Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Feminicídio.


Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

Brasil está entre países com maior índice de mortes desse tipo, o que gerou a nova lei. “Em briga de marido e mulher, achamos que se mete a colher, sim”, diz presidenta

feminicidio.png?resize=641%2C330

 

Dilma sanciona lei que transforma assassinato de mulheres no âmbito familiar em crime hediondo.

O Brasil está entre os países com maior índice de assassinatos de mulheres no mundo, com uma taxa de 4,4 mortes em 100 mil, ocupando a sétima posição em um ranking de 84 nações, segundo dados do Mapa da Violência 2012 (Cebela/Flacso). São dados como esses, considerados “chocantes” pela presidenta Dilma Rousseff, que levaram o governo a criar a nova Lei do Feminicídio, que transforma em crime hediondo o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de gênero.

 

“Os números nos chocam e eles mostram mulheres submetidas a uma violência inaceitável, que ocorre em todas as classes sociais”, disse Dilma, sobretudo dentro de casa. Para ela, essa violência tem origem na ignorância e no preconceito e deve ser combatida por todos, porque a lei só será efetiva com a mobilização de toda a sociedade, que precisa estar alerta e denunciar os abusos.

 

“Em briga de marido e mulher, nós achamos que se mete a colher, sim, principalmente se resultar em assassinato. Meter a colher nesse caso não é invadir a privacidade, é garantir padrões morais, éticos e democráticos. E o Estado brasileiro deve meter sim, a colher, a sociedade brasileira idem, deve meter a colher”, defendeu.

 

A presidenta considerou a lei como o segundo passo rumo a um marco legal em defesa das mulheres, após a Lei Maria da Penha. E destacou o ineditismo da medida, que deve por fim a justificativas legais para assassinar mulheres, como as da defesa da honra.

 

“O Brasil é o 16° país da America Latina a ter uma lei especifica que protege a mulher quando há morte pelo fato dela ser mulher, seja dentro de casa, seja fora de casa. isso significa que se transforma em crime hediondo”. Tornar um crime hediondo significa que será imposta, a quem o praticar, pena de prisão sem atenuantes.

 

Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais comuns são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda da propriedade sobre as mulheres, em uma sociedade marcada pela desigualdade de gênero, como a brasileira.

 

Lei do Feminicídio fere principio constitucional da igualdade.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Foi sancionada a lei que torna o assassinato de mulheres crime hediondo. Agora, a pena será aumentada de 20 para 30 anos para quem for condenado por feminicídio. Rachel Sheherazade condena qualquer abuso ou violência contra as mulheres, mas considera o projeto anticonstitucional.

“Se homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, porque punir com mais rigor assassinos do gênero masculino?”

 

Essa é a opinião de um leitor: Entendo,compreendo e principalmente compartilho da visão clara da jornalista. No Brasil, temos a cultura, de criarmos leis baseadas na individualidade das ações de quem as cometem. As leis no Brasil, são elaboradas com cunho político eleitoral e direcionadas a categorias distintas de crimes. A morte é igual para qualquer um, seja humano ou animal. Um crime, tem que ser julgado pelo sua forma e incidências e não importa se o criminoso é maior, menor, ou de qualquer natureza racial ou cultural. As leis como estão dispostas, levam a sociedade cada vez mais a se perder em temas usados e explorados por pessoas nem sempre dispostas a encarar a realidade. Temos 550 mil presos, 328 mil vagas e mais de 250 mil mandados em aberto e a nossa polícia tem uma margem de apenas 7% de efetiva apuração, julgamento e prisão. Lei, por lei, não conseguimos exito com a Lei Maria da Penha. Pena de morte, prisão perpétua, redução da maioridade,reforma política, reforma do judiciário, reforma do código penal e outras barbaridades são apenas temas entulhos, para evitar que as pessoas pensem e assim desviam sua atenção.

 

Qual é sua opinião, contra ou a favor?

Dessa forma a mulher vai ser mais protegida?

Aumentar a pena é de fato a melhor solução?

O direito de defesa é exclusivo da mulher ou o homem também merece ser defendido, afinal as mulheres também podem cometer homicídio.

 

 

Fonte: Portal Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é sua opinião, contra ou a favor?

 

A favor, mas não de maneira estúpida. Quer aumentar a penalização por um assassinato deste tipo? Mais do que certo, mas que faça para os dois gêneros. Teria algum ponto negativo se os homens tão estivessem incluídos aí? Não.

 

Dessa forma a mulher vai ser mais protegida?

 

Não. A mulher é mais protegida e esta lei passa despercebida, é só mais um escudo.

 

Aumentar a pena é de fato a melhor solução?

 

É a melhor solução que está ao alcance do governo. O resto é com a população.

 

O direito de defesa é exclusivo da mulher ou o homem também merece ser defendido, afinal as mulheres também podem cometer homicídio.

 

Apesar de ser mais raro, sim, mulheres podem cometer homicídio. As leis deveriam deixar o mesmo peso para as duas balanças, principalmente porque não haveria problemas caso a lei também penalizasse mulheres que matassem homens. É uma necessidade de simbolismo, a presidente mulher quer mostrar que apoia mulher, um saco isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho certo e errado, como o menino Leo disse ai em cima.

 

 

Agora, também acho errado pois: As feministas não irão querer, se Dilma apoia as mulheres e quer igualdade delas(é feminista) ao menos tirasse essa lei e colocasse uma obrigação no exército só de zoas.

 

 

Ou aumentasse a pena caso a história fosse inversa, não?

 

Debate ou questionário? Eu odeio perguntas num debate, o tema é para ser debatido e não respondido por perguntas. (isso é pessoal, meu gosto).

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Debate ou questionário? Eu odeio perguntas num debate, o tema é para ser debatido e não respondido por perguntas.

 

Já fiz isso no fórum, já formulei tópicos e esperei reflexões e opiniões das pessoas mas infelizmente não deu certo.

Os membros estão acostumados a encontrar uma linha de raciocínio quase pronta, e as perguntas ajudam eles a usar o cérebro apenas para completar sem muito esforços e pronto.

(Geração preguiçosa e mimada que quer tudo na mão eu diria, me incluo nisso também.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.