Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

#WCEscola - Aula de português

tuffwatcher
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom. Estou repostando o tópico, já que ele foi perdido.

Indico para os moderadores, deem uma lida! Qual o problema de ter um português melhor? É bom para vocês.

Os membros também, leiam, tirem duvidas. Vamos todos melhorar a escrita?

O tópico será dividido em:

• Mas/Mais
  • Agente/A gente
  • Mal/Mau (esse eu errava também)
  • Porque/Por que/Porquê/Por quê
  • O que/O quê
  • Hífen
  • Onde/Aonde
  • Está/Esta
  • Bônus \hue

Caso vocês queiram ler só uma parte do tópico, use o CTRL + F e pesquisem pela regra desejada.

Diferença entre mas e mais

Muita gente confunde o advérbio de intensidade "mais" com a conjunção adversativa "mas", então pra quem faltou na aula de português no ensino fundamental, aí vai!

MAS: possui ideia de oposição. Possui a mesma função de "contudo, todavia, entretanto, não obstante, só que, no entanto".

Exemplos:

Você acha que escreve de maneira correta, mas é uma anta.

Fui agradecer seu comentário, mas você escreveu "voçe".

Entenderam? Mas = Oposição, lembrem!

MAIS: Possui ideia de intensidade; quantidade. É o oposto de menos! Mais é isso: +.

Exemplos:

O Abstain é o cara mais bot da WC.

A Web Cheats é o fórum mais legal de todos.

Diferença entre a gente e agente

Esse é um dos mais difíceis de errar, depois dos dois acima. É muito fácil de entender a diferença.

A GENTE: É igual dizer "nós" só que na linguagem informal.

Exemplos:

A gente vai fazer um tópico de 10 páginas com só músicas do Eminem para ficar na primeira página do Top Posters Of The Mont. ( :bonzinho: )

A gente vai na O&R reclamar do moderador.

AGENTE: É um substantivo masculino; Policiais; Uma pessoa que cuida dos negócios da outra; Agente secreto; Na química é um principio ativo; No português é aquele que executa a ação expressa pelo verbo.

Exemplos:

O agente secreto está em uma missão.

O agente do Eminem comentou sobre os 15 anos do Slim Shady LP. (rç)

O agente de policia matou um manifestante.

Mal e mau

MAL: Pode ser substituído por bem.

Exemplos:

Ele canta mal. (Ele canta bem)

Ele escreve mal. (Ele escreve bem)

MAU: Pode ser substituído por bom.

Exemplos:

Ele recebeu a infração pelo mau comportamento. (Ele não recebeu a infração pelo bom comportamento.)

Ela tem um mau humor terrível. (Ela tem um bom humor.)

Ele é um mau moderador. (Ele é um bom moderador.)

Diferença entre porque, porquê, por que e por quê

Esse é mais complicado dada a quantidade de porque's... Mas enfim!

POR QUE: Pode ser substituído por "por qual motivo" ou "por qual razão", quando é separado está sendo perguntado. (rima de mestre aqui)

Exemplos:

Por que vocês banem tanto o Caffrey? (Por qual razão vocês banem tanto o Caffrey?)

Por que eu não sou moderador ainda? (Por qual motivo eu não sou moderador ainda?)

POR QUÊ: Mantém o mesmo significado do sem acento, mas como português é um idioma chato, quando o por que for usado em finais de frase, você precisa utilizar o acento.

Exemplos:

Eu sei que a WC não tem uma skin metro, mas por quê?

Eu vou sair e não me pergunte por quê. (Independente do ponto, se o por que vier antes, o acento é obrigatório.)

PORQUE: Normalmente é usado em respostas, pois é uma conjunção explicativa e causal. Como o nome diz, ela explica. Se for explicar algo você junta. Pode ser substituído por pois.

Exemplos:

Não vou estudar porque quero chegar aos 2.000 posts na WC! (Não vou estudar pois quero chegar aos 2.000 posts na WC!)

Hoje vou postar na VGZ porque ela está abandonada. (Hoje vou postar na VGZ pois ela está abandonada)

PORQUÊ: Sempre acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. É um substantivo e significa "o motivo", "a razão".

