Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

É possível viajar no tempo ?


Ouma Shu
 Compartilhar

Posts Recomendados

Pergunta do Baixaki: É mesmo possível viajar no tempo? Qual é a sua opinião sobre o assunto?

 

Abdalla:(Prof. Dr. Elcio Abdalla, da Universidade de São Paulo. Abdalla é físico e possui pós-doutorado em Física das Partículas Elementares)

 

A teoria da Relatividade Geral permite, havendo várias soluções das equações de Einstein que o permitem. Recentemente meu estudante de doutorado Alan Pavan escreveu uma tese sobre o assunto, sobre a qual escrevemos um artigo em Physical Review D (Abdalla, Molina e Pavan, Phys.Rev. D 81, 044003 (2010)). De modo geral, soluções com rotação permitem as chamadas máquinas do tempo (volta ao passado). O exemplo mais simples constitui-se por duas cordas infinitas em rotação. O problema prático é que é necessária uma energia enormemente grande para a tal máquina. Máquinas que nos levam ao futuro são mais simples, basta entrar em um buraco com uma quantidade enormemente grande de matéria ao redor. Ao sairmos do buraco, muito tempo terá se passado e estaremos no futuro. Ainda assim, o trabalho para se fazer tal máquina é muito grande.

 

Eu acho que em um futuro não tão distante, capaz de conseguirem mesmo ._.

E você ? Acredita ou não ?

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja possível ir para o futuro, pois não há maneiras de "voltar" para o passado, você estaria criando outra linha do tempo, "basta entrar em um buraco com uma quantidade enormemente grande de matéria ao redor. Ao sairmos do buraco, muito tempo terá se passado e estaremos no futuro" não achei bem uma viagem no tempo mas é valido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai saber cara, hoje em dia a tecnologia esta avançando cada vez mais, quem sabe um dia poderemos viajar no tempo, afinal já há Impressora que cria um objeto apenas com um pó especial, podendo criar corações, rins, martelos, carros e muito mais, mas creio eu que viagens no tempo podem sim muito em breve existir, mas acho que será apenas para o passado que é algo que já existiu, diferente do futuro que ainda não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho impossível viajar para o passado, pois :

 

 

Digamos que em 26 de fevereiro de 2015 alguém descubra como viajar no tempo. Não existirá mais futuro, pois sempre que o passado avançar e chegar em 26 de fevereiro de 2015, a pessoa voltará para o passado ...

 

Acho possível viajar para o futuro, pois :

 

Digamos que descubram como viajar para o futuro, as células do viajante envelhecerão e ele poderá morrer de velhice. Apenas seria possível, se descobrissem como sair do continuum espaço-temporal(ir para o nada) e viajar para o futuro a partir de lá, assim, não envelhecendo(ou viajando para um futuro próximo, mas quem gostaria de dar Skip na vida ? ).

 

 

 

 

 

 

Mas acho que o mundo acabará ou ficará extremamente precário antes disso, acho que os humanos entrarão em processo de extinção antes do homem chegar a tal conhecimento.

Se há dúvida, então não há dúvida.

 

m1hi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem viajar no tempo, o tempo passaria rápido demais e não fazeria você ficar velho. Simplesmente assim.

iboOLud2iuUw0m.png.

Skype: juan_laden

Habbo: Juanhenrique007

Battlefield play4free : Cobramarrom

Battlefield 3 : PirambelOS Live: PirambelOS Steam: PirambelOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse chegar a existir uma máquina do tempo(fosse possível a viagem no tempo) não acha que alguém já teria voltado no passado?

| Membro | Bronze Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | ̶B̶a̶n̶i̶d̶o̶ |

| Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | Moderador Global | Coordenador | Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela relatividade geral, se for representar o espaço-tempo no plano cartesiano, o vetor do tempo só vai pra cima.

Light_cone.svg

Como o cara falou de viagem pro passando se baseando numa teoria que não permite isso é um mistério.

 

Problema de viagem no tempo é que geralmente não levam em consideração que o tempo não existe, é só uma medida por conveniência humana. O passado não existe mais, já passou, não é como se o passado se repetisse eternamente. Já o futuro, ainda não existe.

 

Isso ai que ele descreveu sequer é viagem do tempo. O tempo não é uniforme em todo canto do universo, ele varia de acordo com a gravidade. No horizonte de eventos de um buraco negro por exemplo, a gravidade é tão alta que um observador por fora não veria o tempo passar dentro do horizonte. Se alguém pulasse no horizonte de eventos, tudo o que você veria da Terra seria o corpo do cara parado. Se fosse possível ele sair do horizonte de eventos e ir para Terra depois de 1 hora, na Terra teriam se passado anos. Isso de chama dilatação temporal e não viagem no tempo, o cara só falou o que já sabiam des de 1959. Da pra comparar a passagem de tempo da Terra com a do buraco negro pela métrica de schwarzchild.

