Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Para Papa, "Deus não é um mágico com uma varinha"


tuffwatcher
 Compartilhar

Posts Recomendados

VATICANO - Em discurso na Pontifícia Academia das Ciências, no Vaticano, nesta segunda-feira, o Papa fez comentários que, para especialistas, puseram fim às “pseudo-teorias” do criacionismo e do Design Inteligente, que alguns argumentam que foram incentivadas por seu antecessor, Bento XVI.

 

Francisco explicou que ambas teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um criador.

 

- Quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha mágica capaz de fazer tudo. Mas isso não é assim - disse Francis.

 

Ele acrescentou, ainda, que Deus “criou os seres humanos e deixou que eles se desenvolvessem de acordo com as leis internas que ele deu a cada um para que eles cheguem ao seu cumprimento”.

2014-763599489-20141027123505551ap.jpg_20141027.jpg

 

- O Big Bang, que hoje temos como a origem do mundo, não contradiz a intervenção do criador divino, mas sim o exige - acrescentou. - A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem.

 

Por muito tempo, a Igreja Católica tem tido uma reputação de ser anti-ciência - a mais famosa foi quando Galileu enfrentou a inquisição e foi forçado a retirar sua teoria “herege” de que a Terra girava em torno do Sol.

 

Mas os comentários do Papa Francisco estavam mais de acordo com o trabalho progressivo do Papa Pio XII, que abriu as portas para a idéia da evolução e ativamente acolheu a teoria do Big Bang. Em 1996, João Paulo II foi mais longe e sugeriu a evolução era “mais do que uma hipótese” e “fato efetivamente comprovado”.

 

No entanto, mais recentemente, Bento XVI e os seus conselheiros mais próximos, aparentemente, aprovaram a idéia de que o Design Inteligente sustenta a evolução - a idéia de que a seleção natural por si só é insuficiente para explicar a complexidade do mundo. Em 2005, seu colaborador próximo Cardeal Schoenborn escreveu um artigo dizendo que “a evolução no sentido da ancestralidade comum pode ser verdade, mas a evolução no sentido neo-darwinista - um processo não planejado e sem guia - não é”.

 

Apesar do enorme abismo na postura teológica entre o seu mandato e o de seu antecessor, Francis elogiou Bento XVI quando revelou um busto de bronze dele na sede da academia nos jardins do Vaticano.

 

- Ninguém jamais poderia dizer dele que o estudo e a ciência fizeram com que ele, seu amor a Deus e ao próximo murchassem - disse Francis, de acordo com uma tradução feita pela “Catholic News Service”. - Pelo contrário, conhecimento, sabedoria e oração ampliaram seu coração e seu espírito. Vamos agradecer a Deus pelo dom que ele deu à Igreja e ao mundo com a existência e o pontificado do Papa Bento XVI.

 

Fundada em 1603 em Roma, com o nome de Academia dos Linces, a Pontifícia Academia das Ciências é formada por 80 pesquisadores nomeados vitaliciamente pelo papa. De acordo com as regras, os candidatos a uma vaga na academia são escolhidos com base na relevância de suas análises científicas e da sua reconhecida estatura moral, sem qualquer discriminação ética ou religiosa.

O GLOBO

 

Notícia meio velha, mas eu precisava postar.

 

Acho que ele é um dos raros dogmáticos críticos da atualidade. É também o Papa mais esperto e racional que tenho conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bom então, uma teoria que explica o desenvolvimento do universo sem interferência divina exige interferência divina. Boa Papa :yes:

 

Você não pode negar que uma divindade criou leis físicas, biológicas e químicas. O Papa fez muito bem em afirmar que é possível que exista um Deus em um universo criado pelo big bang e que tenha uma raça que evoluiu por meio da teoria da evolução.

