Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Pergunta idi.ota...


mikhail
 Compartilhar

Posts Recomendados

Vish... como diz azamiga fanquera: puff.

Vou tentar... vejamos... a_a

 

Moderar - Mover e editar tópicos? Ok, não. Controlar.

Mediar - Ensinar (?) (lembrei da saga A Mediadora, ain que sdds).

Arbitrar - Avaliar, decidir.

 

Se eu errei, vou admitir que biscoito é errado, e o certo é bolacha. t-t

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moderar é Mediar e arbitrar ao mesmo tempo, levar em conta a lei e levar em conta a situação e os envolvidos.

Mediar é propor um acordo entre duas partes, dependendo da mediação pode fugir a uma lei, já que o intuito de mediar é manter as duas partes em igualdade em questão de perda e ganho kk'.

Arbitrar é julgar pela lei e somente por ela.

Pelo menos é o que entendo por essas palavras.

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe a diferença entre moderar, mediar e arbitrar?

 

Não sei se sei. Acredito saber, mas posso ter um conceito errado.

 

Irei tentar...

 

• Moderar

 

Quem modera tem a função de controlar.

Exemplo? Moderadores da WebCheats (provavelmente o foco que seu tópico tem).

 

Nós somos moderadores, nossa função é conter os membros, manter a organização e procurar controlar o fórum da melhor maneira possível. Neste exemplo a Bia estaria certa. Ao mover tópicos, fechar ou advertir alguém, o moderador procura conter o membro e manter a organização do fórum.

 

Gostei da definição do rabbitB.

 

• Mediar

 

Mediar é tomar as rédeas de algo e procurar resolver tal coisa.

 

Um grande exemplo atual: Estados Unidos.

Tenta mediar tudo.

 

Outro é o Egito, que media a situação entre Israel e Hamas. Para mediar você precisa encontrar uma maneira em que o problema se resolva e fazer as partes ficarem de acordo.

 

• Arbitrar

 

Arbitrar é bem próximo de moderar. Você arbitra para manter controle. Como um arbitro de futebol apita faltas e distribui cartões para evitar que os jogadores machuquem uns aos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moderar - Controlar, abster.. manter a ordem/organização (Locais)

Mediar - Negociar (Superiores/Coordenadores+)

Arbitrar - Decidir, julgar, despotismo, declarar uma sentença/veredito (HoruS)

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Well, vou puxar um pouco a brase pro meu assado e tentar te explicar pelo meio jurídico :b

 

  • Você sabe a diferença entre moderar, mediar e arbitrar?

 

Quando se estuda os meios de resolução de conflito, depara-se com 3 formas:

 

1) Autotutela;

 

2) Autocomposição;

 

3) Heterocomposição.

Nessa, tem-se a figura de um 3º que auxiliará na pacificação do conflito.

 

Espécies:

 

3.1) Mediação:

Não depende de resultado. Há o auxilio no diálogo e bla bla bla. Mediador é neutro e não tem muita autoridade. Mais no papo mesmo;

 

3.2) Conciliação:

Aqui, o conciliador até pode sugerir uma solução pro conflito, mas não pode impor sua sugestão imperativamente. Ou seja, o 3º direcionará para uma solução.

 

3.3) Arbitragem (mais legal):

Cabe aqui as partes elegeram um árbitro, de confiança dos dois, pra tomar uma decisão relacionada a discussão que venha a existir sobre determinados temas de direito patrimoniais disponíveis (patrimônios/bens que as partes podem dispor/usar).

 

 

-----

 

Moderar só entendo por moderação (conter-se). Mediar e Arbitrar estão acima.

CeuklJ8.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iGRrRnU.gif

 

Tá com preguiça? Pare por aqui mesmo!

 

 

Bom, então vamos lá!

 

  • Moderar:

 

Moderar pode ser controlar, mas prefiro dizer que moderar é REGULAR. Regular é sujeitar à regra, encaminhar conforme a regra, fazer observar a regra. E regra pode ser até mesmo a lei.

 

Se moderar é regular e regular é fazer valer a regra então não cabe subjetividade e tão pouco interpretação. A regra é a regra e moderar não é interpretar ou adaptar.

