Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Cadeia x Educação.

Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

-

Cadeia x Educação!

No Brasil o que não falta é leis, isso é o que nós já sabemos, no entanto existem tantos planos e modelos no papel que se aplicados de forma correta, em curto prazo haverá mais Brasileiros presos e novas cadeias, do que estudantes e novas escolas.

Qual o motivo da comparação entre escola e cadeia? Simples, eu vejo nos jornais, revistas, nas redes sociais, na fila do mercado, na mesa de bar, no rádio os comentários sobre os temas e assuntos que acontecem no Brasil, e o que mais me chama atenção é solução que se propõe como fim de todo o mal. Só se fala em cadeia, para todos assuntos a solução é cadeia, eu vejo que as coisas não funciona por esse lado, os valores estão sendo invertidos literalmente. Não sei se estou julgando mal, pegando um caso isolado que acontece ao meu redor e generalizando como um conceito só, ou se isso de fato está acontecendo em todos os lugares do Brasil e você pode me dizer se eu estiver errado.

Vou citar alguns exemplos dos que presenciei esses dias, e se por um acaso você já ouviu alguns desses comentários aqui ou queira elaborar uma opinião em cima dos mesmo, eu peço que explique e comentem melhor abaixo.

Mulheres conversando na academia: " - Sabe o que eu acho? Que cantadas na rua de homens taraduss deveriam ser crimes, eles tem que ser presos por isso".

Os velhinhos na praça: " - Então João, fui no mercado ontem com $300 conto e não comprei nada. João: - Sabe o que é veio, culpa da Dilma, tem que prende a fafada".

Mano no role: "Como essa mina é gostosa, ai se eu pego ela... Se eu pego vei, eu faço um arregaço e vou pra cadeia na moral".

Festinha de jovens: "Vou beber pakas hoje, se pá eu vou até cheira um pá fica crazy. Vamos fica ligeiro, porque se os cabe bate nois vai preso."

Na fila do mercado: " - Amiga deixei meu carro lá fora e um moço veio pedir dinheiro para olhar o meu carro. Eu não dei, mais ele encostar a mão eu faço ele ir preso."

Mesa do bar: "Vamos beber pouco hoje Rodrigo, umas 5 Skol já está bom... Porque o carro é do meu pai e se nois tomar multa eu até pago, ruim é se ele for preso mano".

Imagino que você deve se perguntar o que isso representa, e qual a relação dos exemplos com o tema: Se você reparou as conversas acabam sempre de uma forma ou de outra em cadeia, para uns o medo de ir preso, para outros a solução. Diferenciei dessa maneira para ampliar a visão sobre o tema e ver também que tudo que se debatem em qualquer lugar hoje, se tem a solução ou até mesmo a cadeia como sugestão. Se pegarmos as mulheres conversando na academia, vamos perceber que elas julgam fortemente um homem de taradão por elogiá-la. Logo em seguida sugerem a cadeia como forma de educação, na intenção de que se ele for preso ele vai deixar de oferecer cantadas para mulheres e se tornar um bom homem na sociedade graças a cadeia... ( Errado! Nós sabemos que isso não existe, não funciona assim nem aqui, nem na china.)

Desculpe se eu olhei com mais atenção para esse tema durante as conversas por aí, mas isso não deixa de ter sentido em alguns pontos. No entanto a questão força a visão de que cadeia não é a solução e nunca será, caso você concorda com essa opinião, explique e reflita de como a cadeia funciona no Brasil e qual é o papel da Educação na vida do cidadão.

• Cadeia é um meio de punição somente?

• Educação sempre será formação do cidadão?

• Cadeia é um meio de de educação aficaz?

• Educar é uma coisa, cadeia é outra de fato?

Deixe sua opinião, seja legal para haver debates legais e troca de opinião. #NoCejaBurhouMen. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, vou tentar responder tudo que foi questionado com uma simples resposta;

Nenhuma sociedade coloca um bandido dentro de uma cadeia para educá-lo/melhorá-lo. A sociedade simplesmente coloca o bandido na cadeia porque eles não podem ficar aqui fora, é legítima defesa. Pois o bandido dentro da prisão não pode matar ninguém inocente. Se ele vai ou não melhorar eu não ligo.

E também acho que esse argumento da educação furado, o bandido sabe pra que ele rouba e suas consequências, portanto se o problema fosse educação os bandidos iriam roubar livros, não os trabalhadores. Eu mesmo nunca vi um bandido sendo preso por roubar livros.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário

• Cadeia é um meio de punição somente? Era. Agora é um "Stand by"

• Educação sempre será formação do cidadão? Também, mas é preciso querer aprender e mudar a si mesmo.

• Cadeia é um meio de educação eficaz? Não mais.

