei dificuldades e duvidaram de minha capacidade, sabe o que eu idealizei com isso ?

Que se dar bem é atrelado a primeiramente uma tentativa, que pode gerar um fracasso ou não, mas apartir daí é que entra a questão do continuar tentando mesmo após fracassar e não desistir de suas metas mesmo que outros não acreditem em você ou te coloque para baixo.

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Essa tirinha me leva a exemplo um colega meu que estuda comigo desde a 1 série, onde,

quando chegamos no 7º ano, poderíamos dizer que ele era VAGABUNDO e não queria nada com nada, porém, depois do esporro que levou de um professor muito querido

da escola, o mesmo mudou da água pro vinho, e, hoje em dia no 3º ano, o rapaz tem a melhor nota de toda rede SESI do estado do Espirito Santo.

E aí que vemos que qualquer um tem condições e capacidades de ser o que pensa, basta acreditar.

Tá me olhando porque? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

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Quem é gênio de verdade sabe reconhecer e lidar com suas dificuldades. Aliás, mesmo quem não é gênio sabe fazer isso, é só questão de ter maturidade e ser esforçado. Acho ridículo agir como se os melhores da sua turma vão bem porque são gênios em todas as matérias sendo que provavelmente não é gênio em nenhuma mas é esforçado e por isso vai bem.

 

Aqui na faculdade eu tive bastante dificuldade para entender álgebra linear, em vez de usar isso como desculpa pra ter mau desempenho usei isso como justificativa pra me esforçar mais do que o normal. No decorrer do período fiz cerca de 320 exercícios e realmente consegui ir bem em todas as provas.

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Vocês estão trocando os pés pelas mãos... O tópico tem o intuito de falar sobre os "gênios" em uma determinada área, ou até mesmo como o Dark falou, pessoas talentosas, que as vezes vão mal na escola, no vestibular;

E não podem mostrar ao mundo suas habilidades, pois o sistema criou um método de ciclo vicioso para chegar no "topo", e ter um nome na história:

Estudar a infância e toda adolescência - Vestibular - Estudar mais - Formação - Especialização, e assim vai, até o cara chegar nos 30/40 anos estudando, e só assim ser recrutado para uma área grande, onde terá nome ali.

Sim, não tiro o mérito de quem corre atrás, mas as oportunidades para quem não entra nesse "sistema", são bem mais reduzidas, entendem?

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Quem é gênio de verdade sabe reconhecer e lidar com suas dificuldades. Aliás, mesmo quem não é gênio sabe fazer isso, é só questão de ter maturidade e ser esforçado. Acho ridículo agir como se os melhores da sua turma vão bem porque são gênios em todas as matérias sendo que provavelmente não é gênio em nenhuma mas é esforçado e por isso vai bem.

 

Aqui na faculdade eu tive bastante dificuldade para entender álgebra linear, em vez de usar isso como desculpa pra ter mau desempenho usei isso como justificativa pra me esforçar mais do que o normal. No decorrer do período fiz cerca de 320 exercícios e realmente consegui ir bem em todas as provas.

 

Quem é gênio de verdade percebe os absurdos. Gênio de verdade vê muito mais que os outros. Um gênio não vai se esforçar para aprender algo que ele realmente não vê necessidade e é isso que nós precisamos. Quando você chega na 1ª série do ensino médio você começa a perceber coisas ridículas no aprendizado que todos tratam como normais. Para um pouco para pensar, você que quer direito vai ser forçado a aprender coisas sobre o embrião e como se formam, até mesmo vão te forçar a aprender sobre resistores, geradores e etc. Daí você pode me dizer que eu vou usar isso na vida, bem verdade. Mas olhando nos exercícios, os problemas sempre começam com "um aluno..." ou "um eletricista..." porque é isso. Você decora três anos de pura merda para ir bem na prova, depois que terminar vai usar no vestibular (que é o sistema mais estúpido que já vi para dar uma oportunidade de boa vida) e quando passar nunca mais vai usar isso, não vai importar nada disso no seu curso ou na sua carreira.

