Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Orientação a objetos - Parte I (Introdução)


Guizinhopib
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá gente, como a área anda bastante parada, resolvi aqui compartilhar meus conhecimentos em PHP orientado a objetos, o que creio que será bem útil e importante para muitos usuários. Espero que acompanhem as aulas. Espero também, que ao término desta breve série de tópicos, todos que acompanharem já estejam bem evoluídos no assunto. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

 

Introdução à orientação a objetos:

 

O que é a orientação a objetos, pra quê serve e em quê isso vai me servir? Calma, a orientação a objetos nada mais é do que uma forma de trazer a realidade para dentro da programação, não se limitando somente à programação estruturada. Com orientação a objetos, você "dá vida" ao código, categoriza melhor todo o fluxo dos dados que você recebe na sua aplicação. Vai te facilitar muito na hora da manutenção, pois um código "bem arrumado" é simplesmente melhor do que um onde não se sabe pra onde se vão os comandos.

 

Para começar a falar de orientação a objetos, primeiro temos que nos familiarizar com os elementos que compõe a programação orientada a objetos.

 

Conceituação dos elementos principais:

 

Classe: É um conjunto de objetos e características e seus métodos definem o comportamento, e os atributos o estado dos objetos pertencentes à classe. Vamos tomar como um exemplo prático, uma classe chamada serHumano.

 

Objeto: É o elemento que vai "instanciar" e "dar nome" à uma classe, ou seja, Guilherme é um objeto da classe serHumano, ou seja, Guilherme instancia a classe serHumano.

 

Atributo: Podemos definir atributos como as características do objeto, ou seja, da instância de uma classe. Digamos que na classe serHumano, existam os atributos "Nome, Altura, Peso e Idate". Esses são os atributos da classe, e os valores atribuídos a estes elementos, são chamados de estados.

 

Método: São os elementos que definem as "habilidades" dos objetos. Guilherme é uma instância de serHumano, então Guilherme pode ter a habilidade de andar(); comer(); e beber();. Todo ser humano pode fazer isso, mas você quer que somente Guilherme faça isso.

 

 

Conclusão:

 

Bem, nesta primeira parte deste grande tutorial a ser desenvolvido, eu deixei em formas bem comuns ao nosso dia-a-dia, um básico e necessário entendimento do que são e pra que servem os elementos usados na orientação a objetos, não se limitando somente ao php, estes elementos fazem parte da orientação a objetos num geral.

 

Dúvidas? Pode perguntar no tópico. Abraços e até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.