Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

entrevista Entrevista - Leandro Karnal

Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

Entrevista é só um modelo de exemplificar o que eu trago junto a esse post.

É a opinião de uma pessoa em um determinado assunto, e não precisamente uma "Entrevista".

(Sei lá, pretendo trazer mais modelos assim como esse.)

002.jpg

Leandro Karnal é um historiador brasileiro, atualmente professor da UNICAMP na área de História da América.

As pessoas felizes no Brasil, são aquelas que acreditam profundamente,

que a corrupção está a cargo de um partido.

As pessoas que acham que a corrupção está a cargo de um partido,

e que bastaria tirar esse partido do poder, pra que o reino da justiça e da igualdade se instalasse no país...

"São pessoas muito felizes".

São pessoas que substituíram cultos, como o do papai noel, coelhinho, pelo conto da corrupção isolada.

(Não significa que dessa forma, se defende um ou outro partido.)

Quando na verdade todos nós temos uma parcela de culpa pela corrupção existir, principalmente você!

Porque a corrupção começa quando apertamos ctrl "C" + ctrl "V",

para não copiarmos o enorme texto e deixando que as teclas façam isso por nós.

A corrupção começa quando lavamos a mão correndo, com tanta pressa e se

esquecendo de que se nós não lavarmos a mão de maneira correta, nós vamos ter que lavar novamente as mãos,

gastar mais tempo, mais água, sabão...

Que quando na verdade nós poderiamos ter feito a coisa certa de uma só vez sem causar tantos prejuízos por essa atitude corrupta.

Não defina um partido político como sinônimo de corrupção, conjugue o "Verbo Corromper" e vai saber que eu,

você, nós corropemos todos os dias e de diversas maneiras.

Dê uma sugestão ou faça uma relfexão apresentando uma maneira ou atitude que devemos tomar para buscar uma solução para a corrupção?

(Em todos os sentidos.)

Eu fico com uma frase que representa bem a questão, até porque eu coloquei um pouco da minha visão no texto:

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Gandhi

Deixe a sua também, faça sua reflexão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma sugestão ou faça uma relfexão apresentando uma maneira ou atitude que devemos tomar para buscar uma solução para a corrupção?

Mate todos os humanos. Simples. Somos corruptíveis, falhos, gananciosos e egoístas. Mas já que todos nós não vamos morrer, temos uma seguinte "alternativa": Mudar nosso modelo de desenvolvimento/conceito de valores. Hoje, nós acreditamos que o dinheiro é o que importa. Trabalhamos bastante por ele, e passamos por cima de relacionamentos, amizades, companheirismo, altruísmo e e qualquer coisa por ele. Mas se não fosse ele, seria outra coisa no centro do sistema, pelo qual nós passaríamos por cima de qualquer coisa para obter. Porque nós humanos, como eu disse, somos gananciosos. A não ser que nós ao invés disso, buscássemos uma "iluminação", sendo científica ou espiritual e isso valesse mais do que o dinheiro ou algum bem material, não tem saída. Entra gente e sai gente, a corrupção continua. O sistema é foda. E é muito maior que a gente. E ainda que a gente construa outro, ele vai estar lá, gordo, sorridente e mexendo as cordinhas das marionetes

musicbar.php?username=jpbelchote&color=black&unicode=yes

Link para o comentário

Valeu pelo comentário, só vou acrescentar um gancho sobre o que você disse.

Porque nós humanos, como eu disse, somos gananciosos. Sim, concordo, porém não temos somente esse atributo em exclusivo. Por outro lado, somos uma espéciee que aprendemos tudo que nos ensinam e se você olhar para outros países, vai ver que os mais atrasados somos nós Brasileiros, explicação para isso existe. Japão por exemplo, investiu durante muitos anos em educação e hoje colhe os frutos.

Se olharmos para vida dos japoneses, vamos ver que eles são disciplinados, boa parte vegetariana, muito inteligentes, a arte e a cultura são muito ricas, um dos países mais desenvolvido do planeta e etc...

