Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Os justiceiros e a Justiça com as próprias mãos

Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

A tranca de bicicleta e a selvageria no Rio

safe_image.php?d=AQBWVghR8alpTepz&w=398&h=208&url=http%3A%2F%2Fveja.abril.com.br%2Fassets%2Fimages%2F2014%2F2%2F202377%2Ftranca-adolescente-flamengo-12-size-620.jpg%3F1391550560&cfs=1

Pelo Facebook, cariocas que condenam a ação de justiceiros convidam quem apoia a tortura a um 'bloqueio mútuo'. Polícia, que não consegue conter a escalada dos roubos, agora também precisa combater gangues que querem fazer 'justiça com as próprias mãos'. Assim começaram as milícias.

As autoridades de segurança do Rio recebem, desde o último domingo, uma aula prática sobre como um problema negligenciado pode ter desdobramentos trágicos. Diante da escalada de roubos na cidade, em particular na região do Flamengo, um bando de autointitulados “justiceiros” recorreu a uma prática medieval para castigar um adolescente negro e pobre a quem acusaram de roubo. O jovem foi preso a um poste com uma tranca de bicicleta em forma de “U”. A polícia, que não prendia os ladrões, agora caça também os torturadores na calçada de uma área nobre da cidade.

O caso veio à tona – e ganhou proporção – por meio das redes sociais. A artista plástica Yvonne Bezerra de Mello, que fundou a ONG Projeto Uerê, de apoio a crianças com dificuldade de aprendizado, foi no domingo à noite ao local onde o rapaz, de 17 anos, estava nu, preso pelo pescoço e com ferimentos. A cena lembra um episódio do seriado Breaking Bad, na qual um traficante é mantido preso com uma tranca semelhante, em um porão.

Yvonne publicou a imagem chocante e revelou em sua página do Facebook a história do rapaz, que disse a ela ter vindo do Maranhão. Ele próprio afirmava que um grupo de motoqueiros, que se apresentavam como “justiceiros”, eram os autores do castigo. Ao jornal O Globo, a artista plástica disse ter recebido e-mails com ameaças de morte depois de ter denunciado o caso.

Também nas redes sociais, formou-se rapidamente uma corrente de repúdio a quem pretende realizar justiça com as próprias mãos. A forma de reprovação da selvageria no Facebook consiste em convidar a um “bloqueio” quem eventualmente aprovar o uso da tranca como instrumento de tortura. Mais ou menos no seguinte formato: “Este objeto é uma tranca de bicicleta, feita para prender bicicletas em postes. Se você acha que essa tranca deve ser utilizada em seres humanos, por favor me exclua de sua lista de amigos do Facebook”. Este foi o texto escolhido pelo crítico de cinema e DJ Marcelo Janot, que, ao longo do dia, teve sua publicação compartilhada por mais de 1.000 seguidores.

Fontes

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Vocês são contra ou à favor a "Justiça com as próprias mãos?"

Apoiam ou não grupos como os Justiceiros?

Comenta aí, galera! :P

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou a favor e completamente de acordo com oque os "Justiceiros" Fazem.

A policia é envolvida com o tráfico, e muitas vezes deixa de fazer oque deveriam, então, tem quem faça.

Cada ser humano nasce livre e apto a aprender, ninguém faz as coisas sem querer;

yrQhwdB.png

Link para o comentário

Sou a favor de fazer Justiça com as próprias mãos. Mas essa merda ae não é justiça!

O pessoal se inspirou no Breaking Bad? Sério, devem ser um bando de dementes.

Quer justiça com as próprias mãos? Tá, o cara tentou roubar, da uma porradinha nele, só assusta o mlk, agora, prender ele em um poste, pelado?

Desculpa ae, mas isso não é justiça não.

Link para o comentário

kkkkkkkk vi essa matéria em outro lugar.

Todos apoiados, e ainda raxei do mlk. :aplauso::aplauso::aplauso:

ficou com pena? Solta e deixa te roubar.

F***-se os direitos humanos.

Todo dia o sol da manhã vem e lhes desafia

Traz do sonho pro mundo

Quem já não o queria

Palafitas, trapiches, farrapos

Filhos da mesma agoniaaa (8

Link para o comentário

Sou a favor de fazer Justiça com as próprias mãos. Mas essa merda ae não é justiça!

O pessoal se inspirou no Breaking Bad? Sério, devem ser um bando de dementes.

Quer justiça com as próprias mãos? Tá, o cara tentou roubar, da uma porradinha nele, só assusta o mlk, agora, prender ele em um poste, pelado?

Desculpa ae, mas isso não é justiça não.

Beleza, justiça então é você ver o cara matando e roubando, enquanto não tem quem faça nada.

