Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Dicas para se expressar melhor em textos?

DATSIK
 Compartilhar

Posts Recomendados

E ae mlkcada...

Estou no meu ultimo ano de faculdade e chegou aquela fase critica de escrever o trabalho de conclusão de curso... estou lendo muito, procurando muitas referências, artigos e autores, mas mesmo assim esta complicado. A faculdade tem manuais que padronizam a forma como o texto deve ser escrito e formatado, isso também é estressante de se fazer uhauah mas blzzzz

na real, o problema não é a escrita em si, mas me expressar... meu orientador cobra pra carai... vive pedindo pra melhorar alguma coisa

por um lado isso é bom, pelo que vi eu escolhi o professor mais atencioso e preocupado com isso, mas por outro lado é fods, é muita pressão, nunca está bom...

so a introdução deu 5 folhas (arial, 12) e ainda não esta bom pra ele auhaua

provavelmente voce ja precisou escrever algum texto, redação, dissertação, essas coisas...

que dicas podem me dar? nunca fui bom em escrever, dizem que ler bastante ajuda... mas comigo isso não esta funcionando auahuhah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, uma dica que eu te dou é; ser o menos direto possível.

Tenta sempre enrolar. O que você consegue escrever em uma linha, faz umas 5+ linhas.

Coloque muitas palavras complicadas e grandes, tenta não resumir nada.

Isso vai dar um grande texto.

Blame it on Jesus

Link para o comentário

Cara, uma dica que eu te dou é; ser o menos direto possível.

Tenta sempre enrolar. O que você consegue escrever em uma linha, faz umas 5+ linhas.

Coloque muitas palavras complicadas e grandes, tenta não resumir nada.

essa dica que o Lokazi deu é util, costumo fazer isso também.

e se a questão é se expressar, procure por palavras no texto, que deixem o que você quer passar, bem claro.

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário

Você já brincou de caça ao tesouro?

- Poxa, eu aqui preocupado em buscar dicas sobre como escrever meu TCC e vem esse cara com uma pergunta sem sentido. – Diria você.

Pois de estranho essa pergunta não tem nada. Ao contrário, ela é pertinente, tão pertinente quanto esse pequeno texto que você está lendo. E é bem simples entender a ou as razões.

(((Fim da Introdução)))

Caça ao tesouro é uma brincadeira que se dá em etapas ou fases de forma que para seguir à próxima fase é necessário primeiro cumprir a atual. Bem ao exemplo do que acontece com muitos jogos eletrônicos.

Imagine uma corda que você usará como guia. Se ela estiver cheia de nós você precisará desatar cada nó, um de cada vez e na ordem em que apareçam para então seguir o caminho. Assim é um bom texto.

A exemplo da caça ao tesouro há uma sequência a ser seguida, Introdução >> Desenvolvimento >> Conclusão. Sem esses 3 elementos, e nessa ordem, seu texto perde o nexo e o leitor fica perdido.

Pairando sobre todo o caminho, e servindo de guia, a corda apresenta a você os problemas a cada nó que seu texto precisa vencer:

• Norma culta ou linguagem cotidiana?

• Vocábulos simples, termos científicos ou um mix?

• Devo explicar cada termo científico a medida em que surgirem ou deixo isso para outra etapa (Glossário)?

• Quem lerá meu texto? (Certamente esta é a pergunta, ou nó, mais importante e definidor do texto a ser criado)

• ...

Creio que tenha sido um Francês cujo nome não me recordo (NUNCA REPITA ISSO NUM TCC, AFIRMATIVAS PESSOAIS SOMENTE QUANDO VOCÊ RECEBER O GRAÚ DE DOUTOR E SEMPRE QUE FIZER REFERENCIAS FAÇA-AS POR COMPLETO COM NOME E INDICAÇÃO DE ONDE A CITAÇÃO FOI EXTRAÍDA) quem disse que qualquer texto, por mais rígido e formal que seja, deve ter nuances de romance. Em especial daqueles romances que lemos de um só folego sem parar nem para tomar um copo de água. Na prática isso quer dizer que seu texto deve ser, independentemente da escolha do vocabulário, algo simples e gostoso de ler, que não cause entraves ou dificuldades a quem o leia.