Então é aí que fica fácil de perceber a hipocrisia dos exercícios. Eles já sugerem que você só vai usar isso sendo aluno e se escolher uma área relacionada com isso.

 

Parabéns se você fez tanto para aprender, de verdade. Você está corretíssimo, mas foi esse o futuro que você escolheu para a sua vida. Eu quero ser um advogado, não quero ser biólogo, não quero ser físico ou engenheiro. Então quando me fazem aprender o nome de todas as partes do corpo de uma tênia, a tensão de um sistema de resistores em paralelo ou funções de terceiro grau, eu realmente me revolto porque isso nunca vai estar na minha vida.

 

Por fim, reflita: você pode ser um gênio na área da justiça, usar história, filosofia e sociologia para mudar completamente o que vemos como justiça. Mas só vai poder ajudar o mundo dessa maneira se você souber muito de biologia, física, química... e qual o sentido? Nenhum.

 

Há muitos gênios que não têm oportunidades ou se sentem oprimidos e se acham burros, então eles são só mais alguns.

 

*Eu não sou gênio, deixo bem claro que não estou insinuando isso. Mas também sei que sou bem mais inteligente do que meus 40 em física e biologia fazem parecer.

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Quem é gênio de verdade percebe os absurdos. Gênio de verdade vê muito mais que os outros. Um gênio não vai se esforçar para aprender algo que ele realmente não vê necessidade e é isso que nós precisamos. Quando você chega na 1ª série do ensino médio você começa a perceber coisas ridículas no aprendizado que todos tratam como normais. Para um pouco para pensar, você que quer direito vai ser forçado a aprender coisas sobre o embrião e como se formam, até mesmo vão te forçar a aprender sobre resistores, geradores e etc. Daí você pode me dizer que eu vou usar isso na vida, bem verdade. Mas olhando nos exercícios, os problemas sempre começam com "um aluno..." ou "um eletricista..." porque é isso. Você decora três anos de pura merda para ir bem na prova, depois que terminar vai usar no vestibular (que é o sistema mais estúpido que já vi para dar uma oportunidade de boa vida) e quando passar nunca mais vai usar isso, não vai importar nada disso no seu curso ou na sua carreira.

Então é aí que fica fácil de perceber a hipocrisia dos exercícios. Eles já sugerem que você só vai usar isso sendo aluno e se escolher uma área relacionada com isso.

 

Parabéns se você fez tanto para aprender, de verdade. Você está corretíssimo, mas foi esse o futuro que você escolheu para a sua vida. Eu quero ser um advogado, não quero ser biólogo, não quero ser físico ou engenheiro. Então quando me fazem aprender o nome de todas as partes do corpo de uma tênia, a tensão de um sistema de resistores em paralelo ou funções de terceiro grau, eu realmente me revolto porque isso nunca vai estar na minha vida.

 

Por fim, reflita: você pode ser um gênio na área da justiça, usar história, filosofia e sociologia para mudar completamente o que vemos como justiça. Mas só vai poder ajudar o mundo dessa maneira se você souber muito de biologia, física, química... e qual o sentido? Nenhum.

 

Há muitos gênios que não têm oportunidades ou se sentem oprimidos e se acham burros, então eles são só mais alguns.

 

*Eu não sou gênio, deixo bem claro que não estou insinuando isso. Mas também sei que sou bem mais inteligente do que meus 40 em física e biologia fazem parecer.

Você sabe o quanto a astronomia contribuiu pro mundo moderno? Se ver superficialmente você pode concluir que nada, só que na verdade diversas tecnologias e técnicas surgiram disso. Tem uma técnica chamada de síntese de abertura (tem poucas fontes em português que falam sobre isso, se quiser pesquisar em inglês é aperture synthesis) que foi desenvolvida com astronomia em mente mas é bem utilizado em medicina para tomografia computadorizada, ressonância magnética, tomografia por emissão de positrões, etc. Os telescópios também precisam ser feito em sala estéril e os protocolos desenvolvidos para isso hoje em dia são utilizados em alguns hospitais e na fabricação de alguns remédios. A tecnologia dos sensores para captura de imagem no espaço é utilizado em cãmeras atuais, novas tecnologias de lentes (óculos, microscópios, etc), GPS, técnicas para encontrar combustíveis fóssies, até a internet só está tão desenvolvida como está hoje por causa da astronomia.