 

A teoria diz que não há interferência divina, nada que proíba ele de pensar de outra forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer

O lance da evolução é velho, a Igreja Católica nunca negou:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Uma das melhores bíblias que é a de Jerusalém, formada através de exegetas católicos e protestantes nos comentários sobre Gênesis já descarta totalmente a criação do mundo em 6 dias literais. Alguns cristãos de séculos atrás, como Agostinho (Século IV), já apresentavam a hipótese da criação do mundo ter sido dada por etapas que levaram muito tempo. Mas isso é difícil de certos fundamentalistas entenderem, principalmente no ramo evangélico.

 

Nesse ponto a Igreja Católica está de parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não pode negar que uma divindade criou leis físicas, biológicas e químicas. O Papa fez muito bem em afirmar que é possível que exista um Deus em um universo criado pelo big bang e que tenha uma raça que evoluiu por meio da teoria da evolução.

 

A teoria diz que não há interferência divina, nada que proíba ele de pensar de outra forma.

O começo do Big Bang é o universo em um ponto, ou seja, sem dimensões, sem espaço-tempo e sem leis físicas, biológicas e químicas... desculpa mas se você acredita que houve interferência divina na formação do universo então você não concorda com o Big Bang, dizer isso é incoerente, significa que você está concordando simultaneamente com duas teorias contraditórias. Botar Deus no meio do Big Bang cria mais problema do que resolve e ainda levanta questões sobre a incoerência sobre deus ser infinito porém o universo ter idade e do ser onipotente deixar o desenvolvimento do universo para o acaso. Continuo achando que dizer que Big Bang exige interferência divina é mostrar o dedo do meio para toda a complexidade da teoria.

 

Papa Pio XII a 60 anos também acreditava no "Big Bang"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma teoria chamada Teoria da Criação Gradual, essa teoria está em harmonia com a Bíblia e também com a ciência.

 

Existe também a Teoria da Criação Especial que é pautada em uma criação literal. Ou seja, Deus teria criado ser vivo por ser vivo, em questão de segundos!! Essa teoria baseia-se principalmente nos versículos 6 à 9 do Salmos 33. (Quem tiver interesse, leia) Também baseia-se no livro de Gênesis. Onde diz que deus criou cada ser vivente !segundo a sua espécie". E se essa teoria porventura estivesse certa, a teoria evolucionista seria absolutamente nula. Pois se Deus criou um animal 100% e em um "passe de mágica" nenhum animal teria relação com outro animal.

 

O dilema maior é se Deus teria criado as coisas geneticamente (gradualmente) ou pá, puf.. passo de mágica (instantaneamente)

 

Existe um (o que chamarei de sistema), denominado Baraminologia (é um ramo recente do criacionismo tradicional) a Lei da Ancestralidade Comum é aceita. Essa lei vai de contramão com a teoria da criação especial. O que existe entre grande parte dos cristãos na verdade é uma má compreensão do termo "segundo a sua espécie". O termo hebraico na bíblia para “espécie” é min, e tem o sentido de um “tipo”. Este não possui a mesma denotação que as especies cientificas. Uma leitura minuciosa sobre a gênese bíblica e você atentará que Deus criou muitos tipos de organismos em um dia da criação. Mas não existe nada que nos deem pistas se eles podem (ou não) mudar. Ou seja, o termo "segundo a sua espécie" não deixa claro se essas especies podem mudar, apenas diz que Deus criou uma diversidade de animais incluídos em um único termo. Portanto, a bíblia da margem para lei da ancestralidade comum.

 

Na verdade, a Bíblia até prediz que essas especies poderiam mudar. Depois da queda do homem, Deus teria amaldiçoado a terra por conta do pecado humano. Ele disse que então ela produziria espinhos e cardos. (Gênesis 3:17;19). Daí conclui-se que, como poderiam esses ser o resultado de maldição se tivessem feito parte da criação original? Ou seja, o fato de representarem mudança é uma evidência de que as plantas mudaram desde a Criação.Além disso, a maldição sobre a serpente também mostra que os animais podem mudar. Como é que seria maldição a serpente rastejar por aí se ela sempre tivesse sido assim? Tivesse criado assim? (Gênesis 3:14 em diante.. Porquanto fizestes isso andarás sobre o ventre.. E porei inimizade entre tu e bláblá...) Endentes?

