Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Preconceito x Falta de conhecimento.

Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

O que é Preconceito?

Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.

Como acontece o Preconceito?

O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando aí a discriminação e o preconceito.

Quais as formas de Preconceito?

• O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito.

• Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, sendo as suas formas mais comuns o preconceito social, racial (racismo) e sexual (sexismo ou homofobia). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito faz parte do domínio da crença por ter uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.

• Existe também o preconceito linguístico, que consiste numa discriminação sem fundamento contra variedades linguísticas. Esse preconceito é também um preconceito social, e tem como alvo pessoas que falam de forma diferente devido a algum motivo histórico. Marcos Bagno, professor, linguista e escritor brasileiro escreveu a respeito do preconceito linguístico, desconstruindo oito mitos relacionados com a cultura brasileira e com a língua falada no Brasil.

Quem é dono do Preconceito?

O preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à tradição, e são hostis com aqueles que desafiam as regras estabelecidas.

Como identificar o Preconceito?

Também é possível identificar o preconceito religioso, onde um indivíduo é discriminado pela sua prática religiosa.

Por exemplo: Num aeroporto, muitas pessoas ficam nervosas se vêem alguém e assumem que esse indivíduo é muçulmano, pois partem do princípio que todos os muçulmanos são extremistas/bombistas.

Algumas pessoas também são discriminadas dependendo do local onde nasceram. No Brasil, por exemplo, muitos nordestinos são discriminados por causa do preconceito que está arraigado na sociedade.

Trago aqui alguns dos preconceitos. (Leia e pense o oposto.)

Ex: Considerar o "pobre" como um ser humano inferior.

Oposto: Só porque ele não tem grana como você, significa que ele não gente? Não pode estudar, trabalhar, comprar um carro como você comprou?

• Considerar o "pobre" como um ser humano inferior.

• Ele não terminou os estudos, não vai arrumar emprego.

• Você viu o carro desse negão?

• Olha aquela mulher que grande, de mãos dadas com aquele baixinho.

• Que menina linda, deve ser difícil pegar ela. Só se eu for o Cauã Reymond com a grana do Neymar.

• Vamos entrar, vem vindo um cara de touca. Vai que é ladrão!

• Essa mulher deve ser fácil pegar, olha a saia curta dela.

• Você viu aquela negona, gastou mil reais na loja.

• Esse cara é viadoo, vamos filho sai de perto dele.

• Não temos vagas, você usa cadeira de rodas.

• Que bairro você mora? Aquele bairro só tem ladrão né.

• Haha' oxêenti! É verbo isso, posso conjugar?

• Thê, GURI... Eles falam muito estranho, nossa.

• Ele é cantor de funk, veio da favela então.

• Jogador de futebol são todos rico, queria ser um também.

Você se identifica com alguns desses preconceitos? Eu particularmente já falei vários deles, até considero o preconceito parte do ser humano. Está ligado a mente, porque a falta de conhecimento normalmente gera o preconceito. Sabe aquela coisa de você olhar na pessoa e dizer: "Não fui com a cara dele, parece ser muito metido." Depois você conhece a pessoa e diz: "Juro que eu não achava que você era tão legal assim, parecia ser muito metido sei lá".

A falta de conhecimento "gera o preconceito" X O preconceito só acontece porque existe a "falta de conhecimento"? (São duas versões, mas de causas diferentes.)

FONTE:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Ele não terminou os estudos, não vai arrumar um trabalho" É meio verdade.

Porque a pessoa precisa do terceiro ano pra ser gari u.u

Olha aquela mulher que grande, de mãos dadas com aquele baixinho.

Ué, eu sou baixinho e não vi o mínimo preconceito. Quer que a gente se refira as pessoas como: Indivíduo com altura um tanto que abaixo da média?

@topic:

Tanta informação que dá até pra gabaritar o ENEM. :3

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário

Então, quando eu citei o "baixinho com a mulher alta", eu logo pensei no velho preconceito que as pessoas tem em ver o diferente e pensar que o "igual é o melhor caminho".

- Baixinho com baixinho, alto com alto, rico com rico e pobre com pobre". E quando as pessoas se deparam com o "diferente", elas tendem a achar isso estranho. Nossa olha que mulher alta com um cara tão baixinho, deveria arrumar um do tamanho dela. Entende? (Aquela coisa do equilíbrio, igualdade talvez, que na prática isso não faz o menor sentido, porém não deixa de ser um preconceito.)