Mudar nosso modelo de desenvolvimento/conceito de valores. Talvez seja essa formula eficaz que deveriamos ter como objetivo, ao invés de querer somente o dinheiro, bens materiais, status social, fama, conforto... Olhar para vida de uma maneira mais delicada, perceber que existem outros valores de que precisamos seguir em nossas vidas.

Porque pensar em uma solução para a corrupção humana? Porque um dia nós vamos ter filhos, e todo pai pensa em oferecer um mundo melhor para seu filho, eu não estou contente vivendo assim e não gostaria de oferecer esse mundo para o meu filho. Então o pouco que eu posso mudar, fazer pensar diferente, já é o suficiente para sairmos do que estamos e evoluir para um mundo melhor de degrau em degrau.

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Em primeiro lugar, o texto é uma retórica barata.

Ele combate uma coisa que não existe. Essa representação de uma pessoa que acha que a corrupção está personificada num único partido e que ao tirá-lo do poder tudo num passe de mágicas será resolvido, NÃO EXISTE. Gostaria e muito de saber da onde é que ele tirou esse imaginário. Eu imagino da onde, mas não irei me alongar.

Não existem meios de acabar definitivamente com a corrupção, e muito do que o -PaulinhoRholla disse é verdade. Uma maneira de começar esse combate a corrupção é "fiscalizar" o governo vigente, pressionando-o, e exigindo transparência. Quanto aos corruptos, a certeza da punição, e o banimento sumário da vida pública (inserida no contexto de cargos políticos). Nunca mais voltará a concorrer pra nada. Levar ao extremo a política de ficha limpa. E é claro, ter uma oposição decente, ideologicamente falando. Dar opções de fato a população.

Link para o comentário

Gostaria e muito de saber da onde é que ele tirou esse imaginário.

Leandro Karnal cita Hamlet em um café filosófico, entra na questão da corrupção e aponta a visão de Harold Bloom, um autor de diversas teorias controversas sobre a influência da literatura além de um defensor ferrenho da literatura formalista (a arte pela arte), em oposição a visões marxistas, historicistas, pós-modernas, Shakespeariano, um dos grandes defensores da chamada "bardolatria", escreveu Shakespeare - A Invenção do Humano e Hamlet - Poema Ilimitado, dois grandes ensaios sobre o bardo e entre outros. (Você precisa ter conhecimento literário para entender o significado das obras desses pensadores.)

Harold Bloom fala: "Foi a consciência que o invelheceu. A consciência catastrófica da mazela espiritual que assola o mundo, que ele internalizou e não quer ser chamado..." (Depois de citar as palavras de Harold, Leandro Karnal oferece seu ponto de vista sobre a corrupção embasada na "lógica e não no imaginário como você disse", de que a corrupção existe de modo geral e não é um partido exclusivo que tem a culpa por existir corrupção e sim você, nós, todos somos corruptos.

Uma maneira de começar esse combate a corrupção é "fiscalizar" o governo vigente, pressionando-o, e exigindo transparência.

e que bastaria tirar esse partido do poder, pra que o reino da justiça e da igualdade se instalasse no país...

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Leandro Karnal cita Hamlet em um café filosófico, entra na questão da corrupção e aponta a visão de Harold Bloom, um autor de diversas teorias controversas sobre a influência da literatura além de um defensor ferrenho da literatura formalista (a arte pela arte), em oposição a visões marxistas, historicistas, pós-modernas, Shakespeariano, um dos grandes defensores da chamada "bardolatria", escreveu Shakespeare - A Invenção do Humano e Hamlet - Poema Ilimitado, dois grandes ensaios sobre o bardo e entre outros. (Você precisa ter conhecimento literário para entender o significado das obras desses pensadores.)

