Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Analgésicos comuns podem aliviar dores emocionais, sugere estudo


Victor Flecker
 Compartilhar

Posts Recomendados

thumb3hughlauriedrhousetakingpill_1.jpg

 

cItpEcu.png

Estudo feito na Universidade da Flórida sugere que analgésicos comuns, como o paracetamol, podem ajudar a aliviar dores emocionais como a vivenciada em uma situação de exclusão social. Os resultados foram publicados na revista Psychological Science.

 

A descoberta mostra que dores físicas e emocionais estão interligadas – rompimentos ou decepções podem causar sintomas como dor de cabeça e de estômago, assim como um mal-estar físico pode deixar as pessoas emocionalmente abaladas.

 

Um grupo de 24 mulheres e seis homens tomou doses diárias de paracetamol (princípio ativo do Tylenol) durante três semanas consecutivas. Outras 24 mulheres e oito homens receberam placebo. Todos os participantes tinham que fazer um relato, no fim do dia, sobre seu estado emocional.

 

Além disso, os participantes foram submetidos a um jogo virtual que simulava a exclusão social. De uma hora para outra, sem que lhes explicassem o motivo, os jogadores eram deixados de lado. Durante a experiência, exames de ressonância magnética aferiram o nível de atividade em áreas cerebrais que, em estudos anteriores, foram acionadas nesse tipo de situação.

 

Os resultados mostraram que o grupo que consumiu o analgésico relatou menos sensações de mágoa em relação ao que tomou placebo. E os exames de imagem mostraram que as áreas cerebrais ligadas ao sofrimento emocional foram menos ativadas nesses participantes.

 

Segundo um dos autores do estudo, o psicólogo Gregory Webster, o achado indica que analgésicos comuns podem ser uma alternativa a medicamentos mais fortes em casos de problemas emocionais de menor gravidade.

 

Resultado é preliminar

Mas o pesquisador esclarece que ninguém deve sair tomando Tylenol para tratar dores da alma antes que mais pesquisas sejam feitas. Usados sem orientação, o paracetamol pode gerar efeitos tóxicos.

 

Para Webster, o estudo pode ajudar a direcionar políticas públicas, pois mostra que a saúde mental deve ser tratada da mesma forma que a saúde física, uma vez que corpo e mente estão interligados.

 

“Nossa descoberta tem implicações importantes, porque a exclusão social é algo extremamente comum; as pessoas podem se sentir rejeitadas no trabalho, esnobadas pelos amigos e por parceiros em uma série de situações”, afirma o pesquisador. E o sentimento de rejeição muitas vezes se transforma em agressividade.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o pesquisador esclarece que ninguém deve sair tomando Tylenol para tratar dores da alma

 

Melhor Tylenol do que como fazem normalmente... bebida.

 

Coisa interessante, eu não esperava por uma ligação dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.