Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Como Ter Um Server De Bom Senso

fccristofani
 Compartilhar

Posts Recomendados

tutorial feito por fredaumcs no forum do eathena nenhum credito a mim

Estou postando aki pq sei que muitas pessoas naum conhecem outros fóruns, e para acabar com server especialmente noobs.... xD</span>

[introdu´ão]

-Esse Guia ensina a equilibrar seu servidor, e "etiquetar os seus GMs"

[Rates]

*Low= 1x até 30x

*Middle= 30x até 300x

*High= 300x até 3.000x

*Mega High= 3.000x até 10.000x

*Ultra High= 10.000x até 100.000x

[Level Máximo]

[Essa parte é muito pessoal, porém vou dar algumas dicas]

*Low = 99/50 e 99/70 Transclasse

*Middle = 255/80

*High = 300/120

*Ultra High = - que 5000x=255/200, +que 5000x=500/x

*Ultra Mega Sutra High = 1000/1000

[Dicas]

Porque utilizar essas dicas?

-Muitas mudan´as, irão causar desequilíbrio entre as classes, deixando certas classes desprivilegiadas!

Sobre NPCs:

- Teleportador:

*Porque colocar?

- O Warper é uma grande comodidade aos jogadores (A maioria dos servidores optam por ativar o Warper).

*Porque não colocar?

- O Warper desfavorece a classe priest e só aumenta a pregui´a dos jogadores. [by Brainstorm]

*Porque se eu resolver colocar devo impor condi´ões?

- Pois não é legal facilitar demais pro players, imponha condi´ões tipo cobrar o teleporte da pessoa (Outra dica é dar o teleporte de gra´a na SALA VIP se seu servidor tiver uma, doadores procuram vantagens para pagar o vip, e essa pode ser uma delas).

- Healer:

*Porque colocar?

- Facilita a vida dos jogadores, pelo fato de dos players não terem de esperar a recupera´ão sentados ou esperar a cura de um priest.

*Porque não colocar?

- Os priests vivem basicamente por oferecer suporte, e um deles é a cura, é injusto que outras classes que já são privilegiadas com outras habilidades poderem se curar sem depender dos priests.

- Pois já é uma facilidade muito grande o jogador poder se curar totalmente, imponha condi´ões tipo pagar pela cura, lembrando que o eAthena já vem com um healer pago (Outra dica é dar a cura de gra´a na SALA VIP se seu servidor tiver uma, doadores procuram vantagens para pagar o vip, e essa pode ser uma delas).

- Buffer

*Porque colocar?

- Nem sempre há um priest por perto e nem sempre ele está de bom humor para usar suas habilidades de suporte nos jogadores, um buffs é sempre bom para upar.

*Porque não colocar?

- O fato de algum priest não querer te dar buffs, ele está dentro do direito dele, afinal foi ele quem suou para upar para conseguir as suas skills de suporte, isso desvaloriza totalmente o poder dos priests (Muita gente é conta, e eu fredaumcs também sou)

- Pois é uma facilidade muito grande os players poderem receber buffs a vontade, imponha condi´ões tipo uma quest ou um pre´o por cada buffs (Outra dica é dar os buffs de gra´a na SALA VIP se seu servidor tiver uma, doadores procuram vantagens para pagar o vip, e essa pode ser uma delas).

*Quero colocar um Buffer no meu servidor, quais buffs devo colocar pra não desequilibrar tanto?

- Level 5 de Increase AGI e Ben´ão.

- Job Master:

*Porque colocar?

- Muitos jogadores odeiam fazer as quests originais para mudan´a de classe, muitos jogadores saem dos servidor a hora que vêem que o mesmo não possui um Job Master.

*Porque não colocar?

- Quests e desafios da mudan´a de classe, são bastante criativos e o player adquire muito aprendizado durante os testes.

- Pois já é uma facilidade muito grande pois o jogador não precisar fazer aquelas enormes quests e desafios para mudar de profissão , imponha condi´ões do tipo pagar pela mudan´a de classe e/ou uma pequena quest (Outra dica é dar a mudan´a de classe sem nenhuma condi´ão na SALA VIP se seu servidor tiver uma, doadores procuram vantagens para pagar o vip, e essa pode ser uma delas).

