Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Português bom e bonito


Registrate Sésamo
 Compartilhar

Posts Recomendados

Eu ainda não me decidi sobre isso, não me posicionei, então falando sem dar preferencia a lado nenhum ...

 

 

Um português bonito é realmente necessário ?

 

 

Visão 1, falando burramente :

 

Eu já troquei bastante ideia com o Demoruto, ele é um garoto muito inteligente e cheio de potencial, mas a escrita dele é constrangedora, me sinto embaraçado quando converso com ele, pelo o jeito que ele escreve, da impressão que é uma criança de 10 anos cuja nunca fora a escola.

O mesmo por aí em jogos/fóruns quando você se depara com pessoas que escrevem tudo errado, erram as regras do plural, dos porquês, dos mal/mau/bem/bom, um R ao invés de 2, 2 R ao invés de um, letra minuscula seguida de ponto, s no lugar de c, ss no lugar de ç, ç no lugar de c, acento aonde não existe, pontuação aonde não há, e por ai vai ...

Quando vejo gente escrevendo igual ao Demoruto na internet, deduzo que é uma criança e ainda está aprendendo a escrever, ou algum adulto que não teve oportunidades de aprendizagem. Mas isso é algo que não abrange somente a internet, mas na vida real, redações, trabalhos, relatórios, argumentos dentre outras coisas, e é um fator muito prejudicial, pois se uma pessoa conhece mais sinônimos e palavras do que você, as chances de ganhar uma discussão está do lado dela.

 

 

Visão 2 , falando culto :

 

"Como o senhor é desprovido de conhecimento hein." X "Sé burro demais fii"

Qual a diferença ? As duas tem o mesmo significado e são claramente compreensíveis.

 

"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos." X "Fais o ceu que eu faso o meu."

 

Qual a diferença ? As duas tem o mesmo significado e são claramente compreensíveis.

 

 

 

Ao que tange nossa linguagem não existem mestres, todos cometem erro de português, tanto na escrita como na falada. O português é(na minha opinião) uma das línguas mais complicadas do mundo, então para que falar certinho ?

Se eu falar "Fala lesk" ou "Como vai amigo" , a pessoa entenderá da mesma maneira, certo ?

E qual a real objetividade da comunicação ? Se comunicar certo ? Então, novamente, qual a necessidade de falar culta/corretamente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo depende das pessoas envolvidas no diálogo e na finalidade dele.

Se a situação exigir formalidade, use. Se não exigir, você escolhe.

 

Nunca vi o Demoruto escrever, mas tenho amigo que escreve bastante errado, tudo o que ele fala perde a credibilidade mesmo tendo razão.

Nosso objetivo é satisfazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é cacetinho com manteiga?

 

Quem for do Rio Grande sabe, mas aqueles lá do Acre talvez tenham dúvidas e acabem por pensar besteiras.

 

Português é complicado sim, tem toda razão, mas chamado "português brasileiro" é pior ainda. Esse último é mesmo um código secreto com direito a múltiplas chaves de criptografia. O que faz sentido em uma região não faz em outra, o que tem um sentido em uma parte do país em outra perde totalmente a significância.

 

No entanto é a norma culta da língua, ou aquilo que a ela se assemelhe, que dá a essa rede de "dialetos" dentro do idioma um padrão mínimo que permite a comunicação. Quanto ao uso dessa norma... Bom, cada um faz como quer e desde que seja minimamente compreensível a quem lê ou ouve está tudo bem.

 

O que não dá é pra achar que todos vão compreender tudo o tempo todo. Isso não acontece! Daí, também, há de se fazer algum esforço para ser compreendido na "tentativa" de comunicação. ((Não dá pra sair por achando que o acriano tenha obrigação de saber que cacetinho é pão, ou escrever de forma tão errada que nem o capet4 compreenda)).

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da situação da até pra relaxar um pouco na maneira de escrever, mas, na minha opinião, é preferível escrever certo, levo isto como uma obrigação pessoal, afinal, é desta forma que nos comunicamos, e que nos expressamos, o bom português é a base para que todos possam entender o que realmente você quer passar.

