Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

História ou Estória ?

Ouma Shu
 Compartilhar

Posts Recomendados

• Velha Guarda Ex-Staffer

As duas existem, porém a palavra estória hoje em dia praticamente não é mais utilizada, em alguns dicionários ela aparece la.

o termo "Estória", foi praticamente eliminado e recomendou-se utilizar História seja em realidade ou ficção.

Se eu não me engano Estória era usado pra ficções, historiais que não era reais.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas existem, porém a palavra estória hoje em dia praticamente não é mais utilizada, em alguns dicionários ela aparece la.

No ano de 1943 o sistema gráfico, eliminou o termo "Estória" e recomendou-se utilizar História seja em realidade ou ficção.

Se eu não me engano Estória era usado pra ficções, historiais que não era reais.

Cara, exatamente do que você está falando?

SISTEMA GRÁFICO ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

Gráfico do que?

Cada asneira que membro solta nesse fórum.

Não tem essa de 1943 também não. Seu comentário inteiro foi infeliz.

A palavra estória foi (e ainda é) usada até a reforma ortográfica que ocorreu recentemente. Na década passada era comum utilizar em referência a contos, ficção, e outras narrativas. A palavra vem perdendo o peso na língua portuguesa desde os anos 2000, visto a utilização da palavra "História", que também abrange o sentido abraçado pela "estória".

obs: depois da reforma entrou em desuso, mas ainda sendo escrita num português formal e arcaico.

Every man has to die

Link para o comentário

Gráfico do que?

A palavra estória foi (e ainda é) usada até a reforma ortográfica que ocorreu recentemente. Na década passada era comum utilizar em referência a contos, ficção, e outras narrativas. A palavra vem perdendo o peso na língua portuguesa desde os anos 2000, visto a utilização da palavra "História", que também abrange o sentido abraçado pela "estória".

obs: depois da reforma entrou em desuso, mas ainda sendo escrita num português formal e arcaico.

Eu só não completei.

Sistema gráfico da reforma ortográfica.

Me basiei em pesquisas e no conhecimento que tenho sobre o assunto.

Mas realmente ano passado minha professora de história escreveu no quadro estória muitos até questionaram.

Foi o que eu disse que era colocada em contos, ficção só errei o tempo mesmo.

Engraçado que meu comentário todo foi infeliz, mas uma parte do seu comentário eu falei no meu, que coisa não.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário

Eu só não completei.

Sistema gráfico da reforma ortográfica.

Me basiei em pesquisas e no conhecimento que tenho sobre o assunto.

Mas realmente ano passado minha professora de história escreveu no quadro estória muitos até questionaram.

Foi o que eu disse que era colocada em contos, ficção só errei o tempo mesmo.

Engraçado que meu comentário todo foi infeliz, mas uma parte do seu comentário eu falei no meu, que coisa não.

Não existe sistema gráfico da reforma ortográfica.

Grafia é diferente de gráfico. São coisas distintas e não relacionadas.

E um sistema gráfico nada tem em comum com a grafia (ou forma de escrever) a que estamos falando. Você tentar corrigir esse erro só te tornou ainda mais incapacitado de opinar sobre o tema, e me revelou que você ainda demonstrou muita imaturidade para lidar com isso, tentando jogar a poeira para baixo do tapete.

Seu comentário todo foi tosco. Não tem um fato verdadeiro e comprovado, você apenas disse o que pensa, não pesquisou, muito menos se empenhou para escrever.

Repito, a palavra estória não foi eliminada (assim como várias outras em desuso), muito menos isso ocorreu em 1943 (SÉRIO CARA, DAONDE TIROU ESSA DATA? DE ALGUM EPISÓDIO DE UM ANIME? HAHA).

Se seu professor usou, isso não quer dizer nada. Mas o que se tem conhecimento, é que a palavra não perdeu sua utilidade, sendo agora uma grafia arcaica e creio eu, de muito bom grado.

Por favor, não piore as coisas. NÃO EXISTE SISTEMA GRÁFICO DA REFORMA ORTOGRÁFICA.

Every man has to die

Link para o comentário

Não existe sistema gráfico da reforma ortográfica.

Grafia é diferente de gráfico. São coisas distintas e não relacionadas.

E um sistema gráfico nada tem em comum com a grafia (ou forma de escrever) a que estamos falando. Você tentar corrigir esse erro só te tornou ainda mais incapacitado de opinar sobre o tema, e me revelou que você ainda demonstrou muita imaturidade para lidar com isso, tentando jogar a poeira para baixo do tapete.

