Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia 2095.


Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

EUA correm risco de uma "megasseca" que duraria 30 anos, aponta estudo

 

3fev2015---seca-nos-eua---esta-combinacao-foto-feita-pela-nasa-em-2-de-fevereiro-mostra-a-neve-acumulada-nas-montanhas-serra-nevada-na-california-nos-eua-uma-serie-de-correntes-umidas-em-dezembro-de-1422971177974_615x300.jpg

Combinação de fotos da Nasa mostra efeito da seca na Califórnia.

Um estudo divulgado pela Nasa (agência espacial americana) aponta que as emissões de gases poderiam aumentar radicalmente o risco de grandes secas nos Estados Unidos, a ponto de as regiões sudeste e planícies centrais experimentarem um período de 30 anos de estiagem.

 

A pesquisa indica que as secas registradas no sudeste e na região das planícies centrais dos Estados Unidos nos últimos 50 anos podem ser mais longas do que as experimentadas nos últimos mil anos. Segundo o pesquisador-chefe Ben Cook, cientista climática do Instituto Goddard para Estudos Espaciais e do Observatório da Terra Lamont-Doherty na Universidade de Columbia, a situação deve piorar bastante se não houver controle das emissões de gases.

 

De acordo com a pesquisa, há uma probabilidade de 12% de que essas regiões experimentem uma "megasseca", que duraria três décadas. Entretanto, se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a crescer durante todo o século 21, essa probabilidade subiria para 80% entre 2050 e 2099.

 

"Secas naturais como a dos anos 1930 e a que vivemos hoje no sudeste do país historicamente duraram um pouco menos de uma década", afirmou o pesquisador. "O que os números nos mostram agora é que vamos experimentar uma seca semelhante a essas, mas que provavelmente vai durar de 30 a 35 anos".

 

Obs: Infelizmente não temos pesquisadores com o nível da Nasa no Brasil para realizar esse método nós morrer de infarto com o resultado da pesquisa, infelizmente ou felizmente. Acredito que no Brasil não seja diferente, o país está ameaçado em pleno século XXI, e 2095 eu acredito que só irão existir bilionários poderosos que terão condições de ter sua fazenda, plantar, colher, comer e gasta muita grana para sobreviver.

Tenho umas perguntas a fazer, tirando uma base do que vivemos hoje em nosso país, como você imagina as condições climáticas e de sobrevivência no Brasil futuramente?

Será que vamos ser homens da selva, caçar, colher, matar e comer?

Será que vamos dar a volta por cima e se tornar o melhor país para se viver?

Se o EUA está em alerta sendo um país frio e de temperatura baixa, como é o futuro do Brasil um país tropical e quente?

Poderíamos até estar vivos, mas como seria nossa vida em 2095? (Me refiro ao clima, planeta, vida tá.) Não escrever merdêenhas ok.

 

 

Clique no vídeo abaixo e terá uma noção do futuro.

[video=youtube;DwoFWuEuuz4]

 

 

Tem um vídeo a respeito do tema, clique no link e veja o vídeo.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o EUA está em alerta sendo um país frio e de temperatura baixa, como é o futuro do Brasil um país tropical e quente?

 

O país é enorme. O Estados Unidos é, em relevos e fatores climáticos o que o Brasil seria se ocupasse toda a terra da América do Sul entre Pacífico e Atlântico. Pelo que li a seca seria nas planícies centrais e vindo ali mais para a Califórnia e próxima a fronteira com o México. A imagem destaca apenas a Califórnia, mas não acho que estaria restrito só até ali.

 

Enfim, o Estados Unidos é um país com muitas regiões que não possuem climas parecidos. Se você for olhar para Detroit e Chicago, na região dos Grandes Lagos é frio (tanto que é próximo ao Canadá). Porém, descendo no mapa até a região de Las Vegas a coisa muda muito, é só muita areia. Até mesmo há o Deserto de Mojave por lá.

 

Então sim, claro que uma seca na região menos favorecida por água pode acontecer, mas é uma região tão rica (de Las Vegas a Califórnia) que o governo encontraria maneiras de tornar a seca quase indiferente.

 

Respondendo às perguntas.

 

Será que vamos ser homens da selva, caçar, colher, matar e comer?

 

Acredito que não seremos homens selvagens, até mesmo porque de selva não sobrou muito e a adaptação seria difícil ao nível de matar famílias que optassem por isso. Caçar é até que uma forma de alimentação não absurda caso o futuro nos leve a fome, principalmente porque a caça seria por armas. A parte de colher acontece atualmente com muitas famílias que optam por viver isoladamente. Porém tais características de vida tornariam o mundo em um tipo de anarquia, não haveria sistema economico, afinal, se cada um procurasse o próprio alimento, não haveria comércio e até mesmo pouco contato entre indivíduos. Esta é a parte que eu acho mais longe da realidade, até perto do impossível.

 

Será que vamos dar a volta por cima e se tornar o melhor país para se viver?

