Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Filosofia] Ja pararam pra pensar em algumas coisas?

☢|EXPL01T3R|☣
 Compartilhar

Posts Recomendados

O mundo esta repleto de pessoas que apenas aceitam suas vidas, aceitam as coisas porque a sociedade ou sua cultura lhes disse para aceitar sem questionar, o que é algo complemente ridiculo. Fora isso gostaria de algumas opiniões sobre algumas perguntas em um carater filosofico

• [*=1] O que é real?
    ("Se real para você for apenas as coisas que consegue ver, cheirar, tocar e sentir... então o real nada é mais é do que impulsos elétricos interpretados pelo seu cérebro."
    (Morpheus em Matrix))

• [*=1]O que é felicidade? O dinheiro é capaz de compra-la?

Eu particularmente não sei responder ao certo a primeira pergunta, mas discutindo a mesma pergunta em um grupo de filosofia, vi esta resposta que acho que vale a pena citar

bom isso depende né cara... existe um princípio da física quântica, que é o que fundamenta o "experimento do gato de Schrodinger", que diz que para algo existir, é preciso que alguem, alguma consciência, esteja olhando para aquilo. esteja percebendo aquilo. ou seja, as coisas existem apenas na percepção. e de fato, muitos experimentos comprovam que a matéria tem um comportamento diferente se houver uma consciência a observando. procure o experimento dos dois feixes de luz, é muito interessante. se esse princípio é verdadeiro, eu acho que de certa forma isso seria uma prova de que Deus existe, porque como há coisas que não estão sendo observadas por consciência humana ou extraterrestre nenhuma, e ainda assim existem, é porque existe uma consciência olhando para elas. uma superconsciência que olha para o Universo inteiro e tudo que existe alem dele, em todas as escalas imagináveis e inimagináveis. se você não acredita em Deus, pode assumir que a realidade é subjetiva. por exemplo, a luz não faz parte da realidade de alguma criatura subterrânea que não possui olhos. essa criatura é desprovida do sentido visual. a linha que separa percepção de realidade é tênue. mas continuando, sendo a realidade subjetiva, o que é real para você, pode não ser real para mim, e o que é real para mim, pode não ser real para você. a minha percepção é a seguinte, se existe uma realidade absoluta, inequívoca, existe um Deus, e essa realidade é meramente a imaginação Dele, porque me parece que de fato as coisas só existem na imaginação de quem imagina.. na mente - usando termos humanos patéticos e limitados para tentar explicar -. e além disso, no final das contas, a realidade é simplesmente o colapso das probabilidades.

Em relação a segunda pergunta, acho que o dinheiro não compra a felicidade, pelo menos não diretamente, ele é capaz de acabar com preocupações finaceiras, como contas por exemplo, também podem comprar coisas materiais que q vc gostaria de ter, como uma casa enorme, fora não precisar se preocupar tanto com trabalho, juntando tudo isso eu acho que a pessoa teria mais tempo pra aproveitar a vida e com menos preocupações e assim ser mais feliz

python-doc-icon.jpg

wVNulLU.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá sumido, em?

O que é real?

Tudo que sinto. Seja no tato, no cheiro, que eu veja (extra-mentis), ou um sentimento, a essência de algo, etc (intra-mentis).

O real e o não-real são muito bem definidos, entretanto, para nós humanos não. A minha realidade pode ser diferente da sua. Você pode acreditar que Deus é real e eu não.

Mas, quando sonhamos ou temos alucinações, o que vivenciamos (ou melhor, que achamos que vivenciamos) não é real. E o que garante que nós não estamos sempre sonhando/alucinando? Os objetos e as ideias que eu acredito ser real, são apenas ilusões, não existem. É neste momento que meu pensamento me pega... pois se o real é relativo, minha possível ilusão é real, pelo menos para mim.

Enquanto eu não conseguir resolver a complexidade do meu pensamento, real para mim é toda matéria e forma, existência e essência, objetos e ideias. Tudo o que eu disse aponta, basicamente, para o dualismo.

