Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Tercerização.


Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

Desculpas, mas faltou a letra "i" na palavra "Terceirização" do título do tópico.

 

 

O QUE É PL4330 ?

[video=youtube;p-ga5uYQAQA]

 

 

Congresso atende empresários, rasga CLT e aprova PL 4330.

7419c30cc2744602b73436ade3aff5c7.jpg

 

Procurador do Trabalho classifica PL 4330 de golpe.

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (8) o texto-base do Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta os contratos de terceirização no setor privado e para as empresas públicas, de economia mista, suas subsidiárias e controladas na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Foram 324 votos a favor do texto, 137 contra e 2 abstenções. O substitutivo apresentado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), que relatou a matéria em Plenário em nome das comissões, manteve, por exemplo, a possibilidade de a terceirização ocorrer em relação a qualquer das atividades da empresa.

20150410040459.jpg

Para os parlamentares que se posicionam contra, se aprovado, o projeto provocará a precarização dos direitos trabalhistas e dos salários. Atualmente, a terceirização acontece de forma limitada, em sua maioria, empresas privadas e públicas terceirizam serviços como vigilância, serviços gerais e portaria.

 

De acordo com o procurador do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, dados do Ministério do Trabalho e Emprego, da Justiça do Trabalho e do INSS revelam que de cada 5 trabalhadores acidentados, 4 são terceirizados. “O trabalhador terceirizado permanece no trabalho, em média, dois anos e seis meses a menos que o trabalhador direto e, segundo o banco de devedores do Superior Tribunal do Trabalho, a maior incidência de sonegação é das empresas terceirizadas”, afirmou o procurador.

 

Eduardo Varandas disse ainda que a terceirização como está atualmente não é benigna e se ampliado como Projeto de Lei vai prejudicar em muito a classe trabalhadora. “A situação no Brasil já é bastante preocupante na terceirização da atividade meio imagine isto sendo passado para administração pública e direta em qualquer atividade”, alertou Varandas.

 

O promotor destacou ainda que, de acordo com o Projeto de Lei, admiti-se até a hipótese de ‘quarteirização’ de serviços, ou seja, além do terceiro, poderá haver um quarto elemento que contrata os trabalhadores, coloca a disposição do terceiro, que coloca a disposição da empresa contratante. “Eu acho um golpe, um retrocesso no que se refere ao ordenamento jurídico trabalhista”, concluiu o procurador.

 

O texto não usa os termos atividade-fim ou atividade-meio, permitindo a terceirização de todos os setores de uma empresa. Esse deve ser um dos pontos a serem debatidos por meio de destaques na próxima semana. De acordo com o relator, o texto segue “uma linha média capaz de atender os trabalhadores, os empresários e a economia brasileira”, destacando que muito da precarização do trabalho terceirizado decorre da falta de uma regulamentação.

Um acordo de procedimentos entre os partidos deixou a votação dos destaques para a próxima terça-feira (14), quando pontos polêmicos deverão ser decididos em votações separadas.

 

O que você sabe sobre o assunto?

Favor ou contra, e porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bancário reclama que o chefe cobra muito, o que tem de processo por assédio moral é de matar; bancário reclama que o banco exige cumprimento de metas abusivas, mas a maioria cumpri as tais impossibilidades; bancário reclama que o banco escraviza, mas não pede demissão... Resumindo: BANCÁRIO RECLAMA PRA KCT!

 

Convenhamos, protesto e quebradeira as 3 horas da tarde de uma terça feira é coisa de desocupado. Quem trabalha, trabalha mesmo, não tem tempo para fazer baderna em dia útil.

 

Avise ao Sr. Promotor que a CLT já é uma senhora idosa que precisa ser amparada pra conseguir caminhar com muita, mas muita dificuldade mesmo. As leis trabalhista tem tornado o custo da mão de obra extremamente cara, torna o empregado brasileiro, na média, pouco produtivo em comparação a outros países em igual condição; elas dificultam a flexibilização e prejudicam trabalhadores que poderiam tornar sua mão de obra algo mais que meramente algo a ser "alugado". O projeto não diz que as empresas de terceirização de mão de obras estão autorizadas a descumprir as leis trabalhistas. Ou será que estão? - Desinformação é a melhor maneira de criar toscos.

