Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

A corrupção faz parte do nosso cotidiano?

Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Uma pesquisa do Vox Populi aponta algumas das práticas corruptas comuns do nosso dia a dia...

• Não dar nota fiscal
  • Não declarar Imposto de Renda
  • Tentar subornar o guarda para evitar multas
  • Falsificar carteirinha de estudante
  • Dar/aceitar troco errado
  • Roubar TV a cabo
  • Furar fila
  • Comprar produtos falsificados
  • No trabalho, bater ponto pelo colega
  • Falsificar assinaturas

Entre outros, nós seres humanos começamos a ser corrupto desde muito cedo, sem ao menos se dar conta daquele ato errôneo, afinal, quem nunca furou uma fila?

Quem nunca pegou troco a mais e não devolveu?...

Gostaria que chegassem a uma reflexão...

Com quem as pessoas aprendem as corrupções do dia a dia? Com os pais...?

A sociedade exige que sejamos corruptos?

Dissertem. :)

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso é uma questão cultural, brazilian way. É algo inato do brasileiro, acho que todo mundo já fez algo dos exemplos citados. Eu não vejo como um grande problema se é feito de maneira esporádica, mas conheço pessoas que só vivem de malandragem. É legal até descobrirem, aí o sofrimento é muito maior. Pra quem não está entendendo:

[video=youtube;iszwuX1AK6A]

Pelo menos pode render uma indicação ao Oscar e talz... :risada:

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Acredito que na maioria das vezes é a própria que nos impõe a corrupção , a desonestidade e mentira , claro que algumas das vezes os próprios pais dão este mal exemplo...

Querendo ou não acho que a sociedade em si é suja e desonesta , parece que seguimos a lei do mais forte onde quem é "espertinho" ganha vantagem em cima das outras pessoas.

Uma criança com a mente fresca observa isso tudo e querendo ou não pode assimilar isso a um sinônimo de facilidade e pode tentar reproduzir isto pensando que é algo normal...

c2ahfMg.png

Membro - Bronze - Silver - [E]Estagiário - Game Zone - Browser Zone - banido - Gold - Saphire - [E]Estagiário - Combat Arms - Emerald - Point Blank - Elsword - Platinum - Titanium - Combat Arms - Moderador - Coordenador - Co-Administrador - Administrador

I'm the end of the food chain

Link para o comentário

Eu nunca furei fila, seja do que for ;-;

Agora não tem o que fazer, tudo que citou no tópico acontece realmente no dia-a-dia, e as pessoas que os a praticam, depois ainda querem reclamar, sem consiência que também prática o ato.

Link para o comentário

Eu acho que nunca fiz as coisas que você citou, apenas furar fila.

Ninguém aprende a tirar vantagem das coisas, é algo natural. Ainda pensamos como outros animais e ainda procuramos facilitar nossas vidas, muitas vezes esquecendo o ato moral.

Mas acho que o que nós entendemos por corrupção é algo totalmente diferente. Já vi várias vezes discursos que falam sobre como nós somos iguais a políticos pois agimos de modo imoral em algumas situações. Porém, querendo ou não, cada ato tem uma gravidade.

Corrupção por parte de político sempre tem gravidade alta, ele engana quem votou nele, quem ele representa (mesmo que o representado não queira) e todo o povo que o paga para fazer o bem para o país. Já cortar a fila prejudica quantos? Uns 5, dependendo da fila?

O Brasileiro é sim mais egoísta que algumas nações, porque não temos um sentimento de coletividade. Os Estados Unidos, por exemplo, fazem do patriotismo uma maneira de juntar a população. Só que, mesmo assim, os brasileiros são muito mais educados e justos do que pessoas de outras nacionalidades.

Link para o comentário

Isso me lembrou de uma reportagem do CQC que vi em 2012 e aborda exatamente isso que você fala. Resultado? Povo hipócrita, e corrupto. Quer provas? Veja:

[video=youtube;czTJzLP0aFs]

Se esse teste for repetido, como já o foi, em diversos países pelo mundo os resultados podem variar, mas sempre haverá quem aceite as ilegalidades e contravenções propostas.

Todo povo tem o político que merece, aquele que o espelha, seu reflexo. Isso é verdade, absolutamente verdade. No brazil do "jeitinho", da cervejinha, da conversinha de pé de orelha, do aplicativo pra fugir da blitz depois de encher a cara de cachaça, dos recursos sobre recursos, dos julgamentos que levam 10 anos pra acontecer e das prisões que duram 2 dias, isso aí é "normal".

Sabe o que realmente irrita? São uns sem noção que reclamam dos políticos, dizem que são todos corruptos ladrões e não tem um pingo de vergonha na cara em declarar que se tiver oportunidade roubariam também. Foi exatamente o que alguns dos "entrevistados" fizeram. Por sorte, e muita sorte mesmo, um deles preferiu não se locupletar com essa sordidez.

Mas saiamos da superfície, mesmo sem nos aprofundar. Propor a desempregados algo assim é uma leviandade, é induzir ao erro, é provocar a resposta desejada. Ainda mais quando há uma clara divisão entre o certo e o errado, coisa que eles marcaram bem com a saída do primeiro entrevistador e a entrada de alguém que trata de "assuntos especiais". É como se o primeiro não fosse tomar ciência do que o segundo tratou. É isso que fica na mente do candidato.

Eles foram ainda mais manipuladores ao fazer a segunda entrevista sob suposto sigilo, uma sala onde estavam apenas o candidato e o corruptor, de onde o primeiro entrevistador saiu e não voltou. Pegar alguém necessitado em busca de oportunidade e jogar sobre ele a esperança de encher o bolso é sim manipular para obter as respostas desejadas. Novamente, e com louvor, houve quem dissesse não. E isso não foi apenas aqui.

É certo que a manipulação não obrigou ninguém a responder sim as propostas indecorosas, mas facilitou essas respostas. Fosse um grupo de pessoas não necessitadas, que não estivessem em busca de emprego, o resultado seria o mesmo? Outros testes demonstraram que sim, as respostas seriam outras. Neste caso a aversão e repulsa ao ilegal aumenta substancialmente.

A sociedade brazileira é desonesta, em maior ou menor grau todos tentam burlar os impedimentos com uso de tráfego de influencia quando não de corrupção mesmo. As estruturas sociais, governamentais e legais facilitam, quando não induzem, a atos censuráveis de corrupção.

No brazil "criasse a dificuldade para vender a facilidade".

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.