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Introdução à Programação C


'Zyzz~
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Introdução à Programação C

 

Exemplo de um Programa

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]// Exemplo de programa em C

// Isto é uma linha de comentário

void main()

{

int a; // declara a variável "a"

a = 3 + 2; // soma 3 com 2

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

  • Um programa em C é composto por um conjunto de
    Funções
    . A função pela qual o programa começa a ser executado chama-se
    main
    .

  • Após cada cada comando em C deve-se colocar um ; (ponto-e-vírgula).

  • Um programa em C deve ser
    Identificado
    para que possa ser lido com mais facilidade.

 

Identificadores

 

São os nomes que podem ser dados para variáveis e funções.

 

Para a escolha destes nomes é necessário seguir algumas regras:

 

  • Um identificador deve iniciar por uma letra ou por um "_" (
    underscore
    );

  • A partir do segundo carácter pode conter letras, números e
    underscore
    ;

  • Deve-se usar nomes significativos dentro do contexto do programa;

  • C é uma linguagem
    case-sensitive
    , ou seja, faz diferença entre nomes com letras maiúsculas e nomes com letras minúsculas. Peso e peso são diferentes;

  • Costuma-se usar maiúsculas e minúsculas para separar palavras: "
    PesoDoCarro
    ";

  • Deve ser diferente dos comandos da linguagem;

  • Deve ter no máximo 31 caracteres (no caso do TurboC);

  • Pode conter números a partir do segundo caracter;

  • Exemplos:

 

Idade, Contador, PesoDoCarro,

Usuario_1, CorDaPagina, RaioDoCirculo

 

Variáveis

 

Uma variável é uma posição de memória que pode ser identificada através de um nome.

 

Podem ter seu conteúdo alterado por um comando de atribuição.

 

Após a atribuição mudam de valor.

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]int a,b, SomaGeral;

 

a = 3; // a recebe o valor 3

 

b = a * 2; // b recebe o dobro do valor de a

 

c = a + b + 2; // c recebe 11

[/td]

[/tr]

[/table]

 

Tipos de Variáveis

 

  • Todas as variáveis em C tem um
    tipo
    ;

  • Cada tipo define os valores que a variável pode armazenar;

  • Cada tipo ocupa uma certa quantidade de memória.

 

[table=width: 800, class: grid, align: left]

[tr]

[td]Tipo[/td]

[td]char[/td]

[td]int[/td]

[td]float[/td]

[td]double[/td]

[/tr]

[tr]

[td]Tamanho[/td]

[td]1 byte[/td]

[td]2 bytes[/td]

[td]4 bytes[/td]

[td]8 bytes[/td]

[/tr]

[tr]

[td]Valores Válidos[/td]

[td]letras e símbolos: 'a', 'b', 'H', '^', '*','1','0'[/td]

[td]de -32767 até 32767 (apenas números inteiros)[/td]

[td]de -3.4 x 1038 até +3.4 x 10+38com até 6 dígitos de precisão[/td]

[td]de -1.7 x 10308 até +1.7 x 10+308com até 10 dígitos de precisão[/td]

[/tr]

[/table]

 

Declaração de Variáveis

 

  • Todas as variáveis
    tem que ser declaradas antes
    de serem usadas;

  • Não há uma inicialização implícita na declaração

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]// Exemplo de programa em C

 

#include <stdio.h> // Arquivo de cabeçalho (header)

void main()

{

int contador; // declarações simples

float PrecoDoQuilo;

double TaxaDeCambio;

char LetraDigitada;

int IdadeManoel, IdadeJoao, IdadeMaria; // Pode colocar mais de uma variável na

// na mesma linha

double TaxaDoDolar,

TaxaDoMarco,

TaxaDoPeso, // Também pode trocar de linha no meio

TaxaDoFranco;

.......

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Inicialização de Variáveis na Declaração

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]// Exemplo de programa em C

 

#include <stdio.h> // Arquivo de cabeçalho (header)

void main()

{

int NroDeHoras = 0; // declara e inicializa com Zero

float PrecoDoQuilo = 10.53; // declara e inicializa com 10.53

double TaxaDoDolar = 1.8,

TaxaDoMarco = 1.956,

TaxaDoPeso = 1.75,

TaxaDoFranco = 0.2;

.......