Seu comentário todo foi tosco. Não tem um fato verdadeiro e comprovado, você apenas disse o que pensa, não pesquisou, muito menos se empenhou para escrever.

Repito, a palavra estória não foi eliminada (assim como várias outras em desuso), muito menos isso ocorreu em 1943 (SÉRIO CARA, DAONDE TIROU ESSA DATA? DE ALGUM EPISÓDIO DE UM ANIME? HAHA).

Se seu professor usou, isso não quer dizer nada. Mas o que se tem conhecimento, é que a palavra não perdeu sua utilidade, sendo agora uma grafia arcaica e creio eu, de muito bom grado.

Por favor, não piore as coisas. NÃO EXISTE SISTEMA GRÁFICO DA REFORMA ORTOGRÁFICA.

Em algum momento falei que perdeu a utilidade?

Parte do seu comentário tem coisas que tem no meu.

Parte do seu comentário é infeliz e tosco?

R85FZ20.png

Link para o comentário

Gráfico do que?

História = Disciplina escolar, algo mais para o lado da ciência (embora alguns autores discordem que História seja ciência de fato) que abrange algo maior, produção histórica etc.

história = Qualquer uma. Pode ser um conto, uma ficção, uma história em particular.

Ou seja, o que abrange o velho termo estória é história, não História.

Link para o comentário

História = Disciplina escolar, algo mais para o lado da ciência (embora alguns autores discordem que História seja ciência de fato) que abrange algo maior, produção histórica etc.

história = Qualquer uma. Pode ser um conto, uma ficção, uma história em particular.

Ou seja, o que abrange o velho termo estória é história, não História.

O uso do "H" maiúsculo foi devido as aspas.

E não, isso não faz sentido. Se eu quiser usar a palavra história (como conto, ficção) em começo de frase, terei de usar o H maiúsculo.

Exemplo?!

"História que não faz sentido. É impossível guaxinins voarem a 300km/h [...]"

Assim como história, passado, pode ser usado com letra minúscula.

Exemplo?!

"A história da segunda guerra mundial[...]"

Para finalizar. Nem vou entrar no fator de "alguns autores" discordarem de HISTÓRIA ser ciência. Isso é estupidamente uma afirmação tendenciosa.

obs: História como substantivo próprio sim (tem de ser escrita com H maiúsculo), assim como todas as outras palavras, sem importar seu significado.

Every man has to die

Link para o comentário

O uso do "H" maiúsculo foi devido as aspas.

E não, isso não faz sentido. Se eu quiser usar a palavra história (como conto, ficção) em começo de frase, terei de usar o H maiúsculo.

Exemplo?!

"História que não faz sentido. É impossível guaxinins voarem a 300km/h [...]"

Assim como história, passado, pode ser usado com letra minúscula.

Exemplo?!

"A história da segunda guerra mundial[...]"

Para finalizar. Nem vou entrar no fator de "alguns autores" discordarem de HISTÓRIA ser ciência. Isso é estupidamente uma afirmação tendenciosa.

obs: História como substantivo próprio sim (tem de ser escrita com H maiúsculo), assim como todas as outras palavras, sem importar seu significado.

Onde eu disse que a palavra história não pode ser escrita com o H em início de frase?

O que eu separei foi História e história.

História (com H maiúsculo), como historiografia, disciplina escolar e ciência histórica, abrangendo os aspectos de reprodução e produção de um saber, pesquisa, reconstituição escrita e conhecimento. Grafá-la com letra maiúscula significa aproximá-la da Ciência

história (com h minúsculo), como história vivida, real, acontecimento, realidade histórica, fato histórico vivido, enfim, os conjunto de acontecimentos que nos envolvem, dos quais todos fazemos parte, no presente e no passado (

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
)

História: com "H" maiúsculo é a maneira correta de se referir à ciência investigativa.

história: com "h" minúsculo, já foi por muito tempo a única grafia disponível, trata-se de um sinônimo para narrativas, podendo ser verdadeiras ou meras ficções. Em textos em que o termo "estória" aparece, provavelmente "história" assume um caráter "narrativa verídica".

(

)

Para efeito de maior clareza, História (com H maiúsculo) representará, ao longo deste artigo, a disciplina científica, enquanto história (com h minúsculo) será empregado no sentido da história real, vivida. (
)

Essa é a divisão feita no âmbito acadêmico, e dá significado aos termos.

Então, História (com H) no meio de uma frase, independente dos aspas, não abrange o significado de estória como você sugeriu no post anterior.

