Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Efeito Sheherazade

Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

10304974_787747677902411_7492199303904374220_n.png

Curiosamente, os casos de "justiçamentos" e ações de "justiceiros" aumentaram vertiginosamente após a declaração de aprovação em rede nacional da jornalista Raquel Sheherazade quanto aos justiceiros que prederam um adolescente no Rio com uma corrente de bicicleta.

Coincidência?

Enquanto existe jornalistAA que só abre a boca para falar abobrinhas, outros ainda fazem uns comentários decentes... rç

Boechat alfineta Rachel Sheherazade após linchamento de mulher por boato: 'tem responsabilidade'

[video=youtube;gTOaznW4EcE]

O jornalista âncora do Jornal da Band Ricardo Boechat criticou nesta segunda-feira (5) o estímulo à 'justiça com as próprias mãos' após a morte da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, espancada por dezenas de moradores de Guarujá, litoral de São Paulo. A mulher foi linchada depois de ser confundida com uma retrato falado divulgado em uma rede social e foi acusada de sequestrar uma criança para praticar rituais de magia negra.

"Esse crime, minha gente, tem tanta responsabilidade o autor do boato espalhado pela internet [...] quanto pessoas que mesmo em emissoras de TV estimulam a cultura da 'justiça com as próprias mãos'", comentou o jornalista em referência à jornalista Rachel Sheherazade, do SBT

.

Fontesney

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Sociedade Racionalista l Page

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fervor que o comentário da Sheherazade causou foi grande e isso deixou os justiceiros achando que estavam certos.

Esse foi o grande problema. Como o Caffrey disse, os casos de engano são minoria, mas ainda existem. Família nenhuma deve passar pelo sofrimento de perder um ente querido por motivos que poderiam ter sido resolvidos tão facilmente.

As pessoas se envolveram sem a necessidade e assim não enxergaram a realidade. Isso não é justiça.

A função da população não é fazer justiça com as próprias mãos. Precisamos exigir segurança e votar nas pessoas certas, começamos a errar aí.

Link para o comentário

A culpa não é só da Sheherazade, se houvesse realmente justiça nesse país esse tipo de coisa (justiça com as próprias mãos) não ia acontecer. Estão culpando e cobrando as pessoas erradas.

amostra designa a pequena porção de um produto usada para demonstrar a qualidade do todo. Ex: Amostra grátis de perfume.

PAREM DE USAR ERRADO A PORR* DA PALAVRA AMOSTRA, ISSO DA CÂNCER NO OLHO. Usem mostra.

Link para o comentário

Sheherazade só é uma entre muitos que possuem essa opinião ridícula de que esse tipo de ação é compreensível. Vem dizer que ninguém nunca ouviu a famosa expressão "Bandido bom é bandido morto"? O problema é esse aí, deixar para o "Zé" e os seus amigos defenderem a justiça só é adicionar mais um problema na gigantesca lista de problemas na segurança do nosso país.

Quem vigiará os vigilantes?

Link para o comentário

Ela não tem culpa, rs.

Se ela mandar adotar um mendigo o cara vai adotar? Cada um segue seus conceitos se tudo que eu vejo e ouço na midia já teria jogado uma c-4 na camera dos deputados faz tempos.

Boechat alfineta Rachel Sheherazade após linchamento de mulher por boato: 'tem responsabilidade'

Responsabilidade de dar seu ponto de vista? kk, ela tem que seguir o velho padrão de alienação.

Link para o comentário

Pra mim esse cara só fez isso pra se aparecer, se eu disser: "Se mate" a pessoa vai se matar? Não né, ela disse que concorda com justiceiros, se tentaram fazer justiça ou não o problema é dela? Não, opinião é opinião. Vai da pessoa fazer isso ou não.

Só pessoa com mente fraca se deixa levar facilmente, ninguém em sã consciência faria isso sem ter plena certeza.