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Constantes

 

Constantes são identificadores que não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa.

 

Para criar uma constante existe o comando #define que, em geral é colocado no início do programa-fonte.

 

Exemplos

 

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]#define LARGURA_MAXIMA 50 // Não se coloca ponto-e-vírgula após o valor

#define NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA 7

#define NRO_DE_HORAS_DO_DIA 24

#define VALOR_DE_PI 3.1415

void main ()

{

int TotalDeHoras;

 

TotalDeHoras = 10 * NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA * NRO_DE_HORAS_DO_DIA;

......

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Strings

 

Uma String é uma seqüência de caracteres entre aspas duplas: "exemplo de uma string em C".

 

A função printf

 

A função printf exibe um ou mais dados na tela. Para tanto ele deve receber pelo menos dois parâmetros, separados por vírgula:

 

  • uma string de formato que define, através de caracteres especiais, os tipos dos dados a serem impressos e suas posições na linha de impressão;

  • um dado a ser impresso. Este dado pode ser qualquer um dos dados visto anteriormente.

 

 

Por exemplo:

 

printf("%s","teste");

 

"%s" : é a string de formato

"teste" : é o dado a ser impresso.

 

A string de formato define quais os tipos dos dados a serem impressos. O símbolo %s será substituído pelo dado que vem após a vírgula.

 

Os dados definem quais os valores a serem impressos.

 

Se for necessário, um string de formato pode definir que mais de um dado será impresso. Para tanto, dentro da string de formato deve haver mais de um %, um para cada dado a ser impresso.

Neste caso, os dados devem vir após a string de formato separados por vírgulas.

 

Por exemplo:

 

printf("%s %s","teste1", "outra string");

 

Isto irá imprimir o string teste1 deixar 1 espaço em branco e imprimir ao lado o string outra string, assim :

 

teste1 outra string

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]#include <stdio.h> // Necessário para usar a função printf

// A função printf exibe um ou mais dados na tela

void main ()

{

printf("%s","Isto é uma string ....\n"); // note o '\n' no final da string;

printf("%s","Outra string ....");

printf("%s","Terceira string\n");

//Depois de Executar o programa, tecle ALT-F5 para ver o resultado na tela

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Constantes do tipo String

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]#define UNIVERSIDADE "Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul"

// deve-se colocar entre aspas

#include <sdtio.h>

#include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch

void main ()

{

clrscr(); // Limpa a tela

printf("%s", UNIVERSIDADE); // Imprime o nome representado pela constante

getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Impressão de Inteiros com "printf"

 

Para imprimir um inteiro com printf usa-se o símbolo %d

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]// Impressão de Variáveis Inteiras

#include <stdio.h>

#include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch

void main ()

{

int Contador;

int NroDeFilhos;

 

clrscr(); // Limpa a tela

 

Contador = 10;

printf("Valor da Variável: %d\n", Contador); // No momento da execução sinal %d vai

// ser substituído pelo valor da

// variável Contador

NroDeFilhos = 3;

printf("Maria tem %d filhos", NroDeFilhos); // o inteiro pode ficar no meio da string

getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Impressão de Expressões aritméticas

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]// Impressão de Expressões aritméticas

#include <stdio.h>

#include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch

void main ()

{

int NroDeAndares;

int AlturaPorAndar;

 

clrscr(); // Limpa a tela

NroDeAndares = 7;

AlturaPorAndar = 3;

 

printf("Altura Total do Prédio: %d metros", NroDeAndares*AlturaPorAndar);

// No momento da execução sinal %d vai ser substituído

// pelo valor da multiplicação

getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Impressão de Números reais

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]

// Impressão de números reais

#include <stdio.h>

#include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch

void main ()

{

float NotaDaP1, NotaDaP2;

float Media;

 

 

clrscr(); // Limpa a tela

NotaDaP1 = 6.6; // Atribuição do Valores das médias

NotaDaP2 = 8.2;

 

Media = (NotaDaP1 + NotaDaP2) / 2.0;

 

printf("Média Final : %f", Media);

// No momento da execução sinal %f vai ser substituído

// pelo valor da variável Media com SEIS casas decimais

// Média Final : 7.400000

getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Formato de Impressão dos Números Reais

 

No exemplo acima o resultado da média (7.4) foi impresso com 6 casas decimais (7.400000).