Exemplos:

O porquê da Mobile Zone estar uma bagunça é porque não há moderadores lá. (O motivo da Mobile Zone estar uma bagunça é porque não há moderadores.)

Diga-me o porquê de todos dizerem que LoL é de virgem! (Diga-me a razão de todos dizerem que LoL é de virgem!)

Diferença entre o que e o quê

Antes de tudo, OQUE JUNTO NÃO EXISTE!

O QUE: Pronome interrogativo.

Exemplos:

O que você quer?

O que eu estou fazendo neste fórum?

O QUÊ: Pronome interrogativo em final de frase. (De olho no acento quando é no fim da frase!)

Exemplos:

Diga-me, esta procurando o quê?

Estava no Redtube fazendo o quê?

O quê?

Hífen na nova ortografia

Se não tiver sanado suas dúvidas é só avisar que eu vou reformular essa parte. Agora eu vou deixar resumido e fácil de decorar.

Letras iguais (separa com hífen). Exemplo: Anti-inflamatório, como podem ver, o prefixo terminou em I e o sufixo começou em I também, não pode juntar.

Letras diferentes (junta). Exemplo: Extraoficial, terminou em A, começou em O, o que aconteceu? Juntou!

O H não tem personalidade (som) (separa com hífen). Exemplo: Super-Homem, pessoal, se vocês lembrarem como se escreve Super-Homem vão tirar de letra essa regra! É uma palavra tão fácil de lembrar...

O “R” e o “S”, quando estão perto das vogais, são dobrados. Mas não se juntam com consoantes. Então se você tem um R e logo antes há uma vogal é só dobrar, mas isso não acontece se no lugar da vogal vier uma consoante.

Exemplo: Minissaia, vejam que o S de saia veio depois de uma vogal, o I, então se dobrou o S. Exemplo: Sub-reino, nesse caso o prefixo terminou em B, o R não vai poder ser dobrado pois está logo após uma consoante.

Mais uma coisa pra se lembrar, se o prefixo terminar em R e o sufixo começar em S (ou vice-versa) essa regrinha é invalidada e segue-se a primeira (letras iguais separadas).

O hífen continua em:

Prefixos “ex-, sota-, soto-, vice- e vizo-“ (Ex-diretor, Ex-hospedeira, Sota-piloto, Soto-mestre, Vice-presidente , Vizo-rei)

Diante de “pós-, pré- e pró-“, quando TEM SOM FORTE E ACENTO (pós-tônico, pré-escolar, pré-natal, pós-graduação).

Diante de “pan-, circum-, quando juntos de vogais (Pan-americano, circum-escola) OBS. “Circunferência” – é junto, pois está diante da consoante “F”.

Veja como fica estranha a pronúncia se não usarmos o hífen: Exesposa, sotapiloto, panamericano, vicesuplente, circumescola.

Não usa-se o hífen diante de “CO-, RE-, PRE” (SEM ACENTO) Exemplo: Coordenador (Só lembrar de nossos esforçados membros da staff).

Diferença entre onde e aonde

ONDE: Pode ser substituído por "que lugar" ou "qual lugar". É o lugar onde acontece algo ou encontra-se algo, normalmente é acompanhado de verbos que indicam estado ou permanência.

Exemplos:

Onde critico os moderadores? (Em que lugar critico os moderadores?)

Onde fica a ferramenta de reportar? (Em qual lugar fica a ferramenta de reportar?)

AONDE: Pode ser substituído por "a que lugar" ou "para onde". É a preposição "a" + onde. A ideia é de deslocação, normalmente é acompanhado de verbos que indicam movimento como: ir, chegar, retornar, voltar e etc.

Exemplos:

Aonde você vai nesse horário? (Para onde você vai nesse horário?)

Aonde você pretende chegar? (A que lugar você pretende chegar?)

Lembrem-se que a palavra "onde" significa LUGAR, nada mais que isso. Se costuma substituir palavras como "em que" e "na qual" por "onde" e isso está errado!