Dar um susto ? Matou, roubou, extuprou, tinha que morrer, sou a favor da pena de morte, por esse motivo.

Direitos humanos deveria valer pra quem cumpre seus deveres como cidadão, e não vive como monstro na sociedade.

yrQhwdB.png

Link para o comentário

Beleza, justiça então é você ver o cara matando e roubando, enquanto não tem quem faça nada.

Dar um susto ? Matou, roubou, extuprou, tinha que morrer, sou a favor da pena de morte, por esse motivo.

[/color]

Direitos humanos deveria valer pra quem cumpre seus deveres como cidadão, e não vive como monstro na sociedade.[/center]

Que que tu tá falando mano?

Já opinei em um tópico sobre estuprador, e pra mim tem que castrar o merda.

Assassinato pra mim = Pena de morte

O cara roubou! Eu dei minha opinião sobre fazer isso com um cara que roubou, nem venha usar a minha opinião em um assunto, em vários, isso não.

Era só um mlk roubando carteira, tá ligado? Dar uma porrada pra mim é o suficiente. Direitos humanos? Você acha que eu penso em direitos humanos quando falo que bater é o suficiente? Beleza, beleza...

Vou repetir pra você que não entendeu. Concordo com a justiça com as próprias mãos, mas isso NÃO É JUSTIÇA.

Agora, lê lá a notícia, inves de a população pedir pra prender bandido agora, quer que prenda essas gangues. Então o que da? Merda nenhuma, a polícia não vai prender os ladrões por aí, porque tem mais gente cometendo CRIMES, é crimes. Se tivesse batido = legitima defesa e blá blá blá, prender um cara em um poste é uma reação totalmente exagerada, desnecessária e que não adianta nada.

Link para o comentário

Que que tu tá falando mano?

Já opinei em um tópico sobre estuprador, e pra mim tem que castrar o merda.

Assassinato pra mim = Pena de morte

O cara roubou! Eu dei minha opinião sobre fazer isso com um cara que roubou, nem venha usar a minha opinião em um assunto, em vários, isso não.

Era só um mlk roubando carteira, tá ligado? Dar uma porrada pra mim é o suficiente. Direitos humanos? Você acha que eu penso em direitos humanos quando falo que bater é o suficiente? Beleza, beleza...

Vou repetir pra você que não entendeu. Concordo com a justiça com as próprias mãos, mas isso NÃO É JUSTIÇA.

Agora, lê lá a notícia, inves de a população pedir pra prender bandido agora, quer que prenda essas gangues. Então o que da? Merda nenhuma, a polícia não vai prender os ladrões por aí, porque tem mais gente cometendo CRIMES, é crimes. Se tivesse batido = legitima defesa e blá blá blá, prender um cara em um poste é uma reação totalmente exagerada, desnecessária e que não adianta nada.

Então, eu só disse que é justiça u.u

Pode parecer errado, mas... se errou, tem que pagar; não importa como, ou quem.

Ainda mais se for esses casos de roubos, ninguém faz isso sem querer, então, não tem porquê ter pena :\

yrQhwdB.png

Link para o comentário

Então, eu só disse que é justiça u.u

Pode parecer errado, mas... se errou, tem que pagar; não importa como, ou quem.

Ainda mais se for esses casos de roubos, ninguém faz isso sem querer, então, não tem porquê ter pena :\

[/color]

Eu não demonstrei pena pelo individuo, se eu falo que tem que bater... eu acho que a pena já foi pro beleléu.

Eu só acho estupidez quem arma esse circo todo por causa de um roubo, agora tu acha que vão prender o bandido? Não vão! A população 'boa' vai abraçar ele e não vai permitir, enquanto isso a polícia vai atrás dos caras que fizeram aquilo. Então do que adiantou? Nada.

Link para o comentário

Volto aqui depois e leio todos os posts anteriores. Nesse momento meu comentário ignora a todos menos o inicial, vou editá-lo após ler o restante.

Vivo atualmente no Rio de Janeiro, vejo a escalada da violência e do crime acontecer sem que ninguém precise me contar. Além de assistir in loco ainda tenho notícias em primeira mão por relatos de quem sofre com isso e pelos jornais locais que todos os dias tem manchetes mais e mais estarrecedoras. (É tanta tragédia que qualquer dia "você vai torcer o jornal e vai sair sangue").

Também vejo na sociedade carioca dois movimentos claros e conflitantes:

• O primeiro defende que cidadãos comuns, não participantes de milícias ou facções criminosas, tomem parcela da justiça em suas mãos policiando sua vizinhança e punindo os praticantes de pequenos delitos e crimes;
  • O segundo é contrário a esse tipo de patrulhamento, "justiça" e seus "justiceiros". Eles defendem o fortalecimento do Estado e da polícia.