 

Depois leio o artigo do cara, mas acho que ele só usou o que todo mundo já sabe pra ter algum artigo pra concluir o doutorado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela relatividade geral, se for representar o espaço-tempo no plano cartesiano, o vetor do tempo só vai pra cima.

Light_cone.svg

Como o cara falou de viagem pro passando se baseando numa teoria que não permite isso é um mistério.

 

Problema de viagem no tempo é que geralmente não levam em consideração que o tempo não existe, é só uma medida por conveniência humana. O passado não existe mais, já passou, não é como se o passado se repetisse eternamente. Já o futuro, ainda não existe.

 

Isso ai que ele descreveu sequer é viagem do tempo. O tempo não é uniforme em todo canto do universo, ele varia de acordo com a gravidade. No horizonte de eventos de um buraco negro por exemplo, a gravidade é tão alta que um observador por fora não veria o tempo passar dentro do horizonte. Se alguém pulasse no horizonte de eventos, tudo o que você veria da Terra seria o corpo do cara parado. Se fosse possível ele sair do horizonte de eventos e ir para Terra depois de 1 hora, na Terra teriam se passado anos. Isso de chama dilatação temporal e não viagem no tempo, o cara só falou o que já sabiam des de 1959. Da pra comparar a passagem de tempo da Terra com a do buraco negro pela métrica de schwarzchild.

 

Depois leio o artigo do cara, mas acho que ele só usou o que todo mundo já sabe pra ter algum artigo pra concluir o doutorado.

 

"O futuro não existe ainda."

 

Será ? ._.

Quem sabe ?

 

Mas né, esse treco de entrar em um buraco e o tempo passar e você sair dele, interessante e.e

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer
É mesmo possível viajar no tempo?

 

Sim. Se tasty consegue ressuscitar e viajar no tempo, eu também consigo.

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudar o passado sempre da M3D@

viva com suas escolhas e pronto

u.u

oZMWbcG.gif

"The way she walks,The way she talks...How long can I pretend

Oh I cant help Im in love...

With the girl of my best friend"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a teoria que é possível quebrar o espaço temporal, acho possível viajar entre dimensões, já ir para futuro ou passado é meio impossível.

O futuro não existe ainda então não tem como fazer isso, acho muito improvável, já o passado seria mais fácil, porém você não poderia fazer nada, seria como

"lembranças da sua cabeça", a pessoa iria apenas re-lembrar algo que aconteceu, ou re-fazer algo que aconteceu que ela provavelmente não viu, como os "dinossauros" morrendo.

Seria apenas uma suposição de como eles morreram, provavelmente isso seria projetado direto no seu cérebro com algum aparelho tecnológico

seria como um "sonho", mas sem estar sonhando.

Virei estagiário só com 10k de posts, virei browser zone, depois games zone, fui convidado pra global, mas recusei e quitei da staff, sai do fórum pois não me alegrava mais e agora de vez em quando volto aqui para dar um oi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a teoria que é possível quebrar o espaço temporal, acho possível viajar entre dimensões, já ir para futuro ou passado é meio impossível.

O futuro não existe ainda então não tem como fazer isso, acho muito improvável, já o passado seria mais fácil, porém você não poderia fazer nada, seria como

"lembranças da sua cabeça", a pessoa iria apenas re-lembrar algo que aconteceu, ou re-fazer algo que aconteceu que ela provavelmente não viu, como os "dinossauros" morrendo.

Seria apenas uma suposição de como eles morreram, provavelmente isso seria projetado direto no seu cérebro com algum aparelho tecnológico

seria como um "sonho", mas sem estar sonhando.

Já existe isso, o nome é terapia de regressão. Cada viagem no tópico shaushau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a teoria que é possível quebrar o espaço temporal, acho possível viajar entre dimensões, já ir para futuro ou passado é meio impossível.

O futuro não existe ainda então não tem como fazer isso, acho muito improvável, já o passado seria mais fácil, porém você não poderia fazer nada, seria como

"lembranças da sua cabeça", a pessoa iria apenas re-lembrar algo que aconteceu, ou re-fazer algo que aconteceu que ela provavelmente não viu, como os "dinossauros" morrendo.

