Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Crie seu Cheat Engine

lers
 Compartilhar

Posts Recomendados

Tutorial CEI-Cheat Engine Indetectavel

Dicas Antes Do Tutorial:

1.Eu usarei aqui como exemplo a palavra Wathever prara modifica´ões de limas e nome de c.e mas caso vc queira botar outro nome nas limas ou no c.e pra que ele nao fique patchead pois o Wathever Engine ja foi patchead então basta substituir a palavra Wathever pelo nome que vc deseja da ao seu c.e no meu caso VistaLive

Outro Exemplo

VQE>VistaLive4

OT>VistaLive5

OP>Vista Live6

E assim por diante e na hora de mudar o nome do seu c.e basta colocar Vista Live Engine(Meu Exemplo)

2.Na modifica´ão das Limas OT,OP,VQE favor nao modificar as limas OT,OP,VQE

3.As imagens eu retirei do topico original do Dark Byte então elas estao em ingles

Progamas Necessarios:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Tutorial:

+1:Criando o Arquivo .sys do seu Cheat Engine

+-1.1:Encontre e abra o arquivo "Driver.dat" na pasta principal do Cheat Engine com NotePad(Bloco De Notas). Então você mudara as variáveis a algo de sua escolha. (* nota: Eu mudei todas as palavras dentro do arquivo para palavra(nome do seu cheat engine sem espa´o)com um número, come´ando com 1 e assim por diante.)

Imagem De Amostra:

2a.jpg

Clique Em Arquivo,Salvar(Aten´ão nao clique em salvar como e sim em salvar)logo apos feche o arquivo!

+-1.2:Abra a pasta DBKKernel(localizada na pasta Cheat Engine), a seguir abra o arquivo DBKDrvr.c com notePad.

Aperte Ctrl+F no seu teclado digite a seguinte palavra(aten´ão digite a palavra sem as aspas) "hideme".

Ignore o primeiro resultado,e clique em localizar proxima, e o segundo resultado da busca que aparece deve dizer: "// hideme (DriverObject)". Exclua o "//" na frente do hideme.

Clique Em Arquivo,Salvar(Aten´ão nao clique em salvar como e sim em salvar)logo apos feche o arquivo!

+-1.3:Abra os arquivos com nomes "SOURCES" e "sources.ce" com o notePad que estão localizados na pasta DBKKernel que esta na apsta do Cheat Engine e fa´a a substitui´ão comforme o seguinte.

"TARGETNAME=DBK32" ---> "TARGETNAME=Whatever"

Clique Em Arquivo,Salvar(Aten´ão nao clique em salvar como e sim em salvar)logo apos feche os dois arquivo!

+-1.4: Usando A.S.R-Actual Search And Replace,coloque em Path:(O local onde esta localizada a pasta do Cheat Engine)e em mask "memscan.c; DBKDrvr.c"(sem aspas)

(e clique em Include Subfolders)

Em Search Digite o Seguinte:

KeStackAttachProcess((PKPROCESS)selectedprocess, &apc_state);

Em Replace Digite o Seguinte:

KeAttachProcess((PEPROCESS)selectedprocess);

Logo apos clique em Search e Modify All

E depois..

Em Search Digite o Seguinte:

KeUnstackDetachProcess(&apc_state);

Em Replace Digite o Seguinte:

KeDetachProcess();

+-1.5(Etapa Retirada,nao e preciso a executar):

+-1.6(Compilando o Sys do Seu Cheat Engine):Agora nós compilaremos o Whatever.sys(ou seu cheat engine nome.sys) (o arquivo que você mudou no arquivo sources.ce na linha DBK32.sys).

Vá ao diretório de DBKKernel e copíe o endere´o.

(* nota:O Meu endere´o é de "C:\Documents And Settings\Gabriel_Sk8_Gostosão\Desktop\Cheat Engine\DBKKernel"mas caso o seu nao teja no seu desktop nao tem problema desde que você copie o endere´o correto ate a pasta DBKKernel.)

