Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[EXPLIQUE!?]Enquanto isso...

mikhail
 Compartilhar

Posts Recomendados

Caro professor Leonardo DestaVezSemNúmeroDifícil.

Enquanto discutem, debatem e batem na e sobre a WCEscola o Sr. poderia nos dar mais uma de suas sábias aulas?

Por favor, o professor poderia nos explicar as seguintes construções?

• Estaremos debatendo...
  • Estarei fechando...
  • Estarei vendo...
  • Estaremos analisando...
  • Estaremos vendo...

Gerúndio...gerúndio...gerúndio... Gerundismo.

Compare:

• Debateremos o assunto, depois batemos com ele em você.
  • Fecharei o tópico. Caso haja algo mais entre em contato, um dia eu responto.
  • Verei suas novas observações no tópico, mas isso não vale nada já que não darei a mínima.
  • Analisaremos e com toda certeza negaremos. Ou seria estaremos negando?
  • Veremos, de preferencia com os olhos vendados.

Há algo a nos ensinar aqui?

Seu aluno sempre grato e sem brincadeiras,

mikhail.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas costumam enganar-se muito no uso do gerúndio, isso pois no Brasil é muito comum o uso exagerado (e grande parte das vezes errado).

O lugar onde o gerúndio ganhou os holofotes foi no telemarketing, onde os atendentes o usam frequentemente, quase que exclusivamente de maneira errada. Detalhe que aqui na WC alguns moderadores já enganaram-se também!

Acho que você quer que eu fale sobre o gerúndio + futuro, correto?

Na verdade o gerúndio deveria ser usado para ações que já estão ocorrendo. O gerundismo acontece no momento em que alguém usa a forma verbal para indicar uma ação futura.

No caso de "Estarei fechando seu tópico." o correto seria "Irei fechar seu tópico.", afinal, o moderador não está fechando o tópico ao mesmo tem que digita o comentário, concorda?

Quando ligamos para o número de suporte de uma grande empresa, costumamos ouvir várias vezes o gerundismo, um exemplo disso é a frase "Vou estar transferindo sua ligação.", isso é gerundismo.

O correto seria "Vou transferir sua ligação.".

Mais alguma dúvida?

Link para o comentário

Parece certo, mas não é.

É corriqueiro, logo virou vício de linguagem.

Dá a falsa impressão de uso correto, mas é errado.

O pior é que até parece razoável.

Obrigado.

Será que os que tropeçam no gerundismo aprenderam? Só o tempo dirá.

Bom, reedite o tópico sobre português. Ele sempre me pareceu muito útil. ((Apenas uma sugestão))

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Bom, reedite o tópico sobre português. Ele sempre me pareceu muito útil. ((Apenas uma sugestão))

Você diz repostar, certo? Venho com essa ideia na cabeça desde o problema com o backup. O Faber já conseguiu o cache para mim, infelizmente não tem o conteúdo adicionado depois e várias duvidas que foram resolvidas por comentários pelo Kairs. Então estou com aquele desanimo, entende? Mas eu pretendo repostar logo, talvez até mesmo hoje quando tiver um tempinho.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.