Não dá pra dizer que quem faz "justiça" com as próprias mãos de fato a faz com imparcialidade e seja, ou que ao menos tente ser, justo. Também não dá pra ficar de braços cruzados com discursos bonitos, porém vazios, que não resultam em uma segurança mais efetiva que proteja a sociedade.

Aqui não tem sido fácil encontrar o equilíbrio, a hipocrisia é grande. Há entre os que se dizem contrários, em posts no facebook e outras redes, que na calada da noite engrossa os bandos que vão as ruas "atacar", justiçar, os suspeitos.

A reportagem no link lá em cima é uma mostra da justiça segundo os justiceiros. Eu pensei 2,3,5,10 vezes antes de postar o vídeo com essa barbárie, preferi não fazê-lo dada a brutalidade da cena. O morto, assassinado, parece que era mesmo ladrão e praticava pequenos roubos no comércio local. Mas de igual forma poderia ser mais um, dentre os muitos, que confundido com um culpado, acabou "justiçado" e jaz em alguma cova rasa sem vela ou velório.

A sociedade instituiu uma corporação para "fazer sua segurança", instituiu outra para aplicar sua justiça e assim ter um processo equilibrado. Se essas instituições não funcionam que as reforme, que as reescrevam, que as refaçam. Não cabe ao cidadão o papel de policial, promotor, juiz, conselho de sentença, executor e carrasco. Não cabe ao cidadão o papel de justiceiro, não lhe cabe aplicar a justiça. Ainda que hajam momentos em que qualquer um se veja tentado a toma-la em suas mãos.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Hm...essa é uma medida bem complicada.

Ela é boa a curto prazo mas acabaria com o Brasil se se estendesse muito.Aqui voltaria para a Europa pós invasão bárbara, onde a sociedade era baseada na honra não haviam contratos, não haviam leis, tudo quem dizia era a honra, se uma garota fosse estuprada o pai dela estuprava a mulher de quem estuprou, matava o estuprador e levava as filhas/ esposa dele como escravas sexuais.O problema (além da barbaridade) é que a maioria brasileira não possui o mínimo de apego com essa palavra, sendo assim aqui se tornaria uma terra onde todo mundo mata todo mundo sem precedentes nem provas isso não é sociedade e nem civilização.

Mas como eu disse isso não é de tudo ruim, só o fato da própria população punir quem passa por cima das regras os governantes precisam começar a ficar espertos pois se não logo eles serão os próximos.

O primeiro político que fosse amarrado em um poste e espancado até a morte geraria uma série de mudanças, para bem ou para mal.

Se a população conseguisse matar mais alguns componentes do estado os outros ficariam com medo e passariam a tomar vergonha na cara ou cairiam na lei do povo.Ou se só houvesse a morte de um e acabasse, haveria um "Blood Sunday" brasileiro de polícia contra população.

Espero que eu não tenha me perdido no que falei, resumindo, se a justiça não é feita por quem tem competência o povo precisa sim fazer justiça com suas mãos,mas ainda assim é preciso que alguém com competência para tal resolva que a justiça brasileira precise ser cega novamente.

Basicamente isso tudo pode acabar nisso :

185795f4bb687bba82f613a82f409c09.jpg

ou nisso:

revolucao-francesa.jpg

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário

Volto aqui depois e leio todos os posts anteriores. Nesse momento meu comentário ignora a todos menos o inicial, vou editá-lo após ler o restante.

Vivo atualmente no Rio de Janeiro, vejo a escalada da violência e do crime acontecer sem que ninguém precise me contar. Além de assistir in loco ainda tenho notícias em primeira mão por relatos de quem sofre com isso e pelos jornais locais que todos os dias tem manchetes mais e mais estarrecedoras. (É tanta tragédia que qualquer dia "você vai torcer o jornal e vai sair sangue").

Também vejo na sociedade carioca dois movimentos claros e conflitantes:

• O primeiro defende que cidadãos comuns, não participantes de milícias ou facções criminosas, tomem parcela da justiça em suas mãos policiando sua vizinhança e punindo os praticantes de pequenos delitos e crimes;
  • O segundo é contrário a esse tipo de patrulhamento, "justiça" e seus "justiceiros". Eles defendem o fortalecimento do Estado e da polícia.

Não dá pra dizer que quem faz "justiça" com as próprias mãos de fato a faz com imparcialidade e seja, ou que ao menos tente ser, justo. Também não dá pra ficar de braços cruzados com discursos bonitos, porém vazios, que não resultam em uma segurança mais efetiva que proteja a sociedade.