Agora Para Windows XP clique no menu Iniciar>Progamas>Develompet Kits>Windows DDK>Build Enviroments>Windows XP>Windows Xp Free Build Enviroment

Agora Para Windows 2000 clique no menu Iniciar>Progamas>Develompet Kits>Windows DDK>Build Enviroments>Windows 2000>Windows 2000 Free Build Enviroment

Agora Para Windows Server 2003 x64 ou x86 clique no menu Iniciar>Progamas>Develompet Kits>Windows DDK>Build Enviroments>Windows Server 2003>Windows Server 2003 Free x64(para versão x64) ou x86 (para versão x86)Build Enviroment

Abra o progama em seguida,espere aparecer umas letras,logo apos digite o seguinte "cd"(sem aspas) e aperte espa´o e cole o nome da pasta onde esta localizado a pasta DBKKernel(desde Da parti´ão "C:\")

E clique em Enter,logo apos digite "ce" e espere um pouco e você deve ver "7 limas compiladas, 1 executável construído", agora você pode fechar o arquivo.

FreeBuild.jpg

Então Feche o Progama

+-1.7:Substituindo Cordas Detectadas

Abra o dobrador dbk32, e abra-o acima de "dbk32.dpr" com Delphi.

Go to View > Project Manager e expanda "dbk32.dll".

para abrir clique em "DBK32functions".

Substitua agora o seguinte:

CEDRIVER52 ---> Whatever1 (esta é a mesma coisa que CEDRIVER53)

DBKProcList51 ---> Whatever2 (esta é a mesma coisa que DBKProcList53)

DBKThreadList51) ---> Whatever3 (esta é a mesma coisa que DBKThreadList53)

dbk32.jpg

Agora Clique em Salve All e Feche o Delphi(Recomenda-se fechar o arquivo pois o delphi demora muito para ser aberto)

+-1.8:Modificando Limas Detectadas

Agora abra O ASR:

Va em File > Settings > Editor. Encontre procure pelo aruivo "delphi32.exe",que sera seu novo editor. Pressione ok ou abrir.

(* nota: normalmente o Arquivo esta localizado em: "C:\Program Files\Borland\Delphi7\Bin\delphi32.exe"

Sob a aba ' Options, tiquetaqueia a caixa que diz que "inclua subfolders".

(* nota: Recorde onde esta caixa é, você a estará usando muito.)

Sob "Msks" Digite: newkernelhandler.pas; DBK32funcionts.pas; DBK32.dpr

(* nota: Certifica-se você semi-colon do a(n) do uso (; ) após cada um.)

Sob o "Path" coloque o seu diretório principal do Cheat Engine.

Finalmente, tiquetaqueia a caixa sob a máscara que diz "palavras inteiras".

(* nota: Whenver que você pressiona modifica, você está modificando uma lima, NÃO uma linha.

ASaR_Settings.jpg

ASaR.jpg

Aqui Esta a lista das palavras que vc devera modificar no ASR

Lembrando so e possivel modificar de uma em uma!