@topic:

Tanta informação que dá até pra gabaritar o ENEM. :3

Pode ser usado sim, e porque não? :D

Link para o comentário

Então, quando eu citei o "baixinho com a mulher alta", eu logo pensei no velho preconceito que as pessoas tem em ver o diferente e pensar que o "igual é o melhor caminho".

- Baixinho com baixinho, alto com alto, rico com rico e pobre com pobre". E quando as pessoas se deparam com o "diferente", elas tendem a achar isso estranho. Nossa olha que mulher alta com um cara tão baixinho, deveria arrumar um do tamanho dela. Entende? (Aquela coisa do equilíbrio, igualdade talvez, que na prática isso não faz o menor sentido, porém não deixa de ser um preconceito.)

Pode ser usado sim, e porque não? :D

[/color][/font]

Ai em questão de igualdade não entra homem com homem, mulher com mulher. Uéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Sociedade louca :v

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário

Ai em questão de igualdade não entra homem com homem, mulher com mulher.

Pois é, se olharmos por esse lado da questão conceitual, a igualdade de gênero seria sim completamente normal. Porém, a sociedade se constrói na prática, e é mais que evidente que: "Mulher x Mulher não é igual = Filhos". (Fica mais claro afirmar, que em alguns pontos os conceitos não serão dominantemente igualitários, quando comparados a prática e a lógica da vida.)

Isso serve para você argumentar com pessoas que apontam... "Você é baixinho de mais para namorar com aquela moça mais alta que você". Quer dizer que eu tenho que ser igual a ela? Sim... Tudo bem, vou deixar de ser homem então, vou morrer e voltar mulher tá. (O que não podemos aceitar é os conceitos dos outros, ainda mais quando se diz respeito a sua vida. É preciso que você tenha a sua opinião formada, sempre e convenhamos que os conceitos dos outros não é o mesmo que o seu.)

Link para o comentário

Entendi a intenção do tópico, mas você está confundindo preconceito com descriminação .

Sim! Condordo, eu até achei que não estava partindo para esse lado, após ler o texto com essa visão, eu observei que ficou evidente essa confusão entre preconceito e descriminação.

Ainda bem que você entendeu. "Mas acho que é coerente ainda, se nós não olharmos com essa visão de descriminação e focar no ato de preconceito, acho que a confusão diminuí". :D

Link para o comentário

O que é Preconceito?

Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.

Você escreveu isso com suas próprias palavras? preconceito é apenas ideia ou conceito formado antecipadamente, mas nem sempre se manifesta em uma atitude discriminatória como você colocou, e as vezes tem sim fundamento.

Quais as formas de Preconceito?

• O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito.

• Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, sendo as suas formas mais comuns o preconceito social, racial (racismo) e sexual (sexismo ou homofobia). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito faz parte do domínio da crença por ter uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.

• Existe também o preconceito linguístico, que consiste numa discriminação sem fundamento contra variedades linguísticas. Esse preconceito é também um preconceito social, e tem como alvo pessoas que falam de forma diferente devido a algum motivo histórico. Marcos Bagno, professor, linguista e escritor brasileiro escreveu a respeito do preconceito linguístico, desconstruindo oito mitos relacionados com a cultura brasileira e com a língua falada no Brasil.

Preconceito =/= discriminação

Quem é dono do Preconceito?

O preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à tradição, e são hostis com aqueles que desafiam as regras estabelecidas.

Discordo, o preconceito é algo que todos nós temos, dizer o contrário é hipocrisia. Todo mundo tem preconceito por algo, ou sofre discriminação por algo.

O ser humano é falho, ninguém é perfeito e isso não se restringe a somente um determinado grupo social.

Como identificar o Preconceito?

Também é possível identificar o preconceito religioso, onde um indivíduo é discriminado pela sua prática religiosa.

Por exemplo: Num aeroporto, muitas pessoas ficam nervosas se vêem alguém e assumem que esse indivíduo é muçulmano, pois partem do princípio que todos os muçulmanos são extremistas/bombistas.

Algumas pessoas também são discriminadas dependendo do local onde nasceram. No Brasil, por exemplo, muitos nordestinos são discriminados por causa do preconceito que está arraigado na sociedade.

sim...

Trago aqui alguns dos preconceitos. (Leia e pense o oposto.)

Ex: Considerar o "pobre" como um ser humano inferior.