5dcEjyi.png

Link para o comentário

Como se diz '' A Lei não se Aplica ao estado e sim quem Rouba pão no Mercado, Só acho que Se colocasse Pena de Morte no Brasil Acabaria com tudo, Principalmente com os Próprios Políticos... Aqui não Tem Guerra nem Seca ou Coisas do tipo, Mais existe monstros Pessoas       s.

Link para o comentário

Primeiro compreensível =/= aceitável.

Ela compreendeu, não aceitou e muito menos apoiou. Mas analfabetismo funcional é comum mesmo, principalmente depois que inventaram que é preciso respeitar a forma (ERRADA, vale-se lembrar) das pessoas aprenderem a falar. "Quer que eu trago?", "Nois quer", "As cena" e por aí vai.

Outra coisa: o Imperador Heliogabalo foi estraçalhado por tropas romanas (com aval da população) por ser gay, não ligar pra cagação de regra de ninguém e governar ao seu bel prazer apesar de roma ter vivido uma época boa e próspera com ele.

Ele disse e fez coisas que a população não gostou e foi linchado. Arrancaram sua pele, carne e deixaram só os ossos no intuito de jogar o corpo pelas galerias subterrâneas da cidade, mas ele mesmo assim não entrava por lá, então o jogaram no rio.

Chocados? Pois é, isso é tipo 140 depois de cristo. Estamos em 2014, a culpa não é da Sherazade.

E por último, porque o Boechat não vai falar mal do seu amiguinho Boris Casoy que, como um grande fanfarrão trolador, fingiu que não tinha áudio no programa e ainda por cima falou mal dos garis?

Ninguém fala disso, só fala quando dizem umas verdades. Quando se tem preconceito ninguém fala nada, mas quando se fala o que se falta ouvir pra refletir, todo mundo grita de terror.

Me poupem. Cresçam.

E morram!

4 anos depois...

Link para o comentário

Não falar do Boris não desqualifica o que foi dito pelo Boechat. Apesar de achar que esses jornalistas são da mesma laia e este apenas aproveitou a infelicidade da Rachel para desferir um golpe, não o vejo como todo errado.

A Sheherazade não é culpada, mas tem parte nisso. Na verdade, todos somos culpados. Mas ela, por conta de ter uma grande visibilidade, acaba ficando em evidência e pessoas que pensam como ela, eufóricas pelo discurso justiceiro, resolvem agir. NÃO É SÓ ELA, MAS ELA TEM CULPA.

Mata 3 inocente pra matar 30 culpado, vale a pena ...

Fácil pensar assim, você não conhecia nenhuma pessoa.

Se te matam como inocente, mas justificam tal ato matando 10 bandidos, valerá a pena?

Outra coisa: o Imperador Heliogabalo foi estraçalhado por tropas romanas (com aval da população) por ser gay, não ligar pra cagação de regra de ninguém e governar ao seu bel prazer apesar de roma ter vivido uma época boa e próspera com ele.

Ele disse e fez coisas que a população não gostou e foi linchado. Arrancaram sua pele, carne e deixaram só os ossos no intuito de jogar o corpo pelas galerias subterrâneas da cidade, mas ele mesmo assim não entrava por lá, então o jogaram no rio.

Chocados? Pois é, isso é tipo 140 depois de cristo. Estamos em 2014, a culpa não é da Sherazade.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Não querem alegar também que videogames são os culpados por formar assassinos?

Risos.

Sei lá, se você me mostrar em algum jogo que falam que tá certo torturar e matar pessoas pra fazer justiça pq o Estado não dá segurança às pessoas, eu posso com certeza afirmar que sim!

Responsabilidade de dar seu ponto de vista? kk, ela tem que seguir o velho padrão de alienação.

Não estimular a violência é alienação agora?

Vocês tão muito Anonymous Brasil, ficam aí falando de alienação e tal. Daqui a pouco vão falar que a culpa é da Globo que protege o governo que não faz nada. Mas ainda assim dirão que a Sheherazade não tem culpa!

