Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia Ariano suassuna morre aos 87 anos. Descanse em paz, mestre


toddy'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Uma noticia triste para todo brasil hoje, o grande mestre da literatura, ariano suassuna faleceu hoje. Uma grande perda.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

"Carta para Ariano,

 

Quem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo. Um dos cavalos do teu Grilo. Aquele que te sente todos os dias, nas ruas, nos bares, nas casas. Toda vez que alguém, homem, mulher, criança ou velho, me acena sorrindo e nos olhos contentes me salva da morte ao me ver Grilo.

 

Esse que te escreve já foi cavalgado por loucos caubóis: por Jó, cavaleiro sábio que insistia na pergunta primordial. Por Trepliev, infantil édipo de talento transbordante e melancólicas desculpas. Fui domado por cavaleiros de Sheakespeare, de Nelson, de Tchekov. Fui duas vezes cavalgado por Dias Gomes. Adentrei perigosas veredas guiado por Carrière, por Büchner e Yeats. Mas de todos eles, meu favorito foi teu Grilo.

 

O Grilo colocou em mim rédeas de sisal, sem forçar com ferros minha boca cansada. Sentou-se sem cela e estribo, à pelo e sem chicote, no lombo dolorido de mim e nele descansou. Não corria em cavalgada. Buscava sem fim uma paragem de bom pasto, uma várzea verde entre a secura dos nossos caminhos. Me fazia sorrir tanto que eu, cavalo, não notava a aridez da caminhada. Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.

 

Depois do Grilo de você, e que é você, virei cavalo mimado, que não aceita ser domado, que encontra saídas pelas cêrcas de arame farpado, e encontra sempre uma sombra, um riachinho, um capim bom. Você Ariano, e teu João Grilo, me levaram para onde há verde gramagem eterna. Fui com vocês para a morada dos corações de toda gente daqui desse país bonito e duro.

 

Depois do Grilo de você, que é você também, que sou eu, fui morar lá no rancho dos arquétipos, onde tem néctar de mel, água fresca e uma sombra brasileira, com rede de chita e tudo. De lá, vê-se a pedra do reino, uns cariris secos e coloridos, uns reis e uns santos. De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma mesma linda estória pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro.

 

Teu,

Matheus Nachtergaele"

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, triste.

 

Foi um cara que contribuiu muito com a literatura de forma geral e principalmente a brasileira. Mas com 87 anos, ele já nos deu muito e agora terá o tão merecido descanso.

 

É uma pena que tenha obras interrompidas.

 

Enfim, grande admirador de suas obras e como você mesmo disse uma notícia triste para todo o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irreverente, que descanse em paz .

não conheço muito da obra, senão as que todos ja conhecem. sou poser kk

 

mas vi algumas entrevistas, e o cara é gente boa e sabe pensar sobre as coisas.

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu ídolo Neymar se machucou e ngm tava nem ai. Sócrates do Corinthians vai fazer muito mais falta que esse Ariano que ngm nunca ouviu falar ai, to nem ai pra esse velho não, a familia dele ta rica e voces ficam ai xoeranndo mimimi T_T

Ele ta dormindo na mansao dele no guruja e voces ss n para de chora

 

#Nemvaifazefalta #velhoquefoitarde

 

e pra finaliza deixo esse video

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

#ForçaNeymar

 

Edit:

Irreverente, que descanse em paz .

 

Sabe de nada inocente

irreverente é o molqe Neymar

 

 

 

 

nao adianta se pagar que curti os livro q o país é o Brasil do futebol, dvido que tem nego ai que sabe ler, mas tenho ctz q sabe joga bola, e a bola que sustenta esse país pq representa 53% da economia

Um velho que escrevia livro de ficção morreu, uiiiiii grande coisa, Pelé é rei

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu ídolo Neymar se machucou e ngm tava nem ai. Sócrates do Corinthians vai fazer muito mais falta que esse Ariano que ngm nunca ouviu falar ai, to nem ai pra esse velho não, a familia dele ta rica e voces ficam ai xoeranndo mimimi T_T

Ele ta dormindo na mansao dele no guruja e voces ss n para de chora

 

#Nemvaifazefalta #velhoquefoitarde

 

e pra finaliza deixo esse video

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

#ForçaNeymar

 

Edit:

 

 

Sabe de nada inocente

irreverente é o molqe Neymar

 

 

 

 

nao adianta se pagar que curti os livro q o país é o Brasil do futebol, dvido que tem nego ai que sabe ler, mas tenho ctz q sabe joga bola, e a bola que sustenta esse país pq representa 53% da economia

Um velho que escrevia livro de ficção morreu, uiiiiii grande coisa, Pelé é rei

 

E de ignorância que se faz o pais do futebol. Um dos maiores da literatura desse pais, homem humilde e de grande caráter morreu e o cidadão acima não consegue reconhecer o nível da perda que tivemos, ariano era o tipo de pessoa que deveria viver até os 300 anos! Uma pena que muitos brasileiros ainda tratem a historia,literatura e acima de tudo, os nossos grandes pensadores(literários,cientistas etc) de uma forma tão displicente, me espanta ver um comentário de tamanha arrogância. E infelizmente essa é a opinião do brasileiro medíocre.

