Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Pergunta indiscreta #4

mkak
 Compartilhar

Posts Recomendados

Pergunta indiscreta

Responda se for capaz!

Uma-pergunta-indiscreta.jpg

• Tudo que você é, foi, será, teve, tem e terá foi, é e será mérito seu?

Meritocracia X Oportunidade x Privilégio

1-sossolteiros.jpg

2_sossolteiros.jpg

3-sossolteiros.jpg

4-sossolteiros.jpg

Pergunta Bônus:

• Você ainda acredita que suas conquistas são apenas por seu mérito?

Como é bom quando a gente confirma que virou espinho no pé alheio.

resposta pra vc:

Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idi.ota por qualquer dos lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Velha Guarda Ex-Staffer

Sim será por méritos meus, mas sempre tem umas ajudas rs.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário

Não.

A maior parcela por minhas conquistas são méritos meus, porém, existe todo um percusso para chegar até o final , neste percusso é onde entra a outra parte da parcela, pessoas que ajudam, encaminham, afins para a conclusão.

Exemplo clássico é a formatura em uma escola, méritos meu por ir bem nas provas, fazer deveres , ir na aula para conseguir boas notas e me formar, mas sem a ajuda dos professores e outros talvez eu não seria capaz.

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário

Essa é pro pessoal que acha que meritocracia existe. O pessoal não entende a realidade das pessoas, acham que todo mundo tem as mesmas condições, acham que todos tem a mesma capacidade cognitiva se baseiam tudo em si. Se fulaninho veio la da favela e hoje ta morando na beira mar com um carrão na garagem não é porque ele so se esforçou, é porque ele é super inteligente(não é inteligente de malandragem, é genialidade mesmo). Eu estudo com muita gente de escola publica e posso falar que esse pessoal foi agraciado com uma inteligencia fora de comum e isso aliado com esforço próprio faz eles se destacarem.

Meritocracia não existe,você pode se esforçar o quanto quiser, mas se não houverem as chances, nada disso valera.

054MS.png

Link para o comentário

Lkkkkkk quanta abobrinha em senhor Toddy, pena que estou pelo celular mas prometo lhe responder outra hora.

TUDO que eu sou, faço... Etc, não tem méritos meus apenas. O esforço é em conjunto por uma série de fatores...

Mais tarde edito aqui expondo melhor o conceito destes 3 fatores em pauta.

~~

Link para o comentário

Bom, alguém proporciona algumas chances pra nós. Mas se conseguimos, aí é mérito nosso. Exemplo clássico (e óbvio): O professor aplica a prova, ele me proporciona uma chance. Se eu tiro 10, é mérito meu.

Mas a questão da meritocracia é um pouco mais complicada. Que existe, existe. Mas não é universal.

Só um ps: Geralmente, quem defende a meritocracia universal é porque realmente não tem nem noção de como funciona pras pessoas que não tem mesmas condições que elas. Não é ignorância. É só desinformação.

musicbar.php?username=jpbelchote&color=black&unicode=yes

Link para o comentário

Meritocracia é conceito válido apenas quando entre iguais, entre pessoas com igual condição e oportunidade. Onde há elite não há mérito.

É bem verdade pessoas com oportunidades distintas podem chegar ao mesmo lugar ou objetivo, mas para isso será necessário, quase obrigatório, que uns se empenhem muito mais que outros, que se esforcem muito mais que outros, que sobressaiam e evidenciem-se infinitamente mais que outros.

Os privilégios existem, estão aí mostrando-se a torto e a direta. É o cara que estuda em uma escola melhor, o tal cujo pai tem influencia, outro cuja família tem como custear o necessário para seu sucesso... Não parece, mas tudo isso são privilégios quando comparado aos que não tem nada, nem mesmo as tais "mesmas oportunidades".

Políticas de cotas, politicas assertivas para minorias, políticas de igualdade social, políticas de igualdade racial... Todas elas são políticas que buscam "compensar a falta de oportunidades" de alguns, são políticas que não acabam com os privilégios, mas tentam buscar, artificialmente, o equilíbrio de oportunidade em algumas condições.

