Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Opinião "politicamente incorreta" pode zerar nota de redação no Enem


Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Especialistas divergem sobre o tema: para alguns, medida avalia comprometimento ético do candidato, para outros, é uma afronta à liberdade de expressão

 

Cuidado com as ideias radicais ou piadas politicamente incorretas na hora de escrever a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o guia de redação do exame, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), o texto pode levar zero se “desrespeitar aos direitos humanos”.

 

O critério, polêmico, divide os especialistas. Para alguns, é um cuidado importante com a postura ética do candidato. Para outros, a medida veta a livre exposição de ideias e a capacidade de argumentação do estudante.

 

O professor de Letras da Unesp, Benedito Antunes, concorda com o critério do Enem. “Esse desrespeito aos direitos humanos acontece por meio de manifestações racistas, geralmente quando o candidato tem a intenção de ser agressivo, como propor uma matança. Nesses casos, claro, a redação é anulada”, explica Antunes. “A simples manifestação ideológica não tem sido motivo de punição.”

 

Francisco Platão Savioli, docente da USP e do Anglo, tem a mesma opinião. “O aluno vai zerar apenas se for muito agressivo. Estamos no ocidente, e existe, mesmo que não formalizado por escrito, um consenso conceitual sobre o que é valor e o que é negação de valor”, diz. “É obvio que defender a erradicação da pobreza com a matança é um absurdo, mas defender um controle da natalidade é aceitável”. Para isso, por exemplo, é importante que o candidato se atente à melhor forma de defender sua opinão: “ele pode usar a expressão ‘planejamento de expansão demográfica'”, completa Platão.

 

Já a consultora de educação Ilona Beckseházy é radicalmente contra esse critério do Enem. Para ela, só a sugestão dos professores para que os alunos se utilizem de eufemismos já mostra o caráter deseducativo. “Isto é nefasto, é antidemocrático. Imagine que nossos jovens estão aprendendo a ficar em cima do muro, a não se comprometer, a dizer apenas o que o corretor vai gostar de ler.”

 

A correção da redação, diz ela, deveria levar em conta a capacidade de argumentação. “Se o aluno é ou não politicamente incorreto não cabe a algum corretor decidir.”

 

Mateus Prado, diretor do cursinho Henfil, discorda. “O Enem não quer saber só se você constrói uma argumentação, sabe a gramática, ele quer saber o que o aluno passou na escola, como foi a sua educação. Não está certo o estudante viver em sociedade e não pensar no outro”.

 

Menos certo ainda, acredita Ilona, é o estudante ter de forjar um posicionamento que não tem. “Porque, óbvio, muita gente, ao saber da possibilidade de zerar, usa argumentos que servem apenas para agradar o corretor. Não é o que ele acredita. De que vale isso”?

 

Critério usados para a correção da prova

 

Cada critério leva de 0 a 200 pontos. Veja os pontos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC):

 

1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

 

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

 

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

 

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

 

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

O que mais faz a redação levar zero

 

Além do desrespeito aos direitos humanos, o Guia de Redação do Enem lista outros cinco itens que podem fazer um texto levar zero: fugir totalmente do tema; desobedecer à estrutura dissertativo-argumentativa; escrever um texto com até sete linhas; escrever impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto; e entregar folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

 

Fonte: IG

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ridículo, já levei 0's em redações também por opiniões "polêmicas", agora para fazer uma redação temos que ser socialistas, simpáticos e pacíficos.

 

 

Câncer esse professor doente.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Direitos Humanos, ao contrário do que a massa propaga, não é coisa pra proteger bandido e vagabundo. Mas isso aí é um absurdo, eu já zerei várias provas por demonstrar opiniões contrárias. República de bananas mesmo, o que me resta é tentar sair daqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opinião é opinião e pronto.

 

Desde que eu não faça o uso de palavrões o resto deveria ser liberado.

 

Eu já sou contra não poder usar primeira pessoa e ser obrigado a seguir mínimo de linhas estabelecido; agora ter que me adaptar a essa palhaçada... estão querendo demais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, tem uma par de gente ai que acaba esquecendo disso. Não vejo nada demais em ser politicamente correto, pelo contrário. Nego quer passar discurso de ódio numa redação que visa respeito.. é bom esse requisito pra evitar o desrespeito de alguns.

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

 

Prazer, Lionel Messi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ridículo, já levei 0's em redações também por opiniões "polêmicas", agora para fazer uma redação temos que ser socialistas, simpáticos e pacíficos.

 

 

Câncer esse professor doente.

 

O que socialista tem a ver com isto?

 

Acho que a prova deve levar este quesito sim. Porém, acredito que a avaliação deve ser feita de forma respeitosa...

 

Caso o candidato saiba escrever de maneira decente, ele poderá expor suas opiniões sem atacar os direitos humanos. Fiz isso em várias provas, conversei com o meu professor (que irá corrigir redações do ENEM) e ele também disse que o quesito não recusará a opinião do candidato, mas fará com que ele seja avaliado como cidadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah gente, por favor né, porque é absurdo pedir para que você não desrespeite direitos humanos na redação? Aliás, porque você vai querer desrespeitar direitos humanos na redação? Diria que nenhum tema até hoje de redação do ENEM se beneficiaria de que o texto fosse escrito num tom agressivo, muito menos de você desrespeitar os direitos humanos, é incoerente com o que é pedido, nada ali te da abertura para fazer isso.

 

Opinião é opinião e pronto.

 

Desde que eu não faça o uso de palavrões o resto deveria ser liberado.

 

Eu já sou contra não poder usar primeira pessoa e ser obrigado a seguir mínimo de linhas estabelecido; agora ter que me adaptar a essa palhaçada... estão querendo demais !

Você pode escrever em primeira pessoa, mas é amador, claro que você vai perder ponto. Isso é comum, você deve evitar qualquer tipo de coisa que cause um aspecto amador ao seu texto, por exemplo... utilizar excessivamente a mesma palavra mostra que você não tem um bom vocabulário, sair pulando de um assunto pro outro de forma muito abrupta torna o texto mais difícil de ser interpretado e mostra que você não sabe desenvolver um plano lógico na redação e até mesmo escrever uma sequência de palavras que resultam no som de uma outra palavra ridícula ao contexto (isso se chama cacófato), por exemplo, "uma por cada" e "uma porcada" ou "alma minha" e "maminha", no caso o impacto é apenas estético, mas ainda contribui pro texto parecer mais amador. Quanto a quantidade de linhas, desculpa mas se você é incapaz de escrever mais de 7 linhas sobre um assunto então você não tem domínio sobre ele, como que quer tirar nota assim? Isso equivalente a querer ter nota em física sem saber fazer nenhuma questão de uma prova....

 

Não, nada disso é besteira, se você se recusar a se adaptar a isso a vida vai te arregaçar mais pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.