Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Debate] Tecnologia/Ciência vs Religião


Cr4cko
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Bom, antes de mais nada, não é um tópico sobre quem acredita em que, ou se existe ou não Deus.

A questão aqui é:

 

1 - Você acha que a religião impede a ciência ou a tecnologia de evoluir?

 

2 - Você acha que se não existisse religião, estaríamos muitos passos à frente?

 

(Obs.: posts contendo ofensas ou briguinhas sobre religião serão punidos. Este tópico é um debate, então sem citar trechos de bíblia, nem dizer se acredita ou não em Deus)

Quer aprender a programar Python?

https://youtube.com/@ProgramadorPython

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - O que eu mais vejo é religioso falando "Olha, os grandes cientistas e descobridores eram religiosos", mas acontece que nenhum deles usava a fé como ciência. Utilizavam métodos científicos. E a maioria das pessoas que usam esse "argumento" se esquecem disso. Eu acho que a religião impede sim. Afinal ela já tem uma verdade, o que ela precisa é adaptar os fatos para se encaixar à sua realidade. Que seria exatamente o contrário de como a ciência funciona. Até mesmo nos tempos de hoje você tem a igreja católica ativamente lutando contra o uso de preservativos em regiões infestadas por DSTs, religiões cristãs tentando inserir "criacionismo" como ciência, etc.

 

2 - Talvez. Os seres humanos sempre arranjam uma forma de segregar, existem diversas outras formas de segregação além da religião. Mas num mundo que não existe religião, eu estou inclinado a imaginar que as pessoas seriam menos arrogantes. Porque o objetivo principal de uma religião é definir um valor, confiança e aprovação que a pessoa busca. "Eu sou o filho de um deus supremo, você não sabia? Esse mesmo deus me criou nos mínimos detalhes, me vigia sempre, ele tem tudo planejado para mim, ele criou o universo por causa de nós". É muita, muita, muuuuita arrogância que está encrustada na maioria das (senão todas) religiões. Uma das minhas fotos favoritas é o "Pálido ponto azul" tirada pela Voyager 1 e a interpretação de Carl Sagan sobre ela:

 

442px-Pale_Blue_Dot.png

 

Trecho: "Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada "superestrela", cada "líder supremo", cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali - em um grão de pó suspenso num raio de sol."

:risomalefico:

I'm Jack's smirking revenge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

1 - Sim, impede, isso você pode comprovar pela história, praticamente todo tipo de ciência era reprimido, isso obviamente atrasou a ciência e obviamente tirou a vida de muita gente

 

2 - Isso depende do ponto de vista, do modo como vc encherga a religião, eu por exemplo, acredito em Deus(cristão), mas mesmo que Deus não existisse, eu vejo a importância da religião, pois a essência pura dela é o amor ao próx, a humildade e outros principios que no fim te faz evoluir como ser humano

python-doc-icon.jpg

wVNulLU.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do ponto da observação, e não podemos generalizar.

Minha religião por exemplo ( Espiritismo ) diz para acreditarmos em tudo que a Ciência comprovar.

 

A ciência nasceu da fé, da religião rs. Em busca de provação.

 

Acredito que haja dois lados e ambos estão certos.O de que Religião pode trabalhar junto com Ciência e que a religião atrapalha a ciência. Depende da ciência envolvida e de muitos outros fatores.

 

O mundo está evoluindo, as coisas mudando, e para melhor =).

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.