Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Ter Moral ou Ética?

'Darkswamp
 Compartilhar

Posts Recomendados

Ética são idéias e pensamentos sobre o certo e o errado. E a moral é a prática dessa ética.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um exemplo famoso é o de Rosa Parks, a costureira negra que, em 1955, na cidade de Montgomery, no

Alabama, nos Estados Unidos, desobedeceu à regra existente de que a maioria dos lugares dos ônibus era reservada

para pessoas brancas. Já com certa idade, farta daquela humilhação moralmente oficial, Rosa se recusou a levantar para um

branco sentar. O motorista chamou a polícia, que prendeu a mulher e a multou em dez dólares. O acontecimento provocou

um movimento nacional de boicote aos ônibus e foi a gota d’água de que precisava o jovem pastor Martin Luther King

para liderar a luta pela igualdade dos direitos civis.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No exemplo famoso dessa senhora, ela foi imoral para alguns, mais se ela não tivesse feito isso

até hoje não teríamos a " Igualdade " entre negros e brancos.

Mesmo um termo ligando ao outro, oque é mais importante agir de forma ética ou moral?

" Se seu pai roubasse por questão de necessidade, fosse condenado a morte, você seria Moral(Leis, roubar é errado) e

entregaria-o para policia, ou seria ético(ajudaria-o, por ser seu pai), mentindo para policia? "

Comentem sua posição sobre o tema!

D a r k s w a m p/ D a r k s w a m p / D a r k s w a m p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que tema legal, no entanto muito delicado...

Mesmo um termo ligando ao outro, oque é mais importante agir de forma ética ou moral? Os dois andam juntos, porém o que é ético nem sempre está relacionado ao "Pensamento correto".

Eu penso muito sobre o que é realmente ético ou moral?

Essas pessoas ou grupos que determinam o que é "correto", de fato eles estão realmente corretos? O exemplo acima mostrou o quanto um país, políticos, gente, pessoas, podem estar errados com os seus conceitos éticos e morais, tão errados que tempos depois a luta pela igualdade gerou direitos civis que permitiu a mudança no coneito predeterminado "éticos e morais" daquelas pessoas.

Devemos ter medo de pessoas com o poder na mão, talvez eles podem impor leis e formas que não são "éticas e morais", mas como são leis devemos cumprir e não sei se vamos ter mais Martin Luther King's por aí...

Como foi dito no exemplo acima, se fosse para eu escolher entre os meios e os fins, com certeza eu ia escolher a ética e mentir para polícia, porque a minha atitude "moral" pode levar a morte do meu pai. Mesmo sabendo que por necessidades ele ignorou a conduta ética, roubou, fez o errado, mas com eu amo o meu pai eu jamais seria favor ao estado em uma situação desas, eu só tenho um no mundo e não faria isso. (Acho que muitos teria esse mesmo pensamento.)

Existem também casos e casos, não podemos generalizar e nem falar sobre ética e moral de uma só forma. Esse exemplo é um dos milhões que podemos ter, entretanto a ética é fundamental em partes, assim como a moralidade é essecial em outros pontos. (Pode acontecer o contrário também, é uma questão complicada.)

Link para o comentário

Não entregaria, justamente pela motivação. Você só inverteu, seria anti ético mentir pra policia, mas seria imoral entregar meu pai pelo motivo de necessidade, agora se fosse um motivo fútil, entregaria sem problemas.

Link para o comentário

Ética serve para covardes que preferem deixar de fazer o certo para ter sua consciência tranquila no fim da noite. Quem faz uso da ética acima de tudo, são pessoas que não tem coragem de fazer o correto necessário, pois a sociedade ao seu redor diz que é errado.

" Se seu pai roubasse por questão de necessidade, fosse condenado a morte, você seria Moral(Leis, roubar é errado) e

entregaria-o para policia, ou seria ético(ajudaria-o, por ser seu pai), mentindo para policia? "

Não sei da onde você tirou isso, mentir por seu pai seria anti-ético, e não ético. Deixar ele ser preso ou entrega-lo seria ser ético, não ao contrário.