 

Nunca foi dos planos de Deus que os animais comessem uns aos outros, mas sim que eles vivessem em perfeitas harmonia. No entanto não é assim que os animais (sobre)vivem. rs Tanto que existe uma "promessa" (por assim dizer), que "O lobo se pascentará com o cordeiro e o leão comerá palha como boi e bláblá..."

Porém, diante de todas essas mudanças (evolução), a bíblia não diz se essas espécies podem mudar tanto a ponto de produzir novas espécies e tal.

 

Outro ponto também seria a questão da origem do pó. Segundo a bíblia, do pó viemos e ao pó voltaremos. rs Os criacionistas costumam declarar que Deus criou todas as coisas a partir do ex-nihilo. (que quer dizer, nada) Analisando cientificamente (e biblicamente também! 'o') é possível chegar em comum acordo também.

 

Passando pela física quântica até a ciência convencional, os variados estudos apontam que a matéria pode ter vindo do nada. Algo que há mais tempo vinha sendo declarado pela própria bíblia. (Muitos pensadores ainda argumentam poderia o universo ter surgindo do nada sem nenhuma especie de intervenção divina? Desde Aristóteles a São Tomás de Aquino, existe o argumento de que Deus for responsável pelo toque inicial.)

 

Porém, o que os criacionistas deveriam também atentar é até que ponto pode-se dizer que Deus criou todas as coisas usando ex-nihilo? Já sabemos que biblicamente e cientificamente a matéria teria originado-se do nada.. Mas tá, teria Deus criado os seres vivos a partir de matéria pré-existente? E aí? São essas coisas...

 

De qualquer forma, Deus teria criado toda a matéria existente de ex-nihilo. Porém, os seres vivos não vieram diretamente desse ex-nihilo, mas sim de matéria inorgânica, o pó da terra, e a ciência evidencia isso na atualidade.

 

A origem comum de todos os seres vivos a partir de um único ponto inicial também é uma propriedade evolutiva. Sendo assim, a bíblia estaria em acordo com os principais conceitos em que baseiam-se a Teoria Científica da Evolução.

 

Outra questão relevante também seria sobre a atemporalidade. De acordo com a própria bíblia, Deus está muito além do nosso tempo e espaço. Ele seria um ser atemporal. Mais uma vez, na própria bíblia é dito que tudo veio existir pela sua palavra. "Deus deu a ordem e logo tudo apareceu...'

 

Mas a pergunta que (quase todas as vezes é ignorada), mas que deveria ser feita é.: A pessoa/ser que deu a ordem é submetida ao tempo-espaço ou está além dele?

 

Supondo que, quem deu essa suposta "ordem" para que todas as coisas viessem a existir, fosse de fato, Deus.. A resposta (mais óbvia) a essa pergunta, é que quem/o quê deu a ordem para que as coisas viessem a existir está além do tempo-espaço. Se levarmos isso em conta, por que o "logo tudo apareceu" teria de ser obrigatoriamente e humanamente temporal? Sendo que quem deu a ordem é um ser ATEMPORAL. Sacas agora?

 

Haha, admitindo isso e segundo a ciência formação de novas espécies não foi tão lenta como se pensava antes, okay!? (Existe uma tese chamada Tese do Equilíbrio Pontuado, ela evidencia isso muito bem) Geologicamente falando (e disso eu entendo meu bem hueheuhe), a vida existiu-se até rápido. (Relativamente) A Terra tem o que... 15 bilhões de anos? Aproximadamente? Se formos comprimir esses aproximados 15 bi em 24 horas, a vida na Terra teria surgido nos exatos últimos segundo do dia!!! Imagine? rs

 

Ou seja, (resumindo essa bagaça toda hur), não é necessariamente bíblica a ideia de Deus ter criado tudo em um passe de mágica pá-puf-harry-potter! rs Admitindo-se a criação como sendo gradual, podemos (inclusive), em vários pontos harmonizar com a ciência. Aceitar isso seria viável para quem prefere acreditar na existência de um Deus criador que criou o mundo, tendo o homem como o ponto culminante da sua criação. Pois, "vemos" Deus agir gradualmente em sua obra criadora (homem). Acreditar nisso evidenciaria a inerrância bíblica. Pois o Gênese foi escrito por Moisés (Assim como toda a bíblia fora escrita por mãos de homens) e mesmo assim, tais relatos (se analisados corretamente), condiz também com que a ciência nos ensina.