• Educar é uma coisa, cadeia é outra de fato? Hoje, sim.

Em resumo, acho que todos devem ter uma chance de aprender e de melhorar a si mesmos, e os que não quiserem devem receber suas punições, mas algo ruim de verdade e não ficar em 'stand by' sugando do estado.

zjx6qUP.jpg

Link para o comentário

Isso está associado ao fator cultural e, por mais que tentemos, será difícil desenraizar esse comportamento da sociedade brasileira. Educação da melhor qualidade para as crianças; para os bandidos, não há mais nada que possa ser feito para mudar suas posturas, pois já cresceram no crime e seria difícil deixar este caminho.

Desculpas de que entram para a bandidagem por falta oportunidade são as piores existentes. Quantas história eu já vi de pessoas que dormiram na rua, passaram dificuldades - tiveram todos os motivos para usarem/traficarem drogas -, e mesmo assim decidiram dar a volta por cima e emergiram do fundo do poço? Muitas!

Para começarmos melhores será preciso varrer todo o lixo primeiro, que, neste momento, é inviável.

Nessas horas quem um coronel Ubiratan faz falta!

Link para o comentário

A questão é, existem leis morais. Assassinato, roubo, estupro, isso é imoral cara, uma pessoa que faz isso não merece viver em sociedade, não importa a idade. Justamente para diferir se a pessoa teve intenção ou não que existe o doloso e o culposo, e outra, para todos os casos desse tipo, eu colocaria a juri popular, a sociedade quem deve decidir se quer ou não conviver com essas pessoas, vivemos numa democracia e a maioria sempre vence. Não importa se é analfabeto ou graduado, a índole da pessoa não vai mudar, a educação só vai ajudar pessoas que querem ser ajudadas, e eu acho que um menor que sabe que pode fazer tudo e não vai sofrer punição é muito espertinho de usar isso a seu favor. Imaginem o genocídio que era antes da colonização no Brasil, todos aqueles índios sem educação devia ser føda ser criança naquela época.

Link para o comentário

A questão é, existem leis morais. Assassinato, roubo, estupro, isso é imoral cara, uma pessoa que faz isso não merece viver em sociedade, não importa a idade.

Mais ou menos isso. A cadeia era pra ser uma "segunda escola", porque a escola tem como função passar essas leis morais (que na verdade, vem desde casa). Hoje é um depósito de marginais. E que todo mundo sabe que ninguém vai sair melhor de lá. Olha a situação das prisões aqui no Brasil, e vê se aquilo lá educa alguém.

Sobre a questão da educação, ela não resolve nada. O pobre educado continua sendo pobre e o rico (às vezes mal) educado vai ser rico. Claro que tem suas exceções. Educação hoje é você seguir as leis, estudar pra ter um emprego bom e ganhar dinheiro com isso. Pra mudar o interesse, é necessário mudar o que é interessante.

musicbar.php?username=jpbelchote&color=black&unicode=yes

Link para o comentário

[...]no entanto existem tantos planos e modelos no papel que se aplicados de forma correta, em curto prazo haverá mais Brasileiros presos e novas cadeias, do que estudantes e novas escolas.

Onde que você viu isso '-'

Pra quem acha que educação não faz diferença nas taxas de criminalidade:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Sei muito bem que ninguém aqui vai ler artigo de 51 páginas sobre isso, mas tudo isso é só pra concluir o esperado, nível de educação tem impacto significativo na taxa de criminalidade. Só botar no google, vai achar mais milhares de pesquisas são completas quanto essa que também usa dados de regiões diferentes de vários países e percebe que isso é observado consistentemente.

Link para o comentário

[...]no entanto existem tantos planos e modelos no papel que se aplicados de forma correta, em curto prazo haverá mais Brasileiros presos e novas cadeias, do que estudantes e novas escolas.

Onde que você viu isso '-'

Isso o que... eu não entendi seu ponto de vista. Vou explicar o que eu quis dizer com a frase. "Isso é fato, se você olhar para o Brasil hoje, você vai encontrar mais escolas e novos estudantes do que o número de presos e cadeias". Quando eu citei essa frase, eu tentei mostrar que se algum dia essas leis que estão no papel, forem realmente aplicadas de forma correta, vamos ter tantos presos e cadeias que vai superar os números de alunos e escolas do país. (Espero que você tenha entendido, ou desculpa se eu te interpretei mal.)

@Tópic - Gostei da opinião do pessoal, muitas delas eu concordo e acho interessante a forma de pensar. Acho que é isso...