Meus bisavós, meus avós e meus pais construíram um conjunto de privilégios que colocaram a minha disposição. Investiram em minha educação bem mais que a maioria das famílias poderiam investir, criaram as condições e relacionamentos que influenciam e abrem portas a minha frente, não mediram esforços em prol de meu sucesso. Se isso vai dar certo já é outra conversa, mas poucos tem as oportunidades que esses privilégios criaram pra mim. Muito pouco disso, mas muito pouco mesmo, é mérito exclusivo meu. Quando tiver meus filhos passarei pra eles os mesmo privilégios e oportunidades que tenho, espero que sejam bem mais do que recebi. E tal como meus pais esperam, esperarei que eles galguem o sucesso aproveitando ao máximo tudo que criaram e que criarei.

Esse é o processo de formação da chamada "elite", e ele quase sempre é hereditário. Um conjunto de famílias que ignorando completamente os possíveis méritos e capacidades exclusivas e únicas de seus filhos, lhes repassam privilégios e oportunidades herdadas e por eles criadas perpetuando-se em uma dada condição sócio-econômica ou ainda elevando-a. É a hereditariedade privilegiando a distribuição de oportunidade.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Lkkkkkk quanta abobrinha em senhor Toddy, pena que estou pelo celular mas prometo lhe responder outra hora.

TUDO que eu sou, faço... Etc, não tem méritos meus apenas. O esforço é em conjunto por uma série de fatores...

Mais tarde edito aqui expondo melhor o conceito destes 3 fatores em pauta.

João e mario cursam engenharia, ambos são esforçados e conseguem acompanhar o ritmo da faculdade sem problemas(independente se eles tiveram uma base de escola publica ou privada). O pai de joão é dono de uma das maiores construtoras do pais e o pai de mario é um advogado ambientalista sem nenhuma conexão com a construção civil. Quem dos dois tem mais chance de ganhar dinheiro? Mario ou joão(herdeiro de uma construtora ja consolidada no mercado e com renome). Lembrando que os dois são bons estudantes e tem o rendimento idêntico.

João e mario querem cursar medicina, ambos estudam 10 horas por dia, se empenham ao máximo, são de família de classe media alta, tem todas as condições para passar e estudaram juntos, entretanto, joão é considerado um gênio, aprendeu a ler com 4 anos e é adianto 2 anos. Qual dos dois tem mais chances de passar no vestibular? Mario(o aluno regular esforçado) ou João(o Aluno genial esforçado)?

João e mario são ambos judocas, treinam na mesma academia,são da mesma categoria e treinam a mesma quantidade de horas por dia, entretanto, a genética de joão é mais favorável para o esporte, seu pai tem uma força sobre-humana e sua mãe é uma lenda do judo. Quem tem mais chance de brilhar no esporte, mario(um lutador regular) ou joão(um lutador com uma genetica propicia)?

João e mario são ambos brasileiros, entretanto a família do joão é dona da friboi e a família de mario é dona de uma caixa de papelão que usam como casa. Qual dos dois tem um futuro melhor?

054MS.png

Link para o comentário

João é considerado um gênio, aprendeu a ler com 4 anos e é adianto 2 anos.

Me resumiu em 1 frase :v

Nem ia comentar. Mas vamos lá:

Concordo com titio Toddé.

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário

Mas veja se não é o senhor da escuridão, das trevas, aquele que traz consigo toda a maldade, que um dia teve o azar de estar no Iraque, no meio de um ônibus, esse mesmo ônibus que momentos depois estaria sendo implodido (explodido?!) por um homem-bomba. Veja se não é o garoto que se diz ateu, ouve milhares de horas de palestra do Dawkins, provavelmente estudante de direito (por acreditar que a vida funcione como nas suas teorias), esse mesmo garoto que veio para o Brasil depois do atentado, viveu anos no hospital (as enfermeiras o ensinaram português), e infelizmente ele nunca mais pôde andar. AINDA ASSIM, ele desconhece o significado de comunidade e favores. Irônico essa pessoa com essa vida tão marcada (parece história de cinema, eu adoraria vê-la nas telas) perder tempo discutindo religião.

