Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

É verdade que só utilizamos 10% do nosso cérebro?

Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

Se puderem, antes de lerem, assistam ao vídeo!

[video=youtube;J057PXmIYNg]

1970599_533784300071798_477698461_n.png

Como refutar alguém que diz que só utilizamos 10% do nosso cérebro?

- Estudos sobre danos cerebrais: se 90% do cérebro é normalmente inutilizado, então danos nessas áreas não deveriam prejudicar o seu funcionamento. Na realidade, porém, não existe quase nenhuma área do cérebro que pode ser danificada sem perda de funções. Mesmo um leve dano em pequenas áreas do cérebro podem ter efeitos profundos.

- Evolução: o cérebro é muito custoso ao resto do corpo em termos de consumo de oxigênio e nutrientes. Isso pode consumir vinte por cento da energia do organismo, mais do que qualquer outro órgão, apesar de ser apenas 2% do peso do corpo humano. Se 90% do cérebro fosse desnecessário, haveria grande vantagem evolutiva em seres humanos com cérebros menores e mais eficientes. Se isso fosse verdade, a evolução teria eliminado indivíduos com cérebros ineficientes. Pelo mesmo motivo, é altamente improvável que um cérebro com tanta área redundante teria evoluído em primeiro lugar.

- Imagens do cérebro: tecnologias como a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e ressonância magnética (fMRI) permitem monitorar a atividade do cérebro vivo. Elas revelam que, mesmo durante o sono, todas as partes do cérebro mostram-se com algum nível de atividade. Apenas em casos de grave dano cerebral existem “áreas silenciosas”.

- Localização de funções: ao invés de agir como uma massa única, o cérebro tem áreas distintas para diferentes tipos de processamento de informação. Décadas de pesquisas revelaram o mapa de funções do cérebro, e não foram encontradas áreas de menor atividade.

- Análise microestrutural: na técnica de unidade única de gravação, pesquisadores inseriram um pequeno eletrodo no cérebro para monitorar a atividade de uma única célula. Se 90% do cérebro não tivesse atividade, essa técnica teria revelado isso.

Doença neural: as células do organismo que não são utilizadas têm tendência de se degenerarem. Por isso, se 90% do cérebro fosse inativo, autópsia de cérebros adultos revelaria degeneração em larga escala.

Para saber mais...

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Fontes

Universo Racionalista

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca acreditei nessa parada.

Pelo menos 20% do meu cérebro eu uso, não é possível. Só 10%? Talvez quando estou sem fazer nenhuma atividade, pode ser... mas quando estou estudando, com certeza é mais.

Imagine se usássemos nosso cérebro ao máximo o tempo todo? Eu acho que deviam analisar essa mudança aí.

Link para o comentário

não sei se 10% é a unica parte usada, mais 100% eu acredito que não, se não a humanidade não era tão escrota, pensaria mais antes de qualquer coisa, refletiria mais também, enfim é uma teoria né...

sim cientistas podem provar que usamos 100%, mas cientistas explicam tudo afinal, a alguns vários anos atrás, teorias como ( a terra é redonda, a terra não é o único planeta do espaço, a terra gira em torno do sol, o se humano não pode criar uma maquina que voa, internet ? puft o que é isso ? impossível . . . iam de contra tudo que a ciencia aprovava, mas com o tempo foi derrubado.

não é porque a ciência fala que usamos 100% que eu vou ter isso como verdade, eu costumo questionar sempre !

ciência e estudada por seres humanos, e seres humanos são falhos.

enfim : 10% pode ser que não, mas 100% com certeza também não.

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.