- Reset Girl:

*Porque colocar?

- Muitos jogadores erram a build, e ficam desesperados se não tiver uma resetadora.

*Porque não colocar?

- A arte do ragnarok é a build do personagem oque faz distinguir um kina 99 de outro kina 99, tornando um mais forte que o outro, mesmo que as condi´ões aparentem ser a mesma, a pessoa poderia ficar resetando até conseguir uma build “perfeitaâ€.

- Para prevenir que pessoas fiquem resetando a vontade, estabele´a um level mínimo pra resetar, quantidade de vezes que a pessoa pode resetar e um custo elevado (Não recomendo ser diferente para os VIPs).

- MVP Warper:

*Porque colocar?

- MVPs são difíceis de encontrar, ativando mais itens dropados por eles entrarão e mercado, e assim mais pessoas vão poder usufruir dos benefícios desses itens exclusivamente dropados por eles.

*Porque não colocar?

- MVPs são os monstros mais procurados do jogo, a disputa por eles que só aparecem em certos mapas de hora em hora é realmente interessante, oferecendo uma sala cheia deles, não vai mais ser tão emocionante lootear itens raros porque já vão estar saturados.

- Habilite o MVP Warper somente na sala vip, ou com condi´ões de pre´o e/ou quest para entrada, doadores procuram vantagens para pagar o vip, e essa pode ser uma delas.

OBS: Serve para MINI-BOSS Room também.

- WoE Warper:

*Porque colocar?

- Facilita a vida dos jogadores, andar para os feudos dos castelos pode ser chato e até irritante.

*Porque não colocar?

- Isso só fortalecerá a pregui´a dos jogadores, ficando mal acostumados, qualquer esfor´o será tido como chato no jogo, evitando que os jogadores experimentem novas aventuras por pregui´a.

- Pela facilidade de ser teleportado aos feudos, é sugestível que se coloque um pre´o para ser teleportado (Outra dica é ativar o WoE Warper somente na SALA VIP se seu servidor tiver uma, doadores procuram vantagens para pagar o vip, e essa pode ser uma delas).

NPCs que na minha opnião podem ser liberados sem remorso:

- Aluguel de carrinhos, peco-pecos e falcões.

- Banqueiro tradicional.

- Estilista

NPCs que devem ser liberados:

- PvP e/ou GvG Warper

OBS FINAL DA PARTE DE NPCs: Só ative o que a sua consciência achar que fará bem ao seu servidor, são apenas sugestões, se não as achar coerente apenas ignore, isso não fará do seu server pior ou melhor do que quem escolher acatar estas sugestões.

Se eu tiver esquecido de algum NPC que causa polêmica na hora da escolha, por favor poste.

CUSTOM ITEMS

COMO DEIXAR SEU SERVIDOR INOVADOR SEM DESEQUILIBRAR AS CLASSES:

1ª Parte: Avaliando erros em um custom item:

<div class=\'quotetop\'>QUOTE</div><div class=\'quotemain\'>Asa dos newbies

+30 All Stats

+100% de HP

+Habilidade curar level 10.[/b]

Erros:

1- Qualquer status em excesso favorece exageradamente algumas classes, por exemplo, a for´a e a inteligência favorecem um Monk, a inteligência, a vitalidade e a dextreza privilegiam os Priests, Monks e Bruxos, dando 30 atributos de cada um, favorecem todas as classes, mais é visível que a ajuda será de muito mais uso para uns do que para outros.

2-Pegue o HP de um Paladin, Lord Knight e dobre, em certas rates os tornariam invencíveis, isso vale para SP também, oque deixaria o SP de um bruxo ou priest gigantescos, de forma com que não houvesse limite de magia..

3-Desfavorece a classe dos priests, fazendo com que um bruxo com muita inteligência possa curar quase a quantidade que um priest pode, isso vale para customs que dão lvl 10 de Storm Gust, ou outra skill que se enquadra nas melhores de cada classe.