Seria apenas uma suposição de como eles morreram, provavelmente isso seria projetado direto no seu cérebro com algum aparelho tecnológico

seria como um "sonho", mas sem estar sonhando.

Imagina um plano cartesiano 3D. Estilo isso:

800px-Cartesian_coordinates_3D.svg.png

Da pra usar isso pra ter uma noção do espaço-tempo, que na verdade é 4D mas isso é o suficiente.

Se entre 2 vetores tem um planeta, pela gravidade teria uma curvatura no espaço-tempo:

Spacetime_curvature.png

Uma das funções disso é pra mostrar que o tempo passa de forma mais lenta em um ambiente com gravidade.

Da pra ver que tem um espaço plano, mas embaixo da Terra tem uma curvatura, formando uma paraboloide

ParaboloidOfRevolution.png

Em um buraco negro, a paraboloide seria muito maior do que o da Terra, representando uma passagem de tempo ainda mais lenta. A métrica de schwarzchild calcula o ponto mínimo da paraboloide e relaciona isso com a passagem de tempo. Teoricamente, até um buraco negro forma uma paraboloide em vez de quebrar o espaço-tempo, por isso que teorias que aceitam a quebra do mesmo geralmente falam de quantidade de energia absurda, tendendo ao infinito, de alcançar velocidade acima da velocidade da luz e etc. Toda teoria de viagem no tempo envolve situações absurdas, por isso que são pouco aceitas e acabam nunca indo pra frente.

 

A relatividade do Einstein não prevê algumas situações, por isso que com o tempo vão criando novas teorias que usam a relatividade como base mas com certas exceções pra ajustar a teoria de acordo com a prática. Por exemplo, em física quântica, depois de vários testes viram que o modelo tradicional do espaço-tempo criava algumas incoerências, lembro que alguma incoerência era com a teoria quântica de campos mas não sei exatamente o que era. De qualquer forma, assumiram que tinha alguma falha na relatividade do Einstein e criaram o espaço-tempo quântico e esse é o modelo com que se trabalha com partículas. Tem poucas teorias de unificação do espaço-tempo, a mais famosa hoje em dia é a teoria das cordas, que assume que o espaço-tempo tem 11 dimensões em vez de 4. Sabe o que é 3D? Então, se quiser entender o que é 11D, é só imaginar alguma coisa que você não pode imaginar... dificil né?

 

O que quero dizer é que isso de quebrar o espaço temporal é merda, fazem suposições com quantidades de energia muito acima da nossa realidade sendo que sequer se sabe se o espaço-tempo se comportaria de forma tradicional nesses casos. Viagem temporal ainda é fora de realidade, é mais aceito que se pode transmitir informação quântica para o futuro, mas ai estamos falando de enviar para o futuro partículas em um espaço-tempo diferente, não humanos. Quase sempre artigos sensacionalistas falam de pesquisas de viagem no tempo e não mencionam essa parte, a pesquisa é de partículas e não humanos,

 

O resto eu concordo com o que o amigo de nome confuso falou ai em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina um plano cartesiano 3D. Estilo isso:

800px-Cartesian_coordinates_3D.svg.png

Da pra usar isso pra ter uma noção do espaço-tempo, que na verdade é 4D mas isso é o suficiente.

Se entre 2 vetores tem um planeta, pela gravidade teria uma curvatura no espaço-tempo:

Spacetime_curvature.png

Uma das funções disso é pra mostrar que o tempo passa de forma mais lenta em um ambiente com gravidade.

Da pra ver que tem um espaço plano, mas embaixo da Terra tem uma curvatura, formando uma paraboloide

ParaboloidOfRevolution.png

Em um buraco negro, a paraboloide seria muito maior do que o da Terra, representando uma passagem de tempo ainda mais lenta. A métrica de schwarzchild calcula o ponto mínimo da paraboloide e relaciona isso com a passagem de tempo. Teoricamente, até um buraco negro forma uma paraboloide em vez de quebrar o espaço-tempo, por isso que teorias que aceitam a quebra do mesmo geralmente falam de quantidade de energia absurda, tendendo ao infinito, de alcançar velocidade acima da velocidade da luz e etc. Toda teoria de viagem no tempo envolve situações absurdas, por isso que são pouco aceitas e acabam nunca indo pra frente.