VQE ---> Whatever4

OP ---> Whatever5

OT ---> Whatever6

NOP ---> Whatever7

RPM ---> Whatever8

WPM ---> Whatever9

VAE ---> Whatever10

CreateRemoteAPC ---> Whatever11

ReadPhysicalMemory ---> Whatever12

WritePhysicalMemory ---> Whatever13

GetPhysicalAddress ---> Whatever14

GetPEProcess ---> Whatever15

GetPEThread ---> Whatever16

ProtectMe ---> Whatever17

UnprotectMe ---> Whatever18

IsValidHandle ---> Whatever19

GetCR4 ---> Whatever20

GetCR3 ---> Whatever21

SetCR3 ---> Whatever22

GetSDT ---> Whatever23

GetSDTShadow ---> Whatever24

setAlternateDebugMethod ---> Whatever25

getAlternateDebugMethod ---> Whatever26

DebugProcess ---> Whatever27

StopDebugging ---> Whatever28

StopRegisterChange ---> Whatever29

RetrieveDebugData ---> Whatever30

GetThreadsProcessOffset ---> Whatever31

GetThreadListEntryOffset ---> Whatever32

GetDebugportOffset ---> Whatever33

GetProcessnameOffset ---> Whatever34

StartProcessWatch ---> Whatever35

WaitForProcessListData ---> Whatever36

GetProcessNameFromID ---> Whatever37

GetProcessNameFromPEProcess ---> Whatever38

GetIDTCurrentThread ---> Whatever39

GetIDTs ---> Whatever40

MakeWritable ---> Whatever41

GetLoadedState ---> Whatever42

ChangeRegOnBP ---> Whatever43

DBKSuspendThread ---> Whatever44

DBKResumeThread ---> Whatever45

DBKSuspendProcess ---> Whatever46

DBKResumeProcess ---> Whatever47

KernelAlloc ---> Whatever48

GetKProcAddress ---> Whatever49

Protect2 ---> Whatever50

test ---> Whatever51

useIOCTL ---> Whatever52

DBKGetDC ---> Whatever53

Esta estressado??

Isso e so o come´o

hauahau

1.9+-3a. Agora é hora de conservar newkernelhandler.pas, DBK32functions.pas, e DBK32.dpr como nomes novos.

Abra as 3 limas mencionadas acima. (Newkernelhandler é encontrado no diretório principal. Outras 2 limas são ficadas situadas no dobrador DBK32)

Após a abertura, vão arquivar > excepto como.

---> Whatever.dpr de DBK32.dpr (excepto no dobrador dbk32. Você observará que a "biblioteca DBK32" mudou a "biblioteca o que quer que")

---> Whateverfunctions.pas de DBK32functions.pas (excepto no dobrador dbk32. Você observará no gerente de projeto que "DBK32functions.pas" mudou a "whateverfunctions.pas")

---> Whateverhandler.pas de NewKernelHandler.pas (excepto no dobrador principal do CE.)

Excepto tudo e feche.

3b. Agora, a busca & substitui o seguinte em todas as limas. Ajuste a "máscara" como *. * (inclua Subfolders)

---> whatever.sys de dbk32.sys

---> whatever.dll de dbk32.dll

ASaR2.jpg

Abra agora whatever.dpr em Delphi. Nós compilaremos agora whatever.dll.

Vá projetar-se > compilam o que quer que.

Agora, se você come´ar "[ advertindo ]" ou "[ sugestão ]" sua multa. Se você come´ar "[ erro ]" então você fêz algo errado e tem que verificar novamente todas as etapas.

Compile.jpg

Se você não recieve todos os erros, então whatever.dll estará em seu dobrador principal do CE.

3c. Fazendo CEHook

Use a busca real e substitua-a outra vez; Procurare pelo "myhook" (inclua subfolders).

Rebatize o myhook nas limas CEHook.dpr e hypermode.pas SOMENTE.

---> Whatever54 do myhook

Abra CEHook.dpr com o Delphi, situado no dobrador de CEHook.

Nós comentaremos para fora do "sistema;" sob "usos".

(* nota: Para comentar para fora, adicione "//" antes ' do sistema '.)

Após comentar ele para fora, compile-o.

system.jpg

3d. Criando Stealth

Vá ao dobrador de Stealth, e abra acima de stealth.dpr.

Compile-o ~ Thats ele para esta etapa!

3e. Rebatizando NewKernelHandler e CeFuncProc

Abra cheatengine.dpr de seu dobrador principal do CE.

Vá ao gerente de projeto e abra ' NewKernelHandler.pas' & ' CeFuncProc.pas'.

Vá arquivar > excepto como excepto em seu dobrador principal do CE.

---> WhateverHandler.pas De NewKernelHandler.pas (* Nota: Perguntar-lhe-á se você quiser substituir, ' yes' seletos.)

---> Whatever55.pas de CeFuncProc.pas

Excepto e feche.

Use a busca e substitua-a, e procurare-a por NewKernelHandler e por CeFuncProc. (não inclua subfolders!). A máscara é *. *

---> WhateverHandler de NewKernelHandler (mudan´a em cada lima EXCETUA a lima de "NewKernelHandler.pas".)

---> Whatever55 de CeFuncProc

3f. Cordas Em mudan´a Do Valor (Valores Do Hex)

Os valores que nós estaremos mudando são: 00400000, 7FFFFFFF, 80000000.

(* nota: Nós estaremos mudando-os em valores diferentes, NÃO em letters/names.)

Nós usaremos a calculadora básica das janelas.