 

Além disso ainda existe o fato de que muitas vezes somos julgados pela fala/escrita, se escreve bem, é inteligente e tem postura, se não escreve, já não é tão responsável e inteligente.*

 

Uma coisa legal a adicionar ao tópico: Uma pesquisa para saber quem os membros acham que escreve bem, e quem não é tão bom com palavras.

 

*Isto é uma citação do que se ocorre, e não uma opinião pessoal

Adios!

X9UIPVj.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o errado é só uma questão de ponto de vista se vc analisar pela linguagem coloquial não vai estar errado o modo como alguns falam, já pelo ponto de vista culto vai estar

python-doc-icon.jpg

wVNulLU.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escrever corretamente a norma padrão da língua é difícil. Até quem já foi mais adiante nos estudos pode confundir alguma coisa, cometer algum erro de regência, uma crase.

 

Na internet, eu não me importo tanto em verificar esses erros. Aqui no fórum eu até procuro escrever um pouco melhor, mas no Skype, Facebook, muitas vezes eu já uso o internetês.

 

Aqui tem gente que usa palavras mais rebuscadas, já eu prefiro manter um nível que seja bom de ler e fácil de compreender. Nem todos aqui tem um grande leque de vocabulário. Isso é comum até mesmo pela faixa etária de quem acessa o fórum.

Palavras que eu usaria num texto, numa apresentação lá fora, eu não usaria aqui.

 

Não vejo nada de errado em abreviar palavras - usando "vc" em vez de "você", não "vç"!!!! Mas o problema é quando a pessoa erra mesmo. Não digo erro de digitação, mas sim de ortografia mesmo.

Exemplo:

Eu queria escrever "arroz" mas escrevi "aroz". Provavelmente foi um erro de digitação, que o "r" não saiu.

Outra coisa é eu colocar "mais" no lugar de "mas", e vice-versa.

 

Aqui na internet, ninguém vai te dar nota, não vai te dar nada escrever certo ou errado. Mas é claro que muitas pessoas reparam.

Até eu mesmo, em alguma rede social, prefiro conversar com uma pessoa que "diga" melhor as coisas a falar com outro com mais imperfeições da língua. Não é preconceito nem nada, eu gosto de conversar com essa pessoa, mas sei lá. haha

 

O importante é nos entendermos. Si eu exkrever açim vose vai entende, né?

 

Outra consequência é que muita gente pega vício de escrever abreviado, ou então não se importa de corrigir seus enganos, e leva isso pra uma prova, uma redação, um vestibular. Aí... bom... aí a casa cai!

 

 

As pessoas tem que entender que devem facilitar o entendimento umas das outras. Não escrevendo coisas absurdas de erradas, nem requintando o texto com palavras que existem no vocabulário de alguns poucos.

jLVPR1GOcSliY.png

Abraços, pro Leão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe escrever errado, com erros de gramática e existe, agora com a internet, o "escrever falado". Quando você escreve para um amigo na internet, posta em um fórum...você utiliza a sua linguagem verbal, pois na nossa cabeça é como se estivéssemos conversando mesmo, então nesses momentos eu me preocupo apenas em acentuar bem e corrigir meus erros só para que eu continue mantendo uma boa escrita e não acabar me acostumando com o método "internético" de se escrever.Mas também não ligo para quem escreve errado, se eu não entender eu escrevo um "han?" kkk'.

Já em outros meios, talvez um e-mail para alguma empresa...que pede por algo mais formal, aí sim eu me preocupo em utilizar a vertente culta da língua portuguesa.

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho muito melhor ler algo bem escrito, sem erros de português e com palavras um pouco mais sofisticadas. (Tipo o mikhail) Mas sempre mantendo em um nível bom e fácil de ler, como disse o Bart.

Claro isso é muito relativo, existem pessoas que preferem abreviar e trocar o mais pelo mas, e existem pessoas que preferem dar atenção ao português na hora de escrever.

sTriGFp.png

"Não existem pessoas irrecuperáveis, existem métodos inadequados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um professor de língua portuguesa (Ele já é meu profu parça da tribo e dos esquemas há três anos). E ele sempre dissera que a língua é um conjunto de possibilidades.