A maneira mais simples de conseguir isso é com parágrafos curtos que sigam a mesma estrutura geral do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Preferencialmente que cada parágrafo deixe ao leitor a vontade ou necessidade de seguir ao próximo.

(((Fim do desenvolvimento)))

TCC é uma dissertação que segue normas gerais como as da ABNT e normas específicas de cada universidade. Quase sempre utiliza-se a norma culta da língua ao escrevê-la e muitos termos que nela conste devem ser explicados, ainda que o lerá já saiba seu significado.

A estrutura geral do texto não foge à aquilo que foi aprendido ainda no ensino médio, a estrutura da narrativa dissertativa. Se compararmos fica fácil constatar que ela é a base sobre a qual se colocam os demais elementos que construirão o TCC.

A corda guia, em especial seus nós, assemelham-se aos problemas que se apresentarão ao longo da construção do texto. Resolve-los, desatando cada nó, permitirá seguir com a escrita nos moldes escolhidos.

A brincadeira de caça ao tesouro, tal qual apresenta-se, serve de exemplo sobre como construir um texto dissertativo científico, como exigido no TCC, pois ela parte de algo geral, com inúmeras possibilidades, e encaminha os participante, no caso leitores, até uma conclusão, o tesouro.

(((Fim da Conclusão)))

Todo final de semestre temos que apresentar algo como um TCC. Na universidade que estudo essa é a maneira encontrada pelos professores da área para melhor preparar os alunos para essa tarefa que inicialmente parece simples, mas que de fato representa um desafio dos mais complicados para muitos.

O texto acima eu mesmo escrevi sobre o assunto ainda no final do meu primeiro semestre, a observação sobre o francês foi feita por um professor. Esse tem sido o meu guia desde então.

A estrutura utilizada pela Universidade que estudo é muito rígida, mas permite que façamos uso de estruturas como as existentes na literatura de ficção. Assim Podemos escrever de maneira a tornar a experiência do leitor algo não tão difícil, sofrido, sem jamais esquecer que são professores, profundos conhecedores do tema, que irão ler.

Escolha vocabulário adequado ao texto científico, não vacile na estrutura, mas seja generoso e criativo na construção. Isso me garantiu créditos por 4 semestres consecutivos.

Ler ajuda já que ter conteúdo é imprescindível para um bom TCC. Contudo, ter conteúdo não basta é necessário demostrar que se tem domínio pleno sobre esse conteúdo e eu costumo demonstrar isso com coisas como a comparação feita com a brincadeira de caça ao tesouro ou com a corda cheia de nós. Ache sua forma de demonstrar.

Uma introdução de 5 páginas me remete a um texto cujo desenvolvimento teria algo em torno de 100 a 150 laudas. Isso está correto? Minha introdução acima foi escrita com 3 parágrafos.

Boa sorte, você parece estar precisando.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Acho um erro essa sua preocupação tão grande com o tamanho do texto.

Eu sei que TCC não é qualquer coisa, mas o tamanho precisa ser deixado em segundo plano, só não deve ser esquecido.

Lembre da estrutura básica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Pegue as informações e pense antes como elas serão distribuídas.

Após isso você escreve, mas tente escrever de forma natural! Forçar para ser grande pode fazer seu texto ficar ruim, péssimo.

Também lembre de usar um bom vocabulário. O texto precisa fluir bem.

Procure também analisar mais profundamente alguns textos parecidos, não apenas ler, mas ver como é a estrutura e a distribuição.

Boa sorte.

