Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia Jeito ou Geito?

Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

Jeito ou geito

A forma correta de escrita da palavra é jeito. A palavra geito está errada. Devemos utilizar o substantivo masculino jeito sempre que quisermos referir a maneira, habilidade, capacidade, disposição ou aparência de alguém ou de alguma coisa. Refere-se também a uma solução ou a uma arrumação, bem como a uma predisposição para algo. Pode significar ainda um gesto, boas maneiras, cautela e a torcedura de um músculo ou tendão. Existem diversas expressões onde a palavra jeito é utilizada correntemente, desde expressões enfáticas a expressões com conotação pejorativa. Assim, jeito é sinônimo de habilidade, aptidão, forma, costume, aparência, aspecto, caráter, feitio, solução, expediente, vocação, inclinação, torcedura, entorse, arranjo, arrumação, gesto, gesticulação, modos, maneiras, cuidado, prudência, entre outros.

A palavra jeito tem sua origem na palavra em latim jactus, particípio passado de jacere, devendo assim ser escrita com j inicial. Assim, também com j deverão ser escritas as palavras cognatas de jeito, como jeitoso, ajeitar, ajeitado, jeiteira, …

Além disso, normalmente, na língua portuguesa se escreve j antes do ditongo ei: jeito, laranjeira, cerejeira, ginjeira, desajeitado, jeitoso, queijeiro, … Contudo, existem exceções à regra, como ligeiro, passageiro e estrangeiro.

Exemplos:

A professora tem muito jeito para ensinar. (habilidade)

Eu fiz tudo ao meu jeito. (maneira)

A ferramenta que você me emprestou deu muito jeito. (utilidade)

Quando vi todas aquelas pessoas, fiquei sem jeito. (constrangimento)

Você não tem mesmo jeito! (conotação pejorativa ou comentário afável)

Depois do que aconteceu, ela ficou daquele jeito! (ênfase positiva ou negativa, apenas compreendida pelas pessoas conhecedoras da situação)

Durante o jogo dei um jeito no joelho. (torcedura)

Pelo jeito, não chegamos a tempo do início do filme. (probabilidade)

Antes de sair de casa, dei um jeito na porta da cozinha. (resolução de um problema).

Fique sabendo mais!

A troca entre g e j é um erro muito comum na língua portuguesa, se devendo ao fato das consoantes g e j representarem o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal i e com a vogal e: ge/je ou gi/ji.

Palavras com g: herege, tigela, tangerina, gengiva, rabugento,…

Palavras com j: jeito, gorjeta, traje, lojista, hoje, …

Palavra Correta jeito.

Confesso que algumas coisas ai eu esqueci, fui dar aquela pesquisada no google para ver se estava correto a forma como eu estava escrevendo e encontrei esse conteúdo simples, útil, usual e porque não compartilhar? Não sou considerado "Burro" porque não sei diferenciar Geito de Jeito, você também não será considerado um se não souber ou se já cometeu esse pecado da língua portuguesa.

#SEMADVERTÊNCIAS (Moderadores, isso não é um palavrão, "Burro" nada mais é que uma gíria popular de nomear uma pessoa por um erro, uma falha, falta de conhecimento em fim...)

- Teve uns caras ai que não vou citar o nome, que me advertiu dizendo que ofendi membros do fórum de "Burro" kkkkk, ignorei e não falei nada, vai que é doença. :D

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal postar isso pra galera que não sabe. Apesar que aprendi isso no ensino médio, no mesmo jeito de mas e mais. Toda informação da língua portuguesa é útil e boa de ser compartilhada.

Abraços.

"Live without pretending, Love without depending, Listen without defending, Speak without offending.”"

Drake

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

#CAMPANHA

#VOLTAESCOLAWC.

Bom pro pessoal que não sabe será de grande utilidade.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário

Á mizerávi, ken tinsinô?

Sempre soube disso :v meio que o corretor me ensinou, rççç.

1 dica pros novatos de português: Corretor ligado é GGizi.

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário

Tem que ensinar também em quais situações se utiliza perca e perda.

Já vi várias pessoas usando a expressão, de forma errada, "perca de tempo".

Link para o comentário

Tem que ensinar também "agente" é separado - A GENTE.

Já vi muitos membros e inclusive moderadores errando com esta palavra.

A gente vai , nós vamos - quanto ao uso.

mas - "porém"

mais - "soma"

Uso da crase "à,á" , também.

Uso do porque, porquê, por que, por quê.