Harold Bloom fala: "Foi a consciência que o invelheceu. A consciência catastrófica da mazela espiritual que assola o mundo, que ele internalizou e não quer ser chamado..." (Depois de citar as palavras de Harold, Leandro Karnal oferece seu ponto de vista sobre a corrupção embasada na "lógica e não no imaginário como você disse", de que a corrupção existe de modo geral e não é um partido exclusivo que tem a culpa por existir corrupção e sim você, nós, todos somos corruptos.

[/color][/font]

Eu disse governo vigente, não partido. Aplique isso em todas as instâncias e esferas. Municipal, estadual, e federal. Não tem nada a ver com partido, e sim com a administração do país como um todo.

Se corrupção fosse universal no sentido do texto, e não houvessem níveis de gravidade, poderíamos rasgar todo o código penal. Ou tu quer me convencer que o tiozinho que lava as mãos com pressa é tão corrupto quanto um político que desvia milhões? HAHAH que piada. O tiozinho vai pagar pela água que ele gastou em excesso, sem contar que isso é algo que só vai atingir a ele, diferente de um corrupto que muita das vezes não paga pelo "excesso" que cometeu, e prejudica toda a estrutura de um país. Não queria comparar um cara que rouba uma laranja, com um cara que rouba 25 pessoas e mata 12.

E eu me referi a um exemplo concreto e real que mostre esse imaginário de que a corrupção está a cargo de um único partido. Quem são essas pessoas que pensam assim? E como eu já imaginava, ele não tirou isso da realidade, mas sim de conjecturas longínquas. Um raciocínio pode ser lógico e ainda continuar sendo imaginário.

Tem um comentário no vídeo dele falando isso, que ele comete a típica falácia do: enquanto não se resolver tudo não se pode resolver nada. O argumento dele tende a um loop circular sem fim.

Link para o comentário

Convencê-lo não seria esse o meu objetivo, até porque os meus argumentos citados, foram opiniões apenas para compor o tema baseado no texto. Que por princípio não são de minha autenticidade e sim provém de terceiros. Então o melhor a se fazer é defender minha opinião, como é o caso.

Ou tu quer me convencer que o tiozinho que lava as mãos com pressa é tão corrupto quanto um político que desvia milhões?

Convencer não, já disse. Talvez eu possa apresentar um lógica de pensamento, que de fato é a minha opinião.

Qual a diferença entre "o tiozinho e o político"?

Um pode "roubar", o outro pode "gastar".

Qual dos dois prejudica mais a estrutura de um país?

Os dois! Não é porque um gastou a água que serviria para 10 pessoas beberem, ou porque o outro tirou 10 moradias de famílias que precisavam para viver, que eles não vão causar prejuízos a um país.

Quantos gastam água no País?

200,4 milhões de pessoas.

Quantos roubam milhões no País?

Maioria, aproximadamente 30 mil políticos... (Não tenho dados de um número real e atual.)

Para se chegar em uma conclusão: "Você consegue viver se todos políticos continuarem roubando"?

Sim! Somos a prova que isso é possível, e nos stamos vivendo assim há mais de 125 anos de corrupção, sem contar os escândalos recentes e os que já existiram no país.

O que não seria possível na história humana, é viver 125 anos sem água. Porque se 200,4 milhões de pessoas continuarem gastando, deixando de fazer o correto, sendo corrupto ao desperdisar água sem necessidade, assim como o "Tiozinho" faz e pagando pela água que ele gastou em excesso. Garanto que não iria precisar nem de 125 anos, além de que essa "atitude corrupta" não vai atingir somente a pessoa dele, como você citou e sim comprometeria a vida de 99% da população do país por falta de água.

Afinal, nós vivemos com pouca grana, ou até mesmo sem. (Mendigos são exemplos disso.) Já esta complicado sobreviver com pouca água, imagine viver sem nada. (No sertão nordestino animais morrem por falta de água, não seria muito diferente se faltasse água para nós bebermos.)

Até gosto de pessoas assim, com pontos de vista diferentes, opiniões diversas. Porque isso nos faz pensar e talvez ajuda até entender os conceitos existentes de cada um. Valeu, Abraços!

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.