Vão come´ar > todos os programas > Accesories > calculadora

Uma vez abra, estale a vista > científico > hex

calc.jpg

Agora, incorpore primeiramente um dos valores (por exemplo 00400000).

Então, estale a tecla ' do Dec ' e adicione um número. (+5 ex.. Não subtraia, como pode conduzir aos erros no futuro.)

Agora, depois que você adicionou a #, estale-o sobre a tecla ' do hex ' outra vez e come´ará seu valor novo.

Agora use a busca e substitua e substitua os valores velhos com os novos. (Inclua Subfolders!) A máscara é *. *

Abaixo estão os exemplos que eu me estou usando, em que eu adicionei 5 a tudo.

00400000 ---> 00400005

7FFFFFFF ---> 80000004

80000000 ---> 80000005

3g. Palavras em mudan´a dentro do GUI de CheatEngine

Agora busca (não inclua subfolders) e mudan´a:

---> Whatever56 do nextscanbutton

---> Whatever57 do scanvalue

scanvalue2 ---> Whatever58

---> Whatever59 de ScanType

---> Whatever60 de VarType

---> newscan Whatever61

---> Whatever62 de ScanText

---> live.com de syndic.com/ce (mudan´a ele a algum Web site que você quiser)

Em seguida abra acima de MainUnit.pas com Delphi e encontre o seguinte:

se messagedlg('Do que você quer tentar então para fora do tutorial?', mtconfirmation, [mbyes, mbno], 0)=mryes

shellexecute(0, 'open', 'Tutorial.exe', '', '', sw_show);

Substitua o "tutorial" com o "Project1" como este:

se messagedlg('Do que você quer tentar então para fora do tutorial?', mtconfirmation, [mbyes, mbno], 0)=mryes

shellexecute(0, 'open', 'Project1.exe', '', '', sw_show);

Agora excepto e feche-o

Agora abra acima de OpenSave.pas com Delphi e encontre o seguinte:

7 "processname de Tutorial.exe":Application

Substitua o "tutorial" com o "Project1" como assim:

7 "processname de Project1.exe":Application (isto não é detectado, mas o muda assim que abrirá acima de Project1 quando alertado)

Então em openSave.pas com Delphi e encontre o seguinte: (isto é somente para o CE 5.3)

se x'WhateverEngine ' então

o aumento exception.Create('This não é um válido o que tabela do motor ');

Agora comentário ele para fora como assim:

x'WhateverEngine de //if ' então

//raise exception.Create('This não é um válido o que tabela do motor ');

Fazer isto permitirá que você abra a outra fraude Tables(.CT), que não são conservadas por seu motor.

Agora excepto e feche-o.

3h. Use agora a busca outra vez. (não inclua subfolders) a máscara é * pas.

Mude o seguinte:

---> WhateverEngine De CheatEngine

---> do motor da fraude o que motor

3i. Configurarando o GUI do motor da fraude

Abra cheatengine.bpg do diretório principal do CE.

Usando o gerente de projeto, abra "MainUnit" que está sob "Cheatengine.exe".

Dobro estalá-lo fará o GUI do motor da fraude estalar acima.

CEGUI.jpg

No GUI, procure as palavras da "tipo varredura" e "avalie o tipo" desvanecido no cinza. Estale sobre o arrasto encaixotam para baixo ao lado do tipo da varredura. Aqui nós somos justos verificando se você mudar suas cordas corretamente. Após ter estalado a caixa do menu da gota para baixo. Olhe à esquerda da tela sob o objeto Treeview e objete o inspector. Esperan´osamente sob o objeto Treeview, Whatever59 é destacado. Olhe agora o inspector e o scroll do objeto para baixo até que você v o "nome". Endireite esperan´osamente ao lado dele, há uma caixa que diga Whatever59 também.

Se você executar esta etapa corretamente, repita-a com ' tipo do valor '.

Finalmente, estale sobre as etiquetas "ProtectMe2" e "deixe-me de funcionar" que são ao lado do ponteiro vermelho no GUI. Estale-os sobre e olhe-o o interior ' inspector do objeto '. Vai "subtitular" e suprimir as palavras. Não os estale sobre e para pressionar a supressão, nós queremo-los ainda estar lá, apenas nenhuns subtítulos.