Ela compreendeu, não aceitou e muito menos apoiou. Mas analfabetismo funcional é comum mesmo, principalmente depois que inventaram que é preciso respeitar a forma (ERRADA, vale-se lembrar) das pessoas aprenderem a falar. "Quer que eu trago?", "Nois quer", "As cena" e por aí vai.

E tem que respeitar mesmo. Ninguém tem acesso à educação como você teve. Faz teatrinho e se relaciona com atorzinho famoso por aí. RESPEITAR quer dizer que você não vai excluir essa pessoa ou humilhá-lha por não ter um vocabulário tão rico quanto o seu, não que está correto. Você acha que a pessoa fica contente por rirem dela falar errado?

Link para o comentário

Ela 'escreveu certo por linhas tortas'.

Vingança da população, justiça com as próprias mãos... isso vai da opinião de cada um, uns acham correto um estuprador ser linxado / morto , outros acham melhor que a justiça faça o seu papel.

Mas a questão é que o comentário dela em relação a esse caso foi infeliz, ela tá num veículo de informação que atinge milhões, querendo ou não a opinião dela acaba servindo de influência e pesando nas opiniões dos leigos.

Não adianta generalizar, e esse caso que ocorreu com a mulher é um claro exemplo de que não é assim.. as vezes podem ocorrer enganos, e ai não tem mais volta. Os "heróis" se transformam nos vilões.

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

Prazer, Lionel Messi.

Link para o comentário

Mas a questão é que o comentário dela em relação a esse caso foi infeliz, ela tá num veículo de informação que atinge milhões, querendo ou não a opinião dela acaba servindo de influência e pesando nas opiniões dos leigos.

R.R. (Martin) Soares, Malafaia e derivados tem seus programas religiosos na TV, expõem suas opiniões para milhões de pessoas, e mesmo assim o número de religiosos não aumenta nem diminui, e não vemos mais bondade por parte das pessoas nas ruas.

Se for assim, tirem o BBB do ar, pq ele incentiva a futilidade, promiscuidade e derivados. A pessoa mais santa que ver aquilo ali vai se tornar uma prostituta instantaneamente né.

E Bart, tá trabalhando na Record?

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário

É como a Anny disse anteriormente, compreensão é diferente de aceitação. A maioria que criticou a Sheherazade no seu comentário sequer souberem COMPREENDER o que ela estava dizendo e tampouco conseguiram enxergam quem é o culpado nisso tudo.

Pode mandar tirar do ar os jornais pois eles mostram isso, se não mostrassem ela não daria sua opinião e não influenciaria ninguém.

Pessoas cometeram esse tipo de crime antes e depois da declaração dela. É ingenuidade pensar que todo crime semelhante daqui pra frente seja por conta da declaração dela que influencia e tudo mais. A pessoa vê somente a arvore ao invés da floresta.

amostra designa a pequena porção de um produto usada para demonstrar a qualidade do todo. Ex: Amostra grátis de perfume.

PAREM DE USAR ERRADO A PORR* DA PALAVRA AMOSTRA, ISSO DA CÂNCER NO OLHO. Usem mostra.

Link para o comentário

@Blue

Tá bom Blue, vou ignorar seus comentários inúteis; já que só vai ficar brincando.

@shinob

Desculpe, não entendi. Você está dizendo que o povo foi incapaz de entender um discurso tão claro dizendo que o correto é fazer justiça com as próprias mãos? Acho que não, até porque quando você vai pra partes mais carentes de educação, o que você pode ver bastante é gente que concorda e repete tais palavras, não que tenha sido um pensamento formado após a opinião da Rachel, mas sim algo formado na cabeça de todas as pessoas que bandido tem que morrer mesmo. E isso fomenta essa "pré-disposição", pois se você acha alguma coisa e vê alguém de importância falando na televisão sua opinião, você pode achar que está certo e é encorajado a botar tal ato em prática. Pode ser que na sua cabeça, você esteja fazendo um bem pra sociedade eliminando [supostos] criminosos.

