Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

De onde vem nosso senso de justiça?

Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Você tem senso de justiça ou é do tipo que sempre procura uma forma de vitimizar o culpado? :sarcastico:

Sem a existência da religião, será que teríamos senso de justiça? :nerd:

Em casos extremos, você faria justiça com as próprias mãos? Apoia quem faz?

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem senso de justiça ou é do tipo que sempre procura uma forma de vitimizar o culpado? :sarcastico:

1 - Acho que desde papai e mamai nos influenciando e dizendo o que é certo e o que é errado. E isso envolve religião sim.

2 - Eu tenho meu ponto de vista. E vejo muitas coisas, tanto no local em que convivo quanto nos TV.

3 - Acho que sim! Ainda haveria a lei, mesmo que não existisse a religião. Estranho, nosso mundo sempre teve religião. Só vendo para ter certeza.

4 - Em casos extremos? Salvar minha vida, ver alguém fazendo algo de muito ruim com a minha família/amigos? Acho que sim. Mas apenas nisso. Apoio apenas legítima defesa. Acho ridículo o povo da rua pegando pessoa pra fazer rodinha de espancamento.

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário

1. Da nossa criação.

2. Tenho senso de justiça.

3. Sim.

4. Só em caso de legítima defesa e mesmo assim teria que pensar várias vezes antes de fazer.

Link para o comentário

O senso de justiça é totalmente ligado ao ser humano, está ligado ao nosso cérebro esse modo de agir e você pode até ver um Trecho da série "Through tha Wormhole" para entender o que eu estou falando.

[video=youtube;z0UGYhHe60s]

• Sem a existência da religião, será que teríamos senso de justiça?

Eu não sei com qual sentido ou intenção você fala de religião, mas a justiça é ligado ao homem e não a sua crença ou eu pelo menos nunca vi ninguém virando ateu ou mudando de religião e perdendo automaticamente o senso de justiça.

Eu imagino que a religião cristã foi realmente uma forma de "senso de justiça", porque ela foi criada para manter igualdade entre os povos com os mesmo direitos de viver.

Na verdade quem criou essa filosofia conhecia as diferenças na sociedade, sabia que homem pegava a mulher de outro homem, matava e não amava o próximo como ele mesmo, roubava e contudo houve a visão de justiça para que as coisas tivessem mais equilíbrio e igualdade entre os seres.

Então no meu ponto de vista eu discarto totalmente da possibilidade de associar religião com ação humana, porque crença é um acessório para a vida do homem e não um mecanismo biológico, físico, mental que é controlado pela crença. Conheço ateus que estão vivos na Terra, por isso consigo tirar essa conclusão. (Respeito tudo e qualquer visão de mundo ou crença.) :D

Link para o comentário

O senso de justiça é totalmente ligado ao ser humano, está ligado ao nosso cérebro esse modo de agir e você pode até ver um Trecho da série "Through tha Wormhole" para entender o que eu estou falando.

[video=youtube;z0UGYhHe60s]

• Sem a existência da religião, será que teríamos senso de justiça?

Eu não sei com qual sentido ou intenção você fala de religião, mas a justiça é ligado ao homem e não a sua crença ou eu pelo menos nunca vi ninguém virando ateu ou mudando de religião e perdendo automaticamente o senso de justiça.

Eu imagino que a religião cristã foi realmente uma forma de "senso de justiça", porque ela foi criada para manter igualdade entre os povos com os mesmo direitos de viver.

Na verdade quem criou essa filosofia conhecia as diferenças na sociedade, sabia que homem pegava a mulher de outro homem, matava e não amava o próximo como ele mesmo, roubava e contudo houve a visão de justiça para que as coisas tivessem mais equilíbrio e igualdade entre os seres.

Então no meu ponto de vista eu discarto totalmente da possibilidade de associar religião com ação humana, porque crença é um acessório para a vida do homem e não um mecanismo biológico, físico, mental que é controlado pela crença. Conheço ateus que estão vivos na Terra, por isso consigo tirar essa conclusão. (Respeito tudo e qualquer visão de mundo ou crença.) :D

[/color][/font]

Não foi exatamente isso que eu quis dizer, pois mesmo sendo ateu é impossível se livrar de toda a cultura religiosa sacas?

Não é algo tipo, virei ateu e deixei de ter senso de justiça. Aliás é normal ver ateus que lembram de Deus em situações difíceis, falam coisas como "pelo amor de deus", e outras coisas da igreja, pois isso é nossa cultura e não tem como fugir dela sacou?

Abraço.

Link para o comentário

@Hagaro~, eu entendi sim, até fiquei em dúvida sobre essa intenção quando citou religião. Em relação as expressões vinda da crença cristã, eu falo "vai com Deus" sem problemas, quando uma pessoa me faz algo e eu vejo que ela é religiosa, eu simplesmente agradeço dizendo "amém" e até mesmo quando vejo algo que eu fico indignado, eu digo "Meu Deus"... Isso para mim não tem um significado concreto, é da boca para fora e faço isso sem perder ou mudar a minha ideologia.

(Como você falou, é a cultura e não tem como fugir disso.)

Não carregue esse conceito gerenalista, de achar "normal" ateus que se dizem discrente, que na prática eles conheçe a existência de Deus ou uma força maior quando passam por situações difíceis. Não acho isso correto até porque na prática as coisas não se aplica dessa forma a realidade de um Ateu, é a mesma coisa de generalizar todos os Cristãos de acéfalos e nonsenses por acreditarem em algo ilógica, absurda, desprovida de sentido ou de coerência. Na verdade isso não acontece, é conceitos gerados por achismos e com a intenção de ter razão absoluta de um determinado ponto de vista, na prática isso não se aplica e eu vejo muitos cristãos que são malucos beleza e não merecem ser generalizados por conceitos bobos qualquer. :D

Link para o comentário

Se o senso de justiça vem dos nossos pais, de onde veio o senso de justiça dos antepassados?

E quem não tem criação não tem senso de justiça?

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.