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Educação no Brasil


leocgo
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É notório que para melhorar o ensino público brasileiro precisa mais do que investimentos, precisamos de uma mudança da base, pra quem vive o ensino médio sabe, diversos assuntos inúteis para cadeiras na universidade e vida social, será que é realmente importante que o Brasil tenha que dar tantos assuntos "inúteis" na grade curricular dos colégios ou devemos seguir um modelo EUA de provas mais objetivas?

 

Abraços :p

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O pior é que tais assuntos inúteis voltam em vestibulares, que também são cobrados sem necessidade alguma. Mudanças sérias precisam ser feitas não só na educação brasileira, como na mundial. Acho engraçado aprender sobre logaritmo sendo que não aplicarei em nada, e não é básico. Enquanto isso a escola não faz nada para me ensinar coisas básicas de política.

 

Brasileiro realmente gosta de complicar tudo.

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No fundo eu acho engraçado uma presidente que tem dificuldade com matemática e um monte de outras coisas falar em mudar o curriculum. Ela não deveria antes aprender seu conteúdo??

 

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[TD=class: blockrow, align: center]E com vocês a "Doutora"

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[TD=class: blockrow, align: center]Vai dilminha!

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Falando sério.

 

Primeiro investimento>>>

 

Educação no brazil, é com z mesmo que gosto de escrever, é responsabilidade compartilhada pelos 3 níveis de governo. Aos municípios cabe a educação básica, o pré escolar, a alfabetização e todo o fundamental; aos Estados cabe o ensino médio podendo também atuar no fundamental e estender-se ao superior; a União cabe o ensino superior podendo também atuar nos demais níveis. ((Repare no PODENDO)).

 

É sabido que muitos municípios não tem caixa se quer para pagar funcionários, muitos vivem de repasses federais e estaduais. Então como podem oferecer pré escola de qualidade ou alfabetização efetiva? Não podem, e no geral os mais pobres não fazem. Muitos municípios, mesmo recebendo repasses acabam por criar multidões de "analfabetos funcionais" e os entrega para o ensino fundamental e médio. A mesma lógica se estende a alguns Estados, em especial no norte e nordeste.

 

Quem para pra analisar os números do ministério da educação vê, claramente, que os investimentos aumentam sim. Independendo de quem esteja no governo as verbas para educação crescem desde o governo Itamar Franco, ora de maneira mais efetiva outra mais devagar. Ainda que eu seja ABSOLUTAMENTE contra a ptralhada, eles aumentaram sim as verbas, tanto no orçamento quanto na execução orçamentária - Duas coisas bem diferentes.

 

Os investimentos foram suficientes?

 

Depende do que se busca e como se vê. Para preparar alguém pro mercado de trabalho atual ou futuro com toda certeza não; para superar o desmantelamento da educação feito pela ditadura militar, em âmbito federal, e pelos sucessivos governicos estaduais e municipais também não; para começar a corrigir os problemas e dar um novo rumo sim.

 

Ainda é preciso investir mais, porém agora o principal problema não é dinheiro, é gestão. É fazer com que o dinheiro que existe cumpra com aquilo a que se destina, que não se "perca" pelo caminho achando outro bolso se não aquele indicado e necessário para melhorar a qualidade; é qualificar o professor dando-lhe aquilo que falta, EDUCAÇÃO e conteúdo; é voltar-se para o fundamental e encarar que por aqui a base é podre e sobre base podre não se constrói nada sólido, quem não aprende a ler e corretamente e não apreende o básico de matemática acaba discursando como a presidente e tão ruim de conta quanto ela.

 

Depois o curriculum>>>

 

Já no tocante ao curriculum flexibilizar, regionalizar e adequar me parece bem melhor do que sair por aí chamando de inutilidade aquilo que se apresenta ou muito pior. Talvez não seja interessante para um filósofo aprender algorítimos, mas para um matemático ou professor de matemática ou para quem dependa desse conhecimento em sua profissão isso não tem nada de inútil. O caso é que quando se aprende isso ainda não se sabe ao certo que profissão teremos, ou sabemos? Creio que não, mas se aprendemos o conhecimento fica e se mais tarde se tornar necessário ele servirá a algo.

 

A ditadura mudou o curriculum instituindo a chamada Educação Moral e cívica, suprimindo algumas disciplinas que, segundo eles, não interessariam e seriam inúteis. Quem combateu aquilo parece ter aprendido direitinho e hoje tenta fazer algo parecido sob a alegação de que ao mudar adequar-se-á a grade a realidade e as exigências atuais. Há de se ter toda cautela com isso.

 

 

Ter avós professores dá nisso!

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"Rerum cognoscere causas."

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Aprendemos coisas inúteis na escola para quem estar no poder sempre continue nos contento e controlando a parcela imensa não pensante da sociedade e, a escola, o esporte, a mídia e a novela nos faz alienado da realidade.

 

Porque você acha que professor é a profissão mais desvalorizada do Brasil?

 

Um exemplo a citar, com qual o governo federal é ligado, é a distribuição afamada do Bolsa Escola, onde exige apenas que as famílias mantenha suas crianças na escola, porém, nem pele menos, propõe melhores condições e oportunidade para ao docente aperfeiçoar o seus conhecimentos.