Como eu disse, não é correto dizer que a culpa é INTEGRALMENTE dela, mas no mundo conturbado em que vivemos [ pelo menos alguns de nós ], qualquer faísca é capaz de acender um fogo danado.

Link para o comentário

@Blue

Tá bom Blue, vou ignorar seus comentários inúteis; já que só vai ficar brincando.

Pq editou seu post?

Onde que tu ta vendo alguma brincadeira? (Excluindo a parte de trabalhar na Record, pq a opinião de que jogos formam assassinos já é uma piada por si só.)

Diferente de ti, eu deixo minhas ironias bem explícitas. E no texto não houve nenhuma. Não critiquei a igreja e tampouco fiz piada.

Se a tv e as opiniões pessoais de alguém realmente influenciassem algo, esses programas religiosos mudariam a sociedade pra melhor, pois excluindo a parte da roubalheira e do preconceito (Com homossexuais, por exemplo), o que eles pregam é bom. Eu não preciso, pq tenho meus valores definidos. Mas muitos precisam da religião e isso não é uma coisa ruim.

Tente entender meus comentários antes de sair fazendo acusações infundadas. Não é pq você baba ironia que todos fazem o mesmo.

Quem foi que não mudou nada mesmo?!

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário

@Blue

@shinob

Desculpe, não entendi. Você está dizendo que o povo foi incapaz de entender um discurso tão claro dizendo que o correto é fazer justiça com as próprias mãos? Acho que não, até porque quando você vai pra partes mais carentes de educação, o que você pode ver bastante é gente que concorda e repete tais palavras, não que tenha sido um pensamento formado após a opinião da Rachel, mas sim algo formado na cabeça de todas as pessoas que bandido tem que morrer mesmo. E isso fomenta essa "pré-disposição", pois se você acha alguma coisa e vê alguém de importância falando na televisão sua opinião, você pode achar que está certo e é encorajado a botar tal ato em prática. Pode ser que na sua cabeça, você esteja fazendo um bem pra sociedade eliminando [supostos] criminosos.

Como eu disse, não é correto dizer que a culpa é INTEGRALMENTE dela, mas no mundo conturbado em que vivemos [ pelo menos alguns de nós ], qualquer faísca é capaz de acender um fogo danado.

Existem tantas coisas       s "perigosas" que passam em novelas, BBB e afins e a população, mesmo as mais carentes não repetem.. não é pela declaração isolada de uma jornalista que vão começar a fazer. As pessoas realizam esses atos pela falta de segurança e justiça, é por isso que fazem e não pela declaração de alguém que supostamente incentivou isso.

Ou tu acha realmente que na hora da agressão os agressores pensaram: "A Sheherazade disse que é compreensível então vamos meter o pau". Não cara, e você nem tem como provar que tais pessoas souberam/viram a declaração dela para fazer essa ponte de "efeito Sheherazade". Não é efeito Sheherazade, é efeito de um Estado omisso e ineficiente.

"Num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível"

"O Estado é omisso, a polícia desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem, que ainda por cima foi desarmado? Se defender, é claro"

"O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite".

Em nenhum momento ela incentivou.

Link para o comentário

Tá bom, Blue, tá bom. Você, como sempre está certo. Mas vamos parar de falar de ironia e falar sobre o tópico? Não precisa argumentar contra minha pessoa, se você não tem argumentos suficientes como seus amigos para conversar... É mais fácil sair do tópico e ficar só lendo. Melhor que ficar perguntando brincadeirinha com um tema sério. Talvez seja por isso que as coisas estejam como estão.

Morte virou brincadeira. Tanta gente morre assassinada, azar delas. O que não pode morrer assassinado sou eu. Vou fazer uma piadinha aqui na internet para verem como sou descolado.