Sobre o lance de ser ou não ciência, existem autores mais radicais que discordam. Eu discordo desses que discordam (rs). Você deve lê-los antes de emitir qualquer julgamento. Na faculdade fazemos esse tipo de discussão quando falamos sobre o que é História (com H), ou sobre historiografia. Um texto que defende o lado científico da História é do autor Noberto Luiz Guarinello:

. Só a nível de curiosidade, podes notar no decorrer do texto que ele distingue e evidencia o que eu falei no post anterior: história é diferente de História.

Link para o comentário

Você fez uma separação ridícula. Não se separa termos por causa da letra inicial. ISSO NÃO EXISTE.

obs: Como já citei, apenas se for substantivo próprio, APENAS.

Vamos as partes. Eis o site da Academia Brasileira de Letras :

Faça uma busca com o termo "História".

história s.f.; cf. historia, fl. do v. historiar

historiada s.f.

historiado adj.

historiador (ô) adj. s.m.

historiagem s.f.

historial adj.2g. s.m.

historialização s.f.

historializado adj.

historializador (ô) adj. s.m.

historializar v.

historiar v.

Se for usado como substantivo feminino, ou masculino, se mantém toda a etimologia da palavra. E uma curiosidade. A palavra "história" passou a abranger o sentido de ficção, pois muitas vezes histórias não comprovadas ficavam no meio termo. Sendo da obrigação de quem fosse usar essa palavra, decidir qual termo empregar, estória ou história.

Lembrando que o substantivo próprio não foi nem relacionado na busca da palavra.

Segunda parte do seu comentário. É possível sim escrever "História" ficção com H maiúscula no meio de uma frase.

Um exemplo clássico.

"A História de Styles abordada por Agatha Christie é um fenômeno mundial de sucesso."

Veja que se relata a história fictícia da autora, onde não se deixa de ser uma história, com valor próprio.

Ainda sobre seu comentário. Já entrei em três cursos superior (2 vezes numa federal, e uma particular), sei como é relatado no meio acadêmico. E sei também das falhas, principalmente do jogo do "aperto de mão" entre "doutores".

Li uma parte do artigo que você mostrou, e até fiquei perplexo. O cara não é acadêmico do campo das letras, como pode ele afirmar a diferença dos significados, apenas tendo em mente o próprio campo de estudo, que é História Antiga?

Agora sim, vamos falar de quem é um IMORTAL.

Helio Jaguaribe.

Há um texto interessante dele (não tem muito em relação ao que estamos falando aqui, assim como o link que você nos trouxe), eis o link:

E o lance é, ele usou o termo História como substantivo próprio, durante o texto.

Já no título, ele não fez a mesma referência a história que ele cita durante o texto, levando a um substantivo feminino. Então, História é diferente de história, apenas quando se muda o substantivo, não importando o significado.

Every man has to die

Link para o comentário

Você fez uma separação ridícula. Não se separa termos por causa da letra inicial. ISSO NÃO EXISTE.

obs: Como já citei, apenas se for substantivo próprio, APENAS.

Vamos as partes. Eis o site da Academia Brasileira de Letras :

Faça uma busca com o termo "História".

história s.f.; cf. historia, fl. do v. historiar

historiada s.f.

historiado adj.

historiador (ô) adj. s.m.

historiagem s.f.

historial adj.2g. s.m.

historialização s.f.

historializado adj.

historializador (ô) adj. s.m.

historializar v.

historiar v.

Se for usado como substantivo feminino, ou masculino, se mantém toda a etimologia da palavra. E uma curiosidade. A palavra "história" passou a abranger o sentido de ficção, pois muitas vezes histórias não comprovadas ficavam no meio termo. Sendo da obrigação de quem fosse usar essa palavra, decidir qual termo empregar, estória ou história.

Lembrando que o substantivo próprio não foi nem relacionado na busca da palavra.

Segunda parte do seu comentário. É possível sim escrever "História" ficção com H maiúscula no meio de uma frase.

Um exemplo clássico.

"A História de Styles abordada por Agatha Christie é um fenômeno mundial de sucesso."

Veja que se relata a história fictícia da autora, onde não se deixa de ser uma história, com valor próprio.

Ainda sobre seu comentário. Já entrei em três cursos superior (2 vezes numa federal, e uma particular), sei como é relatado no meio acadêmico. E sei também das falhas, principalmente do jogo do "aperto de mão" entre "doutores".

Li uma parte do artigo que você mostrou, e até fiquei perplexo. O cara não é acadêmico do campo das letras, como pode ele afirmar a diferença dos significados, apenas tendo em mente o próprio campo de estudo, que é História Antiga?

Agora sim, vamos falar de quem é um IMORTAL.

Helio Jaguaribe.

