Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Parlatório #1

mikhail
 Compartilhar

Posts Recomendados

Parla che te fa bene

Parlatório é lugar para falar, para conversar, para discutir, para espernear.

[TABLE=align: center]

[TR=class: grid, width: 500, bgcolor: #F0F8FF]

[TD=class: blockrow, align: center]PENSE...

[/TD]

[/TR]

[TD=class: blockrow, align: center][video=youtube;Oc5S0PYR-Ek]

[/TD]

[/TR]

[TD=class: blockrow, align: center]""Pra falar a verdade, eu já tive a imagem

Que o mundo não era tão lindo assim

Desde eva e adão, que perderam a noção do perigo

Geraram abel e cain

Deu-se a humanidade, deveres, vaidade

O livre arbítrio em qualquer coração

Na beleza do céu, na pureza do mel

O direito de ir em qualquer direção

Sodoma e gomorra do avesso da fé

Que renasce em jerusalém

O fim do holocausto na guerra do mal contra o bem

Ainda bem, que contra o bem o mal não se da bem

Ensinamentos de gandhi, martin luther king

Tipo bob marley e madre teresa, me valeu zumbi

Que a imagem que eu tinha do mundo

Não era tão linda assim

D'us dá a mão a quem quer mão

D'us dá o chão pra quem semeia

E quando nasce a escuridão

Na ausência do sol vem a lua e clareia

Hoje eu tenho a dimensão

Sou criador e criatura

Pois ao ouvir essa canção

Tem exemplo atual na antiga escritura""

[/TD]

[/TR]

[/TABLE]

É justo acreditar, justo também é não acreditar. Tem gente que acredita naquilo que pode tocar, outros acreditam apenas naquilo que se pode provar, alguns acreditam naquilo que não se pode tocar ou provar.

• É justo duvidar de quem acredita?
  • É justo duvidar de quem não acredita?
  • O que te leva a crer?
  • O que te leva a não crer?
  • Ateísmo é modismo?
  • Religião é modismo?
  • Vale pregar a crença ou não crença arregimentando outros a aliar-se a você e àquilo que você acredita?
  • Vale desmoralizar a fé ou a não fé?
  • Por que tantos insistem nisso?

Parlatório

Parla che te fa bene.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que tantos insistem nisso?

É uma boa pergunta. Assim como em todos os assuntos polêmicos, o objetivo é encontrar uma brecha na opinião alheia para apontar um erro. Eu diria que todas as perguntas feitas por você podem se resumir a isto: necessidade de atenção, preenchimento do ego. Mostrar para si mesmo: "Oh, eu estou certo e ele está errado. Fiz uma pergunta e ele não tem respostas, por isso, sou fod*"

---

O mundo seria tão melhor se as pessoas ocultassem as suas crenças.

Link para o comentário

-

Assunto polêmico, porém muito legal porque ele te oferece a reflexão e o pensar.

É justo duvidar de quem acredita? Bom, se estamos falando de crer, admitir como verdadeiro; aceitar como real, convencer-se da existência de alguma coisa, eu imagino que tudo isso normalmente gera duvidas. Porque você acredita? Como acredita?

Pense que você é um homossexual e não consegue entender como existem héteros no mundo, e que todos os homens deveriam ser iguais a você. Você "acredita" que o mundo deveria ser assim, até uma pessoa discordar de de você e dizer: "Se o mundo fosse totalmente hétero, nossa raça poderia deixar de existira longo prazo, porque nós precisamos nos reproduzir e isso só acontece com o sex0 oposto". E ai, o que acontece? Você deixa de "acreditar" nessa forma de ver o mundo e passa a entender o porque existe héteros no mundo. Conclusão: É essecial que pessoas passem a duvidar, porque foi assim que o mundo passou a evoluir. Primeiro se falava que Deus habitava nas rochas, árvores ou os rios... Até o dia em que um ser duvidou e foi lá conferir para ver se tudo isso era realmente verdade. Chegando lá viu que não tinha nenhum Deus nas rochas, árvores e rios. (Deixou de ser um modo de crença.) "Tempos depois foi levantado a crença de que o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por Deuses e Espíritos. Até que um grupo de pessoas duvidou disso e provou que tudo isso não passava de fenômenos naturais. "Ou seja, a duvida é justa sim e ela sempre vai existir enquanto houver crenças."

É justo duvidar de quem não acredita? Sim! Apartir do momento que existe a incerteza, consequentemente isso acaba gerando curiosidades, perguntas e dúvidas. Se para você uma pessoa descrente causa em você perguntas, de fato duvidar vira consequência e objetivo de respostas.

O que te leva a crer? Em que?

O que te leva a não crer? Em que? Penso eu que você esteja se referindo a alguma divindade, se esse for o caso eu não acredito por "Bom senso" ou "Razão" talvez. (Muito complexo resumir a minha não crença.)

Ateísmo é modismo? Nunca, seria até uma forma de declarar preconceito generalizando dessa forma. Quando foi criada a religião, se criou os incrédulos automaticamente, e não é moda é algo que foi causado pela crença.

Religião é modismo? Não! De forma alguma, até porque a arte de acreditar sempre existiu. Desde os primórdios, os homens acreditavam que os fenômenos naturais, como por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos. A ideia de uma força superior às demais, como o deus Sol, a deusa Lua, Zeus ou Odin, formou uma fé comum a muitos povos; contudo, foram os hebreus (e depois os judeus) que introduziram a crença num único Ser Supremo (Jeová), cria*dor de todo o Universo.

Porém, ao meu ver a crença foi necessária sempre, desde do início até hoje o crer é fundamental para se ter respostas.

Vale pregar a crença ou não crença arregimentando outros a aliar-se a você e àquilo que você acredita? Isso é a herança do fundamentalismo religioso, convencer ou impor que outras pessoas acreditem no que você acredita vem dos preceitos religiosos. Agora se é correto ou não fazer a arregimentação, eu sou suspeito para falar, porque se tratando de crença nós automaticamente estamos falando de verdade. (Complicado, porque cada um carrega a sua.)

Vale desmoralizar a fé ou a não fé? A desmoralização é tão antiga quanto as religiões, como por exemplo a religião cristã que desmoraliza qualquer outro Deus em seu decálogo. "Não terás outros deuses diante de mim." Então, se isso sempre foi ordem para a sociedade seguir, eu acredito que dificilmente isso vai deixar de acontecer.

Por que tantos insistem nisso? Em qual sentido você se refere? Levando em consideração a sua analogia de sequência de perguntas, eu imagino que você expressa a ideia de indignação com pessoas que insiste em desmoralizar, desacreditar e ofender as crenças ou até mesmo a fé das pessoas. (Nesse sentido eu diria que isso só acontece porque existe "religião".)

Música: Eu nunca tinha ouvido ela, mais eu gostei da letra e achei legal.

Na verdade eu achei maneiro a forma como você conduziu o tópico, espero que você volte com mais temas diferentes que estimulam o pensar e a reflexão. :D

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.