A partir de agora ignoro seus comentários, vai querer aparecer pra outras bandas.

Se a tv e as opiniões pessoais de alguém realmente influenciassem algo, esses programas religiosos mudariam a sociedade pra melhor, pois excluindo a parte da roubalheira e do preconceito (Com homossexuais, por exemplo), o que eles pregam é bom. Eu não preciso, pq tenho meus valores definidos. Mas muitos precisam da religião e isso não é uma coisa ruim.

E quem disse que tem gente que não melhora vendo isso? Não quer dizer que TODA a população deve ser afetada. Até porque não é todo mundo que sai matando bandido aqui. São apenas alguns que, como disse em meu comentário anterior, podem ver isso como algo benéfico para a sociedade.

Percebes como generalizar é ruim? Você é um rapaz esperto e inteligente, mas acaba focando mais em atacar o Bart do que falar sobre o assunto do tópico. Aí você perde o andar da carruagem e acaba insistindo numa coisa que já citei lá atrás.

/ignore Blue.

Aguardo respostas do Rei Diamante.

@edit do shinob

Não seja inocente para ver o que é procurado dizer nas entrelinhas. Ainda mais o que pode ser entendido pela população. O que é se defender? Matar bandido. O que é compreensível? É aquilo que, apesar de não parecer tão certo, é uma coisa que pode ser boa.

Link para o comentário

Para mim isso é meio irônico, visto que as pessoas querem fazer "justiça" com as próprias mãos com violência, depois é linchado por outro por que fez "justiça" na pessoa errada.

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário

Vou usar até uma fonte diferente aqui , vamos lá:

• Se o povo tivesse um sistema de segurança decente, isso aconteceria?
  • Se o povo tivesse uma educação decente, isso aconteceria?

Em país bom, com segurança boa, sistema carcerário/socio-educativo decente, as pessoas fariam isso? E outra, ai cabe mais um ponto, até quando vai a alienação pública?

• Ele cita sheherazade como se fosse a principal vilã da história, foi mesmo?
  • A Página que postou o "retrato falado" da mulher era oficial da polícia?
  • Ele esquece que a própria emissora dele recebe um dinheirinho pra poder falar certas coisas e desviar certos assuntos

O problema aqui é a ignorância alienativa, o povo sendo burro, assim como nas eleições.

A culpa aqui? é de todos que fazem parte do sistema. Hipocrisia é f0d4.

iboOLud2iuUw0m.png.

Habbo: Juanhenrique007

Battlefield play4free : Cobramarrom

Battlefield 3 : PirambelOS Live: PirambelOS Steam: PirambelOS

Link para o comentário

Pra mim , é injustificável, a justiça através da própria violência.

tudo bem que o povo não tem a segurança que merece, e que devia ser dada pelo estado.

mas dai inocentes matando inocentes por culpa de um estado ruim...

não se tem nem uma investigação por parte dos super heróis.. ops. justiceiros.

eles simplesmente vão bater em quem achar que são os bandidos.

enfim.

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário

@edit do shinob

Não seja inocente para ver o que é procurado dizer nas entrelinhas. Ainda mais o que pode ser entendido pela população. O que é se defender? Matar bandido. O que é compreensível? É aquilo que, apesar de não parecer tão certo, é uma coisa que pode ser boa.

Quando matar bandido nessa situação é se defender? Quando a segurança não existe. Tanto é que ela cita "Estado omisso".

E compreensível em primeira instância e nesse caso é algo que pode estar errado mas que se entende o porque de ter acontecido tal coisa. Por exemplo: tribos que praticavam sacrifícios de animais para os deuses. Você compreende o que levava eles a fazerem isso mas isso não quer dizer que você apoia ou que é certo.

Isso é totalmente evidente pois ela explica que essas atitudes provém de um Estado omisso que não nos dá segurança.

Compreensão está ligado a clareza, entendimento e não com aceitação/incentivar.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.