3j. Cheatengine.exe compilando

Veja o gerente de projeto e estale sobre o menu da gota para baixo.

Certifique-se que ' Cheatengine.exe ' está selecionado e NÃO cheatengine.DEU, cheatengine.NLD, ou cheatengine.RUS

cesave.jpg

Agora, Delphi minimizado e vai a seu dobrador principal do CE.

Clique direito em em alguns espa´o vazio e novo seleto > original do texto.

Rebatize esse original "trainerwithassembler.exe" do texto

Entre agora para trás em Delphi e compile-o.

Depois que você tenta compilar, você come´ará erros. O primeiro erro que você come´ará é:

[ erro ] autoassembler.pas(531): Identificador undeclared: ' KernelAlloc '

Olhe para trás a todas as limas que você rebatizou (esse você escreveu para baixo ou datilografou em Note/WordPad). Encontre o que você lhe rebatizou a e mude-os. Neste tutorial eu usei ' Whatever50 '.

Agora, depois que você reparou este erro, re compile-o. Você pode/não pode come´ar mais erros, se você , repará-los e os re compilam até que você não tenha nenhum erro à esquerda.

4. Revestimento

4a. Limas needed compilando para UCE

Abra Delphi.

(com Delphi) abra "systemcallsignal.dpr" no dobrador ' de SystemcallRetriever '. Compile.

Abra "Systemcallretriever.dpr" no dobrador ' de SystemcallRetriever '. (você come´ará alguns erros, assim que mude-os.)

Abra "Kernelmoduleunloader.dpr" no dobrador secundários descarregador do kernelmodule do dobrador ' em dbk32 \ '.

4b. O Outro Material

Primeiramente, fa´a uma cópia de sua fonte editada antes que você prosiga, caso que você faz um erro.

Agora, abra "cheatengine.bpg" de seu diretório principal; então "excepto como" whateverengine.bpg no diretório principal. Então Fim.

Reabra "cheatengine.bpg" do diretório principal e a direita estala sobre "cheatengine.exe" e seleciona da "a fonte vista".

Excepto "cheatengine.dpr" como whateverengine.dpr & compile-o e você come´ará "WhateverEngine.exe" (seu CE executável)

(* nota: O nome "cheatengine.exe" em seu gerente de projeto deve mudar a "whateverengine.exe".)

4c. Compile toda a estes que usam Delphi:

- Pscan.dll (Pscan.dpr no dobrador injectedpointerscan)

- emptydll.dll (emptydll.dpr no dobrador de SystemcallRetriever)

- emptyprocess.exe (emptyprocess.dpr no dobrador de SystemcallRetriever)

- systemcallsignal.exe (systemcallsignal.dpr no dobrador de SystemcallRetriever)

- Systemcallretriever.exe(change qualquer coisa se needed) (Systemcallretriever.dpr no dobrador de SystemcallRetriever)

- Kernelmoduleunloader.exe (Kernelmoduleunloader.dpr de "no dobrador do descarregador dbk32\Kernelmodule")

- Project1.exe (Project1.dpr no dobrador tutorial)

4d. Limas

Agora você deve ter todas estas limas, assim que fa´a um dobrador novo e ponha-as nele.

whateverengine.exe

driver.dat

whatever.sys

whatever.dll

stealth.dll

cehook.dll

PScan.dll

systemcallsignal.exe

systemcallretriever.exe

kernelmoduleunloader.exe

emptydll.dll

emptyprocess.exe

Project1.exe

Pronto Se Vc seguiu estes passos seu CEI Foi criado com sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow vc é taum legal mais sabe o ki é (*.*)

eu to com tanta pregui´a de ler isso tudo ai wacko.gif[/b]

se você nao leu nao post... isso se chama flood

@lers

legal cara ja tinha visto isso em otros lugares.

aviso aos que tem duvida vc presisa de um certo conhecimento intermediario para saber fazer um ce

digamos vc q sabe mexer em um CE... vc ja tem 10% do necessario pra fazer um !!! é seriu =/

mais good topico isso ajuda as pessoas que nao desistem nunca tentarem e tentarem =D

Link para o comentário

pow vc é taum legal mais sabe o ki é (*.*)

eu to com tanta pregui´a de ler isso tudo ai wacko.gif[/b]

Olha eu sei que parece ser complicado ou até ser cansativo ler tudo isso.Mas acredite parece ser demorado, mas é só porque eu escrevi. Quando vc for fazer pela primeira vez deverá levar 1 hora e meia, mas nasoutras tentativas concerteza será mais rapido.