Há um texto interessante dele (não tem muito em relação ao que estamos falando aqui, assim como o link que você nos trouxe), eis o link:

E o lance é, ele usou o termo História como substantivo próprio, durante o texto.

Já no título, ele não fez a mesma referência a história que ele cita durante o texto, levando a um substantivo feminino. Então, História é diferente de história, apenas quando se muda o substantivo, não importando o significado.

Eu disse que no meio acadêmico, o termo história é separado: História é uma coisa, e história outra. Tu tem mania de generalizar as coisas. Eu jamais falei de outros termos.

Sobre seu exemplo clássico, é apenas um exemplo clássico.

Assim como o termo teoria tem um significado diferente na ciência, em relação ao senso comum e ao "correto" significado do termo. Geralmente o termo é escrito com o T, ex: "A (T)eoria Sintética da Evolução diz que...", "O que a (T)eoria da Relatividade diz sobre destino?" Não é errado escrever com t, mas é preferível separar as coisas para dizer que se tratam de duas "realidades" diferentes. Assim é com a História.

O avanço dela permitiu isso, através da consolidação da Teoria e Metodologia da História, e de filósofos como Kant e Voltaire, onde esse campo do saber evoluiu a algo maior do que apenas histórias.

Tu pode colocar com inicial maiúscula se quiser, mas não fará o menor sentido. Ficará bonito esteticamente. Se for em um título são "outros quinhentos". A separação visa organizar essas coisas:

Hoje eu li sobre a (h)istória do Mundo Encantado.

Hoje eu li sobre a (H)istória do Brasil.

O emprego é facultativo, mas aí vem o caso de separar para organizar as duas coisas. Separa a História da história. O campo do saber, daquele que é usual, comum. É importante saber que há essa diferença na hora de ler algum texto.

Link para o comentário

• Hoje vou lhe contar uma história.

Hoje irei lhe contar um fato real, que aconteceu no passado.

• Hoje vou lhe contar uma estória.

Hoje irei lhe contar um conto de fadas, inventado por mim, que não aconteceu no passado.

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário

Eu disse que no meio acadêmico, o termo história é separado: História é uma coisa, e história outra. Tu tem mania de generalizar as coisas. Eu jamais falei de outros termos.

Sobre seu exemplo clássico, é apenas um exemplo clássico.

Assim como o termo teoria tem um significado diferente na ciência, em relação ao senso comum e ao "correto" significado do termo. Geralmente o termo é escrito com o T, ex: "A (T)eoria Sintética da Evolução diz que...", "O que a (T)eoria da Relatividade diz sobre destino?" Não é errado escrever com t, mas é preferível separar as coisas para dizer que se tratam de duas "realidades" diferentes. Assim é com a História.

O avanço dela permitiu isso, através da consolidação da Teoria e Metodologia da História, e de filósofos como Kant e Voltaire, onde esse campo do saber evoluiu a algo maior do que apenas histórias.

Tu pode colocar com inicial maiúscula se quiser, mas não fará o menor sentido. Ficará bonito esteticamente. Se for em um título são "outros quinhentos". A separação visa organizar essas coisas:

Hoje eu li sobre a (h)istória do Mundo Encantado.

Hoje eu li sobre a (H)istória do Brasil.

O emprego é facultativo, mas aí vem o caso de separar para organizar as duas coisas. Separa a História da história. O campo do saber, daquele que é usual, comum. É importante saber que há essa diferença na hora de ler algum texto.

Você está partindo de um pressuposto que a escrita da palavra deva ser diferenciada. E isso só acontece por causa de um substantivo diferente do outro.

A Teoria Sintética da Evolução [...]," só é escrita com o T maiúsculo por ela ter se tornado um substantivo próprio, na concepção. É como dar nome a um animal de estimação, este deixa de ser um simples cachorro, para se ter um nome próprio.

No caso, deixa de ser apenas uma teoria, para ser a TEORIA. Basicamente isso, apenas mudança do substantivo.

No resto, é facultativo, pois a língua permite nomear aquilo que se quer. Até objetos.

Já sobre o campo acadêmico, Kant e Voltaire não fazem muito a minha linha filosófica. Da evolução feita desde a Grécia Antiga (isso sem comentar o oriente, já que graduandos em filosofia adoram menosprezar a filosofia oriental), pairou no ar um pouco de displicência quanto à ciência da mente. Há tantos relatos da História (feitos por povos tão antigos), que é muito pequeno imaginar que a história veio surgir apenas com avanços em áreas paralelas. Por esse motivo, eu considero qualquer cientista que menospreze a ciência História, um completo baba.ca.

Every man has to die

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.