Não, eu não lembro disso tudo de cabeça, um membro (muito esforçado), achou seu tópico sobre sua tragédia.

http://www.webcheats.com.br/forum/opinioes-e-reclamacoes/1274726-um-pergunta-e-minha-defesa.html

Como não pretendo tornar isso flame, muito menos voltar aqui para ficar respondendo (entrei para outros motivos), vou responder ao tópico.

Toddy e o senhor da escuridão falaram tantas asneiras.

O CONHECIMENTO É DE DOMÍNIO PÚBLICO.

O acesso a este (hoje com maior facilidade), depende da força de vontade do interessado. Não se pode medir pessoas pelas suas condições, visto que não somos iguais, nem nunca estaremos em condições iguais (segundo a psicologia). Os meios que facilitam a vida de alguém, não é produzida por mérito, portanto não se pode realizar um comparativo.

Em outras palavras, é querer comparar a habilidade de um zagueiro no futebol, com um atacante. A oportunidade de estar em campo, depende da sua realização, melhor adaptação, e quiçá boa parte de vontade.

Nem sempre aqueles com muitas oportunidades (fora do mérito), vai alcançar o que lhe foi designado, e o contrário pode acontecer, aquele sem oportunidade nenhuma alcançar um objetivo não designado, por PURO TRABALHO DURO, SUADO, RAÇA, FORÇA.

Não me venham com papo de "favelado que não tem chance". Nossas chances nunca serão iguais, mas a força separa o fraco e o covarde, daquele que realmente quer.

Existe um provérbio que diz: muros não são feitos para nos deter, muros são feitos para deter os outros.

Isso quer dizer, a dificuldade vai estar no rico, no pobre, no faminto, no cansado... Ainda assim, aqueles que batalharem por um objetivo, alcançarão algo.

Sobre inteligência, nem vou me ater isso. Todos os cientistas mais inteligentes da sociedade (aqueles também que já morreram), são antes de mais nada, extremamente estudiosos. Quem gosta da história de Einstein, e se interessa pela vida dele, pode pesquisar. Antes de fazer sua teoria, ele estudava diariamente, mais de 8 horas por dia.

Não me refiro a estudo puramente de conteúdo, mas o ato de "sentar e pensar", de estar sempre disposto, pronto, atiçado pelo conhecimento, tornaram essas mentes, em mentes brilhantes.

Acredite, o brio não vem imbuído apenas de DEUS (mkak, eu sei que você se considera um MALZÃO BAD 4SS, hater, e outras palavras que nem me atrevo a escrever, mas eu sou católico, e falar de DEUS é normal, perdoa-me se você não gostou, mas não to aqui pra te agradar), e o interesse em consumir todas as dúvidas que nos cercam devem nascer da própria pessoa.

Então sim, o MÉRITO existe. Lógico que ele não é por si só único. Diferente dos que arrumam desculpa para o sucesso alheio, ou mesmo para o fracasso próprio, o mérito, a humildade, o reconhecimento, e uma boa dose de estudo, levam qualquer um, a qualquer lugar.

E termino com uma propaganda MAGNÍFICA, que tá rolando por uma faculdade particular daqui do estado. (Quem é do Espírito Santo e anda pela BR-262 pode ver alguns cartazes) Até precisei editar, que nome bonito o do meu estado né? ESPÍRITO SANTO.

Simples assim.

"Estuda que melhora".

Grande abraço, Deus esteja com vocês, especialmente você mkak, está precisando muito.

