Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia Big bang!


Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

 

Grande Acelerador de Partículas será religado para tentativa de recriação do

Big Bang.

19jul2013---funcionario-pedala-dentro-do-tunel-do-centro-europeu-de-fisica-de-particulas-cern-na-sigla-em-frances-durante-manutencao-do-grande-colisor-de-hadrons-lhc-na-sigla-em-ingles-o-maior-1374254051964_956x500.jpg

 

O Cern irá religar o maior acelerador de partículas do mundo, agora com o dobro da potencia anterior.

 

A busca pelos segredos do universo ganhará o que muitos acreditam que seja seu maior capítulo a partir das próximas semanas.

 

Em Genebra, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) irá religar o maior acelerador de partículas do mundo e, desta vez, com uma potência duas vezes superior àquela que foi utilizada para descobrir o Bóson de Higgs — a partícula elementar que dá massa a todas as outras —, um dos maiores feitos da história da física.

Para os especialistas, ao apertar o botão para voltar a dar energia ao acelerador, o que estará sendo feito é abrir uma nova fronteira para a ciência.

O acelerador, conhecido como LHC, custou 8 bilhões de dólares e levou mais de 20 anos para ser projetado e construído.

Hoje, o túnel de 27 km que fica situado cerca de 30 andares por baixo da cidade de Genebra e parte do território da França é considerado como um dos exemplos da cooperação internacional.

Ao fazer prótons circular pelo túnel a uma velocidade recorde, os cientistas promoveram choques para simular o que teria sido os instantes que se seguiram ao Big Bang.

Quatro aparelhos foram estabelecidos para detectar as imagens desses choques, com até 40 milhões de fotos. A meta era a de tentar identificar a origem do universo, uma das campanhas mais ambiciosas da ciência.

Apesar de confirmar a teoria de Higgs e de revelar dezenas de outras novas informações sobre a origem da matéria, o projeto frustrou alguns cientistas por não trazer outras novidades para o mundo da ciência.

A opção em 2012, portanto, foi a de usar uma pausa já planejada, suspender os trabalhos e desligar o acelerador. A pausa seria usada para manutenção e para incrementar ainda mais a potência do que já era o maior experimento da física.

Agora, as colisões de prótons vão ocorrer em uma energia de 13 trilhões de eletrovolts, algo jamais visto na ciência. A data ainda não está fixada, mas seria entre o fim deste mês e abril.

O Estado visitou a sede do Cern, em Genebra, apenas para constatar a impaciência dos cientistas para voltar a trabalhar na análise dos choques. Para muitos, uma nova física pode surgir a partir dessas próximas semanas e durante os três anos em que o acelerador vai funcionar na velocidade projetada.

"No fundo, ninguém sabe o que esperar. Apenas sabemos que será um momento histórico", declarou o diretor do Cern, Rolf Heuer. "O mais incrível é que estamos abrindo uma nova fronteira e que ninguém sabe dizer onde vai dar."

Uma das esperanças é de que as descobertas ajudem a montar um quebra-cabeça que muitos consideram sem uma solução: a revelação da natureza da matéria negra.

Cálculos baseados em interações gravitacionais entre galáxias sugerem que há cinco vezes mais matéria negra no universo que matéria comum, o que forma parte das coisas que podem ser vistas. O problema é que essa matéria negra até hoje não foi detectada diretamente nem ninguém conseguiu identificar suas características.

Ao repetir o momento posterior ao Big Bang, a meta é justamente a de criar condições para que se possa identificar essa matéria negra. Para conseguir isso, as partículas vão percorrer os túneis do acelerador a uma velocidade superior à da luz. Ao colidirem, elas vão criar uma energia recorde.

 

Cautela - Frédérick Bordry, responsável no Cern pelo acelerador, deixou claro que o mundo não deve esperar resultados no curto prazo. "Não vamos nos arriscar", disse. "Este ano será usado para preparar a máquina e a meta é de que ela esteja em plena produção de resultados em 2016 e 2017."

Fonte>

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Eu tenho umas perguntas e dúvidas a fazer: Se for comprovado que o "BIG BANG" nunca existiu, Deus se torna a explicação para o mundo?

Se for provado que o "BIG BANG" realmente existiu, acaba-se a crença em um ser criador de uma vez por todas?

O que você sabe sobre esse avanço da tecnologia e da ciência?

Qual seria o papel desse projeto para o futuro da humanidade?

Boa semana á todos. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu tenho umas perguntas e dúvidas a fazer: Se for comprovado que o "BIG BANG" nunca existiu, Deus se torna a explicação para o mundo?

Se for provado que o "BIG BANG" realmente existiu, acaba-se a crença em um ser criador de uma vez por todas?

O que você sabe sobre esse avanço da tecnologia e da ciência?

Qual seria o papel desse projeto para o futuro da humanidade?

O Big Bang é um modelo de desenvolvimento do universo depois de 1 unidade do tempo de planck então ele não chega a atingir o início de tudo. A teoria ao todo é muito vasta e é até que seguro afirmar que boa parte dela está certa, a grande maioria das alternativas do Big Bang (e tem várias) pegam emprestado boa parte da teoria, creio eu que se esses experimentos conseguirem refutar o Big Bang ira acabar favorecendo alguma alternativa a ele ou dar resultados que possibilitem a formação de uma nova.

