Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Jungling: Prevenção de Desastre e Alívio

Suckey
 Compartilhar

Posts Recomendados

Jungling: Prevenção de Desastre e Alívio

Saiba mais sobre como decidir se vale a pena ou não gankar o inimigo e quando isso será uma boa ideia!

Como um jungler, poucas coisas são tãs frustrantes quanto as lanes morrendo antes que você possa ajuda-las, porque você rapidamente se sente impotente para fazer qualquer coisa a respeito, mas esse não é sempre o caso.

A Arte da Prevenção

incendio.jpg

Como eu mencionei antes, entender matchups é vital para um jungling bem sucedido. Se você não entender o que seu laner precisa do jungler (e mais importante QUANDO eles precisam), como você espera dar a ajuda que eles precisam quando eles precisam? No entanto, se você entende como as match ups estão se desenvolvendo você pode se colocar no lugar certo na hora certa. Alguns campeões (Fiora, Riven, e Tryndamere são aqueles que vem em mente, certamente existem mais) aparentam conseguir first blood em uma quantidade desproporcional de vezes. Mesmo que você não jogue com esses campeões, eu posso deduzir que se um deles estiver no time adversário, uma kill (ou quase kill) provavelmente ocorrerá no level 1. Enquanto eu não sei quem superará quem, a minha presença irá garantir que o jogo não acabe em 5 minutos e muito possivelmente se torne algo favorável para o meu time. Claramente, isso pode significar que eu começe com um buff diferente do usual.

O risco de correr para uma lane logo de cara é que você vai perder tempo de limpar a jungle e vai ficar atrás do jungler inimigo, potenticalmente perder tempo com uma buff, e (dependendo da rota de jungle do inimigo) possivelmente ter o segundo buff roubado.Considere as suas opções com atenção, se o risto de ter o buff roubado for grande, pese suas opções com cuidado, se o risco de ter o seu buff roubado for alto (e.g. o jungler inimigo é Shyvana w vai estar naquele lado do mapa depois de ter limpado o seu segundo buff), então algumas palavras de cuidado para a lane em questão é o melhor que você pode fazer em termos de prevenção.

É claro, que se seu laner(s) perto daquele buff estiver disposto a wardar o buff e responder a invasão, então você estará livre para fazer o que quiser, mas isso requer comunicação na sua parte e cooperação na deles. Para conseguir defender a sua jungle dessa maneira, você precisará estar ativamente pensando sobre os movimentos do jungler inimigo, e prevendo quando e onde ele vai atacar.

Eu acho mais fácil prever os junglers inimigos começando por qual tipo eles são. Isso nos dá uma idéia de onde eles gostariam de estar (e.g.jungles de farming vão querer ficar na limpeza de jungle) e daí é bastante fácil de julgar o ritmo que eles vão tomar. É claro que é importante lembrar que todo mundo junglea de forma diferente, e irão reagir a oportunidade a medida que elas apareçem. Por exemplo., Yi talvez seja um jungler de farming, mas se ele estiver nos blue golems e ver dois bots level 2 com vida baixa, ele vai mudar de modo e irá “farmar” campeões. O truque é saber quando ele estará nos golems e quando os bots estiverem com pouca vida para avisa-los antes que ele chegue. Pode parecer difícil de “simplesmente saber” onde o jungler inimigo estará todo o tempo, mas se você consegue medir quão rápido eles limpam, você poderá ser bastante apurado nas suas previsões.

Independentemente de onde você acha que o jungler deva estar, onde a ação está é onde você quer estar. Assim como você quer estar na team fight do level 1 porque você pode mudar o resultado a seu favor, você vai querer estar em toda outra luta durante a fase de laning pelo mesmo motivo.Apesar de ser difícil de saber exatamente quando vão acontencer, se os campeões estiverem com vida baixa, sem feitiços de invocador, ou já aconteceram kills naquela lane, é provável que alguem tentará explorar essa vantagem, desta maneira lutas vão acontecer. Por isso é importante monitorar as lanes quando estiver limpando a jungle e observar as barras de vida frequentemente, você pode usar essa informação pára se guiar em ir ao lugar certo na hora certa para prevenir um desastre e algumas vezes reverter o desastre para o inimigo.

Portanto quando a sua bot lane der uma double kill, é uma aposta segura que você precisará visita-la em breve. A dificuldade está em saber quando uma lane já está comprometida demais e a sua presença não sera de mais ajuda. Não existem regras para determinar isso, é largamente algo que você precisa sentir, mas se você usar seu ultimate na sua lane e não conseguir nada com isso, é melhor analisar o estado de outras lanes e enxergar se existe alguma outra que precisa mais da sua ajuda.

Lembre-se que enquanto você estiver atras, tentando fazer grandes jogadas para voltar elas vão acabar não sendo efetivas. Enquanto o bot pode estar dando uma double kill, o teu gank só consegue uma e se você quiser trazer a lane de volta até você terá que gankar de novo. Toma um cuidado extremo quando tentar uma jogada grande estando atrás, não ultrapasse o teu primeiro alvo e vá para o segundo a não ser que você tenha 100% de certeza que os teus colegas de time vão finalizar o primeiro. Prossiga com calma nos jogos, grandes passos levam a disastres. Quando você se arrisca em grandes jogadas, mas está mais fraco que seu time inimigo, você se colocará no risco de não coletar nada, ou pior, ter a jogada contra você.

Quando Ganks se tornam ruins

they+re+going+to+gank+me+.+not+mine.+for+those+who_4e1306_3655155.jpg

Normalmente enquanto se ganka você precisa decidir se vale a pena dar o dive. Quando estiver calculando se vale a pena de dar o dive ou não, jogadores normalmente não consideram 2 coisas importantes: feiticões de invocação e posição dos junglers. A não ser que você saiba que o jungler inimigo está em outro lugar, todo e qualquer dive não é recomendado. O risco de receber multiple kills é maior que o de conseguir uma. Outra coisa que normalmente esquecemos é que pessoas usam feitiçõs de invocação para mudar o resultado de algum cenário, não por simples desespero. Se um inimigo usa flash debaixo de uma torre, então existe uma possibilidade de que eles tem mais truques nas mangas, e poderão no mínimo conseguir uma kill com uma dive, portanto, é melhor recuar a não ser que você tem um truque preparado contra o deles.

Quando você combina feitições de invocação com posição de jungler, é fácil de entender porque dives podem se tornar muito ruins muito rápido. Se você não sabe onde o jungler está quando estiver gankando uma Vayne com Flash e Barreira, ela usará aqueles feitições o que dará mais tempo para o jungler adversário conseguir uma triple kill e a Vayne vai sobreviver, provavelmente. Por isso é importante estimar a posição do jungler antes de ir para um gank, assim como determinar quais suas respostas aos feitições inimigos. Assim você poderá saber quando correr atrás deles ou não. É importante também re-avaliar a situação antes que os Feitiços de Invocador sejam usados.

Por exemplo eu posso até ter uma resposta pronta para o Flash da Vayne, mas se ela consegue salvar o feitiço para quando ela estiver debaixo da torre, uma vez que ela o utilizar, é melhor recuar e deixar a luta para um outro momento. Respeite os seus oponentes e não vá para uma jogada que você não sabe como poderá ser resolvida se estivesse no outro lado da linha dos inimigos.

Agradece ai, não cai dedo nem nada ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.