Every man has to die

Link para o comentário

explodido?![/color]) por um homem-bomba. Veja se não é o garoto que se diz ateu, ouve milhares de horas de palestra do Dawkins, provavelmente estudante de direito (por acreditar que a vida funcione como nas suas teorias), esse mesmo garoto que veio para o Brasil depois do atentado, viveu anos no hospital (as enfermeiras o ensinaram português), e infelizmente ele nunca mais pôde andar. AINDA ASSIM, ele desconhece o significado de comunidade e favores. Irônico essa pessoa com essa vida tão marcada (parece história de cinema, eu adoraria vê-la nas telas) perder tempo discutindo religião.

Não, eu não lembro disso tudo de cabeça, um membro (muito esforçado), achou seu tópico sobre sua tragédia.

http://www.webcheats.com.br/forum/opinioes-e-reclamacoes/1274726-um-pergunta-e-minha-defesa.html

Como não pretendo tornar isso flame, muito menos voltar aqui para ficar respondendo (entrei para outros motivos), vou responder ao tópico.

O acesso a este (hoje com maior facilidade), depende da força de vontade do interessado. Não se pode medir pessoas pelas suas condições, visto que não somos iguais, nem nunca estaremos em condições iguais (segundo a psicologia). Os meios que facilitam a vida de alguém, não é produzida por mérito, portanto não se pode realizar um comparativo.

Em outras palavras, é querer comparar a habilidade de um zagueiro no futebol, com um atacante. A oportunidade de estar em campo, depende da sua realização, melhor adaptação, e quiçá boa parte de vontade.

Nem sempre aqueles com muitas oportunidades (fora do mérito), vai alcançar o que lhe foi designado, e o contrário pode acontecer, aquele sem oportunidade nenhuma alcançar um objetivo não designado, por PURO TRABALHO DURO, SUADO, RAÇA, FORÇA.

Não me venham com papo de "favelado que não tem chance". Nossas chances nunca serão iguais, mas a força separa o fraco e o covarde, daquele que realmente quer.

Existe um provérbio que diz: muros não são feitos para nos deter, muros são feitos para deter os outros.

Isso quer dizer, a dificuldade vai estar no rico, no pobre, no faminto, no cansado... Ainda assim, aqueles que batalharem por um objetivo, alcançarão algo.

Sobre inteligência, nem vou me ater isso. Todos os cientistas mais inteligentes da sociedade (aqueles também que já morreram), são antes de mais nada, extremamente estudiosos. Quem gosta da história de Einstein, e se interessa pela vida dele, pode pesquisar. Antes de fazer sua teoria, ele estudava diariamente, mais de 8 horas por dia.

Não me refiro a estudo puramente de conteúdo, mas o ato de "sentar e pensar", de estar sempre disposto, pronto, atiçado pelo conhecimento, tornaram essas mentes, em mentes brilhantes.

Acredite, o brio não vem imbuído apenas de DEUS (mkak, eu sei que você se considera um MALZÃO BAD 4SS, hater, e outras palavras que nem me atrevo a escrever, mas eu sou católico, e falar de DEUS é normal, perdoa-me se você não gostou, mas não to aqui pra te agradar), e o interesse em consumir todas as dúvidas que nos cercam devem nascer da própria pessoa.

Então sim, o MÉRITO existe. Lógico que ele não é por si só único. Diferente dos que arrumam desculpa para o sucesso alheio, ou mesmo para o fracasso próprio, o mérito, a humildade, o reconhecimento, e uma boa dose de estudo, levam qualquer um, a qualquer lugar.

E termino com uma propaganda MAGNÍFICA, que tá rolando por uma faculdade particular daqui do estado. (Quem é do Espírito Santo e anda pela BR-262 pode ver alguns cartazes) Até precisei editar, que nome bonito o do meu estado né? ESPÍRITO SANTO.

Simples assim.

"Estuda que melhora".

Grande abraço, Deus esteja com vocês, especialmente você mkak, está precisando muito.