2ª Parte: Configurando o seu custom item com sabedoria:

<div class=\'quotetop\'>QUOTE</div><div class=\'quotemain\'>Asa dos sabidos

+3 Int/Agi, Habilidade Envenenar lvl4[/b]

*Porque essa asa ficou equilibrada?

- Repare que a skill que essa asa oferece, não é uma skill muito usada, os atributos são em pequena quantidade e não formam uma combina´ão perfeita como Int/Dex ficam perfeitos para wizzards.

Quais tipos de GMs são úteis e quais são as suas respectivas fun´ões?

*Administrador – Sua fun´ão é administrar o servidor por inteiro, ou seja mandando em todos da equipe e ao mesmo tempo se responsabilizando pelo que cada membro da Staff faz, no caso ele é quem concerta BUGs, trata de investigar contas banidas injustamente e etc... (Quantidade recomendada de Administradores em um servidor: 1 Administrador Geral, sempre o dono do servidor, no caso de ausência por muito tempo do Administrador, selecionar o GM Geral de comportamento mais exemplável)

*GM Geral – Ca´ar e banir BOTs mais nada, ajudar os jogadores, procurar BUGs, fazer de tudo um pouco, deve obediência ao administrador (Quantidade recomendada de GMs gerais em um servidor: 2 GMs gerais, aumentando de acordo com a necessidade).

POLÊMICA

Até onde deve ir a confian´a do Administrador nos seus GMs:

Resposta: Até aonde você confiar em uma pessoa que roubando não tem nada a perder.

<div class=\'quotetop\'>QUOTE</div><div class=\'quotemain\'>COMANDOS NECESSÁRIOS PARA UM GM GERAL:

@block (NÃO libere @unblock)

@jail

@unjail

@jumpto

@warp

@go

@hide

@follow

@recall

@whomap

@who

@disguise

@undisguise

/b

@mute

@who2

@iteminfo

@monsterinfo

@ban

Em eventos o Ganhador deve pegar o item posteriormente com o Administrador.

*Bloqueie o Trade/drop/storage pra TODOS os GMs (Para Eventos use #item)

*Entre os GMs Gerais deve haver um scripter, mesmo que você seja profissional nisso.[/b]

DICA PARA ESCOLHER BEM SEUS GMs GERAIS:

-Escolha alguem com referências verdadeiras, que entenda do jogo e que saiba cumprir ordens, de preferência um amigo que você conhece pessoalmente e confia.

DICAS PARA A ROTINA DO SERVIDOR:

*Sempre deve ter um Administrador supervionando o evento .

*Planeje os eventos com antecedência, e avise os players com antecedência tambem.

*Fa´a um divulga´ão correta...

<div class=\'quotetop\'>QUOTE</div><div class=\'quotemain\'>Divulga´ão ERRADA

aeeeeeww, gentttiiiI novy serviii de raggggy! ultra sultra mega dultra high rate![/b]

<div class=\'quotetop\'>QUOTE</div><div class=\'quotemain\'><span style="color:#FF0000">Divulga´ão CERTA

*Divulgue nos TOPs

*Na hora que for conversar com seus amigos (cuidado pra não ser chato/inconveniente):

*Diga Olá, pergunta se o cara ta beleza...conversa outro assunto e derepente diga

"Pois é cara, estou com um servidor de ragnarok aqui muito bom"

*Espere a pessoa desenvolver a vontade de conhecer o server não saia passando o site, se ela falar algo como "legal" responda "legal mesmo, se você quiser entrar lá vai ser muito bem vindo www.server.com.br"

e pronto pare de insistir!

-Modelo para TOPs:

Server BR, NO LAG, Rates x/x/x, Custom Items, Novas classes, Venha se divertir com a gente[/b]

DICAS DE CONFIGURA´ÃO:

*Em Middle/High/Ultra High/Ultra Mega Sutra High DESATIVE Fruto/Semente de Iggdrasil na WoE/PVP.

*Não coloque NPCs inuteis... (Já vi server que o npc dizia "Oi, tudo bem?" e dava close ...SÉRIO)

*Nao coloque GOD Items a venda no "Mercado Negro", fa´a uma quest bem dificil ou utilize a original

*Não mecha no que você nao conhe´a, isso causará problemas...