Oposto: Só porque ele não tem grana como você, significa que ele não gente? Não pode estudar, trabalhar, comprar um carro como você comprou?

• Considerar o "pobre" como um ser humano inferior.

• Ele não terminou os estudos, não vai arrumar emprego.

• Você viu o carro desse negão?

• Olha aquela mulher que grande, de mãos dadas com aquele baixinho.

• Que menina linda, deve ser difícil pegar ela. Só se eu for o Cauã Reymond com a grana do Neymar.

• Vamos entrar, vem vindo um cara de touca. Vai que é ladrão!

• Essa mulher deve ser fácil pegar, olha a saia curta dela.

• Você viu aquela negona, gastou mil reais na loja.

• Esse cara é viadoo, vamos filho sai de perto dele.

• Não temos vagas, você usa cadeira de rodas.

• Que bairro você mora? Aquele bairro só tem ladrão né.

• Haha' oxêenti! É verbo isso, posso conjugar?

• Thê, GURI... Eles falam muito estranho, nossa.

• Ele é cantor de funk, veio da favela então.

• Jogador de futebol são todos rico, queria ser um também.

Acho que isso é normal cara, existem coisas que eu também sou contra. Mas não podemos proibir as pessoas de terem preconceito, desde que fique só na fofoquinha ou no pensamento não é algo tão absurdo, o que não pode acontecer é matar ou agredir por "preconceito" (que no caso seria discriminação). Pois aí sim, já é um crime.

Você se identifica com alguns desses preconceitos? Eu particularmente já falei vários deles, até considero o preconceito parte do ser humano. Está ligado a mente, porque a falta de conhecimento normalmente gera o preconceito. Sabe aquela coisa de você olhar na pessoa e dizer: "Não fui com a cara dele, parece ser muito metido." Depois você conhece a pessoa e diz: "Juro que eu não achava que você era tão legal assim, parecia ser muito metido sei lá".

A falta de conhecimento "gera o preconceito" X O preconceito só acontece porque existe a "falta de conhecimento"? (São duas versões, mas de causas diferentes.)

[/color][/font]

FONTE:

Não acredito que seja somente a falta de conhecimento que gere o preconceito, na verdade o que gera o preconceito na minha opinião é a experiência de vida. Eu mesmo já passei por várias situações que me fazem ter o preconceito, meu pai mesmo já foi enganado por um advogado, desde então eu aprendi que não se deve confiar em advogados (nada contra quem é ou estuda hahahah)... Enfim... Assunto delicado e complexo!

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário

Você escreveu isso com suas próprias palavras?

- Antonio Carlos Olivieri ele é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação do site Uol.

Formulei sim algumas opiniões, mas eu não faço das palavras dele as minhas. Discordo em alguns pontos, concordo em outros, porém eu queria trazer informações e a mais apta que eu encontrei foi essa de Antonio Carlos.

Assunto delicado e complexo! Sim! Na verdade é um tema que deve ser estudado profundamente, para ganhar conhecimento, não cometer nenhum equívoco e conquistar boas opiniões sobre o assunto. Abraços...

Link para o comentário

Complementando: "Que menina linda, vou endeusá-la, esquecer-me dos meus objetivos e ser um cachorrinho para ver se pego ela. Depois, vou batalhar muito para pegar outra mais linda e contar para os meus coleguinhas na escola". De garota em garota o círculo vicioso aumenta, assim, como, o vazio do seu ego e sensação de inutilidade.

Sim, a verdade dói.

Link para o comentário

De garota em garota o círculo vicioso aumenta, assim, como, o vazio do seu ego e sensação de inutilidade.

Legal a sua visão sobre se sentir um lixo quando mulheres não significa tudo na vida de um homem. Interpretando a sua fala dessa forma, eu imagino um ser que pega todas, que passa uma imagem boa para seus amigos, que esta bem, feliz, mas ao mesmo tempo por dentro ele está devastado por não se sentir valorizado por nenhuma mulher.

Confesso que já cheguei a me sentir assim, percebi mulheres como números e não notei que era preciso ver qualidades. Paradoxalmente a forma de pensar dos homens, eu cheguei a conclusão em determinada fase da vida, que mulheres, bunda, peitos, corpo bonito, não é tudo que um homem precisa. Talvez o valor de se sentir homem para uma mulher seja a melhor opção. (A geração dos nossos pais pode explicar melhor sobre isso.)

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.