Link para o comentário

Meio sem tempo pra prolongar, mas ainda assim...

Já escrevi aqui um cem número de vezes:

- A moral varia no tempo e no espaço.

O que outrora era imoral hoje é considerado normal, ou seja, moralmente aceitável. Exemplo: Mulher de biquíni fio dental numa praia do Rio de Janeiro. Há 150 anos seria inadmissível, seria imoral, primeiro por se tratar de algo tão pequeno e segundo por deixar tanto do corpo feminino a mostra. Já hoje isso é moralmente aceitável. ((A moral variou com o tempo))

O que é considerado comportamento moralmente aceitável aqui já não o é em outros países. Exemplo: Mulher de biquíni fio dental numa praia do Rio de Janeiro. No Rio isso é moralmente aceitável, já disse. Mas algo assim num país islâmico fundamentalista já não o é. ((A moral variou no espaço, bastou sair de um lugar pro outro e ela já era))

Moral é um conjunto de regras que temos para nortear o convívio em sociedade. Ela se baseia em hábitos, costumes, crenças, e até mesmo em comportamentos. Ela é um fenômeno cultural.

Já a Ética é métrica diferencial, ela baliza o que seria certo e o que seria errado tomando como base a interpretação segundo hábitos e costumes locais e do momento. No entanto, já discordando do professor

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
, cujo texto se baseia esse tópico e que foi tema de algumas das minhas aulas sobre ética no semestre passado, também creio que ela, a ética, varia no tempo e no espaço.

Ele mesmo baseia-se, em seu texto original de 2011, num artifício que o Profeta Maomé teria usado para ludibriar alguns perseguidores e proteger o perseguido para mostrar que um comportamento ético pode não ser um comportamento moral. Não podendo mentir, pois seria eticamente incorreto e em desacordo com sua natureza, o Profeta prepara, antecipadamente uma artimanha que induziria os perseguidores ao erro, ainda que isso fosse para proteger o perseguido. Ora, induzir ao erro não é eticamente incorreto? Se é incorreto também é antiético segundo a lógica dele. O fato é que esse comportamento foi aceitável e considerado ético no passado, mas hoje é questionável pela indução ao erro, pelo engodo.

Outro exemplo bem rápido: Houve um tempo em que a sociedade Européia considerava crianças como sendo miniatura de adultos e, portanto, poderiam e muitas vezes deveriam comportar-se como adultos. Esse pensamento foi tão forte e presente que crianças participavam de orgias e isso era considerado algo normal. Se foi normal também foi moral e contra isso não houve nenhum questionamento ético por centenas de anos. Foram precisos provas científicas para que o comportamento, os hábitos, os costumes, a moral e a ética mudassem.

Sendo a ética o estudo da moral e sabendo que a moral varia, é lógico deduzir que a ética também variará pois o estudo e análise feitos hoje sobre a imoralidade do biquíni no passado não tem o mesmo resultado que esses estudo e análise tiveram lá atrás, àquela época. O que foi certo lá hoje não é mais e de mesma sorte o que é certo para um fundamentalista sobre o mesmo biquíni em seu país não é certo para nós.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Moral não necessariamente significa que seja algo correto. Isso é bem relativo. É só um conjunto de normas pra nortear a vida em sociedade. Beleza, temos esse conceito já batido. E como citado pelo Mikhail,

Já a Ética é métrica diferencial, ela baliza o que seria certo e o que seria errado tomando como base a interpretação segundo hábitos e costumes locais e do momento. No entanto, já discordando do professor Gustavo, cujo texto se baseia esse tópico e que foi tema de algumas das minhas aulas sobre ética no semestre passado, também creio que ela, a ética, varia no tempo e no espaço.

Agir sempre de forma moral é alienação. Então fico com a ética. No caso que você citou, não é certo julgar a ação do cara certa ou errada. Porque ao mesmo tempo ela é certa por um ponto de vista, e errada por outro, saca? Nós teríamos que julgá-la de acordo com um desses pontos

musicbar.php?username=jpbelchote&color=black&unicode=yes

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.