 

A escola é similar a astronomia nesse sentido, o conteúdo mesmo pode ter pouca ou nenhuma importância para você, talvez tem alguma utilidade para te introduzir a áreas diferentes, mas o interessante mesmo é as habilidade que você adquire tentando aprender esse conteúdo. Você aprende a reter e utilizar uma grande quantidade de informações, como é uma quantidade muito grande de conteúdo fica inviável decorar frases soltas, então acaba também tendo que aprender a fazer uma ligação lógica de uma coisa com a outra. Exatas em geral é bem interessante para desenvolver seu raciocínio e sua capacidade de abstração e de pensar adiante. Em trigonometria por exemplo tem vários exercícios que vão acabar exigindo que você aplique alguma propriedade ou faça alguma substituição que no momento em que você está fazendo pode até parecer inútil mas que acaba fazendo bastante diferença no final do exercício.

 

Então me desculpa mas acho que um gênio conseguiria pensar mais profundamente no assunto e veria utilidade para o que se aprende na escola em vez de ficar se achando um floquinho de neve especial que aprende só o que quer. Até por questão de maturidade, não dá pra ficar na expectativa de tudo ir do jeito que você quer, você no decorrer da vida não vai fazer só o que você julga ser necessário. No ensino médio teve um cara na minha turma que queria virar ator, isso não impediu ele de se dedicar bastante na escola, saiu destruindo os vestibulares, passou em cursos disputados na USP e unicamp. Como ele queria ser ator, o que não faltaria era desculpas pra ter baixo desempenho em todas as matérias.

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Você sabe o quanto a astronomia contribuiu pro mundo moderno? Se ver superficialmente você pode concluir que nada, só que na verdade diversas tecnologias e técnicas surgiram disso. Tem uma técnica chamada de síntese de abertura (tem poucas fontes em português que falam sobre isso, se quiser pesquisar em inglês é aperture synthesis) que foi desenvolvida com astronomia em mente mas é bem utilizado em medicina para tomografia computadorizada, ressonância magnética, tomografia por emissão de positrões, etc. Os telescópios também precisam ser feito em sala estéril e os protocolos desenvolvidos para isso hoje em dia são utilizados em alguns hospitais e na fabricação de alguns remédios. A tecnologia dos sensores para captura de imagem no espaço é utilizado em cãmeras atuais, novas tecnologias de lentes (óculos, microscópios, etc), GPS, técnicas para encontrar combustíveis fóssies, até a internet só está tão desenvolvida como está hoje por causa da astronomia.

 

A escola é similar a astronomia nesse sentido, o conteúdo mesmo pode ter pouca ou nenhuma importância para você, talvez tem alguma utilidade para te introduzir a áreas diferentes, mas o interessante mesmo é as habilidade que você adquire tentando aprender esse conteúdo. Você aprende a reter e utilizar uma grande quantidade de informações, como é uma quantidade muito grande de conteúdo fica inviável decorar frases soltas, então acaba também tendo que aprender a fazer uma ligação lógica de uma coisa com a outra. Exatas em geral é bem interessante para desenvolver seu raciocínio e sua capacidade de abstração e de pensar adiante. Em trigonometria por exemplo tem vários exercícios que vão acabar exigindo que você aplique alguma propriedade ou faça alguma substituição que no momento em que você está fazendo pode até parecer inútil mas que acaba fazendo bastante diferença no final do exercício.

 

Então me desculpa mas acho que um gênio conseguiria pensar mais profundamente no assunto e veria utilidade para o que se aprende na escola em vez de ficar se achando um floquinho de neve especial que aprende só o que quer. Até por questão de maturidade, não dá pra ficar na expectativa de tudo ir do jeito que você quer, você no decorrer da vida não vai fazer só o que você julga ser necessário. No ensino médio teve um cara na minha turma que queria virar ator, isso não impediu ele de se dedicar bastante na escola, saiu destruindo os vestibulares, passou em cursos disputados na USP e unicamp. Como ele queria ser ator, o que não faltaria era desculpas pra ter baixo desempenho em todas as matérias.