 

Acho que não. Digo, o Brasil tem um vasto território, muita área para plantar, criar gado e é rico em bacias hidrográficas (tanto para ingerir quanto para produzir energia). Porém os países Europeus são candidatos mais prováveis, tanto por terem riquezas quanto por terem uma cultura que causa menos estragos (por cultura entende-se população). E tem os Tigres Asiáticos, mas eles são estranhos.

 

Se o EUA está em alerta sendo um país frio e de temperatura baixa, como é o futuro do Brasil um país tropical e quente?

 

Dei minha opinião no início do tópico. Não considero os Estados Unidos como frio. O futuro do país, considerando fatores climáticos, pode ser bem melhor. Afinal, sempre temos água na Amazônia.

 

Poderíamos até estar vivos, mas como seria nossa vida em 2095?

 

Se eu tiver sorte, estarei apertando a bunda de uma enfermeira em uma clínica e tomando um sorvete. Se tiver azar, não vai ter sorvete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonαrdo, Concordo com algumas de suas colocações e acho que são temas que não deveria estar somente na internet, tem que ser discutidos por professores nas escolas, sociedade, mídia televisiva, e outros meios de comunicação para alertar essas jovens crianças que serão futuros pais e avôs desse país. Só acho, .... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas dessas previsões ignoram completamente avanços tecnológicos.

 

Coisas como o avanço da nanotecnologia (que poderia resolver o processo de osmose reversa na dessalinização do mar), migração da área automotiva dos combustíveis fósseis para motores elétricos, meios mais avançados de captação e armazenamento de energia solar, etc.

 

Na última década houve grandes saltos em diversas áreas e a tendência é aumentar. Eu tenho quase certeza que antes do fim desse século as crianças vão rir dessa ideia maluca de motores de combustão interna emitindo quantidades enormes de CO2, enquanto são levadas para escolas num carro sem motorista com abastecimento elétrico de uma fonte limpa.

 

Eu sou otimista.

 

 

EDIT:

 

Eu acho que 2095 é imprevisível.

 

Seria quase a mesma coisa que alguém em 1915 tentar adivinhar como seria 1995. Aliás, a diferença para nossa sociedade de 2015 para a de 2095 é ainda maior, já que esse avanço não ocorre de maneira linear. Ocorre de forma exponencial.

 

Eu li um blog recentemente que mostrava um exemplo disso, contava mais ou menos uma história onde se pegava um sujeito de 1750 e colocava ele no meio de uma cidade movimentada de 2015. Em 1750 aparelhos elétricos não existiam, comunicação à longa distância seria gritar bem alto ou soltar um tiro de canhão para avisar pessoas distantes. Ele veria construções gigantescas dos arranha-céus, carruagens de ferro que andam muito mais rápido que o mais veloz cavalo que ele já viu, pessoas que conseguem tocar música de cantores que morreram 50 anos atrás nas suas pequenas caixas mágicas retangulares, que obedecem os sinais dos dedos. A mesmas caixas que permitem eles falarem com alguém do outro lado do mundo de forma instantânea ou acessar praticamente todo o conhecimento do mundo através da internet. Seria o tipo de experiência que mataria a pessoa.

 

Agora se o cara de 1750 pegasse um sujeito, por exemplo, de 1500, o choque seria grande, mas não tão grande assim. Ele ficaria impressionado com alguns novos conceitos do mundo da física, como a Europa se tornou e ficaria surpreso com o mapa do mundo. Mas essa transição não seria tão insana como a do cara de 1750 em 2015.

 

O cara de 1750 teria que pegar alguém de 10000AC para essa pessoa estar tão impressionada com 1750 como ele ficou impressionado com 2015. Já que a pessoa de 10000AC notaria os navios capazes de cruzar oceanos, as cidades, as grandes igrejas, o conceito de "pertencer" a um só lugar (já que o sujeito de 10000AC era um nômade), a coletânea do conhecimento humano adquirido até então, etc.

 

Postagem do blog em questão (se trata da revolução da AI, bastante interessante mesmo, recomendo a leitura:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

:risomalefico:

I'm Jack's smirking revenge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@MostlyNice, legal essa visão e lendo eu imaginei isso transferido para filme, como deveria ser interessante isso tratado pela dramaturgia ou por diretores cinematográficos renomados e competentes. Imagino as cenas, ehehe; :D

Uma ponto forte é ver a bíblia com suas histórias que tratam acontecimentos á quase 2.000 anos antes de tudo acontecer, acho premeditar como se soubessem o que possivelmente estava por acontecer é uma tarefa nada fácil. Confesso que é realmente magnífico essa biblioteca de livros, um deles é o último livro da Bíblia o de Apocalipse, que foi escrito por volta do ano 100 da era cristã, há pouco mais de 1900 anos, depois de tantos séculos os cristãos vê o último livro e se depara com a realidade, filhos matando pai, promiscuidade, falsos profetas e outras coisas, imagino que com tanta tecnologia e informação nós não faria um feito histórico como esse. (É só um exemplo de realidades.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.