Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Problemas no trânsito do Brasil (ou até do mundo)

!Rushmore.
 Compartilhar

Posts Recomendados

Com um porsche em alta velocidade (116 km/h) um engenheiro matou uma advogada. E disse: “Estava nos planos de Deus”. O Brasil é um dos campeões mundiais em mortes no trânsito (mais de 42 mil, em 2010). Montesquieu, Beccaria e todos os iluministas diziam, no século XVIII, que “causas de atos indesejados” são as leis injustas assim como a existência de humanos irracionais, supersticiosos e “não ilustrados”. O que mais existe no Brasil, no entanto, é gente pouco ilustrada (3/4 da população não sabem ler ou escrever ou não entendem o que lê ou não sabem operações matemáticas mínimas – pesquisa Inaf). As mortes no trânsito, de qualquer modo, são geradas por todos (ilustrados ou não ilustrados).

Somos rigorosos e exigentes com o Estado. Cobramos dele duramente o cumprimento dos seus deveres (de fiscalização, de engenharia das estradas, de primeiros socorros e de punição). Mas normalmente descuidamos dos nossos. Ato típico de povo mal educado para a cidadania, ou seja, muito pouco domesticado (como dizia Nietzsche),

independentemente da classe social. Dirigimos depois de beber ou em alta velocidade e atropelamos pedestres e ciclistas nos julgando “ases no volante” e protegidos por forças superiores. A cultura da irresponsabilidade está impregnada no nosso DNA. Não somos treinados para a prevenção. Não abrimos mão dos nossos prazeres (beber, falar ao celular, correr etc.) para privilegiar nossos deveres de cidadania e convivência coletiva. Estatisticamente, 75% dos acidentes derivam de falhas humanas (destaque para a imprudência e o álcool). Nenhuma morte como “plano de Deus” aparece na estatística.

O brasileiro é pacato (dizem), salvo na direção do veículo, na violência machista, na agressão dos pais contra as crianças, nas ofensas aos idosos, nos estádios de futebol, nas manifestações... O Detran de SP, por exemplo, só investe 0,05% do dinheiro de multas em educação para o trânsito (Folha de S. Paulo de 01.08.12, p. C1). Isso não escandaliza. Também nós não nos educamos, muitas vezes nem sequer para a vida (do contrário, ¾ da população não seriam analfabetos ou precariamente alfabetizados).

1390925267.jpg

A conscientização, a responsabilidade individual, a noção de cidadania e o respeito ao outro são a solução para menos mortes no trânsito. Quem já alcançou isso? Os países adeptos do capitalismo financeiro evoluído e distributivo (Dinamarca, Coreia do Sul, Noruega, Japão, Canadá etc.). Colhem os bons frutos da educação universal, têm baixíssima violência, trânsito seguro e alta qualidade de vida. Nos países de capitalismo financeiro selvagem e extrativista, moralmente degenerados, ao contrário, prospera o ignorantismo e a superstição (não a responsabilidade individual, o imperativo dos deveres e o aprimoramento ético). O homo democraticus do século XXI, nesses países, abusa da sua vulgaridade e irresponsabilidade.

Temos ojeriza a obedecer às leis assim como à igualdade no trânsito. Nunca imaginamos que o “vermelho” é “vermelho” para todos (ricos e pobres, pretos ou brancos). Na nossa cultura hierarquizada, os membros das classes superiores (A e B) se sentem no direito de ter privilégios frente ao sistema legal (DaMatta). Concordamos que os motoristas irresponsáveis sejam punidos severamente, mas não observamos as regras de trânsito (ultrapassamos em lombadas e andamos no acostamento e na contramão). A possibilidade de um acidente aumenta 23,2 vezes quando se digita uma mensagem ao volante (Valor Econômico de 30.03.12, p. D8): isso é corriqueiro e ainda trafegamos sem cinto de segurança, com luzes queimadas ou freios não revisados. Observar as leis no Brasil, como se diz, é coisa de gente ******, tola, inferior, sem relações sociais e sem os capitais distintivos de classe (econômico, salarial, cultural, social, emocional, moral/ético e familiar). Nós, tolos não somos; somos imbecis (muitas vezes).

Fonte:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

O que você acha da situação atual do trânsito no Brasil? (ou até no mundo)

O que acha da situação atual dos motoristas brasileiros? Estão eles capacitados para conduzir um veículo?

Qual a sua proposta de intervenção para o atual caos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você acha da situação atual do trânsito no Brasil?

Na minha cidade é de boa, não tem muitos acidentes e só fui atropelado duas vezes(uma pelo vizinho, e outra pela minha mãe).

O que acha da situação atual dos motoristas brasileiros? Estão eles capacitados para conduzir um veículo?

Acho ridículo o teste que fazem pra dar carta de motorista, você só tem que decorar umas coisinhas pra prova escrita, e saber dirigir, isso não é o suficiente.

Fazer testes emocionais e psicológicos para falar se a pessoa está apta ou não a dirigir, ser mais severo com quem dirige sem carteira, e melhorar a infra-estrutura das ruas.

Link para o comentário

Na minha cidade é de boa, não tem muitos acidentes e só fui atropelado duas vezes(uma pelo vizinho, e outra pela minha mãe).

Acho ridículo o teste que fazem pra dar carta de motorista, você só tem que decorar umas coisinhas pra prova escrita, e saber dirigir, isso não é o suficiente.

Fazer testes emocionais e psicológicos para falar se a pessoa está apta ou não a dirigir, ser mais severo com quem dirige sem carteira, e melhorar a infra-estrutura das ruas.