 

"Floquinho de neve especial" foi baboseira. Eu apoio um ensino mais objetivo de forma geral e não específico. Então de "especial" não tem nada, não seria para pessoas específicas. Nada contra trigonometria, por exemplo, excelente matéria para lógica e desenvolvimento da ideia de espaço. Mas... sério? Há centenas de formas de ser objetivo com isso, ser prático e fazer o aluno ter muito mais compreensão. Completamente ilógico me dizer que biologia faz a diferença e que decorar nomes de partes do corpo específicas te ajudará a absorver informações.

 

Seu comentário partiu da ideia de que eu acho que todo conteúdo do ensino médio deveria ser jogado fora, então nem tem muito o que responder. Para mim a inteligência não é uma porrada de matéria que você sabe não ser bom e que você tem extremas dificuldades. Eu estudei três tardes, me matei para aprender UM capítulo de química orgânica... a verdade? Foram três tardes para decorar nomes que eu vou aplicar nos exercícios e não vou conseguir manter em minha mente, são nomes extensos, confusos e difíceis de compreender. "Ahh, um gênio decoraria". Gênio não é igual o Batman não, tem um motivo para ele ser ficção. Acha que Albert Einstein sabia tudo na ponta da língua? Acha que Albert Einstein deixaria de ser tão inteligente se não soubesse como funciona a reprodução de uma gimnosperma incluindo todos os nomes?

 

Então é. Sou completamente contra o sistema de avaliação no ensino atual e o que aprendemos no ensino médio. Não, não acho que deveriam tirar tudo do ensino médio, ninguém citou trigonometria antes de você, mas dos conteúdos que eu falei você não disse nada porque não faz sentido mesmo. É legal esse pensamento de fazer ligações lógicas, infelizmente quando te dão vários nomes e termos que foram inventados de diferentes formas, não é possível fazer uma ligação lógica. Realmente admiro seu conhecimento e seu interesse, mas eu poderia aprender a teoria da síntese da abertura, me fascinaria já que gosto muito de astronomia e me irritaria quando dissessem "agora aprende essas fórmulas e aplica em coisas que você não tem o interesse".

 

E fugindo um pouco do tópico... o conteúdo massivo além de oprimir pessoas com grande capacidade também oprime qualquer um que aprenda. A minha namorada, a menina que tem maiores notas na sala (e que é a pessoa mais próxima de definir como gênio que eu conheci) anda chorando porque durante quatro bimestres fizeram ela estudar igual uma retardada, exigiram coisas absurdas, decorebas, coisas que ela tentava, mas não fazia sentido. Segunda tinha aula de tarde, estudava de terça até quinta de tarde e de noite em todos os dias, fazia alguma prova na sexta e repetia na próxima semana. É exagero.

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"Floquinho de neve especial" foi baboseira. Eu apoio um ensino mais objetivo de forma geral e não específico. Então de "especial" não tem nada, não seria para pessoas específicas. Nada contra trigonometria, por exemplo, excelente matéria para lógica e desenvolvimento da ideia de espaço. Mas... sério? Há centenas de formas de ser objetivo com isso, ser prático e fazer o aluno ter muito mais compreensão. Completamente ilógico me dizer que biologia faz a diferença e que decorar nomes de partes do corpo específicas te ajudará a absorver informações.

 

Seu comentário partiu da ideia de que eu acho que todo conteúdo do ensino médio deveria ser jogado fora, então nem tem muito o que responder. Para mim a inteligência não é uma porrada de matéria que você sabe não ser bom e que você tem extremas dificuldades. Eu estudei três tardes, me matei para aprender UM capítulo de química orgânica... a verdade? Foram três tardes para decorar nomes que eu vou aplicar nos exercícios e não vou conseguir manter em minha mente, são nomes extensos, confusos e difíceis de compreender. "Ahh, um gênio decoraria". Gênio não é igual o Batman não, tem um motivo para ele ser ficção. Acha que Albert Einstein sabia tudo na ponta da língua? Acha que Albert Einstein deixaria de ser tão inteligente se não soubesse como funciona a reprodução de uma gimnosperma incluindo todos os nomes?