 

Esses projetos de astronomia e cosmologia conseguem atingir várias áreas bem distantes e sem muita relação, é até estranho, tem por exemplo... técnicas de astronomia sendo utilizadas para tratamento de câncer. É meio imprevisível mas é bem provável que alguma área(s) acabe se beneficiando com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rein valeu pelo comentário e digo que essa parada ai tem muitas coisas por trás de nós, acho que o que sabemos é muito artificial da coisa, que por sua vez pessoas que trabalham diretamente ao desenvolvimento sabem realmente de muitas coisas que nós não imaginamos que existe e que podem de fato mudar o mundo, de maneira pequena mas pode mudar.

Debatem mais sobre o tema, é interessante e legal ver o quanto isso é válido para ser discutido e pesquisado.

(Eu queria que meus pais ou avós soubessem sobre esses assuntos malucos, hehe. :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for provado que o "BIG BANG" realmente existiu, acaba-se a crença em um ser criador de uma vez por todas?

 

Claro que não! Teoria de Big Bang é só uma fuga para não acreditar em um ser superior. Vem o mimimi de universo concentrado em um único ponto e blá blá blá. Mas... e antes disso? Havia o quê? Ninguém sabe!

 

Se realmente comprovarem a existência do Big Bang não descartará o criador. Como Deus pode tudo (para quem acredita), qual seria o problema dele criar o universo que conhecemos através de uma explosão????? Nem todos aqueles que creem em Deus creem que ele nos fez de "barro", alguns vão além, e difundem um pouquinho de ciência com o restante de fé, assim como eu.

 

Digo e repito: O ser humano vai morrer com todas essas dúvidas. Vai gastar rios e rios de dinheiro para descobrir a sua origem e não vai conseguir uma explicação 100% aceitável. Até porque, se conseguir, não se satisfará e buscará mais perguntas para preencher os vazios deixados pela verdade.

 

O ser humano é muito "bestinha". Não desvendou nem os mistérios do próprio cérebro e quer afirmar o que existe e não existe. Baseado em quê? Na ciência, criada por eles mesmos (vulgo, nos mesmos). Deus vai além da ciência. Aceita que dói menos.

_________________________

 

Falei demais, tá louco! Nem eu sei o que falei, rs.

 

Belo texto, senhor Tau. Traga mais assuntos envolvendo astronomia. Vamos explodir nossas cabeças de tanto pensar.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei demais, tá louco! Nem eu sei o que falei, rs. @~Soyal você falou o que você acha cara, e eu me lembro de um assunto que eu abordei aqui que falava que a "Religião é ponto de vista", que na verdade um amigo meu que defendia essa tese em que Deus poderia ter sido a causa do "Big Bang" e gerado as partículas e iniciado tudo e todos. O espaço aqui é livre e é legal pessoas como você, eu e os demais debatendo esses assuntos com visões de mundo tão diferentes e confesso que de astronomia eu não sei nem se vai acento. (Sou leigo no assunto mas eu me esforço e arrumo uns treêim ai.) :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer

Pra mim Deus criou o mundo.

Obg.

Dnd.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim Deus criou o mundo.

Obg.

Dnd.

 

O mundo é muito pequeno. Ele criou o Big Bang e o Universo. :D

| Membro | Bronze Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | ̶B̶a̶n̶i̶d̶o̶ |

| Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | Moderador Global | Coordenador | Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for comprovado que o "BIG BANG" nunca existiu, Deus se torna a explicação para o mundo?

 

Não. Algo criou o universo por meio de leis físicas que hoje podemos presenciar. Portanto, com ou sem um Criador, algo que possa ser explicado pela física foi feito, pois é assim que o universo opera.

Se for provado que o "BIG BANG" realmente existiu, acaba-se a crença em um ser criador de uma vez por todas?

 

Não. Por que todo mundo acredita que um Criador e a ciência não podem andar lado a lado? E se o Criador criou o universo por meio do Big Bang? O que tem de louco nisso? É plausível. Se você assume que há um Deus em um universo que vive por leis físicas, então não seria de outro mundo afirmar que o Deus criou o universo utilizando as mesmas leis.

 

Lembrando que o Big Bang não é uma teoria para o início de tudo, apenas do nosso universo. Antes do nosso universo haviam partículas que acabaram criando-o. Nada vem do nada. Assim sendo, poderá se afirmar que havia um Deus e com as partículas encontrou um meio para criar o universo.

 

O que você sabe sobre esse avanço da tecnologia e da ciência?

 

A ciência vem ficando cada vez mais difícil, pois tantas descobertas levaram a perguntas mais complexas e difíceis de serem respondidas. Portanto vejo na ciência uma diminuição de novidades, mas ainda assim a tecnologia a permite continuar investigando.

 

Qual seria o papel desse projeto para o futuro da humanidade?

 

Bom, para começar isso satisfaria a curiosidade de muitos de como o universo surgiu. Além disso também poderíamos entender muito mais do universo, pois reencenando seu início, poderemos entender como ele foi se formando e como funciona agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.