Exemplo:

Há momentos onde me sinto perdido. (O certo é "Há momentos EM QUE me sinto perdido.)

Diferença entre está e esta

É bem simples.

ESTÁ: Tem o significado de estado, é a conjugação da 3ª pessoa do singular no presente do verbo estar.

Exemplo:

"A O&R está uma bagunça."

"O membro está banido por 7 dias."

ESTA: É um pronome demonstrativo e, bem... ele demonstra algo, dã!

Exemplo:

"Esta denúncia é minha."

"Esta música é do Eminem."

Bônus

Por favor, parem de escrever voçe, dói, dói muito, eu fico triste, sua mãe fica triste, sua professora fica triste e qualquer pessoa que lê também fica.

Você é o jeito certo e bonito de escrever, você não passa vergonha e ninguém sofre.

Agradecimentos especiais ao Bart.

Sintam-se livres para duvidas, apesar de que várias já foram respondidas no outro tópico.

Enfim, opine, peça para adicionar conteúdo e etc.

Como eu já disse, não sei de tudo. Pode ter erros no tópico, erro também em vários posts, mas sempre tento evitar. Só peço que não fiquem me corrigindo só por eu ter um tópico que ajuda na escrita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, acho que agora da pra melhorar um pouco as coisas básicas do português aqui no fórum.

Legal as referencias nos exemplos kkk.

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Kkkk tenho que admitir, esse seu tópico me ajudou muito.

Obrigado Leonardo.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

Link para o comentário

Muito bom, pode acrescentar está, esta, estas, estás e estais ?

Vou adicionar está e esta, estás e estais são apenas conjugações.

Verbo estar na 2ª pessoa do singular (Presente): Estás

Verbo estar na 2ª pessoa do plural (Presente): Estais

____

Diferença entre está e esta adicionada.

Link para o comentário

Valeu por repostar huehue

Pode parecer bobo, mas faz diferença aprender ou começar a conviver com uma linguagem mais correta :P

Deixe só coisas mais simples do cotidiano, não coloque muitas formalidades.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer
Não vou estudar porque quero chegar aos 2.000 posts na WC! (Não vou estudar pois quero chegar aos 2.000 posts na WC!)

Não vou estudar porque quero chegar aos 36.00 posts na WC! k'

Ótimo tópico Leonardo, ficou bem explicativo e com esses exemplos vamos ver se algumas pessoas (principalmente alguns moderadores) entendem a diferença entre "mas e mais", porque e por que, etc.

Parabéns aí e valeu pela citação.

F2UgKsw.png
Link para o comentário

Se a pessoa não quer ou não tem capacidade de aprender isso na escola, pq diabos iria aprender isso em um fórum na internet.

Mais esta bom, agente acaba aprendendo por bem ou por mau.

Membro | Bronze Member | Silver Member | [G]uardião | [E]stagiário | Game Zone | Moderador Global | Platinum Member | Moderador Global | Platinum Member | Diamond Member | Moderador Global | Diamond Member | Elite Member

Link para o comentário

Tadinho do Saint, ninguém entende as brincadeiras dele, só eu :(

Mas ae galera, alguém tem notícia se o Demoruto passou por aqui já? Se ainda não, dá tempo de editar o tópico ensinando o uso de vírgula.

Link para o comentário

Tadinho do Saint, ninguém entende as brincadeiras dele, só eu :(

Mas ae galera, alguém tem notícia se o Demoruto passou por aqui já? Se ainda não, dá tempo de editar o tópico ensinando o uso de vírgula.

heuheuehueh

Que eu me lembre o Demoruto viu o ultimo tópico e meio que não adiantou muito não, esse nem vai fazer diferença.

Eu acho até melhor criar um tópico separado para vírgulas e pontos, vou ver se ficará bom nesse mesmo.

Link para o comentário

aheuehuahueahueaeahuae

Poxa, seria muito útil.

pranãoserfloodcoloca diferença entre infração e inflação, já que usam bastante essas palavras aqui [ e às vezes errado ] :P

dica: edit seu comment ali em cima com algo "útil" pra não inventarem de te punir :risomalefico:

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.