Aqui não tem sido fácil encontrar o equilíbrio, a hipocrisia é grande. Há entre os que se dizem contrários, em posts no facebook e outras redes, que na calada da noite engrossa os bandos que vão as ruas "atacar", justiçar, os suspeitos.

A reportagem no link lá em cima é uma mostra da justiça segundo os justiceiros. Eu pensei 2,3,5,10 vezes antes de postar o vídeo com essa barbárie, preferi não fazê-lo dada a brutalidade da cena. O morto, assassinado, parece que era mesmo ladrão e praticava pequenos roubos no comércio local. Mas de igual forma poderia ser mais um, dentre os muitos, que confundido com um culpado, acabou "justiçado" e jaz em alguma cova rasa sem vela ou velório.

A sociedade instituiu uma corporação para "fazer sua segurança", instituiu outra para aplicar sua justiça e assim ter um processo equilibrado. Se essas instituições não funcionam que as reforme, que as reescrevam, que as refaçam. Não cabe ao cidadão o papel de policial, promotor, juiz, conselho de sentença, executor e carrasco. Não cabe ao cidadão o papel de justiceiro, não lhe cabe aplicar a justiça. Ainda que hajam momentos em que qualquer um se veja tentado a toma-la em suas mãos.

Você falou uma coisa que faz parte do meu cotidiano também;

Você liga a TV 6h da manhã, é falando de morte;

Quando dá 8h, é outro telejornal falando de morte;

Quando é 12h, outro falando de morte, até às 14:30

Quando você liga TV 18h é mais morte

A TV carioca deve ter uns 5 telejornais informativos, e todos os dias é só morte, roubos, protestos, e coisas do tipo.

@Tópic

Como tinha dito anteriormente; sou à favor; porquê se as autoridades não se importam e fazer justiça, ao menos alguem faz.

yrQhwdB.png

Link para o comentário

Você falou uma coisa que faz parte do meu cotidiano também;

Você liga a TV 6h da manhã, é falando de morte;

Quando dá 8h, é outro telejornal falando de morte;

Quando é 12h, outro falando de morte, até às 14:30

Quando você liga TV 18h é mais morte

A TV carioca deve ter uns 5 telejornais informativos, e todos os dias é só morte, roubos, protestos, e coisas do tipo.[/color]

@Tópic

Como tinha dito anteriormente; sou à favor; porquê se as autoridades não se importam e fazer justiça, ao menos alguem faz.[/center]

Não vou editar meu post anterior não, ele fica como está. O que o antecede não merece reparo, mas atenção à diferentes formas de pensar quase a mesma coisa.

Quase nunca assiste TV e quando o faço são canais de por.nos ou do tipo notícias 24 horas. A violência cotidiana está presente, se faz presente, de forma compulsória na telinha, assim como nos jornais, e ela assim o faz por estar em vias de banalidade fora desses meios. O assombro e a revolta face um assassinato, latrocínio ou mesmo aprisionamento ilegal não dura mais que algumas poucas horas ou alguns dias.

A norma geral nos tempos da selvageria era a justiça própria e seus justiceiros, a justiça pelas próprias mãos, o olho por olho, o dente por dente. Antes que todos acabassem cegos e banguelos a sociedade, os homens, decidiram que não poderia ser assim. Pra que se fizesse justiça deveriam haver linhas que delimitassem até onde podia-se ir e a partir de onde caberia a punição. Também fizeram com que justiçar alguém estivesse além do limite permitido sendo o ato passivo de punição.

A pergunta então, diante da defesa da "justiça pelas próprias mãos", é a seguinte:

Sendo ilegal a aplicação de pena, sanção ou qualquer outro meio ou modo de punição por parte daqueles não autorizados a policiar, julgar e executar sentença, quem punirá os justiceiros?

Tornando mais fácil:

Justiça com as próprias mãos é ilegal. Quem vai punir os justiceiros, outros justiceiros também? Onde vai parar isso?

Chama o batman.

...

Boa ideia!

smiley_risada-3330.gif smiley_risada-3330.gifsmiley_risada-3330.gif

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Justiça com as próprias mãos é ilegal. Quem vai punir os justiceiros, outros justiceiros também? Onde vai parar isso?

Chama o batman.

Isso é assunto com muitas opiniões e de grande complexidade.

Minha opinião é que nenhum cidadão deve fazer justiça com as próprias mãos, até porque isso não cabe à nós.

Blame it on Jesus

Link para o comentário

Vocês são contra ou à favor a "Justiça com as próprias mãos?"

A favor, se eu ver um desses faço a mesma coisa.

Apoiam ou não grupos como os Justiceiros?

Lógico, se me chamarem pro grupo to dentro :p

5dcEjyi.png

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.