 

A relatividade do Einstein não prevê algumas situações, por isso que com o tempo vão criando novas teorias que usam a relatividade como base mas com certas exceções pra ajustar a teoria de acordo com a prática. Por exemplo, em física quântica, depois de vários testes viram que o modelo tradicional do espaço-tempo criava algumas incoerências, lembro que alguma incoerência era com a teoria quântica de campos mas não sei exatamente o que era. De qualquer forma, assumiram que tinha alguma falha na relatividade do Einstein e criaram o espaço-tempo quântico e esse é o modelo com que se trabalha com partículas. Tem poucas teorias de unificação do espaço-tempo, a mais famosa hoje em dia é a teoria das cordas, que assume que o espaço-tempo tem 11 dimensões em vez de 4. Sabe o que é 3D? Então, se quiser entender o que é 11D, é só imaginar alguma coisa que você não pode imaginar... dificil né?

 

O que quero dizer é que isso de quebrar o espaço temporal é merda, fazem suposições com quantidades de energia muito acima da nossa realidade sendo que sequer se sabe se o espaço-tempo se comportaria de forma tradicional nesses casos. Viagem temporal ainda é fora de realidade, é mais aceito que se pode transmitir informação quântica para o futuro, mas ai estamos falando de enviar para o futuro partículas em um espaço-tempo diferente, não humanos. Quase sempre artigos sensacionalistas falam de pesquisas de viagem no tempo e não mencionam essa parte, a pesquisa é de partículas e não humanos,

 

O resto eu concordo com o que o amigo de nome confuso falou ai em cima.

 

Boa explicação rs.

Então, talvez, daqui uns 50/100 anos capaz de conseguirem, se continuarem estudando.

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah teoria das cordas... Sheldon Cooper ainda irá provar essa teoria, confio nele hueheuh

 

Viagem no tempo não é algo possível eu acredito. Como disseram, talvez fosse possível com uma energia grotesca, mas onde seria encontrada tal energia? Um lugar que seja acessível pro homem é claro.

Talvez com mais anos de pesquisas e expedições espaciais acabe mudando minha opinião, mas depois de tudo que li sobre viagem no tempo até hoje, não acredito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não acredito que seja possível. pra mim o passado nem o futuro não existe então não tem como viajar entre os dois... EU penso dessa forma porem posso estar completamente enganado E sinceramente se conseguissem um feito assim geraria muito caos..

python-doc-icon.jpg

wVNulLU.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, pois o tempo não é uma dimensão física, por isso não é realmente considerada a quarta dimensão.

Podemos alterar nosso espaço, mas não nosso tempo.

Espaço = físico; Tempo = não-físico;

Abraço.

mowbTn0.png0jL5HAR.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não, cara, tente imaginar uma pessoa viajando no tempo. É meio difícil, principalmente para um lugar/tempo que não existe mais ou ainda vai existir.

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa explicação rs.

Então, talvez, daqui uns 50/100 anos capaz de conseguirem, se continuarem estudando.

É um hobby nerd cara, mas estudei isso por curiosidade mesmo

 

Não, pois o tempo não é uma dimensão física, por isso não é realmente considerada a quarta dimensão.

Podemos alterar nosso espaço, mas não nosso tempo.

Espaço = físico; Tempo = não-físico;

Abraço.

Relatividade Geral já PROVOU que o tempo pode ser alterado por dilatação temporal.Tempo é realmente considerado a quarta dimensão, tem poucas teorias que dizem o contrário e são pouco aceitas porque se tem muita evidência de que o tempo é uma dimensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relatividade Geral já PROVOU que o tempo pode ser alterado por dilatação temporal.Tempo é realmente considerado a quarta dimensão, tem poucas teorias que dizem o contrário e são pouco aceitas porque se tem muita evidência de que o tempo é uma dimensão.

Sim, mas você já encontrou em algum lugar tamanha força capaz de fazer o tempo voltar? Não.

Foi provado já que a gravidade consegue sim alterar o tempo.

Dentro de um buraco negro o tempo é muito mais lento em relação ao nosso tempo.

Porém não existe em lugar algum tamanha força (conhecida) no universo que seja capaz de fazer o tempo voltar ou acelerar.

Abraço.

mowbTn0.png0jL5HAR.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer

tudo e possível nos sonhos...

 

acho que ainda demora uns 50~60 anos no minimo para agente desenvolver essa tecnologia de viajem no tempo

UVe8MJd.pngkjHJVbM.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo e possível nos sonhos...

 

acho que ainda demora uns 50~60 anos no minimo para agente desenvolver essa tecnologia de viajem no tempo

 

Sonhaaaaar mais um sonho impossível

Lutar quando é fácil ceder

Venceer o inimigo invencível

Negaar quando a regra é vendeer

Sofrer a tortura implacável

Romper a incabível prisão

Voar num limite improvável...

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.