Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Esquerda destrói direita: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella


Manifesto do MisterXV
 Compartilhar

Posts Recomendados

frame_-_carlos_marighela_02.jpg

Carlos Marighella é homenageado com mudança de nome de escola (Foto: Reprodução/TV Bahia)

 

Carlos Marighella foi o inimigo número 1 da ditadura e da direita brasileira, além disso, o heroico e lendário comunista brasileiro desobedeceu as ordens da de Moscou(União Soviética) e foi um dos guerrilheiros que lutaram contra a ditadura militar.

 

Um dos seus mais notáveis feitos foi sequestrar o embaixador americano que rendeu prestígio internacional.

 

Música dos Racionais em homenagem a Marighella:

[video=youtube;rT58c8IHK7Y]

 

 

O Governo do Estado da Bahia mudou oficialmente o nome do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici para Carlos Mariguella. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (14). Nesta segunda-feira (17), o letreiro ainda não havia sido modificado.

 

A ação foi motivada após solicitação de alunos, ex-alunos, profesorres, pais e responsáveis, além da diretoria da unidade.

O grupo realizou uma votação em novembro de 2013 entre os envolvidos com a instituição e a partir da votação, foi encaminhado um documento oficial para que a mudança fosse efetivada.

 

Durante a votação o nome do guerrilheiro baiano Carlos Marighella teve 406 votos e venceu o do geógrafo Milton Santos, que obteve 128. Houve ainda, 27 votos brancos e 25 nulos.

“Há uma regra geral em que o nome da escola deve ser dado pela própria comunidade. No caso dessa escola, envolveu um processo intenso e eles solicitaram a mudança. Nós respeitamos a comunidade no momento em que ela se mobiliza e pede essa mudança. Vamos disponibilizar uma pequena verba para que seja feito uma nova logomarca. O letreiro continua o mesmo por que a publicação saiu no DOE na sexta-feira, mas será modificado também”, explicou o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto.

 

 

O caso

 

"A história para mudar o nome da escola começou há muito tempo, antes de minha gestão. Quando assumi, resolvi dar continuidade a esse desejo de professores e da antiga diretora. A professora de sociologia ficou responsável por trabalhar isso com os alunos e após esse trabalho, realizamos a eleição. Foi maravilhoso, porque muitos ex-alunos fizeram questão de participar", explicou Aldair Almeida Dantas, diretora da unidade de ensino.

 

 

exposiouo_sobre_ditadura_militar_-_carlos_marighella2.jpg

Alunos durante votação por novo nome para escola (Foto: Rodrigo Matoan/Arquivo Pessoal)

 

 

A professora de sociologia, que ficou responsável em escolher e apresentar os candidatos aos alunos do 3º ano e profissionalizante, disse ao G1 que o trabalho foi muito gratificante.

 

"Esses dois nomes já haviam sido sugeridos por outros professores, em anos anteriores. A partir daí, fui apresentando aos alunos a história de Milton Santos e Marighella. Durante todo esse processo, também aprendi muito, já que tive que ler muitos livros e ver filmes. Levei tudo isso para eles, que ficaram bem contentes em saber que os dois candidatos eram baianos, negros e tinham vindo de origem humilde. Foi emocionante e gratificante", contou à época ao G1.

 

 

Processo

 

A professora contou que antes da eleição, os ex-alunos e os pais dos alunos, assistiram a vídeos e participaram de uma palestra sobre a história de Médici, Marighella, Milton Santos e a história do surgimento da própria instituição.

 

A solicitação de mudança de nome da instituição foi enviada a Secretaria de Educação do Estado, que informou ao G1, não ter recebido o documento com a solicitação e que aguarda o envio do mesmo para poder se pronunciar.

 

Maria Marighella, neta de Carlos Marighella, falou ao G1 sobre a eleição na escola. “Isso é uma vitória da democracia do Brasil e da construção do resgate da memória de Marighella. Esse foi um movimento popular, que não teve a interferência da família, mas a família ficou muito feliz por essa conquista.

 

O historiador Ricardo Sizilio, também comentou a ação da unidade escolar. “Essa mudança é de uma importância muito grande, porque se deixa de valorizar os líderes dos ditadores e começa a valorizar os líderes do povo, como Marighella. Esses líderes, nunca são referências em escolas, mas tirar o nome de um ditador e colocar o nome de um homem que luta pelo povo é um avanço fantástico. Outras escolas deveriam seguir esse exemplo”, completa.

 

 

História

 

Emílio Garrastazu Médici presidiu o Brasil no período da ditadura militar, entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. Ele assumiu o poder após o afastamento do Presidente Costa e Silva e foi escolhido por todos os generais do exército como o substituto. Em 1968 ele apoiou o Ato Instituiconal Número 5 (AI-5), decretos emitidos pelo governo militar, quando estava na chefia do Serviço Nacional de Informações. Ele nasceu no Rio Grande do Sul e morreu no Rio de Janeiro.

Carlos Marighella foi um dos principais nomes contra o regime militar e chegou a ser considerado o inimigo número um do governo. Tornou-se militante do Partido Comunista Brasileiro e foi preso diversas vezes. Em 1964 ele foi preso por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) após ser baleado e no ano seguinte optou pela luta armada contra a ditadura. Ele morreu em uma emboscada em São Paulo. O guerrilheiro nasceu em Salvador.

 

 

Fonte:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Credo cara, tu tá parecendo site do G1 que coloca um nome pra chamar atenção e na verdade é bobagem pura.

Destruiu a direita onde? Ah, faça-me o favor. Mudou o nome do colégio, tá, é isso, apenas, acabou.

 

Acho bem melhor, um nome bem mais adequado. Mas continua sem destruir a direita... titulo sem sentido...

Aliás, um colégio ter o nome de um ser que apoiou o AI-5 é uma loucura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Credo cara, tu tá parecendo site do G1 que coloca um nome pra chamar atenção e na verdade é bobagem pura.

Destruiu a direita onde? Ah, faça-me o favor. Mudou o nome do colégio, tá, é isso, apenas, acabou.

 

Acho bem melhor, um nome bem mais adequado. Mas continua sem destruir a direita... titulo sem sentido...

Aliás, um colégio ter o nome de um ser que apoiou o AI-5 é uma loucura!

 

 

Foi uma derrota política e histórica.

Incomodou a direita de todos os cantos deste país, do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Foi um ato memorável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma derrota política e histórica.

Incomodou a direita de todos os cantos deste país, do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Foi um ato memorável.

 

Ah.

Besteirinha! Uma coisa é apoiar a direita, outra é ser a favor da ditadura. Nem todo mundo concorda com todos os ideais.

Enfim, bom ter mudado esse nome, é uma página que precisamos virar e começamos parando de homenagear quem não merece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, serio, tem nada melhor pra fazer não? Ficar forçando um ou dois dias sua visão aqui é até aceitável, mas ficar a forçando todo o tempo é estranho. De boa, acho que ta na hora de perceber que a WC não é seu blog pessoal e nos não somos o seu público. Se quer chamar atenção, posta isso ai no facebook, garanto que ganhara mais .-.

 

@topic

 

A mudança de nome de uma escola com certeza vai mudar o rumo do nosso pais...

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.