*Não fique inventando de mudar demais, o ragnarok bom mesmo é "Tradicional", NA MINHA opnião não pode ter exe´ões, mais há ALGUNS projetos bem aceitos...

*Dê distancia entre as WoEs, EX: TER´A e SABADO. Evite mais de 3 WoEs na semana

*Nao coloque as WoEs tarde d+... EX: 22:00 as 00:00.

*NUNCA coloque EXP de BASE e CLASSE com rates diferentes, NÃO DA CERTO

*SUGESTÃO: Use o termo GM e não ADM, o certo é Game Master....

DICAS DOS LEITORES DO GUIA:

É bom dar uma dica de sempre prestar satisfa´ões aos players também, tem muito servidor por aí que deixa o servidor 1/2 dias off direto, e nem avisa aos players o porque, presta´ão de contas é uma parte essencial pro sucesso do servidor (na minha opinião).

[by MithBR]

NUNCA fale mentiras sobre seu servidor....oque adianta??

Você fala que vai ter uma nova classe, muita gente entra no servidor com a espectativa

Ai vai e não tem...a pessoa sai do servidor na hora.

Isso serve PRA QUALQUER MENTIRA.

[by Riku Schala]

[boas Maneiras para GMs]

-Bom, na minha opnião quando se cria um servidor é porque você quer que as pessoas gostem e joguem nele, e 1ª coisa que NENHUM servidor pode ter é CORRUP´ÃO, instrua seus GMs e mostre a eles como é importante a honestidade em um servidor (como se isso adiantasse muito u.u).

-Proiba os GMs de ter account normal do server, o ideal é que nem o administrador deve ter uma.

-Preciso falar sobre @monster, tem pessoas que adoram sumonar baphomets em prontera (Sem comentários)

-Tem coisa pior do que estar no pvp e vim um GM e te matar, já ví varios casos voce mata a "namorada" de um dos GMs e ele mata você, De preferencia só vá ao pvp usando @hide nao fale com ninguem.

-Quando você está ca´ando um BOT e para um player normal de sua upada, de BUFFS nele, oqq custa...

-Eventos envolvendo sumon de quadrilhões de porings e voce dropa um custom item...sabe oque isso causa?? LAG INSULPORTAVEL aos players...Não fa´a isso, bole seus eventos com antecedencia, explique no site,

-Usando as mensagens de broadcast com bom senso

/b oiiiz gente, queroooOu aviXxar quE VaaIiiI tEr uM EvEtOooO, mUtiPloS pOriNgIs, tEM 1 cUstOm iTeM eNtrrE eLiiXx!!!!![/b]

Quais erros tem ai em cima?

1- Utilize /nb (esconde seu nome) em eventos, não /b

2- Perceba que linguagem dificil de entender e ridicula

3- Eu já falei sobre oque eu acho de eventos com mutiplos porings....

4- Evite dizer "oi gente" utilize o /b apenas pra coisas importantes

5- Já falei tambem sobre oque acho de "Eventos Improvisados"

bom, então como eu falo?

Todos os dias antes do evento 3x por dia:

/nb Bom Dia, Gostaria de avisar os jogadores que teremos um evento, Dia xx/xx/xxxx Ás xx:xx

/nb Para mais informa´ões, acesse nosso site "www.seuserver.com.br"

20 Minutos antes do evento:

/b Bom dia a todos, dentro de instantes irá acontecer um evento super legal.

/b Se você deseja participar, acesse nosso site "www.seuserver.com.br" e se informe!

Horario do evento:

/nb O evento já vai come´ar, vá até a cidade tal se desejar participar.

/nb A Equipe de GMs do FulanoRO deseja a todos um bom evento.

E vá dando as instru´ões nesse modelo...Linguagem correta

DICA IMPORTANTE:

Se você está de mal humor, ao invés de maltratar os players digite @away e @hide.

Se alguem tiver sugestões pra melhorar o tutorial, perceberem erros de ortografia, dificuldade de entender postem ae por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.