 

A única preocupação é manter a molequecada na escola, e o leme cria uma ideia de que estando em aula não sobra tempo para badernar.

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Bonds are ties to each other. I don’t think little of that. But the futures we’re meant to walk won’t come to us with bonds alone. You’re responsible with living your own life. We’re simply stepping onto the next stage, is all.

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Acho que até o ensino fundamental II cabe esses assuntos "inúteis", no ensino médio deveria ser focado no que o individuo quer se profissionalizar.

Acho que antes de mudar a educação no Brasil precisamos mudar o perfil dos alunos, que sinceramente, está cada vez pior. Particular ou pública, o desinteresse é bem grande.

 

A importância do conhecimento deveria começar principalmente com a família para incentivar e conscientizar esse processo de ensino-aprendizagem. Desde cedo pai e mãe deveria participar da vida escolar dos seus filhos para que a criança sinta o vínculo afetivo que possa lhe dar maior autoconfiança. Reforçando as qualidades e minimizando dificuldades de seus filhos, para que desde criança sente-se motivados e interessados nos estudos.

 

  • O que acontece normalmente é de está somente interessado em nota e em criticar o professor.

 

Já o professor, principalmente do ensino médio, para torna suas aulas produtiva, pessoalmente não deve pintar a cara de palhaço só para ter atenção dos outros, mas de exigir do seu aluno ser o melhor, é como Caffrey disse, parafraseando:

 

“Não se dê por satisfeito em ser bom, busque ser excelente. Se você faz as coisas bem, faças-as ainda melhor!”

“Ser bom não é suficiente, só os melhores são bem-sucedidos (vencedores) ”

 

Na educação pública, já é costume referi-la como lugar-comum com falta de estrutura, baixo salário como o maior induzo do transtorno e desalinhamento no ambiente escolar. Claro, que uma escola bem estruturada, com professores recebendo bons salário, ajudaria a resolver parte do problema do professor, não do aluno. Já tive a oportunidade de estudar em escolar particular ano retrasado, no entanto o interesse dos alunos pelo o estudo não era pouco diferente da pública.

 

  • Muito comum nos conselho de classe reclamar de salas de aula superlotada, fato que impede de acompanhar diretamente cada dificuldade de cada aluno. Notar que o interesse do aluno estar voltado ao celular e não ao conteúdo da sala de aula, faz o uso do aparelho para trocar ideia, ouvir música, ver vídeo, e na hora de buscar informação, vão à internet e reproduz descaradamente.

 

São as reclamações que professor conta, e aí que está o problema, ou melhor, a solução para o problema do aluno.

 

Estamos na Era da Tecnologia Digital, enquanto no Brasil estão revendo a implementação de laboratório de informática, que de fato funciona, no Japão e nos Estados Unidos já é tão real que o ponto é outro: estão pretendendo abolir a escrita à mão do ensino escolar.

 

Incrível, não é? Pra confirmar, leia essa matéria:

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Comentar sobre essa delineia com um professor anacrônico que lhe manda escrever a mão uma pesquisa que imprime da internet, é demência!

 

Creio que o ideial seria usarmos as tecnologias modernas, principalmente a digital, como aliada do processo educacional e não como inimiga, já existe escola brasileira que estão adotando esse sistema, mas de longe é uma tendência, somente uma atribuição.

 

O Brasil estar urgentemente de uma reformulação radical do currículo escolar da educação fundamental. Isto poderia ajudar o resolver o problema do aluno.

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Bonds are ties to each other. I don’t think little of that. But the futures we’re meant to walk won’t come to us with bonds alone. You’re responsible with living your own life. We’re simply stepping onto the next stage, is all.

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A educação está perfeita. Minha escola foi considerada a melhor do Brasil e estou muito orgulhoso pelos resultados.

Estou no 8° ano do ensino fundamental e já sei contar até 24.

 

Obrigado Dilma.

Blame it on Jesus

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Falam tanto de investimentos em educação, nos colégios em geral, mas que adianta ter um colégio de padrão bom se 97% dos alunos não tem interesse ou gosta pra estudar ?

 

O colégio pode ser ruim o quanto for, se você quiser ter mais conhecimento, ser um aluno com notas boas, passar em concursos, isso dependerá apenas do aluno. Ainda mais hoje com a internet/tecnologia de um modo geral, só não aprende quem não quer.

 

Quem estuda em colégio público sabe que o que eu falei é verdade, de 100% tire 3% que gostam ou mostram um mínimo de interesse nos estudos.

 

Outra coisa, que adianta fazer obras no colégio pra os "alunos" arruinarem tudo ? Banheiro, bebedouro, cadeiras com 1001 chicletes grudados embaixo do braço... não vai adiantar nada investir nisso se boa parte não teve educação de casa.

 

É complicado, mas no geral minha opinião é essa, depende mais da pessoa do que do governo em si.

 

Sobre os assuntos/matérias... pra mim tudo é aprendizado, você pode não usar tudo que é ensinado ali mas não deixa de ser um aprendizado a mais, ajuda a expandir sua mente.

 

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

 

Prazer, Lionel Messi.

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