 

Então é. Sou completamente contra o sistema de avaliação no ensino atual e o que aprendemos no ensino médio. Não, não acho que deveriam tirar tudo do ensino médio, ninguém citou trigonometria antes de você, mas dos conteúdos que eu falei você não disse nada porque não faz sentido mesmo. É legal esse pensamento de fazer ligações lógicas, infelizmente quando te dão vários nomes e termos que foram inventados de diferentes formas, não é possível fazer uma ligação lógica. Realmente admiro seu conhecimento e seu interesse, mas eu poderia aprender a teoria da síntese da abertura, me fascinaria já que gosto muito de astronomia e me irritaria quando dissessem "agora aprende essas fórmulas e aplica em coisas que você não tem o interesse".

 

E fugindo um pouco do tópico... o conteúdo massivo além de oprimir pessoas com grande capacidade também oprime qualquer um que aprenda. A minha namorada, a menina que tem maiores notas na sala (e que é a pessoa mais próxima de definir como gênio que eu conheci) anda chorando porque durante quatro bimestres fizeram ela estudar igual uma retardada, exigiram coisas absurdas, decorebas, coisas que ela tentava, mas não fazia sentido. Segunda tinha aula de tarde, estudava de terça até quinta de tarde e de noite em todos os dias, fazia alguma prova na sexta e repetia na próxima semana. É exagero.

Desculpa mesmo pelo post gigante, sai digitando e só me toquei do tamanho depois que terminei.

 

Praticamente seu post anterior inteiro foi pra falar que o que se aprende na escola provavelmente não vai ser importante pra vida, que somente será utilizado por você como aluno ou caso siga uma área específica. Usei trigonometria como exemplo pra apontar que uma matéria superficialmente pode parecer inútil mas que na verdade te ajuda a desenvolver umas habilidades interessantes pra qualquer um, então o que eu disse faz sentido sim, você não ter dito nada sobre trigonometria antes é irrelevante pro que eu estava tentando argumentar. Do conteúdo que você abordou eu respondi tudo, não de pegar diretamente cada trecho do post e responder, mas creio eu que absorvi bem a idéia principal e respondi ela. Meu comentário não necessita que você não veja necessidade em todo o conteúdo do ensino médio pra ser válido, se você acha que boa parte é inútil já se aplica.

 

Trigonometria tem poucas propriedades para se decorar e poucas equações diferentes a serem utilizadas, sendo que a maioria delas podem ser deduzidas facilmente pelas mesmas 4 equações. O que trigonometria mais exige de você é a capacidade de pensar adiante, de no passo atual imaginar quais substituições podem facilitar para a resolução do exercício 4 passos depois. A matéria é pura lógica e raciocínio, é dificil conseguir algo mais objetivo do que isso pra desenvolver lógica e raciocínio. Biologia você tem que lidar com uma quantidade absurdamente grande de informações, não vai dar certo se você tentar só sair decorando nome. Discordo de você, não é só nome solto pra decorar, há uma ligação lógica entre uma coisa e outra sim, e decorar e organizar informação é uma habilidade, isso é algo que se desenvolve praticando. Você com certeza vai esquecer de tudo depois do vestibular, mas se estudou direito vai estar mais apto para decorar o que for preciso na faculdade. Química orgânica acho até mais interessante, se você realmente entender o processo de nomenclatura vai ver que há menos conteúdo pra decorar do que parece e tem bastante lógica envolvida. Lembro de um dermatologista que minha mãe já consultou algumas vezes, Milton Peruzzo, o cara explica detalhadamente o que você tem, todo o seu processo de pensamento que leva a crer isso e ainda fez alguns desenhos em um quadro enquanto explicava pra ficar mais fácil de entender. A consulta do cara pode ser 400 reais, mas ele se destaca, dá pra ver o porque ele pode cobrar isso. Advogado é similar nesse aspecto, aquele que tem boa parte das informações importantes na cabeça vai falar com uma confiança e firmeza completamente diferente do que quem não tem e quem for te contratar provavelmente vai prestar atenção nisso, então você vai me desculpar mas é importante você ter essa habilidade bem desenvolvida, se você realmente for advogado é importante ter o máximo possível na ponta da língua.