 

A língua, ou seja, o código. É um mecanismo que se articula com o tempo. Com o tempo as palavras tendem a evoluir foneticamente, neologismos ou vícios de linguagem e etc... Sem contar que a língua portuguesa vem do latim. Ou seja, quase todas as palavras que conhecemos são evoluções dessa língua morta. (Se observar a tabela periódica por exemplo, tu vai perceber como os nomes de alguns elementos são diferentes do que conhecemos atualmente)

 

Mas voltando. Toda língua tem a necessidade de evoluir. Isso é natural. Novas palavras são criadas, outras entram em desuso. Outras evoluem. Por exemplo a palavra você já fora vossa mercê, vós me cê, você. E agora é muito comum usarmos . (E na internet vc. Agora vuxé, vs, vooce' e essas paradas lokas é coisa de maluco k)

 

Como eu disse, as palavras mudam. E quem disse que falar é errado? É errado segundo a norma padrão. A gramática normativa. (Um conjunto de leis e normas) Esses carinhas que ditam as regras e pá. (Professores, especialistas, pesquisadores e etc) Portanto, quando percebe-se que a língua vai evoluindo e as palavras vão variando. A gramatica vai variando também.

 

Mas não é que seja errado falar cê, muier, vou pra escola, a gente vai e etc... Obviamente isso depende do ambiente e das pessoas com quem você se relaciona. Não vá esperar em uma entrevista de emprego falar e principalmente escrever errado, que isso será inadmissível. Para essas ocasiões, vale a língua padrão. Outra coisa, língua é questão de status também. Cada grupo social tem a sua "língua" vamos dizer assim.

 

A verdade é que ninguém escreve como fala. A fala é algo mais corriqueiro e é facilmente entendida. A escrita requer mais atenção. Para você não correr o risco de passar uma mensagem errada. E principalmente comprometer quem vai receber essa mensagem você precisa escrever corretamente.

 

Sem contar também que existem vários - dialetos - que chama, né? Por exemplo, eu falo baianês, e aí como faz?

 

Se por acaso eu falar arrodear em vez de dar a volta, eu estou errada? É óbvio que não. Cada região, cidade local tem a sua cultura e obviamente sua língua/gírias/dialeto

 

E uma coisa que eu acho. A língua portuguesa é uma das línguas mais difíceis do mundo! É mais fácil você aprender alemão, do que um alemão aprender português. Isso é sério

 

Nossa língua ela é muito rica. E desde que você entenda o que a outra pessoa diz não há o porquê de tanto alarde. Por exemplo, eu converso com o Demoruto. Entendo o que ele diz, e percebo que ele é uma pessoa bastante inteligente. Com o tempo, a gente melhora. Você precisa melhorar, porque você estuda. Na escola (ou melhor, a sociedade) eles irão exigir isso

 

Sem contar que não adianta nada você pagar de poser (eu chamo de poser mesmo) Só para tirar onda, e as pessoas não entenderem o que você está falando. Então eu prefiro falar o meu oxente, velho, mano, tá ligado é porque tipow... A falar uma linguagem (principalmente no fórum) que as pessoas não entendem. Nada adiante. E as pessoas ainda vão me achar chatas. Na internet eu confesso que não me preocupo em escrever

tudo cem por cento certo. Tô nem aí rs

 

Sem contar também que saco vazio de nada adianta. Tem gente que faz discursos belíssimos. Mas nem ele próprio parou para observar ou entender o que está falando.

 

Desde que duas pessoas se entendam, tá tudo certo. Mas não vai sair fazendo redações e escrevendo coisas erradas por aí não que tu se ferra. rs Pra isso, como eu disse. Vale a língua padrão

 

 

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de ler um bom português e gosto de escrever também.

Tá, a pessoa vai te entender de qualquer jeito, mas eu acho mais agradável uma escrita correta.

Agora, vai por pessoa né, tem gente que não liga pra isso e escreve igual uma mula deitando no teclado...

Só que é, PT-BR é um pé no saco, o idioma cheia de regra inútil.

No meu primeiro dia de inglês a professora falou "vocês vão ver que é bem mais fácil que português.", achei que ela tava errada... depois chegou a gramática de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.