 

Porém, não é por isso que os criacionistas devem excluir a teoria da criação especial. Pois, Se Deus existe, e ele pode TUDO, ele poderia, inclusive criar tudo tudo tudo em milésimos de segundo, por exemplo. A teoria da criação especial é difundida desde o surgimento do catolicismo romano. Porém, ele pouquíssimo questionada. Hoje, qualquer pessoa tem acesso a bíblia, inclusive tem acesso a analisá-la minuciosamente. Coisas que em outros tempos eram privilégio apenas do clérigo e tal.

 

Grandes números de cristãos acreditam e difundem essa ideia. E eu acho que muita coisa ainda precisa ser vista e revista e o fato da mais alta figura católica atentar de uma maneira diferente, por assim dizer, é um... avanço para os dois lados, e quem sabe se futuramente ambas não terão conhecimento e discernimento para viver em harmonia.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer
O começo do Big Bang é o universo em um ponto, ou seja, sem dimensões, sem espaço-tempo e sem leis físicas, biológicas e químicas... desculpa mas se você acredita que houve interferência divina na formação do universo então você não concorda com o Big Bang, dizer isso é incoerente, significa que você está concordando simultaneamente com duas teorias contraditórias. Botar Deus no meio do Big Bang cria mais problema do que resolve e ainda levanta questões sobre a incoerência sobre deus ser infinito porém o universo ter idade e do ser onipotente deixar o desenvolvimento do universo para o acaso. Continuo achando que dizer que Big Bang exige interferência divina é mostrar o dedo do meio para toda a complexidade da teoria.

 

Papa Pio XII a 60 anos também acreditava no "Big Bang"...

 

Acredito que seja o argumento do deus das lacunas. Como ainda não se tem o conhecimento do que havia (se havia) antes do Big Bang e o que levou tudo ocorrer, abre-se uma lacuna onde deus entra (por meio da fé). Todo esse ambiente sem espaço-tempo, leis e tudo mais fornece a fórmula para se colocar algo sobrenatural como deus. Mas é aquele lance, esse tipo de ideia resume a figura de deus as lacunas da ciência moderna, de modo que quando a lacuna é preenchida deus perde o sentido. Eu não acho que isso possa ser incoerente, mas vai depender da ideia que a pessoa tem sobre deus. E eu concordo com você quanto a questão da exigência. Big Bang não exige nada como uma figura de deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei dessa atitude do Papa, que por sinal tá sendo bem melhor que o Bento XVI. O problema é que muitas pessoas acreditam no criacionismo como verdade, e não como uma mitologia. No meio científico uma teoria têm que ser sustentada por evidências. Não é apenas uma "teoria", etc. +1 Papa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É interessante a maneira de pensar das pessoas. Não estou julgando, apenas ressaltando a quantidade de gente que não gostava do papa enquanto figura religiosa por ser uma imagem intolerante. Mas aí o cara começa a falar aquilo que a pessoa quer ouvir aí o cara começa a dizer que é um cara coerente e blá blá blá.

 

Resumindo: a raça humana é resumida em acordos. Se eu estou acordado com fulano, fulano gosta de mim e "respeita" minha opinião.

 

@Topic:

 

É algo a se pensar essa questão do Big Bang, afinal tudo teria sua causa, mas e deus? Qual a origem dessa divindade? Para mim, nada mais seria o preenchimento do passado e futuro através da sua transcendência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.