 

Há um estoque de vagas ociosas hoje no mercado de trabalho, vagas que não serão ocupadas se não via terceirização graças ao custo que elas representam para as empresas e mesmo para os governos. Enxugar custos não é questão de escolha, é algo que se impõe sobre as empresas em um mercado dia a dia mais competitivo.

 

Ao invés dos dirigentes sindicais, verdadeiros senhores feudais, se prepararem para melhor capacitar seus sindicalizados de forma a mantê-los em sintonia com a nova realidade do mercado de trabalho, esses "reizinhos de esterco" ainda entram na "briguinha" do Lula X Dilma. Ou será que esses hipócritas enriquecidos com o imposto sindical esqueceram que esse é um projeto da Dilma, projeto de governo, que vem sendo bombardeado pelo PT, mais especificamente pelo Instituto Lula? Palhaçada!

 

A terceirização pode e vai gerar desemprego, mas também abrirá muito mais vagas assim como a globalização abriu mais mercados mundo a fora. Quanto maior for a qualificação do trabalhador maior será sua remuneração e colocação. A ideia por traz da terceirização é a de custos menores e manutenção dos empregados de importância estratégica para as empresas. Isso se traduz em dispensa da classe intermediária mesmo dentro das atividades-fim e a contratação de empresas para cuidar dessas mesmas atividades com pessoal próprio.

 

Essas mulas, os sindicalistas e progressista com alma conservadora deveriam olhar a Apple por exemplo. Onde fica a linha de produção da tal empresa americana? O que levou uma empresa americana a gerar empregos na China, a linda cor dos olhinhos puxadinhos? Terceirização não é escolha, é imposição a quem deseja se tornar competitivo. É isso ou daqui a pouco brasileiro vai guaraná engarrafado em Xangai.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pai é funcionário publico(Petrobras), e ele constantemente esta em contato com funcionários terceirizados, sejam contratados da própria Petrobras ou de estaleiros que ele frequente. Sempre tento escutar ao máximo suas historias da faculdade e do trabalho pois estou cursando o mesmo curso que ele fez(engenharia elétrica) na mesma faculdade que ele é formado, então tudo o que ele puder passar para mim sobre vivencia profissional é valida. Pois bem, ouço muitas historias sobre terceirizados vindo dele, a maioria não é boa e muitas delas acabam em prejuízo para a empresa que meu pai trabalha.

 

Uma das historias mais recorrentes são as da piãozada que quebram seus próprios equipamentos de trabalho para não terem que completar o serviço do dia. Os cara simplesmente soldam um fiozinho ali e lá, danificam os componentes eletrônicos do equipamento e o concerto fica por conta dos contratados da Petrobras, porque são eles que entendem como o equipamento funciona, também ocorre com equipamentos menores como maquinas de solda, equipamento de segurança e ferramentas menores. Isso também ocorre com os contratados, entretanto com menor frequência, por que caso seja descoberto que alguém anda fazendo isso ele é punido(redução de salario, não consegue mais receber hora extra e quando o funcionário trabalha embarcado ele fica menos tempo e consequentemente ganha menos). Outro problema são os pequenos furtos, muito terceirizado rouba material, muita ferramenta some, fardamento em geral(aqueles casacos laranja de segurança somem muito), e isso é um problema porque se em uma segunda feira tiver uma quantidade x de chaves de fenda e na outra segunda feira tiver uma quantidade menor que a da semana passada quem toma o prejuízo é a estatal, pq va vai ter que abrir licitação pra comprar mais fardamento, ferramentas ou seja la o que tenha sumido. E fica complicado descobrir quem sumiu com as coisas, pq a terceirizada pode acusar a petrobras e a petrobras pode acusar a terceirizada então acaba ficando por isso mesmo, a petrobras leva o prejuízo e fica tudo bem. Também ha a questão do corpo mole, muito cara terceirizado ganha absurdamente pouco, e por tabela não trabalham como deveriam, e isso tudo acaba sobrando para os contratados pq o trabalho deles dependem do trabalho dos terceirizados. A Petrobras hoje contrata muito pião terceirizado, e se esse pessoal não faz o serviço certo então nada anda como deveria andar e isso é sinônimo de prejuízo.

 

Contratado pode ser também uma corja, eu ouço muita historia de pilantragem por parte dos colegas do meu pai, entretanto eu ouço muita mais coisa negativa vinda dos terceirizados que dos contratados.

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.