Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • 0

discussão Tudo sobre fotografias e suas utilidades


jewel~
 Compartilhar

Pergunta

BHuqOP9.png

 

a5yVG9x.png

 

 

Hoje venho trazer a vocês um assunto que se relaciona bastante com o Web Design, Design Gráfico. A Fotografia.

Até porque tudo que envolve Design Gráfico, envolve imagens, que são feitas por fotografias.

 

 

BHuqOP9.png

 

 

kjx7Usx.png

 

 

Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste" ), por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.

Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.

 

O cientista italiano Angelo Sala, em 1604, percebeu que um composto de prata escurecia ao Sol, supondo que esse efeito fosse produzido pelo calor. Foi então que, Johann Heinrich Schulze fazendo experiências com ácido nítrico, prata e gesso em 1724, determinou que era a prata halógena, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento.

 

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.

 

 

BHuqOP9.png

 

 

Lxm34gh.png

 

 

Fotografia em preto e branco

 

 

A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XIX. Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo - aproximadamente na década de 1823 - até aos filmes preto e branco atuais, houve muita evolução técnica e diminuição dos custos. Os filmes atuais têm uma grande gama de tonalidade, superior até mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso, as fotos feitas com filmes PB são superiores as fotos coloridas convertidas em PB.

 

 

Meio tom

 

 

As fotografias em preto e branco destacam-se pela riqueza de tonalidades; a fotografia colorida não tem o mesmo alcance dinâmico.

 

Na fotografia P&B se costuma utilizar a luz e a sombra de forma mais proeminente para criar efeitos estéticos -* há quem prefira fotografar apenas em filme preto e branco, mesmo com a maior facilidade e menor custo do equipamento digital. Os sensores das câmeras digitais ainda possuem alcance dinâmico muito menor do que a fotografia P&B e mesmo da colorida, estando mais próximo do slide.

 

 

Fotografia colorida

 

 

A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX e os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia, nem prevenir a cor de enfraquecimento. Durante a metade daquele século as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha - a total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX. A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.

 

O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfa-color em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.

 

 

Fotografia panorâmica

 

 

A fotografia panorâmica, assim como a palavra panorama, refere-se a uma vista inteira de uma área circunvizinha. As fotografias panorâmicas tentam capturar tal vista.

 

A maquina fotográfica 360° é uma câmera fotográfica capaz de fazer uma única fotografia panorâmica completa (abrangendo toda a volta) a partir de um determinado ponto.

 

 

Fotografia digital

 

 

Fotografia digital é uma imagem digital obtida por meio de uma câmera digital. Sendo um arquivo digital, pode, utilizando um computador, ser editada, impressa, enviada por e-mail ou armazenada em qualquer dispositivo de armazenamento digital.

 

A fotografia tradicional era um fardo considerável para os fotógrafos que trabalhavam em localidades distantes - como correspondentes de órgãos de imprensa - sem acesso às instalações de produção. Com o aumento da competição com a televisão, houve um aumento na urgência para se transferir imagens aos jornais mais rapidamente.

 

Fotógrafos em localidades remotas carregariam um minilaboratório fotográfico com eles, e alguns meios de transmitir suas imagens pela linha telefônica. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Seu custo impediu o uso em fotojornalismo e em aplicações profissionais, mas a fotografia digital surgiu neste momento.

 

Até chegar ao que hoje é tecnologia de ponta, houve vários processos onde desenvolveram ainda mais a composição fotográfica.

 

 

Álbuns virtuais

 

 

- Portfólio: Muito usado por fotógrafos amadores/profissionais para mostrarem seus trabalhos.

- Armazenamento: Quem não deseja ocupar espaço em seu HD pode usar o álbum para armazenar suas fotografias.

- Negócios: Outros usam os álbuns para vender seus trabalhos fotográficos.

 

 

BHuqOP9.png

 

 

hLsHwbE.png

 

 

O Fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes, bem como as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Domina técnicas de iluminação e enquadramento, de modo a captar a melhor imagem possível do objeto fotografado. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade.

 

 

BHuqOP9.png

 

 

eOFcFoM.png

 

 

Editoras de jornais e revistas constituem um mercado tradicional. Mas agências de propaganda contratam fotógrafos para publicidade. Organizadoras de eventos se profissionalizam e chamam mão de obra com boa formação para registrar cerimônias, como casamentos, ou congressos. Há, também, a possibilidade de atuar como responsável pela fotografa e produção de vídeos. Construtoras e escritórios de arquitetura, bancos de imagens, museus, curadorias de exposições, galerias e ateliês de restauração são outros nichos deste mercado. São Paulo e Rio de Janeiro oferecem as melhores oportunidades.

 

 

BHuqOP9.png

 

 

oDCMle1.png

 

 

Há apenas dois bacharelados no país. Ambos dão ênfase à fotografa digital, sem abandonar o estudo dos processos analógico e fotoquímico, com uma boa base humanística e teórica. O aluno conhece as principais teorias e técnicas de diferentes tipos de fotografa, como retrato, moda e fotojornalismo. Aprende, ainda, gestão de acervo e crítica fotográfica. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão do curso.

 

Duração média: 4 anos.

 

 

Os cursos para tecnólogo são mais voltados à prática, e a maioria deles, à fotografa digital. Disciplinas como ética, história da arte e história da fotografa compõem a base teórica do curso. Entre as matérias específicas estão fotojornalismo, fotografa publicitária e direção fotográfica e de moda.

 

Duração média: 2 anos.

 

Outro nome: fotografa e Imagem.

 

 

BHuqOP9.png

 

 

yFAH17l.png

 

Área pericial

Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.

Audiovisual

Fazer direção de fotografa e produzir vídeos.

Arquitetura de interiores

Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações de arquitetura e decoração.

Banco de dados

Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografas e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.

Cobertura de eventos

Fotografar eventos sociais, como casamentos, festas e batizados.

Curadoria

Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.

Estúdio

Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.

Fotografa autoral

Fazer fotos artísticas, que são expostas em galerias, festivais e mostras.

Fotojornalismo

Fazer reportagem jornalística e editar fotografas para jornais, revistas, agências de notícias e sites.

Restauração e conservação

Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografas, cromos e filmes fotográficos.

 

 

BHuqOP9.png

 

 

3UhAp1a.png

 

Jewel~

"

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
"

"

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.