Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Se Jesus...

Posts Recomendados

Se Jesus é onipotente e sabe e pode tudo, então ele não pode ficar surpreso, mas se ele não pode ficar surpreso então ele não é onipotente, pois onipotente pode tudo e, ele não pode ficar surpreso...

Né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensa comigo, se ele não pode ficar surpreso, então ele não é onipotente, mas se ele não é onipotente então ele pode ficar surpreso, mas se ele pode ficar surpreso, então ele não é onipotente...

Link para o comentário

Ele já é onipotente por não se surpreender. Se ele ficasse surpreso, o tópico seria: "Se Jesus é onisciente, como ele se surpreende?"

---

*Espera eu responder o tópico para depois tu tomar ban.

Link para o comentário

Não entendi direito o tpc...

Baseado em quê Jesus é onipotente e sabe e pode tudo?? De onde vc tirou isso rapaz :O

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário

Se Jesus é onipotente e sabe e pode tudo, então ele não pode ficar surpreso, mas se ele não pode ficar surpreso então ele não é onipotente, pois onipotente pode tudo e, ele não pode ficar surpreso...

Né?

O Cristo???

Normalmente aplicam esse tipo de paradoxo a D'us. Vou mudar a personagem pra trabalhar com conceitos que me são mais familiares, a essência permanecerá.

Onipotência - Capacidade para tudo fazer ou criar.

Onisciência - Capacidade de tudo saber.

Se um ser tudo pode e tudo sabe como pode surpreender-se?

Surpresa vem do desconhecimento, a festa só é surpresa se o aniversariante dela não tiver ciência antes. Não importa se ele pode ou não pode fazer com que ela não aconteça, ele tem que dela não saber para ser surpreendido. O problema é que quando aplica-se isso ao Eterno a coisa fica mais ou menos assim:

Se D'us tudo sabe como pode ficar surpreso com a atrocidade e crueldade humana? - Por exemplo.

Pois é, quem tudo sabe não deveria surpreender-se com nada. Mas será que Ele realmente se surpreende? Quem garante isso? Quem disse que Ele ficou ou está surpreso?

Bom, para muitos crer que Ele não se surpreenda equivale a crer que Ele, onipotente, permite a crueldade humana. Ou seja, somos cruéis com a graça divina. Para outros quando o Eterno permitiu ao homem duvidar, escolher e optar, o tão propalado '"livre arbítrio"', Ele também se permitiu ser surpreendido por sua criatura como uma forma de garantir-lhe independência e o tal do ""livre arbítrio"".

Logo, se eu, uma criatura, sou livre para optar, escolher e duvidar é porque meu Criador permitiu-me surpreende-lo.

Mas há um outro paradoxo ainda mais interessante que esse:

Um ser onipotente pode criar um grão de areia tão pesado que ele mesmo não possa levantar?

Pense...

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Um ser onipotente pode criar um grão de areia tão pesado que ele mesmo não possa levantar?[/color][/size][/i][/b]

Pense...[/font]

Eu vi uma teoria dessa aí em um livro de filosofia. A questão era "Se Deus é onipotente, poderia criar uma pedra tão pesada que nem mesmo ele pode levantar?". Indaguei meus amigos, cristãos ou não, e fiquei impressionado com a maneira que eles responderam... ficou claro que grande parte é estúpida ou se cega pela fé.

Não existe ser onipotente. E essa teoria é inútil. Se Deus realmente criou o universo, o mesmo tem controle sobre as leis físicas e provavelmente não é algo material. Sendo assim, ele não levantaria a pedra por meio de um corpo, pois não o possui. O que poderia fazer seriam alterações nas leis físicas ou na química da pedra, fazendo com que pudesse levantá-la. É como se Deus fosse uma força que consegue controlar várias outras forças e é este o caminho usado para se levantar a pedra. Portanto esta questão não faz sentido.

Quanto ao que o Caffrey colocou... é até mesmo interessante. Suponho que Deus não fique surpreso e não possua sentimentos, pois se é que existe (e eu acho que não), não é um animal, pois não há animal capaz de ser o universo e sim uma força.

Link para o comentário

Pois é Leo, existe uma razão pra gente aprender um monte de coisas inúteis. A soma das inutilidades pode gerar conhecimento aproveitável.

Dizem que um buraco negro tem um campo gravitacional tão grande que nem mesmo a luz dele escapa. Essa mesma gravidade condensa toda matéria em um único núcleo. Esse núcleo, segundo físicos teóricos, é tão pequeno quanto um único e mísero grão de areia. Seu peso equivaleria a soma de muitos de planetinhas como a terra, talvez centenas. Alguns ousam dizer que o peso de nossa galaxia ainda seria menor que o peso do núcleo de um buraco negro. No entanto ele flutua livre e solto pelo espaço.

Que força estranha é essa com capacidade de manter um corpo tão denso literalmente flutuando no vácuo? Não, não é o D'us! Mas isso serve para provar que ainda temos muito para aprender. (((Eu posso dizer que existe um SER onipotente, onisciente e onipresente, mas posso prová-lo? O oposto também vale!)))

Não usei a figura da pedra de propósito pois ela remete a imagem de algo grande. Um grão de areia por outro lado remete imediatamente a algo pequeno e leve.

O tópico enseja uma reflexão sobre os limites da tal onipotência, se é que há um limite. E a questão posta não é levantar ou não levantar o grão de areia, a pedra se preferir, mas, novamente, o limite da onipotência.

Pode um SERonipotente limitar-se? Ao limitar-se ele continuaria onipotente?

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.