 

"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

homem humilde e de grande caráter morreu e o cidadão acima não consegue reconhecer o nível da perda que tivemos, ariano era o tipo de pessoa que deveria viver até os 300 anos!

 

Humilde? Ele era uma figura pública, como você pode dizer que ele era humilde sendo que nunca o conheceu pessoalmente ou conviveu com o "ser-não-artístico" dele?

Você nunca o viu fora das câmeras ou de seus livros, e mesmo que tivesse, não teria intimidade o suficiente para descrever sua personalidade(em relação ao seu caráter, não em relação a coisas que gostava de escrever ou pensava), tem muito pedófilo por ai que fala que pensa algo mas na verdade ta só tentando transar com as criancinhas.

 

reconhecer o nível da perda que tivemos

 

Por que? Porque ele escrevia livros? xD

Grande perda, um cara a menos para escrever livros.

 

Não estou sendo desrespeitoso, só acho que 11 pessoas morrem por dia em acidentes de transito só no estado de São    lo, e nem por isso tu ta ai de "luto" criando tópico na webcheats por eles... Agora porque essas pessoas não escreviam livros merecem menos condolências do que ele?

 

Um jogador de futebol só chuta uma bola(a fim de entreter), um escritor que escreve ficção(a fim de entreter), qual a diferença?

 

A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

 

Um cara que traz entretenimento através de livros é de maior qualidade artística do que um cara que traz entretenimento através de dribles?

Seu gosto é diferente do meu, logo meu gosto é gosto médio e seu gosto é superior?

Você tem potencial para ser gênio e eu não, pois meu gosto é "médio" e de mau gosto, mas você por gostar de algo diferente tem potencial para ser gênio, pois não gosta do que a maioria gosta. Fack the logic

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humilde? Ele era uma figura pública, como você pode dizer que ele era humilde sendo que nunca o conheceu pessoalmente ou conviveu com o "ser" no artístico dele?

Você nunca o viu fora das câmeras ou de seus livros, e mesmo que tivesse, não teria intimidade o suficiente para descrever sua personalidade(em relação ao seu caráter, não em relação a coisas que gostava de escrever ou pensava), tem muito pedófilo por ai que fala que pensa algo mas na verdade ta só tentando transar com as criancinhas.

 

ariano_chao_2.jpg

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

O homem nunca negou nenhum fã, nunca negou tirar uma foto com alguém e costumava usar sempre roupas simples, as suas palestras(cujo tive o prazer de assistir uma)ele nunca se focava em si mesmo, ele nunca se vangloriava de suas conquistas ou de seu dinheiro. Isso é humildade.

 

Se você não vê isso como traço de humildade, tudo bem, é sua opinião que por sinal, não é relevante

Por que? Porque ele escrevia livros? xD

Grande perda, um cara a menos para escrever livros.

 

Você é o tipo de pessoal que não da valor a literatura, isso ficou claro aqui. Alguém que menospreza um literário. Acho que você nunca leu um livro(por livre e espontânea vontade), bem, acho que discutir com você não tem sentido. Como já falei, você faz parte do grupo de brasileiros medíocres que não vêem sentido na leitura e no estudo. O grupo que acha a leitura algo irrelevante para formação do senso critico do cidadão e que sempre dão mais valor para futilidades como futebol que coisas como estudo.

 

Não, você não esta errado em ser assim, e nem a grande massa esta. Cada um faz o que quiser da vida, mas é como dizem por ai: ninguém é infeliz só por ser ignorante.

 

Não estou sendo desrespeitoso, só acho que 11 pessoas morrem por dia em acidentes de transito só no estado de São    lo, e nem por isso tu ta ai de "luto" criando tópico na webcheats por eles... Agora porque essas pessoas não escreviam livros merecem menos condolências do que ele?

 

Isso são tragedias diferentes, ariano era um cidadão impar.

 

Um jogador de futebol só chuta uma bola(a fim de entreter), um escritor que escreve ficção(a fim de entreter), qual a diferença?

 

Você nunca leu um livro para saber a diferença. Ler um livro maduro(machado de assis, ariano, Érico Veríssimo) é uma experiencia totalmente diferente a de um jogo de futebol, além de entreter, um livro enriquece intelectualmente, um livro com um conteúdo bom te faz questionar e abrir as fronteiras do seu ser. Mas não adiante explicar isso para alguém que mal da valor a um escritor...

 

Um cara que traz entretenimento através de livros é de maior qualidade artística do que um cara que traz entretenimento através de dribles?

Seu gosto é diferente do meu, logo meu gosto é gosto médio e seu gosto é superior xDDDD

 

É por ai mesmo, acho que alguém que da mais valor a uma partida de futebol do que a obra de vida de um grande escritor tem um gosto medíocre mesmo ._.

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.