Link para o comentário

Talvez não seja da minha alçada, mas sempre estive entre os melhores alunos de redação da escola, e inclusive, uma vez em 2012 quando eu estava no 1º ano, a professora de português montou uma banca comigo e mais 2 nerdzão do 2º ano, para corrigirmos as redações de todo ensino médio, mas mesmo assim, sou apenas um aluno de ensino médio ainda, então caso não sirva, descarte minha opinião :)

Ao contrário do que falaram acima, nem sempre um trabalho grande é um trabalho bom, inclusive muitos professores preferem trabalhos curtos e diretos, minha dica é que leia o máximo possível sobre o assunto que está trabalhando, e escreva com palavras diferentes as mesmas ideias(na folha de rosto, resumo, introdução e considerações finais).

Seja objetivo, resuma o que valer a pena, e abranja o assunto da forma mais completa possível sem muitas enrolações.

E para fazer uma redação dissertativa, eu sigo o seguinte modelo :

Assunto(título)

Tema(resumo do que será tratado)

Tese(ponto de vista que você defenderá com argumentos)

Argumento 1(1 paragrafo defendendo uma ideia principal para tese)

Argumento 2(opcional;1 paragrafo defendendo outras ideias para a tese)

Solução 1 (propostas solucionistas para o que foi apresentado no § 1 do argumento)

Solução 2(opcional; propostas solucionistas para o que foi apresentado no § 2 dos argumentos)

eefC8E1.gif

Link para o comentário

Tudo isso ai e mais um macete. se for tratar de uma redação,se o eu-lirico for você,nunca use o pronome Eu. (isso serve tanto para avaliações de L.Portuguesa quanto para avaliações de literatura).

Zerei redação em concurso público por causa disso.

Link para o comentário

Entreguei hoje, o texto foi aceito. Na realidade, além da dos três itens importantes que citaram, também é necessário [ainda na introdução] apresentar um estudo introdutório sobre o tema proposto, detalhar a metodologia que será usada no decorrer do trabalho, as tecnologias envolvidas detalhando suas funcionalidades dentro do projeto, a questão de como os capítulos serão divididos e quais assuntos cada um deles abordará. Isto varia de instituição, cada uma tem o seu manual que segue as regras da ABNT.

Outro ponto é que a quantidade de linhas, parágrafos ou páginas é irrelevante desde que apresente todos os itens acima, por isso eu não estava dando tanta importância para esse quesito.

Eu estava "travado" mesmo no desenvolvimento dos primeiros parágrafos, na minha opinião iniciar um texto é a mais difícil.

Lokazi, isto funciona somente no ensino fundamental e médio. Mas valeu pela dica.

Marciogt, não entendi, mas valeu.

Mikhail, a forma que explicou foi interessante, obrigado pelas dicas, só não entendi a ultima frase em negrito.

Abstain, o que me ajudou mesmo foi ler um artigo sobre conectores textuais, as ideias eu já tinha em mente desde o semestre passado, o problema era como ligá-las. Valeu pela dica.

Leonardo181, então, não era uma preocupação para mim o tamanho mas sim o nível de detalhamento pois todos os itens foram detalhados até o osso. O lado bom disso é que da pra se ver que o professor preocupa-se em orientar para que o resultado final seja bom. Valeu pelas dicas.

J. Peck, eu procurei ser direto e isto resultou em 4 páginas uhauha, valeu pelas dicas, elas serão úteis nos capítulos seguintes.

PSG-1, encontrei uma professora de comunicação e expressão que me falou alguns macetes, inclusive esse que você citou. O pior é que essas pequenas coisas derrubam mesmo. Valeu pela dica.

Link para o comentário

...

Mikhail, a forma que explicou foi interessante, obrigado pelas dicas, só não entendi a ultima frase em negrito.

...

Na Universidade em que estudo é assim que desejamos sorte a quem entrega um trabalho ou esteja concluindo um.

Acabei absorvendo o hábito. Eu e muitos alunos e ex alunos.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.