O que é felicidade? O dinheiro é capaz de compra-la?

Felicidade é um estado. Para ter felicidade, você precisa ser feliz.

Há várias maneiras de ser feliz, entretanto, há uma enorme diferença entre feliz e alegre.

Um homem está sem dinheiro, afundando em dívidas e apaixonado. Certo dia, beija a mulher que ama. Ele não está feliz, está alegre.

Felicidade não é momentânea, dificilmente pessoas realmente têm felicidade. Para obtê-la é necessário eliminar preocupações e concluir metas.

Entretanto, preocupações sempre existem no mundo moderno e metas, ao serem concluídas, abrem espaço para novas metas, pois o ser humano sempre sonha mais alto.

O dinheiro não é capaz de compra-la, mas facilita.

Mais dinheiro, menos preocupações financeiras, o que permite tomar conta da vida pessoal, cuidando da vida pessoal você pode concluir metas (pessoais, dã), se divertir, ter momentos alegres e assim fica mais próximo da felicidade. Porém, a vida é instável, tudo pode acontecer em uma fração de segundos, por isso, alguém que chega próximo da felicidade tem sorte, mais sorte ainda tem quem se torna feliz antes que alguma catástrofe apareça no meio do caminho.

Para mim, felicidade é algo próximo do impossível.

Link para o comentário

O que é real?

Tudo o que eu acredito.

Pois o que eu acredito, se torna real para mim.

Felicidade é o bem estar consigo e com outras pessoas.

O dinheiro pode comprar, é algo fictício, mas consegue.

Blame it on Jesus

Link para o comentário

Você não chega na farmácia e fala, me vê uma felicidade ai !

Mas mesmo que não diretamente eu acho que a felicidade e tudo no mundo, gira em torno do dinheiro,

infelizmente nesse mundo, uma pessoa sem dinheiro não é nada, não é ninguém;

Link para o comentário

O que é real?

Nada é real, tudo é permitido. Visto que bastaria uma bala na sua cabeça para toda sua realidade e crenças desvaireceriam.

Se o que eu falei ficou meio non-sense, procure Cosmos com Neil deGrasse Tyson, entenderá.

Dopamina e oxitocina. Literalmente, sim.

eefC8E1.gif

Link para o comentário

O que é real?

E o que é irreal?

Real pode ser tudo aquilo cuja existência possa ser constatada por 2 ou mais pessoas pertencentes a grupos distintos e, preferencialmente, que não se conheçam. Mas isso tem mais furos que queijo suíço dos bons. Então, real seria tudo aquilo que não julgamos irreal, ou seja, real é tudo aquilo que possamos admitir a existência sem necessariamente constata-la.

Viagem? Pense um pouco a respeito!

O que é felicidade?

Felicidade não é um estado permanente do indivíduo. Ninguém está 24/7 em pleno gozo de felicidade, ninguém está o tempo todo feliz. Daí minha definição: Felicidade é coisa de momento, de vários momentos ao longo do dia, da semana, do mês, do ano e da vida. Quanto maior for a frequência desses momentos maior é a felicidade do indivíduo.

O dinheiro é capaz de compra-la?

Sim, fosse a felicidade um estado permanente com certeza não. Contudo quem pode dizer o que traz felicidade a cada pessoa nesse planetinha? Você? Creio que não.

Tem gente que sente feliz por ter o que comer no final de um dia de trabalho, outros sentem-se êxtase de tão felizes por embarcar para uma viagem ou ao realizar um sonho. Se felicidade é coisa de momento e não se pode dizer, com absoluta certeza o que faz alguém feliz, é justo dizer que prazeres materiais podem fazer alguém feliz. E se é material o dinheiro paga, ou manda buscar.

Diz o ditado, que de tão velho já deveria estar no museu: "Dinheiro não traz felicidade, ele manda buscar de jatinho". Se preferir tem outro: "Dinheiro não traz felicidade, mas prefiro ser infeliz em Paris que estar el euforia num barraco no alto do morro".

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.