Omg, senti até orgulho :3

Concordo com isso, não é preciso dizer mais nada.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário

explodido?![/color]) por um homem-bomba. Veja se não é o garoto que se diz ateu, ouve milhares de horas de palestra do Dawkins, provavelmente estudante de direito (por acreditar que a vida funcione como nas suas teorias), esse mesmo garoto que veio para o Brasil depois do atentado, viveu anos no hospital (as enfermeiras o ensinaram português), e infelizmente ele nunca mais pôde andar. AINDA ASSIM, ele desconhece o significado de comunidade e favores. Irônico essa pessoa com essa vida tão marcada (parece história de cinema, eu adoraria vê-la nas telas) perder tempo discutindo religião.

Simples assim.

"Estuda que melhora".

Legal fera, agora me mostra onde eu disse que esforço não leva a lugar nenhum.

Vou até parafrasear algo que falei la em cima.

"João e mario cursam engenharia, ambos são esforçados e conseguem acompanhar o ritmo da faculdade sem problemas(independente se eles tiveram uma base de escola publica ou privada). O pai de joão é dono de uma das maiores construtoras do pais e o pai de mario é um advogado ambientalista sem nenhuma conexão com a construção civil. Quem dos dois tem mais chance de ganhar dinheiro? Mario ou joão(herdeiro de uma construtora ja consolidada no mercado e com renome). Lembrando que os dois são bons estudantes e tem o rendimento idêntico" - Lispector, toddé.

Concordo com o que você falou, as coisas so acontecem quando nós nos esforçarmos, assim como as oportunidades nos aparecem pelo fruto do nosso esforço, mas tem gente que as oportunidades que aparecem são estratosfericamente superiores ás das outras pessoas. Como é o exemplo que eu dei, não é todo mundo que sai da faculdade ja herdando uma empresa grande da sua área de atuação ou que recebe muitas indicações de professores na faculdade so porque tem um papo legal natural.

054MS.png

Link para o comentário

Se ambos cursam engenharia e ambos tem rendimento bom, ambos vão se dar muito bem na vida. Entretanto deve se lembrar que na hora de contratar não levam apenas em conta o pai ou a situação financeira, a forma de se comportar também é cobrada, o comprometimento, entre outros. Se ambos são totalmente iguais igual clones, o filho do dono da construtora terá mais oportunidades sim de ganhar dinheiro, entretanto o outro vai conseguir da mesma forma demonstrando seu trabalho assim como muitas pessoas conseguem. Quem acompanha o futebol já deve ter ouvido falar do filho do Pelé, teve oportunidade para ser goleiro e tecnico de times grandes e de tradição no futebol Brasileiro, mas não vingou por falta de caráter e comprometimento. Quem corre atrás do que quer alcança, não precisa ter inveja.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário

E assim continua a saga.

Aprenda a ler Sr. André.

Esforço é válido, mas é preciso muito mais quando em condições tão diferentes.

Quanto ao resto... Parece que uma mosca zumbiu aqui perto.

resposta pra vc:

Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idi.ota por qualquer dos lados.

Link para o comentário

Se ambos cursam engenharia e ambos tem rendimento bom, ambos vão se dar muito bem na vida. Entretanto deve se lembrar que na hora de contratar não levam apenas em conta o pai ou a situação financeira, a forma de se comportar também é cobrada, o comprometimento, entre outros. Se ambos são totalmente iguais igual clones, o filho do dono da construtora terá mais oportunidades sim de ganhar dinheiro, entretanto o outro vai conseguir da mesma forma demonstrando seu trabalho assim como muitas pessoas conseguem. Quem acompanha o futebol já deve ter ouvido falar do filho do Pelé, teve oportunidade para ser goleiro e tecnico de times grandes e de tradição no futebol Brasileiro, mas não vingou por falta de caráter e comprometimento. Quem corre atrás do que quer alcança, não precisa ter inveja.

Um dos sócios-filhos da queiroz galvão ganha mais ou menos 100 *** por mês. Para alguém(engenheiro civil) conseguir uma renda assim existem 2 caminhos:

1º) Tentar fazer uma multinacional gigantesca.