 

Isto sempre acontece quando se manda imprimir um float da forma como foi feito no exemplo acima. Isto acontece pois o padrão da função printf é completar o número com zeros à direita, até que fique com seis casas decimais.

 

Para formatar de maneira diferente usar-se, junto com o %f uma especificação de quantas casas decimais se deseja que o número tenha. Especifica-se também o número total de caracteres do número a ser impresso.

 

Por exemplo:

 

%6.3f especifica que se quer imprimir um float com 3 casas decimais e com um tamanho total de 6 caracteres no total.

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]#include <stdio.h>

#include <conio.h>

void main()

{

float NotaDaP1, NotaDaP2;

float Media;

 

clrscr(); // Limpa a tela

NotaDaP1 = 6.6; // Atribuição do Valores das médias

NotaDaP2 = 8.2;

 

Media = (NotaDaP1 + NotaDaP2) / 2.0;

 

printf("Média Final : %6.3f", Media);

// No momento da execução sinal %6.3f vai ser substituído

// pelo valor da variável Media

// Média Final : 7.400

getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla

 

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Regras para impressão de um número real

 

  • o número de casas decimais é sempre respeitado. Se for preciso, zeros serão acrescetados à direita do número

  • o tamanho total significa o número de caracteres do número incluíndo o ponto decimal e um eventual sinal de

  • menos (-), se for o caso;

  • Se a soma do número de caracteres da parte inteira, mais o ponto decimal, mais a parte fracionária, mais um eventual sinal de menos ainda for menor do que o tamanho total especificado no formato, então, espaços em branco serão acrescentados à esquerda da parte real do número.

  • Se a soma do número de caracteres da parte inteira, mais o ponto decimal, mais a parte fracionária, mais um eventual sinal de menos for maior do que o tamanho total especificado no formato, então, apenas o número de casas decimais é respeitado

 

Por exemplo:

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]#include <stdio.h>

#include <conio.h>

void main()

{

float Numero;

Numero = -2.5;

clrscr();

printf("1234567890\n");

printf("%7f\n", Numero);

printf("%7.0f\n", Numero);

printf("%7.3f\n", Numero);

printf("%8.3f\n", Numero);

printf("%9.3f\n", Numero);

printf("\n");

printf("%8.4f\n", Numero);

printf("%8.1f\n", Numero);

printf("%6.12f\n", Numero);

 

getch();

}

 

// Resultados

1234567890

-2.500000

-2

-2.500

-2.500

-2.500

 

-2.5000

-2.5

-2.500000000000[/td]

[/tr]

[/table]

 

Alinhamento de números à DIREITA

 

Nos exemplos anteriores os números ficavam sempre alinhados a partir da esquerda.

Experimente colocar um sinal de menos logo depois do sinal de % e veja o que acontece.

 

printf("%-7.3f\n", Numero);

 

Variáveis do Tipo String

 

Uma variável capaz de armazenar uma string deve ser declarada informando-se qual o número máximo de caracteres que ela poderá armazenar.

 

Exemplo:

 

char Nome[30]; // isto define que a variável poderá armazenar uma

// string de até 29 caracteres.

 

Ao trabalharmos com strings deve-se incluir o arquivo de cabeçalho string.h

 

Atribuição com strings

 

As atribuições de valores a strings devem ser feitas através da função strcpy

 

[table=width: 800, class: 1, align: left]

[tr]

[td]// Exemplo com strings

#include <stdio.h>

#include <conio.h>

#include <string.h> // arquivo de cabeçalho para trabalhar com strings

 

void main()

{

char Nome[30]; // declara uma string que poderá armazenar até 29 caracteres !!

clsrscr();

strcpy(Nome, "Jose da Silva"); // atribui "Jose da Silva" para a variável Nome

printf("O funcionário %s foi tranferido", Nome); // no lugar de %s aparecerá o

// conteúdo da variável Nome

getch();

}[/td]

[/tr]

[/table]

 

Créditos:

 

Alunos de informatica da PUCRS - Conteúdo

' Zyzz~ - Formatação

Seguindo o caminho em meio a escuridão

Eu só paro quando for cumprida minha missão

Prazer, sou um infante e não tenho coração

Trago a morte, o desespero e a total destruição

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