Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Penso, logo existo ou Existo, logo penso?

Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

• Velha Guarda Ex-Staffer

Penso, logo existo.

É uma questão filosófica isso, e não basta apenas existir pra pensar. Um cachorro por exemplo (Animal irracional) ele existe mas não tem a capacidade de pensar, age por instintos naturais.

A partir do pensamento do homem, ele se manifesta, se faz notar demonstrando dúvidas, anseios. Logo ele existe! (?)

F2UgKsw.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu dúvido que nós sejamos os animais racionais quando vejo pessoas a nível de Demoruto666, o rei das vírgula.

Anywhere...

"Penso, logo existo."

Porque para pensar tem de existir, não o contrário.

Blame it on Jesus

Link para o comentário

http://www.webcheats.com.br/forum/bate-papo/2265086-como-voce-sabe-que-voce-e-voce.html

http://www.webcheats.com.br/forum/bate-papo/2265086-como-voce-sabe-que-voce-e-voce.html#post8628137

"Não há como ter certeza de que existo, não há como afirmar com 100% de certeza de que tudo isso não passe de um sonho.

Não há dor, não há tristeza, não há alegria, não há satisfação, não há pensamento ou dedução que garanta que eu existo. Nem eu tão pouco você."

Uma pedra existe, mas não pensa - ou ao menos imaginamos que não. Sendo assim quem dá a ela a virtude da existência? Nós, aqueles que pensam.

Se em um mundo houvesse bilhões de coisas, coisas não pensantes, coisas sem vida, apenas coisas, ainda assim esse mundo existiria? Possivelmente sim. Mas porque ele existiria? Porque eu consigo pensar, imaginar e talvez encontrar um mundo assim. Dessa forma dou consistência a existência desse mundo, dessas coisas. A existência depende da capacidade que o outro tenha, da capacidade de pensar.

O "existir" não precisa, e tão pouco carece, da capacidade de raciocínio, do pensar ou do imaginar próprios. Existir se basta! No entanto, a existência depende do outro, da capacidade do outro em perceber você, sua forma material, seu legado, sua imagem, seu existir.

Descartes usou a lógica para questionar sua existência, algo típico dos matemáticos. Todavia, o questionar, o raciocinar e o pensar são apenas parte da existência de alguns, de algumas coisas ou seres.

Uma pedra não precisa pensar para existir, mas sua existência ela precisa que outros pensem que ela existe ou exista.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Li num livro algo que dizia mais ou menos assim:

Pensar não faz com que seu corpo exista. Seus olhos, seus ossos, sua carne. Mas sim sua mente. Pensando, você tem certeza que você existe.

De acordo com esse pensamento de certeza cartesiano, uma pessoa morta não existe. Nem que o corpo esteja ali na sua frente. A mesma coisa pra uma pessoa desmaiada [nunca fiquei desmaiado, tem gente que diz que você sonha e tals].

Corrijam-me se estiver errado sobre essas afirmações :d

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário

nunca fiquei desmaiado, tem gente que diz que você sonha e tals...

Cara, eu já desmaiei. Não sei as outras pessoas, mas o que aconteceu comigo foi o seguinte;

Tomei um chute MUITO forte do meu irmão mais velho quando menor. Senti as minhas pernas voando e senti o impacto do meu corpo batendo no chão (sem dor). Logo depois eu acordei e estava todo mundo em cima de mim olhando pra minha cara no meio do campo... É tipo dormir por um pequeno período.

Blame it on Jesus

Link para o comentário

Nenhum, pergunta burra, frase burra, filósofo que criou a frase burro(pakas).

Penso, logo existo ou Existo, logo penso?

Penso, logo existo, da a ideia de que só existe quem pensa, então seres com necrose cerebral não existem ?

Existo, logo penso, mesma coisa mas ao contrário. Então quer dizer que pessoas que não pensam não existem ? Para existir a condição é pensar ?

Então ficaria com a melhor resposta que encontrei, a do Eminem :

Penso, logo existo.

Sua existência não indica que você pensa, mas pensar indica que você existe.

eefC8E1.gif

Link para o comentário

Penso, logo existo.

Se eu não tivesse visto a teoria filosófica eu acharia que o certo é:

Existo, logo penso.

Pois pra mim a ação de pensar só seria possível depois de existir.

Link para o comentário

Existo, logo penso: Você tem que existir para pensar?

Penso, logo existo: Você tem que pensar para existir?

Nenhuma esta correta.

O que tá correto então?

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário

Cogito,ergo sum .

Quer dizer que se logicamente você pode pensar e refletir sobre o que pensar , você existe , René foi um gênio a existência da duvida prevalece por que somos seres mutáveis , se mudamos conforme existimos e pensamos então ,pensamos para existir e existimos porque pensamos .

Dubito, ergo cogito, ergo sum: "Eu duvido, logo penso, logo existo" .

S29Bm3O.pngKsvCUXa.png

Link para o comentário

Bom, eu fico com penso, logo existo.

mas não levando a frase ao pé da letra, acho que penso, logo existo quer dizer...

pensar, refletir, mudar de acordo com a reflexão, pra se sentir existindo, e não ser mais um nesse mundo, que vive por viver, sem refletir sobre nada, é uma questão da pessoa se perceber.

ex : animais existem, só não percebem sua existência, pelo fato de não pensarem e refletirem, e nós seres humanos existimos e sentimos e percebemos nossa existencia pelo fato de percebemos pensarmos e refletimos sobre isso.

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário

O que René quis dizer é que de algum modo, enquanto você pensa, você é um ser vivente.

Se você consegue sentir que você está apto a pensar, então você é algo consciente, algo vivente.

Uma pessoa depressiva sabe exatamente o significado disso.

Eu, nos momentos de inércia, socava a parede com toda força que tinha, pra sentir meus dedos vibrando de dor. E então me sentia vivo.

A frase, de alguma modo, tem uma grande relação a isso.

Para alguém se sentir vivo, de algum modo tem que sentir, e sentir algo, já é existir.

E o que produz a sensação: Cérebro.

Cérebro produz sensações, pensamentos e etc...

Pensar é viver.

Membro - Banido - [E]stagiário - Banido - Membro

A timeline mais idiota da WC.

//

#oldschool

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.