Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Empresas e suas regras.

Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

Há um certo tempo eu venho observando que algumas empresas estão buscando uma forma de contratar muito diferente.

Eu não sei quando isso virou "regra" ou "obrigação" para as empresas selecionar um candidato. Eu estou falando da contratação de funcionários por possuírem o "Reservista" ou "Certificado Militar".

9897e33ae3bc355b4781a1310e994234.jpg

Eu não tenho conhecimento ao certo sobre o porque algumas empresas só estão contratando pessoas, com base no reservista e quando não apresentam esse documento o candidato é descartado e não concorre a vaga.

Como eu não estudei a fundo sobre o tema, eu não tenho um grande conhecimento para abordar o assunto. Porém isso não me impede de pensar em agumas questões sociais ou práticas, que isso pode causar a nossa sociedade em curto, médio e longo prazo, como por exemplo o desemprego.

• Uma pessoa que não tem reservista fica dessempregado? Não porque existem outras formas de trabalho informal que a pessoa pode recorrer. No entanto o cidadão,principalmente o homem, acaba sofrendo para conseguir empregos de alto nível de escolaridade, e esse modo afeta diretamente aos homens por terem como obrigação servir o país, já que não é lei para as mulheres passar pelo exército militar. (Homem se fod@#$e mesmo.)

• Porque algumas empresas pedem o reservista? Eu imagino que um funcionário que tem o reservista, ele automaticamente não vai servir o país caso um dia seja necessário. Então eu penso que ter um funcionário que não vai abandonar o emprego por estar ilegal com o país, acaba se tornando objetivo das empresas contratar um candidato assim.

• O que esse formato de "contratação' pode causar na sociedade? Grandes problemas, começando pelo desemprego. Sabemos que não é cultural de todos os jovens olhar para o exército como um objetivo de vida, por esse fator existir o jovem acaba que sendo forçado a se adequar as regras imposta pelo país e o resultado leva muitos deles a ficar sem o reservista na mão e em divida com a nação.

• Para empresa isso é benéfico? Não sei dizer quais os benefícios corretos, mas um deles é ter o funcionário trabalhando sem correr o risco de ter que largar a empresa para servir o país, outro é que uma pessoa que está em dia com a nação acaba oferecendo descontos para a empresa ao contráta-lo.

• Quais pontos negativos que uma empresa assume ao contratar um funcionário apenas por possuir o "Reservista"? Um deles é a "qualificação". Não é porque ele tem o reservista em mãos que significa que ele está altamente qualificado para exercer a determinada função, ao decorrer do tempo isso acaba prejudicando uma empresa. (Visando que um "documento" é diferente de uma "qualificação profissional".)

• E as mulheres, o que elas ganham com esse método de contratação das empresas? Muitas coisas, uma delas é a competividade no mercado de trabalho, indepência, maiores oportunidades e chances se ingressar no mercado. Contudo a grande valorização de gênero, no sentido que se as mulheres se destacam na quela determinada profissão, consequentemente a mesma empresa só vai querer outras mulheres para fazerem aquela determinada função, que no entanto está sendo muito bem executada por uma "mulher", e assim "descartando" a mão de obra masculina. (Isso acontece nas escolas, temos mais "mulheres professoras" e poucos "homens professores".)

Eu já expressei o meu ponto de vista em alguns pontos sobre a questão, mas agora eu gostaria de ver a opinião de vocês a respeito do tema.

(Se você entende um pocuo mais sobre o assunto, compartilhe nos comentários.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.