Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia Operação prende quatro pessoas por fraude no Enem no Ceará e Paraíba


tuffwatcher
 Compartilhar

Posts Recomendados

A operação Apollo, da Polícia Federal, prendeu quatro pessoas na manhã desta sexta-feira (14) por fraude no Enem 2014. Duas prisões foram efetuadas em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e duas na Paraíba. São três cearenses presos e um paraibano. Foram cumpridos ainda sete mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte, quatro na Paraíba e um no Piauí.

 

Segundo a delegada da Polícia Federal Andréa Assunção, cerca de 40 alunos foram beneficiados com o esquema de fraude em 2013 e em 2014. Eles pagavam até R$ 30 mil para ter acesso ao gabarito da prova, mas a PF não detalhou como as respostas chegavam aos candidatos no momento da prova. Os alunos beneficiados pelo esquema fraudulento que estão em faculdade podem perder a matrícula.

 

Os quatro presos estão envolvidos na cooptação de canditados interessados em participar do esquema de fraude e de pessoas para fazer o teste e passar o gabarito das questões durante a prova, segundo a delegada Andréa Assunção. Considerando dois flagrantes no sábado (8), são seis prisões relativas ao Enem 2014, dentro desta mesma investigação.

 

O superintendente regional da Polícia Federal, Renato Casarini; o presidente do Inep, Francisco Soares; e a delegada Andréa Karine Assunção, responsável pela segurança do exame no Ceará, repassaram detalhes sobre a operação na manhã desta sexta, em Fortaleza. As fraudes beneficiam principalmente candidatos interessados em ingressar em medicina em universidades públicas.

 

Inep descarta cancelar Enem

 

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, descartou, em Fortaleza, o cancelamento do Enem 2014 por causa de fraudes e suposto vazamento. "Está completamente fora de cogitação", disse. "Não há nada que nos leve a essa direção'', afirmou.

 

Segundo ele, o Inep decidirá os procedimentos quanto ao suposto vazamento após o fim da investigação da Polícia Federal do Piauí. ''No nosso caso temos de esperar essa investigação para, então, procedermos a ação [...]. O Enem não será cancelado. Estamos aqui diante de um fato completamente isolado que a policia está investigando [...]. A isonomia será garantida a partir das informações que a polícia nos fornecer. É perfeitamente possível encontrar maneiras de restaurar uma isonomia em um evento localizado'', disse.

 

Vazamentos

 

De acordo com o delegado regional e com a delegada Andréa Karine as prisões não têm relação com o suposto vazamento do tema da redação denunciados por alunos no Piauí e Ceará nesta semana. "Não temos elementos que mostrem conexão entre os dois casos", disse.

 

Na quinta-feira (13), três alunos do Ceará disseram ter recebido antecipadamente o tema da redação do Enem 2014. Eles conversaram com o G1 e informaram que mensagens pelo celular com o tema "Publicidade Infantil no Brasil" foram enviadas a eles, de forma similar ao que ocorreu com estudantes do Piauí. No Piauí, a Polícia Federal e o MPF-PI abriram inquérito para investigar o caso. No Ceará, até esta quinta não havia denúncias do gênero na Polícia Federal ou MPF.

G1 - GLOBO

 

É oficial: não tem como o Enem não ter problemas de vazamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.