2º) Ser esse cara:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Claro, o engenheiro normal vai ganhar dinheiro, mas provavelmente nunca ira ter uma renda igual ao herdeiro da construtora, mesmo ele trabalhando com a mesma intensidade que o herdeiro.

054MS.png

Link para o comentário

Pessoal só fica falando, discurso pra todo lado. A melhor forma de conhecimento é a experiência e por ela cada um terá certa resposta.

Não. Se eu daqui uns anos for um ótimo advogado, ganhando muito dinheiro e sendo feliz não foi porque eu me esforcei. Poderia fazer o que faço agora em um colégio público... não daria em nada.

Essa é a realidade. Eu estudo em um dos melhores colégios do Paraná, como vocês acham que é minha sala? Todo mundo prestando atenção e fazendo anotação? Claro que não. Tem uma garota na minha sala que fica dormindo na aula, não se esforça o tempo todo, não faz tarefas e quer fazer medicina. E ela vai conseguir. Vai porque depois do terceiro faz um ano de cursinho que é o melhor de medicina e vai passar na UEL. Porque pode.

Se esforço realmente contasse não teriamos notícias sobre como Fulano de colégio público entrou em faculdade americana ou em várias no Brasil mesmo.

--

Só pra rir um pouco... lógica do Yahazu: não quer ser flamme, então não vai fazer todo o tópico só de besteira, só o começo o mesmo. Riiiiight.

Link para o comentário

Toddy, você que não leu o que escrevi. Seguindo meu raciocínio, vai "mais longe" aquele que estiver mais interessado. As oportunidades SEMPRE existirão em diferentes proporções, mas como eu disse, quem quer arruma desculpa até para o sucesso.

Leonardo, por isso mesmo não quis ser flamme. Minha situação com mkak já está longe, anos atrás. Só comentei todo o fato, pois é uma situação cômica, de como a internet nos mostra mentirosos. (Acredite, eu me incluo nisso)

Como não queria puramente abrir um tópico para falar disso, aproveitei o comentário, e fiz a ressalva da minha opinião ao tópico para não ser flood. Enfim, uni o útil ao agradável. Mas sua incapacidade intelectual não permite enxergar além do meu nick, e o que eu disser aqui, você julgará pelo meu nome, não pela palavra.

mkak, essa saga não vai continuar. Eu não me importo com suas escolhas mais (já me importei quando atingiam o espaço que eu usava), na verdade não suas escolhas, mas sua opinião deliberada.

É claro que eu já compreendia que nem todos seres-humanos merecem uma opinião, e claro, você se inclui nisso. Enfim, não vou discutir religião, não venho discutir leis, muito menos com você, apareci no tópico para rir do israelense bombardeado (ow!!) que você cir

Novamente, toddy, dinheiro não significa sucesso. Entenda que valor quantitativo é diferente de qualitativo. Kant nos mostra isso de forma brilhante, onde há o "pré-destinado" a realizar aquilo, e o que faz por força própria. É como mudar o curso da natureza, evitando nossa naturalidade para obter um outro objetivo. Voltando a parafrasear o futebol, é comparar Lionel Messi com Biro Biro. Um tem talento, brilho, genialidade no esporte, o outro é esforçado.

E finalizando, também deixando claro que não volto ;)

Mkak, a saga não continua, pois não vim aqui para debater qualquer assunto contigo. Apenas lembrei do caso do israelense bombardeado, e de como gerou boas risadas... É incrível as mentiras que contamos na internet. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Quanto ao resto, e ao passado, ficou para trás. E vai ficar de novo...

Não vou te mandar um abraço, porque não gosto de você e de seus adorações das trevas. Meu lado é o cristianismo.

Enfim, fui.

Every man has to die

Link para o comentário

Ué, mas não foi o Sr. quem disse que não voltaria?

Fazer o que né?!

Quanto a aquela instrução pode deixar que ela jamais será esquecida e um dia será seguida.

De resto leia com mais calma.

resposta pra vc:

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.