Testes emocionais aos motoristas? Sinceramente, até onde eu sei, os motoristas não são videntes, eu acho que os pedestre abusam demais da famosa lei de trânsito: o pedestre tem sempre a razão.

Muitos acidentes, sim, são ocasionados por erros do condutor, mas, muitos também por culpa, ou de um ciclista, ou de um pedestre.

Lembrando, 95% dos acidentes são evitáveis.

Eu acho interessante, apesar de muitos acidentes, interessante, o Brasil tem um dos melhores sistemas de trânsito do mundo, no papel (inclusive copiado por outros países), porém na prática, temos estradas horrorosas, mal acabadas, e muitos outros fatores.

Depende da situação, por exemplo, as pessoas que aprendem a dirigir muito antes da auto-escola tem tendências a ser mais esperto no volante, uma vez que já tem prática, um pouco de experiência, e reflexos mais aptos. A capacidade de dirigir vem principalmente da experiência do motorista.

Primeiramente, investimento em ferrovias, quem frequenta as estradas brasileiras sabem como são péssimas as condições de uso das mesmas, principalmente as rodovias federais que não estão particularizadas ainda, meu estado tem exemplos claros de como uma Rodovia Federal é uma arma.

O investimento nas ferrovias tirariam o fluxo de caminhões, que são enormes, em todo o país (o principal método de escoamento de mercadoria aqui é via transporte rodoviário).

Segundo, investimentos urbanos mais apropriados para pedestres e ciclistas, projetos de ciclovias, calçadas e também passarelas.

O pedestre pararia de abusar tanto de sua razão.

E por fim, alteração nas auto-escolas, não na prova prática, mas no número de aulas que um usuário deve frequentar, que atualmente são só 20 aulas (por lei, mas na prática é outra história, eu mesmo só realizei 8 aulas).

É isso.

Link para o comentário

Relativamente bom, em são poucos os acidentes, as ruas são bem sinalizadas, pelo menos na minha cidade. Acho que o engarrafamento é por causa do aumento da classe média, hoje todo peão tem condições de comprar um carro. O número de veículo em circulação vem aumentando muito, temos que arrumar logo uma solução.

Já foi pior :). Digo que a maioria sim, mas tem cada motorista sem noção.

[video=youtube;uO5asUTbCR0]

600_71261c91-2a69-4fb7-951d-6cbd8e986e86.gif

Link para o comentário

Eu acho interessante, apesar de muitos acidentes, interessante, o Brasil tem um dos melhores sistemas de trânsito do mundo, no papel (inclusive copiado por outros países), porém na prática, temos estradas horrorosas, mal acabadas, e muitos outros fatores.

Queria chegar neste ponto: o Brasil possui um dos mais complexos sistemas de teste de habilitação, muito burocrático e, não sei se devo dizer eficaz/útil, mas é um que realmente deixa o motorista a par das condições. Nos EUA, para terem ideia, a pessoa paga 40 dólares, faz uma prova e no mesmo dia recebe a carteira. CALMA, não estou dizendo que o dos EUA é melhor (até porque lá também ocorrem muitos acidentes de carro), só estou comparando com o Brasil.

O Brasil pode até ganhar na prova de habilitação, mas deixa muito, mas muito mesmo a desejar no quesito estradas/organização/sinalização/fiscalização.

Os EUA, por outro lado, possuem estradas perfeitamente projetadas, guardas sempre fiscalizando e um sistema de punição rígida, sistema de sinalização perfeito (pode parecer pouca diferença, mas eu já fui lá, e a sinalização é ótima) sem falar em outros aspectos. Só acho, minha opinião, que a prova deles deixa um pouco a desejar.

O Brasil pelo menos tomou uma atitude recentemente, que foi implantar a Lei Seca, mas este seria outro debate muito polêmico que discutiríamos aqui neste tópico, então prefiro manter o foco.

Link para o comentário

Ruim, mas qualquer metropole ou lugar movimentado é assim.

Existem os bons e os ruins. A maioria tá pronta conduzir um veículo (existem os que nem isso sabem), mas pra entender o transito? poucos.

Quanto aos engarrafamentos, só com obras. Quanto aos motoristas, uma auto escola decente, com direção defensiva top e tal. Só que isso ia aumentar muito o preço, e o brasileiro não ganha bem, então poucas pessoas iriam tirar habilitação, o que não é viável pras auto escolas. E isso só vai melhorar quando for viável pras auto escolas, tudo é sobre política e comércio.

Nosso objetivo é satisfazer.

Link para o comentário

Tá uma merda. Mas vai passear na Índia, pessoal nem anda com carro bom lá porque bate toda hora mesmo.

Tão, bicicleta, só se for. Parece um bando de demente no trânsito.

MATA TUDO. Não, sério. Pelo o que eu tô vendo a conscientização não tá sendo suficiente, então eu não tenho a menor ideia!

Os caras param de beber porque a lei proíbe, mas daí eles continuam parecendo mula no volante até sóbrio. Eu vou lá ter sugestão, o governo que tem que arranjar um jeito.

Link para o comentário

Eu vim aqui foi pra falar da foto do tópico: temo dizer que o homem estava mais "correto" que o bichinho. Não correto pelo bom senso cuti-cuti social, mas por um senso, digamos, pessoal!

Pelo menos onde morei há pouco tempo (hint: capital do país), atravessar a rua/rodovia por essas passarelas é "pedir" (termo feio e impróprio) para ser assaltado, estuprada, morto, etc... Aí vai da pessoa: Qual risco ela deseja sofrer mais?

Dura realidade...

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.