Link para o comentário

Isso o que... eu não entendi seu ponto de vista. Vou explicar o que eu quis dizer com a frase. "Isso é fato, se você olhar para o Brasil hoje, você vai encontrar mais escolas e novos estudantes do que o número de presos e cadeias". Quando eu citei essa frase, eu tentei mostrar que se algum dia essas leis que estão no papel, forem realmente aplicadas de forma correta, vamos ter tantos presos e cadeias que vai superar os números de alunos e escolas do país. (Espero que você tenha entendido, ou desculpa se eu te interpretei mal.)

@Tópic - Gostei da opinião do pessoal, muitas delas eu concordo e acho interessante a forma de pensar. Acho que é isso...

Você disse que há modelos que sugerem que o número de presos e cadeias um dia irá superar o número de estudantes e novas escolas, pedi foi fonte que confirme isso porque sei que não tem, é um número muito irrealista. Os Estados Unidos é o país com o maior número de presos no mundo, como pode ver aqui:

e mesmo assim o número máximo de presos ao mesmo tempo não parece ultrapassar muito de 2,4 milhões, isso porque são bem rígidos e é o dos países com a maior taxa de criminalidade do mundo.

Esse número de presidiários é só um pouco acima de 1% da população do Brasil (~200 milhões) e por volta de 0,7% dos EUA (~300 milhões)

e representa 25% da população mundial de prisioneiros, ou seja, não há nem 10 milhões de pessoas em cadeias no mundo inteiro. No Brasil em 2003 haviam 57 milhões de estudantes:

atualmente deve ser um número ainda maior. Caso não entendeu, pro que você falou se tornar verdade, mais de 25% da população do nosso país teria que se tornar criminosa, o Brasil teria que ter um número de criminosos quase 6x maior do que a quantidade total de presidiários no mundo inteiro, tá vendo o quão absurdo é isso o que você chama de fato? A maior % que temos até hoje é de Seicheles com 0,868% da população na cadeia:

Mesmo se prendessem todos os criminosos hoje te garanto que esse número não chegaria nem perto do número de estudantes no Brasil e não tem nada indicando que algum dia irá.

Link para o comentário

Eu já escrevi, desenhei, falei, vou falar, desenhar novamente e ele ainda não vai entender! :/

O que eu faço? Alguém pode me ajudar?

Quem consegue explicar as diferenças entre "Sarcasmo x Veracidade" + "Suposição x Afirmação". ??

[...] no entanto existem tantos planos e modelos no papel (Eu estou tirando sarro de tantas leis que temos no país com essa colocação.) que se aplicados de forma correta, (Se eles realmente colocar as leis para funfar, vai todo mundo parar na cadeia bronw, porque no Brasil existem leis, porém elas não saem do papel.) em curto prazo haverá mais Brasileiros presos e novas cadeias, (Se forem de acordo com a lei, pode acontecer mais ou menos isso. Percebeu um "HAVERÁ" no meio... Não afirmei que isso vai acontecer mesmo, era só para concluir a linha de raciocínio junto com a frase) do que estudantes e novas escolas. (Puro sarcasmo da minha parte, isso foi colocado apenas para comparar a quantidade de gente e fulanos que poderiam se lascar se a "LEI NO BRASIL" fosse uma parada séria, no estilo "INDONÉSIA" - Peidou = Morreu.)

ikocrt.jpg

'Desculpa, eu tive que explicar se não eu não durmo vei" No próximo eu vou ABRASILEIRAR forma de escrever morô? eeee, não precisa ficar batendo na mesma tecla, pode ir durmir suavi achando que eu afirmei mesmo, bati o pé e vai acontecêe isu ai, e você está certo e é noiss fi. Taáa beim? Entao táa okey. '-' #DEXAHKUMIGUVEIíi

Link para o comentário

Eu já escrevi, desenhei, falei, vou falar, desenhar novamente e ele ainda não vai entender! :/

O que eu faço? Alguém pode me ajudar?

Quem consegue explicar as diferenças entre "Sarcasmo x Veracidade" + "Suposição x Afirmação". ??

ikocrt.jpg

'Desculpa, eu tive que explicar se não eu não durmo vei" No próximo eu vou ABRASILEIRARa forma de escrever morô? '-' #DEXAHKUMIGUVEIíi

"Ele não vai entender"? É sério isso? Você sempre esbanja de tamanha arrogância ou é só hoje que está com problema de atitude? De qualquer forma, por favor, aponte o trecho do seu post passado que revela o tom sarcástico da afirmação que eu contrariei:

Se tivesse sido uma afirmação na esportiva, que me respondesse deixando claro que aquele trecho era uma hipérbole, brincadeira, sarcasmo, etc. O que vi no caso foi um post num tom sério onde você de certa forma apenas reforçou a afirmação. Se eu não lhe compreendi foi por falta de claridade de sua parte.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.