 

Não concordo com tudo nem com a quantidade de matéria que é dada no ensino médio, mas vejo necessidade de ter essa diversidade de matérias especificas que exigem bastante raciocínio ou que você decore uma boa quantidade de conteúdo. Não só por isso de você desenvolver essas habilidades, mas também pra introduzir os alunos a áreas diferentes. Creio eu que se tirar uma matéria do ensino médio a tendência é ter um numero menor de pessoas interessadas nela e consequentemente menos profissionais na área. Esse sistema atual pra mim é ruim para as massas mas beneficia muito quem é esforçado, fica relativamente fácil de se destacar.

 

Achei engraçado você ter falado de Einstein, não acho que foi um bom exemplo. Eu estou escrevendo um artigo com um professor da faculdade de superfície estendida, pra desenvolver uma equação da temperatura tive que usar bastante conhecimento de trigonometria, função hiperbólica, equação diferencil ordinária, cálculo diferencial e integral, lei de resfriamento de Newton e lei de Fourier. Não é equação pronta que se acha em livro, nesse caso precisou desenvolver ela inteira mesmo, gastei 2 páginas frente e verso só de conta. Podia até não saber todo o conteúdo na ponta na língua, mas a maior parte sim e acho que isso foi essencial pra saber resolver isso. Já o Einstein abordou assuntos muito mais complexos que esse que exigia conhecimento profundo de muito mais áreas, é alguns níveis de dificuldade acima do que eu estou fazendo que já exige bastante conteúdo. Não acho que seria viável sequer conseguir fazer um esboço coerente da teoria da relatividade sem ter uma boa quantidade de conteúdo na ponta da língua, provavelmente fez um esboço e com o tempo foi refinando e desenvolvendo mais a teoria enquanto estudava mais os assuntos. De qualquer forma, te dou certeza que só pra fazer um esboço da teoria da relatividade ele teve que utilizar muito mais conteúdo e lógica do que você já utilizou em qualquer prova sua. Provavelmente depois que entrou na faculdade ele esqueceu esses conteúdos de ensino médio, mas nesse caso já não importava mais, tenho certeza que ele tinha boa capacidade de organizar e decorar informações que era o importante de ser aprendido. De qualquer forma, caso não sabe, o vestibular das faculdades boas é bem disputado e você vai precisar da maior parte do conteúdo no ensino médio na ponta da língua pra ter chance de passar. Não é ficção fazer isso, todos os anos milhares de alunos conseguem passar.

 

Meu ensino médio além de estudar em uma escola que eu acho que é de bom nível, com aula de manhã e a tarde, ainda fazia curso de noite. Depois de concluir ensino médio ainda fiz mais 1 ano no Poliedro que conseguia ter um ritmo ainda mais puxado, dando uma quantidade absurda de matéria por dia, tem centenas de pessoas estudando tanto quanto eu e umas dezenas até mais. O melhor da minha turma no Poliedro dormia 4~5 horas por dia e no resto estava estudando. É cansativo mas faz parte. Não vai achando que isso é exclusividade de ensino médio não porque boa parte dos trabalhos com bom salário pode acabar sendo até pior. Meu pai trabalha em uma multinacional e tem um cargo alto, ele entra lá antes dos funcionários de cargo baixo e frequentemente fica até muito depois. Já teve dia que ele entrou as 7 da manhã, saiu 1 da manhã pra ter que voltar as 7 de novo. Claro, não é assim todos os dias, mas sempre tem umas épocas ruins que tem que trabalhar num ritmo louco. Só pra deixar claro, não estou dizendo que isso deve ser o objetivo de vida de todo mundo, mas se quer estudar muito pra ser médico ou engenheiro por exemplo, reconsidere sua opção caso ache que o ensino médio está muito puxado porque vai ficar pior.

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