Link para o comentário

Eu baixei td... fiz td certinho!! e fui no banheiro.. qndo voltei o programa tava dando erro.. nao sei oq aconteceu!

Help smile.gif

da erro lá maluco que reseta o pc e td +!!

mas como o jujubao disse, vou tentar dnv... ja até baizei os programas novamente tongue.gif

só falta tempo!! sad.gif

Abra´os wink.gif

Link para o comentário

Eu baixei td... fiz td certinho!! e fui no banheiro.. qndo voltei o programa tava dando erro.. nao sei oq aconteceu!

Help smile.gif

da erro lá maluco que reseta o pc e td +!!

mas como o jujubao disse, vou tentar dnv... ja até baizei os programas novamente tongue.gif

só falta tempo!! sad.gif

Abra´os wink.gif[/b]

Bom se vc baixou os Programas vc deve ter visto que eu não tinha conseguido o link de um programa para baixar,

mas neu se preucupe acabei de reupar o meu topico e botei o download do link para baixar.

e se mesmo assim continuar dando problema poste uma imagem do que esta acontecendo com vc e eu tentarei te ajudar laugh.gif

Link para o comentário

BOm. eu sou o cara que o jujubao falou. Eu tento.... Tento.... TEnto...... TEnto..... tomara queeu consiga!!!!! Mas esse Delphi Personal 7 ta crakeado sei la??? pq baxei um aki dai me pasaram serial e tallll na hora de usa o programa ele pedio pra eu se registrar online. So com ativation file sei la... E tb to fazendo um BY pass. TOmara que pege direito xD. vlw topico ROX

EdiT: MERMAO QUE SITE PRA DOWNLOAD PODRE. FAZ DOWNLOAD A 7kbsp aFF. (MInha net faz a 33.3bkps)

Link para o comentário

ae eu tentei mas n consegui xD

da uma for´a ai ja q vc sabe fazer cria vc um q esteja funfando e passa pra gente usar

vlw ai,

foi com vc q aprendi a usar hacks e outras coisas vlw ae lek , so mais uma forcinha o q fazer com esta porcaria de hack shield , criem um novo c.e pra hacks vlw ae

se criarem me avisem happy.gif biggrin.gif

Link para o comentário

ae eu tentei mas n consegui xD

da uma for´a ai ja q vc sabe fazer cria vc um q esteja funfando e passa pra gente usar

vlw ai,

foi com vc q aprendi a usar hacks e outras coisas vlw ae lek , so mais uma forcinha o q fazer com esta porcaria de hack shield , criem um novo c.e pra hacks vlw ae

se criarem me avisem happy.gif biggrin.gif[/b]

Olha eu poderia até criar se eu estivesse com meu PC em casa(ele esta no concerto)mas eu trouce para vcs tentarem,mas deicha que logo logo estarei lan´ando, meu proprio CE

Link para o comentário

tranquilo então....

peguei esse tuto "original todo em ingles" e minha amiga que é professora de Ingles ta terminando de traduzir..

ai com as concordancias verbais fica bem mais facil de entender....

fico no aguardo..

Link para o comentário

parece ser grande mais eh rapidinhu pra fazer, eu fiz e deu certo...

eu naum posto o link de baixar meu CE porque vai rolar muio flood!

o nome dele eh GC-dÚ ...

eu naum posto por outro motivo. por causa dou noobs que usam na hacks na frente dos otros e dai meu CE vai ser patched, eh um jeito de eu previnir que o meu CE seja PATCHED!

flw's

Link para o comentário

cara muito bom esse seu topico mas por favor me responde ai o ++++ rapido que puder por que quero fazer esse ce logo la vai minha pergunta: antes de fazer essas parada que ta no seu tuto precisa instala no pc aqueles 4 programas ou só extrai eles mesmo ????????? por que eu nao axei la na pasta principal do ce o arquivo "Driver.dat"

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.