Uso do "s" , dois "ss", e da cedilha "ç" , também vejo muitos membros errando nisso.

huahua sobre a palavra "Jeito" , já sabia desde o pré.

~~

Link para o comentário

A gente vai - o correto é "nós vamos"

As duas formas estão corretas."nós" é um pronome pessoal reto que indica um grupo e "a gente" é uma locução pronominal com valor semântico de nós. A unica diferença é saber quando usar na linguagem formal ou informal.

O correto é com o pronome "nós" conjugar o verbo na primeira pessoa do plural e com a expressão, "a gente" deve conjugar o verbo na terceira pessoa do singular.

Exemplos:

A gente vai à praia depois do almoço.

Nós vamos à praia depois do almoço.

Abraços! :p

iD6iWhcbqoiar.png

Link para o comentário

As duas formas estão corretas."nós" é um pronome pessoal reto que indica um grupo e "a gente" é uma locução pronominal com valor semântico de nós. A unica diferença é saber quando usar na linguagem formal ou informal.

O correto é com o pronome "nós" conjugar o verbo na primeira pessoa do plural e com a expressão, "a gente" deve conjugar o verbo na terceira pessoa do singular.

Exemplos:

A gente vai à praia depois do almoço.

Nós vamos à praia depois do almoço.

Abraços! :p

Rsrsrs Verdade! ^_^ acabei me confundindo ao explicar, na verdade é em referência à " a gente vamos" e "nós vai"...

Ficaria surpreso e contente se o quote fosse de sua autoria, rsrs retirou daqui?

Abraços :p

~~

Link para o comentário

@leocgo

O exemplo do phefm está correto.

"a gente vamos" - forma errada

"nós vamos" - forma correta

Não há nada de errado nesse exemplo.

Ou seja, as duas formas não estão corretas no que diz respeito ao "vamos".

Link para o comentário

A galerinha ai me surpreendeu, gostei e estão todos de parabéns, continuem assim... :D

close003.jpg

Eu vi que as pessoas se interessa pela escrita, a forma correta de expressão, o errado, o certo, e confesso que eu gostei de ver várias pessoas participando, cada um com o seu conhecimento ajudando sem brigas, e tal... Isso mostra que vocês estão evoluindo ao meu ver, porque eu desanimei algumas vezes de criar um conteúdo por brigas, ego elevado, sabixxxôes e as tretas que rolava, e dá gosto de ver mesmo de verdade e que continuem assim. Já vou assumindo que eu sou mal e erro muito em português, peço que criem tópicos assim com outras formas de aprender português, eu uso muito e agradeço desde já. :D #DebateLegal

Link para o comentário

Tem que ensinar também "agente" é separado - A GENTE.

Já vi muitos membros e inclusive moderadores errando com esta palavra.

A gente vai , nós vamos - quanto ao uso.

mas - "porém"

mais - "soma"

Uso da crase "à,á" , também.

Uso do porque, porquê, por que, por quê.

Uso do "s" , dois "ss", e da cedilha "ç" , também vejo muitos membros errando nisso.

huahua sobre a palavra "Jeito" , já sabia desde o pré.

E é por isso que deveriam ter fixado meu tópico de português. Não aguento ver essas tragédias.

Hoje meu professor de geografia estava escrevendo no quadro e na metade da palavra precoce parou. Olhou, olhou e olhou... mesmo assim escreveu precosse. Hahahahaha

Errar é humano, corrigir e sentir prazer também é.

Link para o comentário

E é por isso que deveriam ter fixado meu tópico de português. Não aguento ver essas tragédias.

Hoje meu professor de geografia estava escrevendo no quadro e na metade da palavra precoce parou. Olhou, olhou e olhou... mesmo assim escreveu precosse. Hahahahaha

Errar é humano, corrigir e sentir prazer também é.

rsrsrsrs a gramática portuguesa é complicada. É natural vermos muitos errarem, são tantas regras de escrita que as vezes acabam fugindo do pensamento. Mas ele como professor deveria ter procurado a informação por dúvida. Afinal, é a dúvida dele a estar sendo repassada aos seus alunos?! Triste...

Sobre corrigir e sentir prazer, acredito ser um termo muito forçado hahaha. As pessoas não procuram corrigir por prazer e se gabar, fazem por respeito à norma gramatical que aprenderam, que está inserida na sociedade. É como ver um tolo andando contra a correnteza, a sociedade sempre irá julgar, sempre irá puxá-lo de volta para o sentido que todos caminham. Se alguém sente prazer em corrigir, estará sendo um tolo também, ninguém detém a perfeição.

~~

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.