 

Um bom exemplo do que seja moderar, moderação antecipada ou prévia, é o que acontece nos blogs e colunas dos grandes jornais onde seu comentário só se torna público após avaliação. Você pode dizer o que bem entender contanto que não fira algumas regras simples como: Não injuriar, caluniar ou difamar o colunista, blogueiro, jornal ou o objeto da reportagem ou coluna. Você também não pode usar palavrões e tão pouco ofender outros que como você comentaram o post. O conteúdo de seu comentário, observadas as regras, será publicado tão logo analisado. [Não que eu concorde com a censura prévia, o foco aqui é a observância estrita da regra e apenas dela]

 

Outro bom exemplo é o da atual moderação do Club do Hardware. A presente composição substituiu a anterior desfazendo tudo que eles fizeram. OS atuais observam apenas a regra e nada mais.

 

Por sua vez os antigos moderadores interpretaram tanto a seu favor ou a favor de seus interesses e exageraram em demasia no rigor e na falta de tato com os membros que tornaram-se razão do esvaziamento do fórum. A intransigência e falta de compreensão da importância dos membros por pouco não ocasionou o encerramento de algumas áreas por falta de movimento, abandono por parte dos membros interessados.

 

Logo, pra mim, moderar é observar a regra podando os excessos e aplicando o que está escrito, sem criar sobre a letra crua da regra.

 

  • Mediar:

 

Mediar pode ser agir em busca de acordo entre agentes de um conflito. Na impossibilidade de acordo voluntário entre duas ou mais partes envolvidas em uma “disputa”, contenda, conflito, guerra ou desavença a mediação se faz necessária. A função do mediador é “tentar” levar as partes a um ponto comum que solucione, ou ao menos minimize, o conflito.

 

Um exemplo de falta de mediação foi a tal regra dos 3 tópicos a cada 7 dias no bate papo, ela gerou um conflito desnecessário e absurdo. A solução dada para o impasse foi outro exemplo de falta de mediação visto que 2 tópicos por dia também não agradou e nem agrada a maioria. [Pior ainda é a argumentação de que isso serve para organizar a área. Desde quando restringir a criação de tópicos organiza alguma coisa? Quem quiser que use a ferramenta pesquisa e busque por tópicos existentes e que se encerre os que repetem em tempo demasiado curto, não é contendo a criação que se impedirá a repetição]

 

Um bom exemplo de mediação, já dado aqui, é o papel do Egito (Estados Unidos) no atual conflito Israel/Palestina.

 

  • Arbitrar:

 

Arbitrar pode ser a ação unilateral, monocrática e isolada tomada por alguém em condição de impor sua decisão. A arbitragem não ignora a moderação e a mediação, mas na ausência de qualquer uma das duas o arbitro impõe sua decisão e aos demais cabe observar e obedecer.

 

Arbitragem de conflitos, no geral, ignora os anseios, desejos e argumentos de uma ou de todas as partes na medida em que não busca o acordo, o consenso, ela simplesmente sentencia.

 

Exemplo de arbitragem é a solução dada ao conflito da tal regra de 3 tópicos a cada 7 dias. Criou-se uma nova regra que tal e qual a primeira não agrada a maioria, mas a ela é imposta.

 

Outro exemplo de arbitragem, eu diria arbitrariedade da grossa, é essa ideia estapafúrdia de que não se pode discutir sobre regras e que tudo deve ser dirigido a O&R. Isso equivale a calar a maioria, ou ao menos aqueles que estejam dispostos a criticar aquilo que julguem merecedor de críticas, isso faz com que o reclamante se veja isolado e outros argumentos não sejam ouvidos limitando os demais a uns míseros “Thanks”. Onde está a regra que DITA que não podem haver tópicos de discussões das regras ou de qualquer outra coisa similar aqui mesmo no Bate papo? Desde quando esse tipo de assunto deve ser tratado de forma isolada e exclusiva na O&R? Como ficam ou demais membros que queiram participar da discussão? Deve, então cada membro criar seu próprio tópico na O&R e vê-lo fechado e a discussão dirigida a apenas um onde os demais não tem voz?

 

Isso sim é um grande exemplo do que seja arbitrar com arbitrariedade e todo o resto.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.