Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×

  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • 0

discussão Por que rosa é cor "de menina" e azul, "de menino"?


Hagaro
 Compartilhar

Pergunta

Não tem a ver com biologia ou psicologia, e sim com marketing. Até o fim do século 19, tintura de tecido era cara, então os pais não se preocupavam com isso. A definição das cores "certas" para cada gênero surgiu só no início do século 20. E era o inverso da atual! Um catálogo de roupas dos EUA de 1918 dizia que o rosa, por ser mais forte, era adequado aos garotos. E o azul, por ser delicado, às garotas! Foi só entre 1920 e 1950 que as lojas começaram a sugerir azul para eles e rosa para elas, como forma de agitar as vendas. Essa imposição social tem sido reforçada desde então. "A afinidade com alguma cor não determina personalidade ou sexualidade", diz a psicanalista Fani Hisgail.

 

Tudo é unissex

 

Outros estereótipos que não fazem o menor sentido

 

Vestido é coisa de menina

 

Até o fim do século 19, crianças pequenas de ambos os se.xos usavam essa peça, que facilitava os movimentos e a higiene. (Uma foto de 1884 registra o futuro presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, então com 2 anos, de vestidinho). Mulher usar calça também é algo novo: surgiu só com a Revolução Industrial, no século 19

 

Boneca é coisa de menina

 

Uma pesquisa de 2010 feita pela Universidade de Cambridge com bebês de 1 ano mostrou que quase a mesma quantidade de meninos e meninas indicava preferência por bonecas. A partir dos 2 anos, os garotos passavam a curtir carrinhos. A conclusão do estudo foi a de que o gosto por brinquedos é adquirido socialmente, e não algo inato

 

Em 1927, a revista Time chegou a publicar uma tabela indicando quais lojas dos EUA sugeriam azul para meninos e quais sugeriam rosa

 

FONTES: Sites Pink Is for Boys, The Telegraph, The Guardian e Cracked

 

CONSULTORIA: Laura Nelson, neurocientista; João Ângelo Fantini, psicólogo e psicanalista

 

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Interessante essa pesquisa.

 

Esse négocio de separação por cores, e defiinição, eu sempre achei bobagem.

 

quanto a homem usar saia, é normal, na escócia, eles usam, é normal, é so questão de cultura pra cultura, estamos acostumados com a nossa (eu não usaria,mas...)

 

e quanto a brincar de boneca, ai eu acho esquesito, sei la, é so um costume mesmo né ?

 

se a gente fosse educado a brincar de boneca vestir saia, e usar rosa, desde pequeno, a gente acharia normal.

 

pra você ver como o marketing é foda mlk, ela muda a cultura, por isso o design+marketing, tem uma força foda em divulgar produtos.

 

 

abraço !

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Interessante essa pesquisa.

 

Esse négocio de separação por cores, e defiinição, eu sempre achei bobagem.

 

quanto a homem usar saia, é normal, na escócia, eles usam, é normal, é so questão de cultura pra cultura, estamos acostumados com a nossa (eu não usaria,mas...)

 

e quanto a brincar de boneca, ai eu acho esquesito, sei la, é so um costume mesmo né ?

 

se a gente fosse educado a brincar de boneca vestir saia, e usar rosa, desde pequeno, a gente acharia normal.

 

pra você ver como o marketing é foda mlk, ela muda a cultura, por isso o design+marketing, tem uma força foda em divulgar produtos.

 

 

abraço !

Sim, o marketing é uma das maiores influencias do mundo, mas na verdade ele apenas "rotula" as pessoas.

Por que rockeiros tem que usar preto?

Por que funkeiros tem que usar boné e cordão de ouro?

Por que homem tem que usar azul e mulher rosa?

Isso é incrível ...

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha tudo isso é puro estereótipos , quando limitamos alguma coisa , sempre gera algo ruim , eu sou contra essa de cor de mulher , cor de homem , cor é cor e não tem      , mas daí começa a parte do gosto e fica um pouco complicado por que vai ter gente que vai querer reprimir seu gosto .. mas acho que temos essas definições ai por que somos muito diferente uns dos outros , daí ficam com pensamento de querer unificar uma coisa querer impor seus gostos e acaba gerando apenas racismo ..

S29Bm3O.pngKsvCUXa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.